Dúvidas de informática

N.

Tribuna
20 Junho 2019
3,433
4,711
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Para a faculdade, convém um portátil para durar uns 4 anos, diria. Convém ter uma qualidade média, porque algumas cadeiras podem necessitar de software específico para estudo, trabalhos, etc.

Tens algum tecto de orçamento?
 

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,505
7,335
O Martins quando falou de portabilidade estava a referir-se a portáteis com 13.3 ou 14 polegadas :) 15.6 é para estar na secretária quase sempre (fator peso)
Não tinha visto a resposta :LOL:

@fcportos90 Era isso, em termos de portabilidade, 14 polegadas é mais leve.. Mas também em termos de autonomia, se o pc não é para puxar em termos gráficos e para andar muito tempo na bateria, é relevante para a escolha em termos de placa gráfica..
 

fcportos90

Lugar Anual
30 Julho 2020
23,296
19,761
Conquistas
27
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • José Mourinho
  • Paulinho Santos
Para a faculdade, convém um portátil para durar uns 4 anos, diria. Convém ter uma qualidade média, porque algumas cadeiras podem necessitar de software específico para estudo, trabalhos, etc.

Tens algum tecto de orçamento?
Sim, é para usar programas como o SPSS e ARcgis, precisa de um bom processador.. até 600€
 

fcportos90

Lugar Anual
30 Julho 2020
23,296
19,761
Conquistas
27
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • José Mourinho
  • Paulinho Santos
Não tinha visto a resposta :LOL:

@fcportos90 Era isso, em termos de portabilidade, 14 polegadas é mais leve.. Mas também em termos de autonomia, se o pc não é para puxar em termos gráficos e para andar muito tempo na bateria, é relevante para a escolha em termos de placa gráfica..
A pessoa não quer o PC para jogos ..mesmo só para estudos .
 
  • Like
Reações: killermartins

N.

Tribuna
20 Junho 2019
3,433
4,711
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Digo-te já que a relação custo/qualidade não está grande coisa neste momento.
Edit: O ano anterior ajudou a escoar um grande número de portáteis. Este ano os preços ainda estão exagerados na minha opinião.

Sempre que possível recomendaria ver a máquina ao vivo. Por causa da ergonomia, entradas e os gostos pessoais. Posto isto vê os seguintes:



Não foge ao orçamento porque o Sistema Operativo não está incluído. Mas considerando que é para faculdade provavelmente arranja uma licença gratuita da MS ou tens sempre Ubuntu.

Se quiseres algo mais baixo em termos de orçamento, gama média:
 

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,505
7,335
@fcportos90

É difícil conseguir uma proposta que me agrade a manter os critérios todos, vou acrescentar à lista do @N. para dares uma olhadela..

Como ele diz, desde o ano passado que isto não está muito favorável para encontrar grandes negócios e convinha tentar ver o pc antes de comprar..

Eu não sou adepto de HP, mas estes specs seriam a minha aposta para uma gama média com qualidade e longevidade..

Depois tens este

https://www.globaldata.pt/portatil-...e7-leYcIHp_uxPkgkgBjeu-3Vc6Vlz1xoC-X0QAvD_BwE

O HP não me parece que esteja muito optimizado para autonomia, pelo que referem no site, apostava em 5h com o uso que referes..

O Lenovo, não consegui encontrar grande informação, o chassis que ele usa, salvo erro é igual ao que o Governo tem entregado no âmbito da escola digital.. Plástico e duvido que tenha uma dissipação de calor muito eficiente..
 
  • Like
Reações: N.

N.

Tribuna
20 Junho 2019
3,433
4,711
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
@fcportos90

É difícil conseguir uma proposta que me agrade a manter os critérios todos, vou acrescentar à lista do @N. para dares uma olhadela..

Como ele diz, desde o ano passado que isto não está muito favorável para encontrar grandes negócios e convinha tentar ver o pc antes de comprar..

Eu não sou adepto de HP, mas estes specs seriam a minha aposta para uma gama média com qualidade e longevidade..

Depois tens este

https://www.globaldata.pt/portatil-...e7-leYcIHp_uxPkgkgBjeu-3Vc6Vlz1xoC-X0QAvD_BwE

O HP não me parece que esteja muito optimizado para autonomia, pelo que referem no site, apostava em 5h com o uso que referes..

O Lenovo, não consegui encontrar grande informação, o chassis que ele usa, salvo erro é igual ao que o Governo tem entregado no âmbito da escola digital.. Plástico e duvido que tenha uma dissipação de calor muito eficiente..
Esse HP e Lenovo, salvo erro, foram os mesmos que vi há pouco na Aquário. Acima dos 500€ é realmente um mau negócio, mas neste momento são os preços do mercado. :(
 
  • Like
Reações: killermartins

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,505
7,335
Esse HP e Lenovo, salvo erro, foram os mesmos que vi há pouco na Aquário. Acima dos 500€ é realmente um mau negócio, mas neste momento são os preços do mercado. :(
Eu já tenho dito a alguns para segurarem a ver no que isto dá porque não tenho dúvidas que na necessidade de escola online e tele trabalho, muita gente acabou por ter de comprar o que podia no seu orçamento e dentro de poucos anos terá de voltar comprar..
 
  • Like
Reações: N.

fcportos90

Lugar Anual
30 Julho 2020
23,296
19,761
Conquistas
27
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • José Mourinho
  • Paulinho Santos
Obrigado pela atenção pessoal.

Secalhar vou tentar ver um desses da Asus para ver o que valem.
 

mack

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,411
6,172
Malta, precisava de uma ajudinha, o meu portatil desde que passou de Win7 para Win10 ficou uma desgraça, lento como tudo, acham que um disco ssd resolve o assunto? Se sim , processo de troca e instalação é fácil?
 

Ferreira1975

Bancada lateral
12 Março 2018
603
313
Os discos SSD são um milagre, fazem de um chaço um instrumento de ponta, não sei qual é o processador do computador nem a placa gráfica, mas para uso corriqueiro é suficiente.
 

mack

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,411
6,172
Os discos SSD são um milagre, fazem de um chaço um instrumento de ponta, não sei qual é o processador do computador nem a placa gráfica, mas para uso corriqueiro é suficiente.
Obrigado, só tenho é a dúvida de como farei a instalação do windows, tenho de pedir o ficheiro iso na pagina da windows? peço pelo windows 7 ou pelo windows 10? Ou há algum método melhor?
 

magico_10

Arquibancada
26 Maio 2014
102
24
Obrigado, só tenho é a dúvida de como farei a instalação do windows, tenho de pedir o ficheiro iso na pagina da windows? peço pelo windows 7 ou pelo windows 10? Ou há algum método melhor?
nao precisas, fazes um clone do disco original para um ssd e fica tudo a funcionar na mesma.
 
  • Like
Reações: mack

Jared Miller

Bancada central
30 Julho 2007
1,662
453
Companheiros de fórum, preciso de ajuda para resolver uns problemas relacionados com a criação de uma base de dados Access. Será que alguém tem conhecimentos desse software para ajudar?
Obrigado