CryptoMoedas

Neiva

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2013
10,661
22,729
Conquistas
1
Porto
  • Alfredo Quintana
Sakamoto disse:
Antes de mais, bom tópico @Neiva Acho que é um assunto de interesse.

Não percebo nada disto mas é um assunto que tenho estado para começar a estudar, tentar aproveitar os ganhos enquanto os há.

Não sei se será pedir demais mas o interessante, que possas fazer com o teu tempo disponível, seria poderes disponibilizar um resumo pequeno dos primeiros passos a dar para quem quer investir. Nada de muito trabalhoso porque tempo é dinheiro mas como começar a investir. O resto cada um que se desenrasque em escolher o melhor investimento e a maneira de o fazer.

Estava a pensar em colocar um quantia muito modesta para experimentar, estava a pensar em começar com 100€ para ver o que acontece. Em qual aconselhas a faze-lo, de momento?
Primeiro tens que criar contas na Coinbase e na Binance.

Na Binance os novos registos estavam fechados da última vez que vi, talvez tenhas que esperar uns dias. De qualquer das formas não há problema porque o processo para aderires ao Coinbase também é rigoroso e demora algum tempo. Tens que submeter cópia ou foto do documento de identificação para ser aprovado e depois ligar a conta da Coinbase à tua conta bancária. Começa por aí e depois volta cá.
 

Neiva

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2013
10,661
22,729
Conquistas
1
Porto
  • Alfredo Quintana
ratilau disse:
Registe-me na KuCoin. É fácil transferir as bitcoins do coinbase para la? É imediato?

Pelo que vejo, existem milhentas cryptocurrencies, como e que analisas aa diferenças? Como defines as que poderão ter mais sucesso no futuro? Existe algum sitio que recomendes para estudar?
Nunca usei a KuCoin, só a Binance. A velocidade a que se dá a transferência depende do tipo de moeda que usas: a Bitcoin é bastante lenta, a Ethereum é rápida mas tem que passar por 30 confirmações do sistema e pode ficar congestionada durante picos de atividade, a Litecoin é a mais rápida e aquela que normalmente uso para tirar moeda da Coinbase.

A avaliação do potencial de cada uma das altcoins vem do trabalho de pesquisa. Aquilo que faço é acompanhar muito o Reddit, que tem dezenas de subreddits dedicados às cryptocurrencies e altcoins e dá para apanhar muita informação nesses canais.
 

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,506
3,916
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Para que servem as CryptoMoedas? Alguém as usa para além da especulação?
 

Neiva

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2013
10,661
22,729
Conquistas
1
Porto
  • Alfredo Quintana
slowboy disse:
Para que servem as CryptoMoedas? Alguém as usa para além da especulação?
Claro! Têm inúmeras aplicações. Já dei uma resposta muito básica na primeira página sobre o objetivo/funcionalidade da Bitcoin, mas se quiseres saber mais sobre o assunto tens mesmo que pesquisar porque eu não tenho competência suficiente para te explicar tudo aquilo que representa a cryptocurrency no mundo digital, é um assunto bastante complexo.
 

VisceraEater

Bancada central
28 Maio 2016
1,612
633
36
Neiva disse:
Claro! Têm inúmeras aplicações. Já dei uma resposta muito básica na primeira página sobre o objetivo/funcionalidade da Bitcoin, mas se quiseres saber mais sobre o assunto tens mesmo que pesquisar porque eu não tenho competência suficiente para te explicar tudo aquilo que representa a cryptocurrency no mundo digital, é um assunto bastante complexo.
Nao é só competencia. É uma questao de espaço. Eu para explicar de forma correcta, a utilidade, precisava de um powerpoint ou audio. Contudo, podem ver da seguinte forma. O e-commerce baseia-se quase exclusivamente em entidades financeiras centrais para processamento de transacoes entre individuos ou servicos. Sucede que essas entidades nao estao totalmente agilizadas e têm alguns problemas, principalmente da perspectiva dos vendedores e prestadores de servicos, que nao vou enumerar nem descrever agora. Em 2008, um autor desconhecido que assinava como Satoshi Nakamoto, propos num artigo entitulado: bitcoin a peer to peer eletronic cash, uma forma de transaccionar valor online sem uma entidade central. Sem um banco. É que em vez de se enviar mensagens, dados ou imagens, os peers podem enviar valor monetario.

