Defour

P

Pelado

Guest
fcp1987 disse:
a culpa deve ser do VP
A culpa é do VP pois o treinador deveria colocar o Fernando no banco e meter o Defour na posição onde consensualmente rende mais.
 
M

mrk

Guest
A ideia que tenho do Defour no Standard é que jogava a duplo pivot. Não são muitos os jogos que vi dos belgas, e não tinha os olhos nele particularmente, mas tenho a ideia que eram Defour e Witsel (ou Daerden) como os médios mais recuados no 4-2-3-1 com o Camargo a 10, sendo que alternavam nas subidas entre os pivots. Quando o Camargo saiu, o Standard passou a jogar em 4-4-2 com o Tchité e o Cyriac a jogarem atrás do ponta de lança.

Cada vez me convenço mais que Defour foi contratado para jogar a 6.

Desde AVB que o Porto tentou alternar para um 6 que saia a jogar. A discussão que Fernando não era o que AVB queria e que estaríamos a tentar mudar o sistema é, para mim, a razão pela qual Fernando ainda não renovou e que ainda lhe dá um estatuto de prescindível. E assusta-me que o Polvo possa sair do Porto, especialmente por valores que não correspondem minimamente ao seu valor. É o nosso patinho feio, e no entanto é o melhor trinco do mundo. Sem palas, sem clubismos. Hulk não é melhor que Messi. Hélton não é melhor que Neuer, James ainda não é nenhum Ribery. Mas Fernando é, como trinco, como pêndulo do meio campo, o melhor que existe. É pena que AVB e VP gostem mais dum 6 como médio defensivo no estilo de Busquets. A tal barcelonização...

Neste contexto Defour encaixa perfeitamente. Tem garra, qualidade técnica, visão de jogo em posse. Tem cultura táctica e sabe defender. Ressentiu-se de jogar como 6 no Porto onde joga sem apoio. Num sistema de duplo pivot irá encaixar melhor. Quando tivemos as limitações de Guarín e Belluschi, Defour foi chamado para jogar ao lado de Moutinho como o 8 mais ofensivo. Ainda não experimentou na totalidade a posição que fazia no Standard.


Em resumo, a minha leitura: Temos no Fernando um trinco dispensável. No Moutinho um 8 que pode jogar num sistema de duplo pivot, e Defour a encaixar ao seu lado. Temos Lucho que é um 8 ofensivo, que com a idade tenderá (se já não começou) a perder verticalidade, colocado a 10.

As dúvidas que tenho no meio campo do Porto são as seguintes:
-Fernando está no mercado?
-Castro é alternativa a Moutinho caso este saia?
-Porque está James amarrado à linha se temos então espaço para um 10?
 

BluenWhite

Arquibancada
9 Março 2012
337
7
Pelado disse:
A culpa é do VP pois o treinador deveria colocar o Fernando no banco e meter o Defour na posição onde consensualmente rende mais.
Não diria que é assim tão consensual. O Defour jogou poucas vezes no FCP nessa posição. Certamente não é a sua preferida porque próprio já o manifestou em entrevistas. Não seria o primeiro que encontrava a "sua" posição "à força", mas não deixa de ter o seu significado. Do que conheci dele na Bélgica e o que vi dele no Porto, não sou o maior crente da tese que ele será melhor trinco do que 8. A amostra ainda é muito pequena.

mrk disse:
A ideia que tenho do Defour no Standard é que jogava a duplo pivot. Não são muitos os jogos que vi dos belgas, e não tinha os olhos nele particularmente, mas tenho a ideia que eram Defour e Witsel (ou Daerden) como os médios mais recuados no 4-2-3-1
Nos jogos que vi a época anterior no Standard, o Witsel era um médio/avançado, practicamente um 10. O Defour era o médio que equilibrava a equipa, um 8. Um pouco o que o Witsel faz hoje no slb.

