Covid-19

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Já que ninguém diz, eu mesmo vos ajudo.

Burkina Faso:

Population: 21 746 399
15 514 confirmed cases
265 deaths
421 131 vaccine doses administered


Vacinas a funcionar!
Já observou um gráfico relativo à pirâmide etária da população do Burkina Faso?

Percentagem da população com 65 ou mais anos de idade: ... 2.4%

Esperança de vida: ... 62 anos, homens; 63 anos mulheres. Nem sequer têm tempo para essas coisas da covid.
 
Última edição:

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
3,513
2,646
O interesse é alimentar o mundo paralelo paranoico onde vivem. É uma aglomeração de frustrados que se julga mais à frente que a restante população, mas curiosamente apenas os vejo a disseminarem as suas ideias nas caixas de comentários dos Correios da Manhã desta vida, fóruns desportivos, entre outros. Porque são os únicos locais onde são (em certa parte) levados a sério. As suas ideias, se disseminadas em local próprio, seriam prontamente refutadas.

Não gosto de trazer experiências pessoais para aqui, mas trabalho num hospital nacional de referência, em que quase toda a comunidade hospitalar aderiu à vacinação. O "quase toda" deve-se à recusa de algumas pessoas que, espantem-se, eram Assistentes Operacionais. Depois, é ver um ou outro nos corredores a mandar bojardas como as que mandas aqui. Engraçado que, com uma comunidade médica tão vasta no hospital, nunca vi nenhum desses Assistentes Operacionais sacar das teorias negacionistas para confrontar um profissional devidamente capacitado. Porque será? Fica a questão.
Obrigado pela sessão de psicanálise. Agora já começo a compreender melhor as minhas motivações. Sou apenas paranóico. Mas o pior é que nem sequer tenho a desculpa de ser médico ou enfermeiro, como os 870 000 que até agora assinaram a Great Barrington Declaration. Nunca imaginei que houvesse tanto "paranóico" a trabalhar em hospitais. Felizmente no teu não há nenhum.
 

DT199

Tribuna
2 Julho 2013
3,047
746

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Tem mesmo a certeza que quer ir por aÍ? Comparar a população portuguesa à do Burkina Faso? A população e o comportamento do vírus?...

Diga-me lá por que motivo as infecções têm surgido, agora, nesta fase, sobretudo entre os mais novos da população portuguesa.


Idade mediana da população do Burkina Faso: 17 anos. Metade da população tem menos de 17 anos.

Idade mediana da população portuguesa: 46 anos.


Testes por 1000 habitantes

Portugal: 2019

Burkina Faso: ????... sabe-se lá. 10? 1? menos? Sabe-se lá o que vale o número de casos e óbitos que o país consegue apurar.


Sistema imunológico? Diferenças biológicas ao nível dos receptores celulares? Menor probabilidade de uma reacção imunológica exacerbada? ... Os cientistas também tentam compreender.
Why is COVID-19 less severe in children? A review of the proposed mechanisms underlying the age-related difference in severity of SARS-CoV-2 infections | Archives of Disease in Childhood (bmj.com)
Why Don't Kids Tend to Get as Sick From Covid-19? | Science | Smithsonian Magazine
 
Última edição:

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,593
886
Obrigado pela sessão de psicanálise. Agora já começo a compreender melhor as minhas motivações. Sou apenas paranóico. Mas o pior é que nem sequer tenho a desculpa de ser médico ou enfermeiro, como os 870 000 que até agora assinaram a Great Barrington Declaration. Nunca imaginei que houvesse tanto "paranóico" a trabalhar em hospitais. Felizmente no teu não há nenhum.
Muito bem:
Total signatures
871,093
Concerned citizens
811,461
Medical & public health scientists
15,091
Medical practitioners
44,541

Ou seja, só 6% dessas assinaturas são de profissionais de saúde e cientistas. Mas... quer dizer que das dezenas ou centenas de milhões de profissionais de saúde e cientistas do mundo inteiro, só 60 mil é que assinaram? Dá mais luta, por favor.

É curioso que essa declaração (da qual nunca ouvi falar) defende exatamente o que defendia o chalupa do Boris Johnson. Lá está, defendia. Até que sentiu na pele a idiotice que defendia.
 

