Defour

Dragon Force

Tribuna
9 Março 2012
4,881
577
Gostava de saber quais os elementos do onze que estão num  nível exibicional melhor que o do Defour neste momento. Fernando, Fabiano e....?

Jackson, Alex, Varela, Mangala, C. Eduardo e por aí em diante parece que passam pelos pingos da chuva.

Defour nunca vai ser Moutinho. E quem espera por isso vai ter sempre forma de dizer mal. Neste fórum é um mal amado mas o que tenho visto é que mal PF foi porta fora agarrou logo o lugar (com a concorrência actual mau era) e era um dos jogadores da confiança de VP que o chegou a elogiar publicamente na temporada passada pela capacidade de desempenhar com qualidade vários papéis dentro de campo.

Mika-Genebra

Tribuna
28 Novembro 2013
4,485
0
Dragon Force disse:
Gostava de saber quais os elementos do onze que estão num  nível exibicional melhor que o do Defour neste momento. Fernando, Fabiano e....?

Jackson, Alex, Varela, Mangala, C. Eduardo e por aí em diante parece que passam pelos pingos da chuva.

Defour nunca vai ser Moutinho. E quem espera por isso vai ter sempre forma de dizer mal. Neste fórum é um mal amado mas o que tenho visto é que mal PF foi porta fora agarrou logo o lugar (com a concorrência actual mau era) e era um dos jogadores da confiança de VP que o chegou a elogiar publicamente na temporada passada pela capacidade de desempenhar com qualidade vários papéis dentro de campo.
Até ao momento a unica coisa mesmo certinha é que ainda nao atingiu no campo o mesmo nivel que ja atingiu nos media. Para quem tanto fala e exige devia quando é aposta mostrar muito mais. Nao acho Defour um pessimo jogador, agora a verdade é que nao se destaca em nada. Eu até era dos que pensava que Defour iria atingir um nivel alto e ser uma referencia do clube (ou pelo menos um jogador importantissimo) mas neste caso em concreto tenho de dar a mao à palmatoria e admitir que ele nao passa daquilo que temos visto. Jogador razoavel/mediano.

S

Simplício

Guest
Não temos nenhum Moutinho no meio-campo. Não há nenhum jogador com um perfil sequer próximo ao dele, já nem falo da qualidade. E esse tem sido um dos nossos principais problemas. Moutinho jogava e fazia jogar, equilibrava atrás e descobria o caminho na frente. Não sabia jogar mal. Que saudades.

Drag72

Tribuna
9 Março 2012
3,100
63
52
Lisboa
Eu é que pelos visto não me fiz entender, falei no Moutinho (qualidade) não na posição, o Defour não é um recém chegado, está cá há 3 anos, fez alguma época excelente, não fez, se vocês acham que o Defour acrescenta algo ao Porto eu não acho, para mim jogadores como Fernando e Moutinho (jogadores do meio campo) acrescentam a qualidade que deve ser a exigência do Porto.

Vejo mais qualidade e/ou potencial em Quintero, Carlos Eduardo e Herrera que no Defour.

VitorPT

Tribuna
14 Abril 2012
3,699
4,547
Por ai
3 jogadores completamente diferentes do Defour, nem ele csgue fazer tudo o que os outros 3 fazem, nem os outros 3 conseguem fazer metade do que o Defour faz...lá porque são médios não quer dizer que as qualidades de cada um sejam iguais, se queres que te diga na minha opinião, o mais parecido de todos com o Moutinho é o Herrera...o menos é o Quintero o Carlos Eduardo para mim é um jogador de passada larga que gosta de olhar o jogo de trás para a frente e quando o metem a jogar a dez atrapalha-se um bocado, já o Defour é um complemento lutador para o artista que estiver ao lado dele que mexe a bola que corre atrás que corre para a frente e nao se cansa que ate´aos 90 minutos pode aparecer na pequena área do FC Porto a cortar 1 bola

coelhofcp

Bancada central
1 Setembro 2012
1,261
294
VitorPT disse:
É IMPOSSÍVEL o Defour substituir o Moutinho porque o Defour não é o tipo de jogador que o Moutinho é, por isso não exijam que o Defour faça de Moutinho....
O problema é que o Defour não só continua longe do Moutinho mas também de jogadores como o Maniche, Meireles, Guarin...jogadores que quando era preciso, para desbloquear jogo de um dos lados, faziam um passe longo com precisão para o lado oposto. Tinham boa meia distância, capacidade de último passe...e é deste "tipo" que nos habituámos e que queremos para aquela posição. 

nike

Tribuna Presidencial
22 Janeiro 2008
8,681
4,645
Texas, 1983
futebol-cerebral.blogspot.com
VitorPT disse:
3 jogadores completamente diferentes do Defour, nem ele csgue fazer tudo o que os outros 3 fazem, nem os outros 3 conseguem fazer metade do que o Defour faz...lá porque são médios não quer dizer que as qualidades de cada um sejam iguais, se queres que te diga na minha opinião, o mais parecido de todos com o Moutinho é o Herrera...o menos é o Quintero o Carlos Eduardo para mim é um jogador de passada larga que gosta de olhar o jogo de trás para a frente e quando o metem a jogar a dez atrapalha-se um bocado, já o Defour é um complemento lutador para o artista que estiver ao lado dele que mexe a bola que corre atrás que corre para a frente e nao se cansa que ate´aos 90 minutos pode aparecer na pequena área do FC Porto a cortar 1 bola
Isto mesmo.