Para que este sistema funcionasse, Nakamoto tinha que garantir seguranca e a nao ocorrencia de double spending, e entao ele introduziu o distributed consensus, atarvés do Proof of Work como forma de entendimento acerca de quem valida uma dada transacao. Bitcoin propoe o Hashcash como algoritmo de PoW, o mesmo usado nos filtros de spam dos nossos emails.

Existe muito mais por dizer, mas acho que é o basico dos basicod para se entender isto. Espero que seja util.

Sent from my A0001 using Tapatalk

 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,590
25,424
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Eu invisto em alguns fundos de investimento.. Tento sempre seguir uma regra que é não investir em coisas/negócios que desconheço. Basta ver os termos que são escritos aqui sobre isto para qualquer pessoa que não ligada à informática pensar que é chinês.. A minha modesta opinião é mais um esquema ponzi. Com uma agravante. Trata-se de um investimento que ainda não foi testado (a última crise coincide com a sua criação) pelo que tem sido sempre a crescer.. Restará saber como se comportará após mais uma ruptura dos mercados que se antevê para daqui a algum tempo (novas medidas de desregulação do mercado norte-americano, conflitos internacionais, fim do quantitative easing em algumas economias).

Como tudo na vida, o lucro não é eterno, e na minha opinião isto trata-se apenas de pura especulação. Quem investir nisto deverá ter atenção a isso mesmo pois é fácil a ilusão do lucro fácil.  Por vezes é melhor ter um rendimento de 3/4 % mas estável do que 50/60/70 % para depois acabar-se sem nada (discurso de conservador, eu sei).

Ps: ainda assim tópico muito interessante.
 

Costa

Bancada central
27 Abril 2015
1,867
109
Também ando nisso, mas há relativamente pouco tempo. Já tinha ouvido falar, comecei a aprender um pouco e lá me decidi meter.

Como tudo, é um risco. O principal que devemos pensar é: Este dinheiro não me faz falta, nem tenho medo de o perder. Se perder perdi, se der para ganhar uma boa maquia, melhor.

Comprei após a queda dos 30% da altura do natal.

Eth, Ltc e Btc.

Depois de subir tudo um pouco, comprei duas alt coin.

Ada e Xlm. Vamos ver no que vai dar. Confio muito na Ada, mas nunca se sabe.

Estive para comprar Trx a 4 cents, mas na altura não tive coragem.

Vou deixar andar as 5 que tenho, até triplicar ou perder tudo.


E sim, é uma bolha, principalmente porque o pessoal compra sem saber o que. No entanto, não me parece que 2018 vá ser esse ano. Aliás, acho que vai ser O ANO em que vai crescer tudo, de forma exponencial e depois só ficam as melhores...

Se alguém tiver ideia de altcoin a comprar que achem que vão explodir uma pessoa agradece!!!
 

ratilau

Superior
17 Junho 2012
63
0
Costa disse:
Também ando nisso, mas há relativamente pouco tempo. Já tinha ouvido falar, comecei a aprender um pouco e lá me decidi meter.

Como tudo, é um risco. O principal que devemos pensar é: Este dinheiro não me faz falta, nem tenho medo de o perder. Se perder perdi, se der para ganhar uma boa maquia, melhor.

Comprei após a queda dos 30% da altura do natal.

Eth, Ltc e Btc.

Depois de subir tudo um pouco, comprei duas alt coin.

Ada e Xlm. Vamos ver no que vai dar. Confio muito na Ada, mas nunca se sabe.

Estive para comprar Trx a 4 cents, mas na altura não tive coragem.

Vou deixar andar as 5 que tenho, até triplicar ou perder tudo.


E sim, é uma bolha, principalmente porque o pessoal compra sem saber o que. No entanto, não me parece que 2018 vá ser esse ano. Aliás, acho que vai ser O ANO em que vai crescer tudo, de forma exponencial e depois só ficam as melhores...

Se alguém tiver ideia de altcoin a comprar que achem que vão explodir uma pessoa agradece!!!
Que plataformas usas?
 

VisceraEater

Bancada central
28 Maio 2016
1,612
633
36
Costa disse:
Também ando nisso, mas há relativamente pouco tempo. Já tinha ouvido falar, comecei a aprender um pouco e lá me decidi meter.

Como tudo, é um risco. O principal que devemos pensar é: Este dinheiro não me faz falta, nem tenho medo de o perder. Se perder perdi, se der para ganhar uma boa maquia, melhor.

