Covid-19

John19

Tribuna
20 Agosto 2012
3,948
1,205
Mas porque raio é que estão a esgotar o papel higiénico em detrimento de esgotarem outras coisas?

Para qualquer falta que ocorre-se nesse ramo, haveria água.

Há tanta coisa que faz tanto mais falta.

Maressi

Tribuna Presidencial
20 Novembro 2017
7,763
7,670
John19 disse:
Mas porque raio é que estão a esgotar o papel higiénico em detrimento de esgotarem outras coisas?

Pela mesma razao que muitos se metem em emprestimos para comprar carros que nao precisam, roupas de marcas que nao precisam,  telemoveis topo de gama que nao precisam,  e para manter isso ,por exemplo, retiram horas de lazer com filhos, pais, avós etc . Quantas pessoas param no dia a dia (nesse modo frenetico), para pensar "o que é que eu preciso realmente?". Agora quantas pensam " o que é que eu quero ter porque o outro tem?" . As prioridades de muitas pessoas sao no minimo estranhas. Alem disso mas também relacionado  temos o efeito manada. Um bocado de tudo isto que eu falei dá nessa estupidez de ter prateleiras vazias porque uns retardados andam a guardar papel higiénico num bunker.  Eu acho que é a personificação perfeita da estupidez dos dias de hoje.

orlandomro

Bancada lateral
21 Agosto 2016
955
761
John19 disse:

Deve a ver malta que pensa que o virus da caganeira... heheheh

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
6,624
6,006
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
https://observador.pt/especiais/a-matematica-que-explica-o-tsunami-europeu-e-portugues/?fbclid=IwAR0MUiCcmM6uqHh6UiT1SU3Tr_yYEj4xBde_CY4A8ddX_vsOi6zfoN7M5dA

Rafa

Tribuna
31 Agosto 2012
2,818
3,299
Conquistas
1
  • Lucho González
https://youtu.be/tM4NQSgZqTM

Confesso a minha ignorância em relação a este assunto, mas gostei da apresentação e conclusão (se bem que cautelosa) do autor desta dissertação.

ryback

Tribuna Presidencial
27 Fevereiro 2008
18,736
11,075
teach disse:

O número de infectados pode ser aproximado em função de t, em dias, por y = 2,11349*(1,4058)^t, sendo que t = 2 representa o dia 2 de Março de 2020. O número 1,4058 quer dizer que a cada dia o número de infectados aumenta em média, aproximadamente, 40,58%.

Assim, nos próximos dias podemos esperar, aproximadamente:

15 de Março: 245 infectados (previsão 250)

16 de Março: 350 infectados

17 de Março: 492 infectados

18 de Março: 691 infectados
.
.
.

Se não cumprimos directrizes do governo, será muito mais difícil "parar" o crescimento exponencial da propagação da epidemia, no dia 25 de Março já teremos cerca de 7502 infectados e no final de Março, dia 31, já serão cerca de 57904! É este o "poder" do crescimento exponencial. Parece tudo controlado e de um momento para o outro dispara. Friso que isto não é uma inevitabilidade, com as medidas certas é possível conter a propagação do Coronavírus e dessa forma fazer com que a velocidade de propagação comece a diminuir para que os números comecem estabilizar (logística). Aparentemente é o que está a acontecer na China e na Coreia. Umas das medidas mais eficazes ficar em casa, não circular para não dar a hipótese ao vírus de ser transmitido.

De quinta para sexta o aumento relativo foi de 43,58%; de sexta para sábado foi de 50,89%; de ontem para hoje foi de 44,97%. Estes números revelam que actualmente a taxa de crescimento diário do número de infectados rondará os 45%.
E diz a temido que o pico é no fim de Abril 🙈🙈
No fim de Abril estamos todos contaminados

ryback

Tribuna Presidencial
27 Fevereiro 2008
18,736
11,075
Itália continua um autêntico caos.
Em proporção tem praticamente 10x mais casos que China

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,780
18,497
ryback disse:
As medidas que tomaram ainda não tiveram tempo para mostrar resultados. Só deves resultados para a semana.

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
ryback disse:
Se continuar assim, daqui a 1/2 semanas vai ter mais caos que a china em termos absolutos.

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,780
18,497
Só um pormenor, ninguém tem falado muito (pelo menos não me lembro de ver) mas em termos de % de contagiados a Suiça é o segundo pior caso no Mundo, a seguir à Itália.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,447
7,782
46
Lisboa
slowboy disse:
https://www.worldometers.info/coronavirus/

Verdade, dá para ordenar casos por 1M de habitantes. A Noruega também está feio. Mas têm muito menos mortos...
Têm os dois taxas de mortalidade para já relativamente baixas 0,6% e 0,2%.

