Covid-19

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
113,163
49,664
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
A partir de sexta tudo a vestir o pijaminha. Escolas e universidades. Decisão que só peca por tardia.
Tinha que ser.

Como dizes e bem, é uma decisão que peca por tardia.

Mas que não seja um fecho de duas ou três semanas. Que esteja fechado o tempo que for necessário.
É porque isto quando acalmar, convém ainda esperar mais umas semanas para aí sim, aos poucos desconfinar o que for para desconfinar.

Duvido que antes da Páscoa, as escolas sejam reabertas.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
 

Tony_Gomes9

Arquibancada
25 Julho 2020
301
849
Eu sinto repulsa por todas as entidades competentes que "tentaram" gerir esta situação.
Que revolta por este amadorismo e incompetência diária. Que revolta.

Sei bem que há meses que as mais altas instâncias na saude vinham a exigir medidas mais rigorosas a preparar a segunda vaga; sei bem que pediram, suplicaram até, para adiar o inicio do segundo período/semestre para fevereiro +- e que se compensariam as aulas durante Julho. Mas so hoje, depois de um espetáculo nos media a preparar o spin para se isentarem de culpas, é que vao avançar com medidas efetivos e concretas. Foram 20 dias de propagação desnecessária, 20 dias medonhos que vao condenar este país a uma das maiores tragédias da sua história.

Meus caros foristas, andei muito tempo afastado daqui porque nem vontade tenho de acompanhar o nosso clube...
Mas preparem-se porque nada nos leva a crer que a situação nao seja igual ou pior à que se viveu em Itália durante março e abril.

Protejam-se. Comuniquem a apoiem-se uns aos outros porque isto vai rebentar...
 

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,903
9,331
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Lamenta-se a insustentável fragilidade das decisões tomadas e dos ziguezagues comunicacionais. O argumento de que as decisões acompanham as circunstâncias é aceitável até certo ponto, a partir do qual se torna legítimo apontar aos decisores falta de coragem e incapacidade de previsão. Fica a ideia de que as deliberações tomadas variam consoante o número de infectados e de mortes do dia; num dia é impensável um segundo confinamento, no seguinte toca a confinar, hoje o funcionamento das escolas deve ser assegurado, amanhã os alunos regressam aos domicílios. Não colhe este "gradualismo", dado que se previa uma terceira vaga e, nos últimos dias, projectava-se a subida iminente dos casos de contágio e óbitos. Corre-se atrás do prejuízo, mais do que se tenta uma estratégia proactiva. E a inconsistência paga-se com vidas.. Continuaremos a pagar um custo demasiado elevado.
 
  • Like
Reações: simao977

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,903
9,331
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Eu falo por mim, que já tive comportamentos que não devia, principalmente no verão.
Agora as pessoas funcionam com exemplos. Se deixas realizar uma festa do avante, estás a dar um péssimo sinal às pessoas. Se deixas realizar jantares com 100 e tal pessoas, estás a dar um péssimo sinal. Se tens um PR a gabar-se de estar com +20 pessoas no Natal, estás a dar um péssimo sinal. Se obrigas as pessoas a ficarem fechadas em casa ao fim-de-semana em dezembro e depois dás a ideia que, no Natal, o perigo é menor, estás a dar um péssimo sinal.
Por outro lado, tens as pessoas cada vez mais desgastadas por medidas e discursos incoerentes, como o fecho de tudo aos fim-de-semana à tarde para as pessoas se juntarem à porta de superfícies comerciais. É normal esse desgaste e é normal que, com o maior conhecimento do vírus, as pessoas se desleixem e saiam.
Por fim, como animal social que somos, é normal não aguentar tudo isto. Nada de novo e nada que não fosse fácil de prever. Mas se quiseres continuar a atirar as culpas maioritariamente para as pessoas e para a sua falta de noção (termo muito utilizado pelos novos justiceiros das redes socias - não estou a dizer que és tu), força. Limito-me a não aceitar.
Concordo com muito do que o colega escreveu, não tenho nada de muito significativo a rebater. Constato que algo de muito errado aconteceu durante a época festiva e considero as más práticas que dela resultaram. Temos necessariamente de assumir a nossa capacidade de agência e responsabilidade para lá de tudo o que foi mencionado, não obstante os erros cometidos por quem gere a pandemia. E nesse ponto é inevitável apontar o dedo a quem decidiu participar em jantaradas de grupo, em celebrações de ano novo, ... etc. etc. etc. Ninguém se pode demitir da sua parte. Imagino que a certo ponto todos nós ou grande parte incumprimos de alguma forma. Ou arranjamos uma forma de justificar o impulso de incumprir. Mas é substancialmente diferente alguém sair de casa para esticar as pernas e dar uma volta num momento de recolher obrigatório ou, por exemplo, participar em eventos familiares ou de outro género que juntem um número considerável de pessoas. Até porque os comportamentos mais grosseiros acabam por inviabilizar a possibilidade manter uma vida o mais normal possível.