Comprei após a queda dos 30% da altura do natal.

Eth, Ltc e Btc.

Depois de subir tudo um pouco, comprei duas alt coin.

Ada e Xlm. Vamos ver no que vai dar. Confio muito na Ada, mas nunca se sabe.

Estive para comprar Trx a 4 cents, mas na altura não tive coragem.

Vou deixar andar as 5 que tenho, até triplicar ou perder tudo.


E sim, é uma bolha, principalmente porque o pessoal compra sem saber o que. No entanto, não me parece que 2018 vá ser esse ano. Aliás, acho que vai ser O ANO em que vai crescer tudo, de forma exponencial e depois só ficam as melhores...

Se alguém tiver ideia de altcoin a comprar que achem que vão explodir uma pessoa agradece!!!
Acho precisamente o contrário. O roadmap de ETH, o aparecimento de Chia, a conjectura legal que se avizinha e a forma como a UE vai agir irão certamente ser eventos que irão ocorrer em 2018 e irão trazer uma grande turbulencia ao mercado das cripto. Acho que o mais viavel é certamente analisar caso a caso, ler os whitepapers de cada nova Crypto e entrar no ICO se achares interessante. Como um user acima referiu, a falta de historico e consolidacao torna este mercado em algo muito imprevisivel. Mas 2018 sera um desafio enorme para crypto.

Sent from my A0001 using Tapatalk

 

Neiva

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2013
10,661
22,729
Conquistas
1
Porto
  • Alfredo Quintana
MiguelDeco disse:
Eu invisto em alguns fundos de investimento.. Tento sempre seguir uma regra que é não investir em coisas/negócios que desconheço. Basta ver os termos que são escritos aqui sobre isto para qualquer pessoa que não ligada à informática pensar que é chinês.. A minha modesta opinião é mais um esquema ponzi. Com uma agravante. Trata-se de um investimento que ainda não foi testado (a última crise coincide com a sua criação) pelo que tem sido sempre a crescer.. Restará saber como se comportará após mais uma ruptura dos mercados que se antevê para daqui a algum tempo (novas medidas de desregulação do mercado norte-americano, conflitos internacionais, fim do quantitative easing em algumas economias).

Como tudo na vida, o lucro não é eterno, e na minha opinião isto trata-se apenas de pura especulação. Quem investir nisto deverá ter atenção a isso mesmo pois é fácil a ilusão do lucro fácil.  Por vezes é melhor ter um rendimento de 3/4 % mas estável do que 50/60/70 % para depois acabar-se sem nada (discurso de conservador, eu sei).
Precisamente por isso é que sempre pesquisei sobre aquilo em que estava a investir (basta ler o White Paper e o Roadmap de uma empresa para distinguir uma ideia fraca de uma ideia com futuro) e a minha primeira preocupação foi em recuperar o dinheiro que lá meti para desde então só trabalhar sobre os lucros que obtive. Falar em "bolhas" e "esquemas de ponzi" são chavões para assustar as pessoas e convencê-las a deixar o dinheiro nos bancos a render bola para que os outros trabalhem com ele. O sistema precisa de ovelhas para funcionar, obviamente.

O lucro que obtive não foi fácil porque houve risco e trabalhei bem para o ter. E seguramente que também não é nenhuma ilusão pois é bem palpável. Quanto a isso de "acabar sem nada" é outro chavão que não entendo. Nenhuma das moedas entre as 100 mais cotadas passou a valer zero. Como é que uma pessoa, por muito ou pouco que tenha investido, iria ficar sem nada? Só se andar a partilhar as palavras-passe com terceiros e a aceder ao mercado em redes públicas de Wi-fi. Por amor de Deus...

Compreendo que não seja um mundo para todos porque os riscos são reais e nem toda a gente se sente confortável em assumir as rédeas do seu próprio dinheiro, claro. Mas muito do que falas nesse comentário é sem qualquer conhecimento de causa, lamento.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,590
25,424
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Neiva disse:
Compreendo que não seja um mundo para todos porque os riscos são reais e nem toda a gente se sente confortável em assumir as rédeas do seu próprio dinheiro, claro. Mas muito do que falas nesse comentário é sem qualquer conhecimento de causa, lamento.
EDIT: o tópico é teu. Boa sorte e bons investimentos.
 