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
3,513
2,646
Sistema imunitário? Que é isso? Isso foi cancelado pela OMS. Descobriram em 2020 que não funciona.
Para alcançar a "imunidade de grupo" já não basta ter estado previamente exposto ao "vírus". Só mesmo através da vacinação, isto, claro, a acreditar na neo-ciência da OMS.
 

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,593
886
Sistema imunitário? Que é isso? Isso foi cancelado pela OMS. Descobriram em 2020 que não funciona.
Para alcançar a "imunidade de grupo" já não basta ter estado previamente exposto ao "vírus". Só mesmo através da vacinação, isto, claro, a acreditar na neo-ciência da OMS.
Podes, por favor, ilucidar-me mais sobre o sistema imunitário? Que tipo de resposta imune é despoletada em resposta a um vírus? Que tipo de células estão envolvidas? Citoquinas, quais as que são libertadas? E quais as imunoglobulinas? Gostava de saber mais sobre isso, por favor.
 

migrib88

Bancada lateral
2 Maio 2016
966
2,480
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
Muito bem:
Total signatures
871,093
Concerned citizens
811,461
Medical & public health scientists
15,091
Medical practitioners
44,541

Ou seja, só 6% dessas assinaturas são de profissionais de saúde e cientistas. Mas... quer dizer que das dezenas ou centenas de milhões de profissionais de saúde e cientistas do mundo inteiro, só 60 mil é que assinaram? Dá mais luta, por favor.
Eu até ia responder, mas não vale a pena. Este tipo vai lá ao grupinho dos chalupas, saca meia dúzia de links e depois largar isso no Portal dos Dragões e aposto que no Facebook do Correio da Manhã. E nem verifica a credibilidade dos links que publica, como foi o caso dos 2 que já desmascaraste. E neste último, nem vou pegar na parte em que dizem "Keeping these measures in place until a vaccine is available". O melhor é não dar o que o homem quer: atenção. Não vale a pena, têm todos o mesmo padrão de comportamento.
 

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
3,513
2,646
Muito bem:
Total signatures
871,093
Concerned citizens
811,461
Medical & public health scientists
15,091
Medical practitioners
44,541

Ou seja, só 6% dessas assinaturas são de profissionais de saúde e cientistas. Mas... quer dizer que das dezenas ou centenas de milhões de profissionais de saúde e cientistas do mundo inteiro, só 60 mil é que assinaram? Dá mais luta, por favor.
Se achas que um estádio do Dragão a abarrotar de cientistas e de profissionais de saúde é um número desprezável... Eu ficaria preocupado se trabalhasse numa área científica onde houvesse um número tão alto de "negacionistas da ciência". Devo concluir portanto que os professores de medicina etc. de unives como Harvard, Stanford, Oxford, etc são charlatães que na realidade não percebem nada de medicina, imunologia, etc? Incrível como nunca ninguém os tinha apanhado.
 

migrib88

Bancada lateral
2 Maio 2016
966
2,480
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
Podes, por favor, ilucidar-me mais sobre o sistema imunitário? Que tipo de resposta imune é despoletada em resposta a um vírus? Que tipo de células estão envolvidas? Citoquinas, quais as que são libertadas? E quais as imunoglobulinas? Gostava de saber mais sobre isso, por favor.
ambém fazes perguntas complicadas. O homem só consegue responder com links que encontra nos grupinhos dos chalupas.
 
  • Like
Reações: tsilva e arkeru

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,593
886
Eu até ia responder, mas não vale a pena. Este tipo vai lá ao grupinho dos chalupas, saca meia dúzia de links e depois largar isso no Portal dos Dragões e aposto que no Facebook do Correio da Manhã. E nem verifica a credibilidade dos links que publica, como foi o caso dos 2 que já desmascaraste. E neste último, nem vou pegar na parte em que dizem "Keeping these measures in place until a vaccine is available". O melhor é não dar o que o homem quer: atenção. Não vale a pena, têm todos o mesmo padrão de comportamento.
Eu ainda li por alto, e deu logo para perceber que nem servia para o que ele queria argumentar. Mas foi o que o Quim, do grupo chalupas pela verdade, postou.
 