Não digo que a classe política não tenha culpas no cartório, muito pelo contrário. Mas custa-me que pessoas inteligentes, que defendem ideais de liberdade, não actuem em conformidade. Quer governo, oposição, presidente... quer população têm de falhar o menos possível. Aparentemente, nada correu bem.
 
  • Like
Reações: simao977

Yggyfcp

Bancada central
25 Maio 2019
1,358
1,012
Eu não gosto do Costa.
Mas penso que para ele deve ser também muito desgastante. Se nós estamos ja desgastados, agora imaginem eles (todos os dias sao criticados). Ele tenta a todo o custo manter o miinimo da economia a funcionar. Ele sabe que ao fechar as escolas, os pais dos alunos mais pequenos nao vao cosneguir trabalhar.
Penso que temos que nos mobilizar para que isso passe o mais rapidamente possivel
 

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
15,820
9,156
Eu não gosto do Costa.
Mas penso que para ele deve ser também muito desgastante. Se nós estamos ja desgastados, agora imaginem eles (todos os dias sao criticados). Ele tenta a todo o custo manter o miinimo da economia a funcionar. Ele sabe que ao fechar as escolas, os pais dos alunos mais pequenos nao vao cosneguir trabalhar.
Penso que temos que nos mobilizar para que isso passe o mais rapidamente possivel
Situação complicadissima.
 
  • Like
Reações: Dias_21

JPA84

Tribuna Presidencial
19 Fevereiro 2018
12,139
9,622
Malta, por favor protejam-se. Isto não está para brincadeiras. Os reptilianos estão a tentar extinguir a humanidade, os poucos que sobreviverem serão prisioneiros e escravos sexuais. Eles estão em todo o lado, a minha casa está constantemente a ser bombardeada com raios cósmicos dos satélites que os gajos controlam. À porta de minha casa está uma carrinha amarela estacionada. Não acreditem em nada do que aparece nas televisões e nos jornais.

Eu já estou na cave de minha casa, perfeitamente camuflado e protegido contra os detectores térmicos e os raios cósmicos.

Tenho tudo preparado, já só me falta o Calcitrin que encomendei na semana passada e ainda não chegou e os suplementos para fortalecer o sistema imunitário vendidos no site do Info Wars.


Desculpa esqueceste-te da radiação eletromagnética e do 5G
 
  • Like
Reações: John Wick e paul93

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
14,097
19,297
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana

Nunca foram os Cafés nem os restaurantes...esta foto é de 16JAN, Cais do Sodré.
Parece a minha universidade à entrada para as salas lol

 

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
33,360
44,978
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
A menos que haja uma exceção, não vai haver exames presenciais. Talvez online?
Que caos. Estou seriamente a ponderar pausar a escola durante um ano.
Pelos vistos vão adiar a época de exames
O que faz zero sentido mas enfim
 

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
33,360
44,978
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Vamos ter exames de primeiro e segundo semestre tudo junto?
A mim não me apanham nessa brincadeira
Pelos vistos querem começar agora as aulas do segundo semestre e depois fazer a época de exames la para Março ou Abril quando isto acalmar
Brincadeira de meninos é o que é
 
  • Like
Reações: bertobrb

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
33,360
44,978
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Li que iam adiar para quando a pandemia permitir a sua realização

Ou seja, tendo em conta os números de 2020, ficam para o Verão
Nos próximos 2 meses não vai haver atividade letiva presencial para ninguém quase de certeza
É impossível tendo em conta a situação em que o país está
E eu ainda tenho exame presencial com 300 pessoas num edifício logo à tarde
Portugal ❤