Costinha

Bancada central
29 Agosto 2016
1,356
134
Já estudei isso - muito a btc - porque pensei em investir. O meu comentário aplica-se à btc mas podes criar paralelos para as outras criptos.

Cheira a bolha, parece bolha - ergo é bolha.

Se dizes que leste o roadmap, diz-me então qual é o objetivo final das criptos? É ser usada como moeda no dia a dia.

Imaginas a tua avó a usar btc para pagar as compras no continente?

Para quê que se compra criptos? É com intuito que disse em cima? Ou é para trocar por $?

Está destinado a arruinar muita gente - muitos irão fazer fortuna.
Já eu recuso em entrar em bolhas especulativas - especialmente em assets que não têm qualquer valor intrínseco.

FYI, o custo energético de minar btc está prestes a ultrapassar o valor das moeda.
Quero ver quando não houver miners suficientes para processar as transações.

E mais um bônus - tens um grupo pequeno de pessoas com uma grande % da btc em circulação. Junta a isso o futures trading e tens a tempestade perfeita.

Não te deixes cegar pelo hype. A estratégia do @MiguelDeco é a mais sensata a longo prazo - index funds, fundos de pensão e imobiliário.
 

ratilau

Superior
17 Junho 2012
63
0
@Neiva mantens os teus investimentos na binance? Ou seja, tu compras BTC ou ETH na coinbase, passas para Binance e compras altcoins, certo? Onde guardas o investimento? Numa carteira nao binance?
 

Neiva

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2013
10,661
22,729
Conquistas
1
Porto
  • Alfredo Quintana
Costinha disse:
Já estudei isso - muito a btc - porque pensei em investir. O meu comentário aplica-se à btc mas podes criar paralelos para as outras criptos.

Cheira a bolha, parece bolha - ergo é bolha.

Se dizes que leste o roadmap, diz-me então qual é o objetivo final das criptos? É ser usada como moeda no dia a dia.

Imaginas a tua avó a usar btc para pagar as compras no continente?

Para quê que se compra criptos? É com intuito que disse em cima? Ou é para trocar por $?

Está destinado a arruinar muita gente - muitos irão fazer fortuna.
Já eu recuso em entrar em bolhas especulativas - especialmente em assets que não têm qualquer valor intrínseco.

FYI, o custo energético de minar btc está prestes a ultrapassar o valor das moeda.
Quero ver quando não houver miners suficientes para processar as transações.

E mais um bônus - tens um grupo pequeno de pessoas com uma grande % da btc em circulação. Junta a isso o futures trading e tens a tempestade perfeita.

Não te deixes cegar pelo hype. A estratégia do @MiguelDeco é a mais sensata a longo prazo - index funds, fundos de pensão e imobiliário.
A minha avó infelizmente já morreu. E a médio prazo todas as avós vão morrer e os índices de literacia informática vão continuar a aumentar porque as novas gerações vivem em tempos que em nada se assemelham com os da minha avó. Por isso digo-te que não, não estou à espera que as avós e os avôs deste país façam compras com crypto. Mas se calhar quando EU for avô já o vou fazer. Entendes onde quero chegar? Acredito plenamente que caminhamos nesse sentido.

Das 'main' coins, digamos assim, eu já nem sequer estou investido em BTC. Zero. Até estou de acordo contigo, a BTC tem falhas evidentes e chegamos a um ponto em que o preço das transações em BTC é demasiado alto e a velocidade é muito abaixo daquilo se pretende no seu volume de mercado. Por isso é que estou afastado dela e já fiz cash out quando atingiu os $17.000 porque estou a antecipar um crash ou uma correção ou um dip, o que lhe quiseres chamar, aqui a pouco tempo. Mas claro, não ponho de parte voltar a entrar se o preço ficar mais atrativo ou se for feito algum anuncio no sentido de corrigir alguns dos problemas principais da moeda. Neste momento apenas estou investido em ETH (mais o investimento em altcoins de baixa cotação) que para mim é um projeto sensacional e recomendo-te a dar uma vista de olhos.

Quanto a isso de não me deixar cegar pelo hype, eu não sei se vocês leem os meu comentários neste tópico ou se sou eu que falo chinês, mas mais uma vez vou citar o que escrevi acima:

Neiva disse:
Só levantei dinheiro uma vez, que foi para recuperar tudo aquilo que gastei no meu investimento inicial. A transferência da parte deles demorou uma semana a chegar ao meu banco e claro isso causa sempre um nervoso miudinho, mas tirando essa demora não houve qualquer problema. O resto tem sido sempre reinvestido e neste momento só estou a trabalhar com dinheiro que ganhei nas exchanges.
Neiva disse:
Na pior das hipóteses e no mais negro dos cenários, eu continuo com o mesmo dinheiro que tinha quando entrei. E tudo isto no espaço de um mês (comecei em Dezembro).
Espero que fique esclarecido que eu sei o que estou a fazer.