Um valor estatístico relevante ao qual não se tem dado muita atenção e que, nesse sim, os dados publicados são um bocado duvidosos é o número de pacientes que efectivamente precisam de cuidados hospitalares. Nomeadamente de ser ventilados e entubados. É que isso é que provoca a grande sobrecarga nos hospitais.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,705
31,600
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
otilious disse:
E depois há as molduras do facebook #fiqueemcasa

Eu ficava, mas não me deixam! Ainda para mais tenho problemas respiratórios, logo pertenço ao grupo de risco.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
Se pertences não devias ir trabalhar. Basta referires esses mesmos problemas à linha do SNS que eles aconselham-te a não ir trabalhar. O problema está, depois, nas relações entre empresa e trabalhador, pois como nada ficou esclarecido podes vir a ter problemas por não teres ido trabalhar.. Dependerá da boa vontade ou não da tua entidade patronal. 

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
37,229
28,444
Conquistas
1
Vlk disse:

Um valor estatístico relevante ao qual não se tem dado muita atenção e que, nesse sim, os dados publicados são um bocado duvidosos é o número de pacientes que efectivamente precisam de cuidados hospitalares. Nomeadamente de ser ventilados e entubados. É que isso é que provoca a grande sobrecarga nos hospitais.
O problema deste vírus é que a maioria não tem sintomas visíveis... e pensa que tem gripe... e anda a dissemina-la pelas populações de risco... as populações com problemas respiratórios e de coração e de idade avançada...

Parece um vírus quase de seleção natural acelerada... quem estiver menos saudável morre por congestionamento dos serviços hospitalares

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Vlk disse:

Nesse site se carregares no país (só funciona para alguns), tem o numero de casos sérios/criticos.

Parece-me que há alguns factores que entram nisto.
A casualidade dos focos de contágio por exemplo. Aqui em Portugal mesmo assim parece ter sido pessoas mais jovens (por enquanto).

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,780
18,497
slowboy disse:
https://www.worldometers.info/coronavirus/

Verdade, dá para ordenar casos por 1M de habitantes. A Noruega também está feio. Mas têm muito menos mortos...
E entretanto há mais uns dados interessantes:

- Ou a Suiça não está a prestar essa informação, ou não tem casos graves;

- A Itália tem mais casos ativos que a China e o Irão juntos;

- Quase um terço dos casos na China são doentes em estado grave.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,597
15,689
PO disse:
E entretanto há mais uns dados interessantes:

- Ou a Suiça não está a prestar essa informação, ou não tem casos graves;

- A Itália tem mais casos ativos que a China e o Irão juntos;

- Quase um terço dos casos na China são doentes em estado grave.
Devem ser as pessoas que estão internadas há mais tempo, porque têm tido poucos casos novos.

Entretanto os países nórdicos como a Dinamarca, Noruega e Finlândia já apenas testam pessoas em estado grave. Daí a descida assinalável de novos casos nos últimos dias. 

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Manageiro de futból disse:
Devem ser as pessoas que estão internadas há mais tempo, porque têm tido poucos casos novos.

Entretanto os países nórdicos como a Dinamarca, Noruega e Finlândia já apenas testam pessoas em estado grave. Daí a descida assinalável de novos casos nos últimos dias.
Na fase de mitigação acho que é assim.
Até porque como o virus já está na comunidade (já não estamos na fase de contensão) não faz sentido fazer testes a toda a gente que tenha sintomas. E quem tem coronavirus e não seja grave, mais vale ficar por casa do que ir a correr para o hospital.

Mas sim, vai chegar a um ponto que novos casos são só os mais graves... o que também mete em perspectiva o caso Italiano e Espanhol que também já devem estar adoptar esse método.

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,780
18,497
Manageiro de futból disse:

Daí eu ser defensor de diagnóstico por sintomas e não por teste, pois é muito dificil controlar toda a gente. Isto vai levar a um aumento artificial das taxas de mortalidade e de pessoas a precisar de cuidados críticos. Eu percebo e compreendo a decisão de diminuir os testes, mas não se justifica não contabilizarem os que só apresentam cuidados ligeiros.

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,780
18,497
slowboy disse:
Na fase de mitigação acho que é assim.
Até porque como o virus já está na comunidade (já não estamos na fase de contensão) não faz sentido fazer testes a toda a gente que tenha sintomas. E quem tem coronavirus e não seja grave, mais vale ficar por casa do que ir a correr para o hospital.

Mas sim, vai chegar a um ponto que novos casos são só os mais graves... o que também mete em perspectiva o caso Italiano e Espanhol que também já devem estar adoptar esse método.
Uma vez que o turismo está parado e os hoteis vazios, eu era defensor de o governo alugar hoteis para colocar os pacientes com sintomas ligeiros. Isso iria ajudar ao seu isolamento (impedindo o alastrar de casos) e com uma equipa mínima de profissionais acompanhar todos estes casos.