Covid-19

MarcioTeixeira

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2013
14,711
7,391
Conquistas
7
  • André Villas-Boas
  • Jardel
  • Sérgio Conceição
  • Alfredo Quintana
Ministra Espanhola da igualdade Irene Montero  infectada, vice-primeiro-ministro Pablo Inglesias em quarentena.

https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2020-03-12-Ministra-espanhola-diagnosticada-com-Covid-19-vice-primeiro-ministro-Pablo-Iglesias-em-quarentena

Costa

Bancada central
27 Abril 2015
1,882
160
PO disse:
Os hospitais não estão a arrebentar pelas costuras. Os últimos números disponíveis davam conta de 59 infectados. Desses 59, só 1 justificava internamento hospitalar. Se a pessoa só apresenta sintomas moderados não justifica estar a ocupar espaço no hospital, ou pelo menos recursos significativos.

Vamos tentar desmistificar aqui algumas coisas. A maior parte dos infectados apenas apresenta sintomas ligeiros da doença (89%) e não necessitam de grandes cuidados médicos. O problema desta doença é que cerca de 5% precisa de apoio respiratório, pelo que é necessário conter a propagação do vírus para que não haja pessoas a mais a necessitar de um recurso escasso (habitualmente existem entre 10 a 15 aparelhos destes num hospital). Ou seja, o nosso SNS ainda tem bastantes recursos disponíveis e mesmo esta versão do vírus não é tão perigosa como outras que já apareceram no passado. Agora, cabe também a todos nós ter o cuidado necessário para que o vírus não se espalhe numa quantidade superior à capacidade de resposta do SNS. E esses cuidados passam por higiene, evitar multidões e evitar sair de casa se estivermos doentes.

Sobre a decisão do primeiro-ministro de adiar o fecho das escolas até ao parecer do Conselho Nacional de Saúde Pública, eu defendo todas as vezes que as decisões são baseadas em pareceres técnicos e não motivações políticas.
Desculpa lá, mas tu acreditas mesmo nisso dos 59 infetados?

A sério?

Só para perceber se vale a pena discorrer sobre o restante ou terminar a conversa por aqui.

Não me compreendas mal, eu admito que possam haver opiniões e comportamentos ligeiros. E aqui não te culpo a ti, mas sim à comunicação da DGS e do Governo.

Também não me vês aqui a dizer que temos milhares de infetados e já morreram 10 pessoas.

Mas não vejo muita diferença entre quem diz isso e quem diz que temos apenas 59 infetados.

Enviado do meu Mi A2 Lite através do Tapatalk

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,780
18,497
Costa disse:

A sério?

Só para perceber se vale a pena discorrer sobre o restante ou terminar a conversa por aqui.

Não me compreendas mal, eu admito que possam haver opiniões e comportamentos ligeiros. E aqui não te culpo a ti, mas sim à comunicação da DGS e do Governo.

Também não me vês aqui a dizer que temos milhares de infetados e já morreram 10 pessoas.

Mas não vejo muita diferença entre quem diz isso e quem diz que temos apenas 59 infetados.

59 infectados são os números oficiais. Acredito que hajam mais casos, sou defensor de contagem e diagnóstico por sintomas e não por testes, mas temos que seguir os números oficiais quando estamos a discutir este tipo de situações, caso contrário cada um de nós está a falar sobre uma realidade alternativa diferente. Quando isto começou até se falava na China que haviam dezenas de milhares de mortos e nada disso se confirmou. Em termos oficiais, o número de infetados por cada 1M de habitantes é de 15,6 pessoas por cada milhão de habitante, o que no nosso caso seria cerca de 156 pessoas contaminadas. É normal que possamos já estar mais perto deste número mas neste momento é somente especulação.

MrPTGUM

Bancada lateral
23 Agosto 2016
774
1,206
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • José Maria Pedroto
  • André Villas-Boas
Costa disse:

A sério?

https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2020-03-12-DGS-confirma-mais-casos-de-infecao-para-alem-dos-ja-revelados?fbclid=IwAR0tnJktCO9-clv0fnK_hTUsG0_tbOh3UkAe3Hnx7pXJX3tlt2A3Ff2GnGU

Até eles próprios já admitiram que existem mais casos do que os 59 confirmados

Marulanda

Tribuna
28 Agosto 2019
2,565
2,022
Conquistas
1
  • Deco
59 infectados LOL.

Estive a ver à bocado um grafico com numeros em tempo real e Portugal nem aparecia na lista. No fundo desse grafico (devia ser para ai no vigesimo lugar) tinhas a Dinamarca com 200 e tal casos.

Sim sim...

Ou Portugal teve mesmo muita sorte (inicial... o que nao impede que depois se alastre) ou entao os numeros estao completamente desatualizados e daqui a nada tens uma subida acima de 100% dos casos todos os dias.