Quanto à estratégia de index funds, fundos de pensão, etc. estão à vontade. O Ethereum que comprei a ~$750 neste momento vende quase a $1200 com novos ATHs todos os dias. No espaço de um mês. E mesmo assim ainda estou a segurar pelo menos mais dois dias porque o Japão vai abrir uma exchange de ETH/JPY dia 10 de Janeiro e estamos a falar de um país com uma economia fortíssima onde o volume total de transações em BTC fica apenas atrás do dolar americano (24% vs 27%) enquanto que as transações de ETH têm um volume modesto de 0,4% do total, uma cifra que logicamente estou à espera que suba de forma radical. Por isso fiquem à vontade com os vossos fundos de pensão - mandem a dica quando isso tiver ganhos de 80%+ num mês.
 

Neiva

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2013
10,661
22,729
Conquistas
1
Porto
  • Alfredo Quintana
ratilau disse:
@Neiva mantens os teus investimentos na binance? Ou seja, tu compras BTC ou ETH na coinbase, passas para Binance e compras altcoins, certo? Onde guardas o investimento? Numa carteira nao binance?
Nunca compres BTC para mandar para outras exchanges. As comissões são ridículas e demora muito tempo. Compra sempre ETH ou LTC na Coinbase, preferencialmente LTC que é de longe a mais rápida.

Dependendo do montante que queres investir podes perfeitamente deixar as altcoins na binance, sim. Se tivermos a falar de valores superiores a 3x ou 4x o teu rendimento mensal então aí já deves tomar algumas precauções. Mas repara que a maioria das altcoins não tem suporte em carteiras online, essas têm que ficar na binance ou noutra exchange que usares de qualquer das formas. Para guardar ETH podes usar a myetherwallet, é a mais popular e a mais segura. Se quiseres ir a fundo nisto compra uma carteira física (Ledger Nano S) que nessa ninguém mexe a não seres tu.
 

jardel

Tribuna Presidencial
10 Outubro 2012
13,501
3
O Neiva faz o seu trabalho de casa e estuda bem o mercado. Está bem preparado.

 

Costa

Bancada central
27 Abril 2015
1,867
109
E este Crash de hoje?

A Coreia tem muito poder nas cryptos, alias, toda a Ásia.

A coisa está bem complicada.

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk

 

Neiva

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2013
10,661
22,729
Conquistas
1
Porto
  • Alfredo Quintana
Costa disse:
E este Crash de hoje?

A Coreia tem muito poder nas cryptos, alias, toda a Ásia.

A coisa está bem complicada.

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk
Os crashes são normais e o crescimento que se verificou em meados de Dezembro e inicio de Janeiro não era sustentável por muito mais tempo. Esta correção é uma necessidade. Já no dia 8 tinha antecipado este cenário:

Neiva disse:
[...] já fiz cash out quando atingiu os $17.000 porque estou a antecipar um crash ou uma correção ou um dip, o que lhe quiseres chamar, daqui a pouco tempo.
As altcoins obviamente também desceram, por arrasto do preço da bitcoin. É uma espécie de bola de neve:

os preços começam a descer -> dá-se o chamado FUD (medo, incerteza e dúvida) por parte dos investidores que colocam as suas posições em crypto à venda numa tentativa de recuperar investimento ou sair enquanto têm lucro -> preço desce ainda mais -> e repete o ciclo.

Para dizer a verdade tive alguma sorte nos timings das vendas, consegui vender tudo praticamente ao preço de pico este mês (por exemplo, o máximo a que a BTC chegou foi $17.712, relativamente perto do meu preço de venda, agora está quase nos $10.000). Por isso não podia estar mais satisfeito com os progressos do meu portfolio, principalmente porque agora posso atacar este dip com muita força pois tudo está a preço de saldo comparado com o início do mês. O meu único arrependimento foi não ter vendido também a minha posição em ETH que chegou a estar nos $1400 e a subir enquanto a Bitcoin descia a pique. Acreditei que se manteria estável e falhei aí. Ainda assim continua acima do meu preço de compra ($750 vs $900).