mrk disse:
Desde AVB que o Porto tentou alternar para um 6 que saia a jogar. A discussão que Fernando não era o que AVB queria e que estaríamos a tentar mudar o sistema é, para mim, a razão pela qual Fernando ainda não renovou e que ainda lhe dá um estatuto de prescindível.
A teoria era essa, que o AVB não gostava de um trinco como o Fernando. A verdade é que nunca prescindiu dele. O Obi Mikel é 100 vezes pior que o Fernando, mas era o mais utilizado na posição de médio defensivo com AVB no Chelsea. Depois Essien regressou e o Chelsea raramente usou outro que não um desses dois. Acho que esse "menosprezo" pelo Fernando era mais mito que outra coisa. Tenho muito medo dessa corrente de ideias que defende que o FCP, tal como tem sido construido, pode passar sem um "Fernando". Vai ser aquele jogador que muitos só vão apreciar quando já não o tivermos.

mrk disse:
Neste contexto Defour encaixa perfeitamente. Tem garra, qualidade técnica, visão de jogo em posse. Tem cultura táctica e sabe defender. Ressentiu-se de jogar como 6 no Porto onde joga sem apoio. Num sistema de duplo pivot irá encaixar melhor.
No fundo não é em duplo pivot que temos jogado? A verdade é que o Defour joga tão recuado que parece estar em linha com o Fernando. Não sei se é premeditado ou se as circunstâncias do jogo o têm ditado. A verdade é que nesta pré-temporada, com ele em campo, é isso que já tem acontecido.
 
G

goldragon

Guest
Lembro-me perfeitamente nos primeiros dias de AVB ter saido no "Ojogo" que o AVB pediu a Fernando que este fosse o 1º homem de construção, ou seja, que arriscasse em avançar mais no terreno e que ele próprio para além de construir o jogo adversário, construiria o nosso.
Uma qualidade que o Fernando infelizmente não possui mas tem outras tantas que seria, de todo impossivel retira-lo do 11. Penso que a sua renovação não está em nada influenciada com a época do AVB, pois tivemos toda a epoca passada onde vimos que é um jogador fundamental.

Mas por exemplo, acho que o Defour com o AVB seria obviamente um trinco a ter em conta. É bom a defender (não tão bom como Fernando, nem tem a agilidade do mesmo), mas é bom a sair a jogar, não tem medo de aparecer em terrenos mais avançados, e tem boa leitura de jogo. Precisa de se "libertar" pois ainda parece jogar algo " a medo " mas nada que o AVB nao resolvesse, dando-lhe a motivação que lhe falta.

E já agora, é mais que óbvio que o Defour (quando joga) aparece num sistema 4-2-3-1 e não penso que seja por acaso. Já em vários jogos na temporada passada fiquei com a ideia que o VP quer implementar esta tática, nem que seja em jogos especificos. Penso que aí o Defour é uma peça fundamental deste sistema, o problema reside mesmo no Fernando ( o habitual companheiro no "2" ) que não tem a mesma dimensão ao jogar em "cunha". Penso que se dá melhor num sistema como o nosso tipico 4-3-3 em que varre aquela zona sozinho.
 
M

mrk

Guest
BluenWhite disse:
Nos jogos que vi a época anterior no Standard, o Witsel era um médio/avançado, practicamente um 10. O Defour era o médio que equilibrava a equipa, um 8. Um pouco o que o Witsel faz hoje no slb.
Isso já foi na época que o Camargo saiu. Antes disso jogavam os 2 em duplo pivot, o Camargo era indiscutível como 10. Depois mudaram e passou o Witsel mais para a frente, e nos jogos fora jogavam com um avançado móvel e os 2 (Defour e Witsel) mais recuados. Pelo menos do que vi, posso estar errado.

BluenWhite disse:
No fundo não é em duplo pivot que temos jogado? A verdade é que o Defour joga tão recuado que parece estar em linha com o Fernando. Não sei se é premeditado ou se as circunstâncias do jogo o têm ditado. A verdade é que nesta pré-temporada, com ele em campo, é isso que já tem acontecido.
Não me lembro de o ver jogar em linha com o Fernando. Não tive oportunidade de acompanhar a pré-temporada. Na última época, era Moutinho a fazer essa posição indiscutivelmente, e Defour só foi chamado para ocupar o outro lugar do meio campo, depois de Guarin e Belluschi, e antes de Lucho. No final da época, já depois do Simonian ter revelado que o Lucho não estava confortável na sua "nova" posição, voltámos a jogar no 4-3-3 clássico em vários jogos. Algo que continuo a acreditar que foi oque nos ganhou o campeonato, as melhorias foram notórias no futebol praticado, mas existem demasiadas variáveis para bater no VP com algo assim. Por isso fica só como minha impressão, e uma esperança de ver mais o 4-3-3 com Lucho no seu lugar do que o 4-2-1-3 previsível e aborrecido esta época.
 