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,780
18,497
MrPTGUM disse:
Certo, também já tinha visto essa informação antes de escrever o meu post. Mas estamos a falar dos 2 que foram noticiados ontem ou mais do que esses? Os últimos dados objectivos que temos são os 59. Estar a discutir sobre mais do que esses é somente especulação.

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Convém que as pessoas entendam que o grande problema não é a taxa de mortalidade ou as consequências da infecção. Em média e de acordo com os dados oficiais de países como a China, Itália, Coreia do Sul, Singapura, etc. 80% dos infectados tem sintomas ligeiros e não necessita de cuidados hospitalares e pode perfeitamente recuperar em casa cumprindo a devida quarentena, mas cerca de 20% dos infectados necessita de cuidados hospitalares e aqui é que reside o principal problema. Se cada um de nós for responsável, se não formos egoístas, se mudarmos determinados hábitos, como por exemplo, reduzir significativamente o contacto social, evitar aglomerações, quem tem possibilidades começar a trabalhar a partir de casa, etc., podemos diminuir a velocidade de propagação do virus e evitar a sobrelotação dos hospitais.

cccmonteiro

"No futebol, o pior cego é o que só vê a bola."
3 Junho 2014
45,093
43,566
52
Moimenta do Douro
À medida que mais testes forem realizados e cheguem mais resultados forem divulgados os números vão subir. É inevitável.

Ninguém está a dizer que existem apenas 59 ou 61 casos. Estão a divulgar que existem esse número de casos identificados.

Queriam que disessem algo do género: "Prevemos que estejam 1500 infetadas mas ainda estamos a fazer os testes."???

Para já o melhor é cada, sempre que possível, limitar o número de interações e não ir para a praia ou para o shopping.

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Não é especulação quando se diz que há muitos mais casos para além dos 59 oficiais. Não tenho a menor dúvida que são muitos mais que estes, basta que o tempo de incubação do vírus seja de vários dias e que os testes demorem entre 24 a 48h a serem analisados. Não temos ainda um sistema de realização de testes em massa como outros países e isso faz com que o número de infectados seja bastante menor que a realidade, mas o mais importante é saber quantas pessoas revelam sintomas e fazer a sua monitorização, daí ser importante que as pessoas liguem para a linha de saúde e se mantenham em contacto.

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,780
18,497
John Wick disse:
Convém que as pessoas entendam que o grande problema não é a taxa de mortalidade ou as consequências da infecção. Em média e de acordo com os dados oficiais de países como a China, Itália, Coreia do Sul, Singapura, etc. 80% dos infectados tem sintomas ligeiros e não necessita de cuidados hospitalares e pode perfeitamente recuperar em casa cumprindo a devida quarentena, mas cerca de 20% dos infectados necessita de cuidados hospitalares e aqui é que reside o principal problema. Se cada um de nós for responsável, se não formos egoístas, se mudarmos determinados hábitos, como por exemplo, reduzir significativamente o contacto social, evitar aglomerações, quem tem possibilidades começar a trabalhar a partir de casa, etc., podemos diminuir a velocidade de propagação do virus e evitar a sobrelotação dos hospitais.
Estes dados foram sendo atualizados. 89% têm sintomas ligeiros/moderados e 5% das pessoas necessitam de ventilação. Mas de resto totalmente de acordo. É preciso contenção para evitar a sobrelotação do SNS.

Mais um apelo, por favor não vão a correr para os supermercados comprar comida como se não houvesse amanhã. Façam como na greve dos combustíveis, se cada um só abastecer com o que precisa, não vai haver problemas de abastecimento.

gnh

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2016
7,543
1,584
Conquistas
5
  • Deco
  • Hulk
  • José Maria Pedroto
  • Alfredo Quintana
lpmacedo disse:
A sport TV em vez de fazer o que deve ser feito, e até melhorar um pouco a sua imagem, tenta fazer dinheiro com a situação..
Já dizia o outro: É meio mundo a chorar e a outra metade a vender lenços.

Desses porcos não se esperava melhor.

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
12,103
10,958
PO disse:
Certo, também já tinha visto essa informação antes de escrever o meu post. Mas estamos a falar dos 2 que foram noticiados ontem ou mais do que esses? Os últimos dados objectivos que temos são os 59. Estar a discutir sobre mais do que esses é somente especulação.
A ministra disse que eram mais que esses 2, e o número que tinha até já devia estar desatualizado porque era de uma hora atrás.

jqmmes

Tribuna Presidencial
13 Julho 2012
8,750
233
78 casos confirmados, 637 suspeitos e 133 aguaradam resultado laboratorial... Eu não percebo como é que cá é tudo tão lento a fazer os testes....