Outro motivo pelo qual considero este crash positivo é pelo facto de haver demasiada gente investida nisto sem o mínimo de conhecimento sobre aquilo em que está a investir. Basta ver a quantidade de pessoas que estão agora no desespero por terem gasto dinheiro em shitcoins (= lixo) como TRX ou BCC que cheirava a merda a quilómetros de distância. Pode ser que agora a volatilidade do mercado desça um pouco com essas pessoas definitivamente de fora.

Aqui fica mais uma previsão: o crash atingiu hoje (ou amanhã) o seu ponto mais baixo e a partir de agora vai começar uma recuperação forte, até meados de Fevereiro. Algumas moedas para acompanhar nas próximas semanas: XLM ($0.36); REQ ($0.41); VEN ($4.21).
 

ryback

Tribuna Presidencial
27 Fevereiro 2008
16,372
7,385
expliquem-me como se eu tivesse 5 anos porque eu nao pesco nada disto e estou completamente a leste

por exemplo eu quero torrar 20 € na criptomoeda ripple que ta prai a 1.5€ ou naquelas moedas que estao ali a 20 , 30 , 40 centimos.....

o que tenho que fazer passo a passo ?
 

VisceraEater

Bancada central
28 Maio 2016
1,612
633
36
Neiva disse:
Os crashes são normais e o crescimento que se verificou em meados de Dezembro e inicio de Janeiro não era sustentável por muito mais tempo. Esta correção é uma necessidade. Já no dia 8 tinha antecipado este cenário:

As altcoins obviamente também desceram, por arrasto do preço da bitcoin. É uma espécie de bola de neve:

os preços começam a descer -> dá-se o chamado FUD (medo, incerteza e dúvida) por parte dos investidores que colocam as suas posições em crypto à venda numa tentativa de recuperar investimento ou sair enquanto têm lucro -> preço desce ainda mais -> e repete o ciclo.

Para dizer a verdade tive alguma sorte nos timings das vendas, consegui vender tudo praticamente ao preço de pico este mês (por exemplo, o máximo a que a BTC chegou foi $17.712, relativamente perto do meu preço de venda, agora está quase nos $10.000). Por isso não podia estar mais satisfeito com os progressos do meu portfolio, principalmente porque agora posso atacar este dip com muita força pois tudo está a preço de saldo comparado com o início do mês. O meu único arrependimento foi não ter vendido também a minha posição em ETH que chegou a estar nos $1400 e a subir enquanto a Bitcoin descia a pique. Acreditei que se manteria estável e falhei aí. Ainda assim continua acima do meu preço de compra ($750 vs $900).

Outro motivo pelo qual considero este crash positivo é pelo facto de haver demasiada gente investida nisto sem o mínimo de conhecimento sobre aquilo em que está a investir. Basta ver a quantidade de pessoas que estão agora no desespero por terem gasto dinheiro em shitcoins (= lixo) como TRX ou BCC que cheirava a merda a quilómetros de distância. Pode ser que agora a volatilidade do mercado desça um pouco com essas pessoas definitivamente de fora.

Aqui fica mais uma previsão: o crash atingiu hoje (ou amanhã) o seu ponto mais baixo e a partir de agora vai começar uma recuperação forte, até meados de Fevereiro. Algumas moedas para acompanhar nas próximas semanas: XLM ($0.36); REQ ($0.41); VEN ($4.21).
Uma excelente leitura. Julgo que 2018 é mesmo o ano da seleção natural. E ainda bem. Esta bolha só decorre devido a histeria do dinheiro facil, amplamente noticiada e existem poucos players no mercado a tentar devolver valor com as suas crypto. Muitas ICOs sao tambem uma grande treta camuflada por documentos espetaculares. Preocupa-me que a Alemanha esteja por um lado a investir no desenvolvimento da blockchain. A amazon.de, o Deutsche Bahn, o ING e a Zalando estao a investir forte nesta tecnologia, talvez em resposta ao facto da Web2.0 ter sido totalmente dominada pelos Americanos e Asiaticos, mas por outro, existe uma grande pressao aqui por parte de alguns clusters bancarios para que se legisle mais sobre este topico. Se houver mudanças na moldura penal que possam comprometer o acesso aos ICO, entao a UE ira seguir e pode ser muito complicado. Aguardo...