CryptoMoedas

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
39,795
32,598
Conquistas
1
As Bitcoins são um investimento seguro? A tendência atual é de subida? Esta é uma boa altura para começar a investir? Com quantos euros se deve começar? Qual é a melhor "marca"? (não sei como se diz) Os bancos tradicionais permitem estes investimentos? Se não, quais são as melhores empresas ou apps para investir?

Tenho curiosidade, mas um bocado de medo. Ainda por cima, não percebo nada.
O mercado das ações e da bolsa de valores é algo que entendo muito bem, isto das Bitcoins não.
Dizem as más línguas conspiracionistas que nasceu de obreiros putinhescos…

liebe_fcp

Bancada central
16 Junho 2017
1,319
2,046
Eu tenho aqui a papa toda escrita, quase tudo a bater certo com o que eu disse com mais de um ano de antecedência.

Atingimos os 100k pelo primeira vez em Dezembro de 2024 e Janeiro de 2025. Depois disso corrigiu para os 80k. O ATH de 2025 não foi exactamente no Verão, mas foi em Setembro/Outubro. A recomendação para vender por volta dos 100k está aqui também. Bear market de 1 ano até aos 50k é onde estamos agora, já desceu até aos 60k (e ainda só passou um trimestre desde o ATH). Lá está, em teoria ainda pode descer mais um bocado nos próximos meses, vamos ver.

Isto é pérolas a porcos, pá. Vocês só não estão ricos porque não querem.

Este tópico devia ser estudado pela CMVM e pela ASAE.
Só a título de curiosidade: a inteligência artificial aliada à computação quântica não te faz recear o mundo crypto?

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
39,795
32,598
Conquistas
1
Eu tenho aqui a papa toda escrita, quase tudo a bater certo com o que eu disse com mais de um ano de antecedência.

Atingimos os 100k pelo primeira vez em Dezembro de 2024 e Janeiro de 2025. Depois disso corrigiu para os 80k. O ATH de 2025 não foi exactamente no Verão, mas foi em Setembro/Outubro. A recomendação para vender por volta dos 100k está aqui também. Bear market de 1 ano até aos 50k é onde estamos agora, já desceu até aos 60k (e ainda só passou um trimestre desde o ATH). Lá está, em teoria ainda pode descer mais um bocado nos próximos meses, vamos ver.

Quais são as melhores fontes de informação para aprofundar mais o tema e perceber os fundamentais?

liebe_fcp

Bancada central
16 Junho 2017
1,319
2,046
As Bitcoins são um investimento seguro? A tendência atual é de subida? Esta é uma boa altura para começar a investir? Com quantos euros se deve começar? Qual é a melhor "marca"? (não sei como se diz) Os bancos tradicionais permitem estes investimentos? Se não, quais são as melhores empresas ou apps para investir?

Tenho curiosidade, mas um bocado de medo. Ainda por cima, não percebo nada.
O mercado das ações e da bolsa de valores é algo que entendo muito bem, isto das Bitcoins não.
Eu sou só um curioso que encara isto como um hobby, longe de entender tudo. Já nem sei ao certo, mas devo ter uns 5% do meu portfólio comprado com € da conta.

Cheguei a ganhar bom dinheiro com a Helium (HNT), montei 19 antenas no grande Porto em parceria com um guru na matéria, na fase em que ainda dava dinheiro. Neste momento são 19 Raspberry obsoletos pendurados por aí, mas deu para investir alguma coisa no mundo crypto. Como nem tudo são rosas, aqui vão dois exemplos onde queimei algum desse lucro:
-investi cerca de 1000€ num projeto que me chamou a atenção e acreditei, fiasco completo, PlanetWatch salvo erro era o nome.
-também investi cerca de 500€ no MapMetrics entre o aparelho e algum em MMAPS. Neste momento arrependo-me, tresanda a Scam apesar de a APP ainda existir e ter atualizações frequentes.

Já experimentei algumas corretoras, a que acho mais intuitiva e fácil de perceber é a Crypto.com. Os meus gastos do dia a dia são todos com o cartão de lá, tenho um cashback de 3% pago em CRO que não gasto nem vendo, só acumulo. Há quem tenha cashbacks maiores mas para isso já é preciso investir muito, ter muito CRO em staking.

Já agora, só como curiosidade, tenho Revolut que uso apenas e só para juntar € de referrals de APPs. Quantificando esta parte só para terem uma ideia, tenho lá quase 2000€, de borla. Já coloquei aqui uma ou outra oportunidade, mas nunca ninguém quis alinhar. Às vezes fico com a sensação que a malta desconfia de tudo o que é oferecido... 😅

brunovale1893

Bancada lateral
18 Setembro 2025
594
680

Não percebo nada de criptomoedas, mas ontem percebia menos do que hoje. Tenho andado a ler este tópico desde o primeiro post, em 2018.
A minha mulher tem andado a falar em investir nisto. Sempre fui completamente contra, mas agora já nem sei.
Se bem percebo, os princípios básicos não são assim tão diferentes do mercado de ações:
- Investir no produto certo
- Comprar quando está em baixa
- Vender quando está em alta
- Não desesperar quando se está a perder dinheiro e esperar que volte a subir
O meu problema é o mesmo de muita gente, não ter dinheiro. Neste caso, dinheiro para investir e dinheiro para fazer um curso de Inglês (é preciso tirar um curso para perceber o que vocês dizem).
Tenho algum dinheiro de lado, pouco, mas obviamente não vou mexer nele com algo tão de risco como as criptomoedas.
Não te rias, por favor, mas achas que 100 euros dava para alguma coisa? Nem que fosse para começar, para experimentar...