superdino

Bancada lateral
31 Março 2012
747
0
41
Vi uns quantos jogos do standard mas antes da lesão, ou seja 2 épocas antes de vir para o Porto. Cá para mim, o Steven era 1 dos 2 médios defensivos mas subia muitoi
 
P

Pelado

Guest
BluenWhite disse:
Não diria que é assim tão consensual. O Defour jogou poucas vezes no FCP nessa posição. Certamente não é a sua preferida porque próprio já o manifestou em entrevistas. Não seria o primeiro que encontrava a "sua" posição "à força", mas não deixa de ter o seu significado. Do que conheci dele na Bélgica e o que vi dele no Porto, não sou o maior crente da tese que ele será melhor trinco do que 8. A amostra ainda é muito pequena.
Mesmo na Selecção, jogou o último jogo contra a Holanda na posição 6. E com bons resultados, confirmado até pelos elogios dos colegas de Selecção.

Mas também concordo que a amostra é pequena. De qualquer forma, a amostra nas outras posições é já suficientemente ampla para todos sabermos que a sua performance aí é modesta pelo que lhe resta mostrar algo mais na posição 6.
 
M

Mercador

Guest
Acho o Defour um pouco inconstante. Ainda nada mostrou, penso que só fez um jogo relativamente razoável
 
C

Costinha_87

Guest
O lugar do Defour é a 8. É ai que se irá estabelecer como o novo Moutinho. A 6 pode sempre fazer grandes exibições como aquela em Braga porque realmente é um enorme jogador, mas nunca será a posição em que se fixará como estrela internacional.
 
D

Dracarys

Guest
Costinha_87 disse:
O lugar do Defour é a 8. É ai que se irá estabelecer como o novo Moutinho. A 6 pode sempre fazer grandes exibições como aquela em Braga porque realmente é um enorme jogador, mas nunca será a posição em que se fixará como estrela internacional.
Já falei muitas vezes contigo sobre o Defour e deves pensar o que penso sobre ele. Espero estar enganado e aprecio a esperança que depositas nele.
 

ruihbk

Bancada lateral
8 Março 2012
771
606
Não concordo, penso que o Defour poderá ser um grande 6, um jogador diferente, estamos habitados a jogadores que podem em certos momentos do jogo serem 3º centrais, esse não é o caso do Defour, mas sai melhor a jogar, ocupa bem os espaços, e desarma bem os adversários. Para 8, penso que será difícil, não consegue levar o jogo para a frente, os passes são quase sempre para os lados, ou para traz.
 
J

Jorupe

Guest
Deixem-no crescer!
Lembram-se das primeiras épocas do BAlves, Bosingwa, Maicon?? E outros...

Para mim, será um bom 8 mas com mais vertente defensiva. Tem de crescer na dinâmica de jogo ofensiva. Acho q actualmente é a melhor hipótese para 6, fora o Fernando claro está. Talvez Danilo esteja ao mesmo nível nesse lugar.

 
F

FilipeL

Guest
Quero ve lo no Lugar de fernando amanha contra o olhanense... acho que é o lugar que mais se adequa a ele...
 
R

ribeirinho

Guest
FilipeL disse:
Quero ve lo no Lugar de fernando amanha contra o olhanense... acho que é o lugar que mais se adequa a ele...
E se tu queres,vai lá jogar aí de quem te falte ao respeito.
 

Sangue Azul

Tribuna Presidencial
24 Agosto 2012
9,232
1,642
Porto
Hoje à noite o Defour tem uma possibilidade de ouro de demonstrara que a excelente atuação em Braga no ano passado não foi por acaso e que é alternativa válida ao Fernando quando este não puder jogar.

Força Defour
 

N10

Arquibancada
24 Agosto 2012
112
0
Em minha opinião hoje o Defour vai jogar na posição onde consegue apresentar melhor rendimento. Era muito bom ele hoje arrancar um grande jogo. Confio no defour, ainda nus vai dar muitas alegrias