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
3,513
2,646
Podes, por favor, ilucidar-me mais sobre o sistema imunitário? Que tipo de resposta imune é despoletada em resposta a um vírus? Que tipo de células estão envolvidas? Citoquinas, quais as que são libertadas? E quais as imunoglobulinas? Gostava de saber mais sobre isso, por favor.
Elucido-te quando me deres uma justificação credível para a OMS ter alterado em 2020 a sua definição de "imunidade de grupo".
 
  • Haha
Reações: migrib88

Dragaostki

Bancada lateral
10 Março 2012
698
1,581
Conquistas
5
  • Artur Jorge
Bem, por onde começar ....

Partindo do pressuposto que aqui ninguém tem prazer em fazer dos outros estúpidos.

A mortalidade do COVID no Burkina Faso é compreensível, como já alguém tentou explicar, com a pirâmide etária do país... Havendo mais do que provas que o COVID aumenta de perigosidade à medida do envelhecimento, lógica é a conclusão que países com demografia mais jovem são menos afectados.

Outra razão que pode ser apontada é, também, o facto de sendo um país com pouca mobilidade o contato com novas estripes, mais perigosas, tenha sido diminuto, tanto mais que continuam a exigir quarentena de 14 dias à chegada já depois de apenas viajar com resultado negativo.

De notar, também, que a mortalidade está a subir tendo neste mês de novembro a pior média de mortos desde o início da pandemia ... Todos estes países conseguiram passar 2020 e 2021 quase incólumes porque se fecharam para evitar o contágio e não têm as portas abertas para turismo ou finais de Champions, porque não têm economia e população que dependa, como nós, do turismo...

Por fim, acreditando cegamente nos dados fornecidos pelo Burkina Faso e tendo a certeza que todos os mortos no país ocorrem em meio hospitalar e os que não ocorrem têm, obrigatoriamente, um médico legista a certificar a causa de morte, os dados de Burkina Faso não comprovam ou deixam de comprovar o efeito da vacina ... Só o fariam se houvesse dois grupos idênticos, em situações similares, a ser comparados ... Tipo Europa vacinada vs Europa não vacinada .... Espera, aí há dados ... ... E provam a eficácia da vacina...

Por fim, não querendo fazer de ng estúpido ... Sempre podem emigrar para o Burkina Faso, conselho de amigo vão vacinados.
 
Última edição:
  • Like
Reações: Czarli9

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
23,907
40,910
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
Acho sobretudo preocupante ainda não terem compreendido que mesmo vacinado uma pessoa que não respeita certas regras(distanciamento e mascara) e ficando ainda por cima horas e horas em locais fechados pode contaminar. :rolleyes:
Isso é uma questão de responsabilidade e respeito pelo próximo que por vezes não existe, pois dados sobre a necessidade de autoproteção e possível contaminação de terceiros não faltam.
 

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,593
886
Se achas que um estádio do Dragão a abarrotar de cientistas e de profissionais de saúde é um número desprezável... Eu ficaria preocupado se trabalhasse numa área científica onde houvesse um número tão alto de "negacionistas da ciência". Devo concluir portanto que os professores de medicina etc. de unives como Harvard, Stanford, Oxford, etc são charlatães que na realidade não percebem nada de medicina, imunologia, etc? Incrível como nunca ninguém os tinha apanhado.
Num universo de centenas de milhões é, felizmente. E escusas de ser desonesto, porque a tal declaração que postaste aí não é negacionista. Aliás, como o colega @migrib88 postou em cima, lá está escrito: "Keeping these measures in place until a vaccine is available". E, até agora, é o que tem sido feito.
 
Última edição:

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,593
886
Elucido-te quando me deres uma justificação credível para a OMS ter alterado em 2020 a sua definição de "imunidade de grupo".
A OMS não pode alterar a definição de "imunidade de grupo", nem a OMS, nem nenhuma instituição, nem ninguém. E não alterou. Tal como não é possível alterar a definição de "desonesto".
 
  • Like
Reações: Czarli9 e migrib88

Dragaostki

Bancada lateral
10 Março 2012
698
1,581
Conquistas
5
  • Artur Jorge
A OMS não pode alterar a definição de "imunidade de grupo", nem a OMS, nem nenhuma instituição, nem ninguém. E não alterou. Tal como não é possível alterar a definição de "desonesto".

Tentei encontrar uma alteração à definição de desonesto, mas ultimamente só lá vejo é novos exemplos ,😁😏
 
  • Like
Reações: migrib88