VitorPT

Tribuna
14 Abril 2012
3,699
4,547
Por ai
REALLYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYY, quem é que fez o passe a rasgar para o Licá que deu o golo ao Porto no jogo de ontem?

8Chilavert8

Bancada central
12 Novembro 2012
1,841
0
È incrivel como é que um jogador destes ganha tanto prestigio internacional.
Há jogadores sobrevalorizados e que nunca jogam aquilo que a imprensa "diz" que jogam mas este caso é abuso.
Leva me a querer que o nivel do nosso campeonato não é assim tão baixo!
Cuidado com os jogadores que se observam na Belgica que podem ser bem menos capazes do que se julga

8Chilavert8

Bancada central
12 Novembro 2012
1,841
0
VitorPT disse:
REALLYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYY, quem é que fez o passe a rasgar para o Licá que deu o golo ao Porto no jogo de ontem?
Foi o ressalto no calcanhar do jogador do belenenses porque senão a bola ia para fora...

coelhofcp

Bancada central
1 Setembro 2012
1,261
294
Só se for um passe a rasgar com "espinhas". O Defour queria fazer tudo menos uma passe a rasgar, a bola é que bateu no do belem e passou por detrás do defesa.

Defour e passe a rasgar é quase mito!!

VitorPT

Tribuna
14 Abril 2012
3,699
4,547
Por ai
pronto fiquei agr a saber que um passe deixa de ser um passe só pq toca no CALCANHAR de um jogador adversário....vocês quando emperram com alguém são mesmo tristes...vão lá para o topico dos homens do presidente destilar ódio lol

8Chilavert8

Bancada central
12 Novembro 2012
1,841
0
VitorPT disse:
pronto fiquei agr a saber que um passe deixa de ser um passe só pq toca no CALCANHAR de um jogador adversário....vocês quando emperram com alguém são mesmo tristes...vão lá para o topico dos homens do presidente destilar ódio lol
A unica coisa triste aqui é mesmo o nivel que a nossa equipa apresenta!Isso é que é realmente triste

Drag72

Tribuna
9 Março 2012
3,100
63
52
Lisboa
Que tal nós perguntarmo-nos se o Defour tinha lugar no meio campo do Benfica .... deve ser esta a nossa exigência, os arbitros e a CS estão do lado deles por isso nós temos que ter melhores jogadores e neste momento não temos.

O Defour pode ser util para entrar (2ª linha) mas no momento em que é titular é porque a nossa equipa está com défice de qualidade.

8Chilavert8

Bancada central
12 Novembro 2012
1,841
0
Dragon_Forever disse:
Que tal nós perguntarmo-nos se o Defour tinha lugar no meio campo do Benfica .... deve ser esta a nossa exigência, os arbitros e a CS estão do lado deles por isso nós temos que ter melhores jogadores e neste momento não temos.

O Defour pode ser util para entrar (2ª linha) mas no momento em que é titular é porque a nossa equipa está com défice de qualidade.
Deviamos pensar se teria lugar nas melhores equipas que tivemos...

RXavier10

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
13,544
5,738
HugoReb disse:
Ponto prévio: Acho que o Defour quando joga numa posição mais recuada do terreno (como fez neste ultimo jogo) consegue potenciar melhor as suas qualidades e dar á equipa um maior equilíbrio. Existem vários tipos de médio defensivo, e não sendo um Fernando, não ºe nenhum tosco a jogar nessa posição.

Agora, tem mostrado um grande problema - a evolução do seu jogo. Por exemplo, o Fernando mostrou evolução a nível de qualidade de passe e construção (1ª fase de construção) quando foi trabalhado para isso. O Defour, embora consiga, a espaços, demonstrar um ou outro bom apontamento a nível do passe de rotura, demonstra insistentemente dificuldades na construção, no passe (curto ou mais longo) e mesmo na capacidade de procura de espaços para se soltar, o que significa um grande handicap param jogador que ocupa posições mais avançadas no meio campo. E simplesmente não consegue demonstrar evolução consistente nesse capítulo.

Mais grave ainda é que é o tipo de deficiência que para alem de prejudicar a equipa, prejudica também os jogadores que jogam com ele no meio campo. Durante o jogo com o Napoles tive a oportunidade para dar a minha opinião sobre este facto: O C.Eduardo, estando a fazer um jogo muito mau, é na minha opinião muito prejudicado pelo tipo do jogo do Defour. o C.Eduardo è obrigado a recuar imenso, pois não existe ligação entre o meio campo defensivo (ou mesmo entre a defesa) e o meio campo de construção, e acaba por ciar um excesso de jogadores no miolo do terreno e um buraco entre o meio campo e o ataque, dificultando a acção colectiva da equipa e a sua própria acção individual. Quando não recua, vê-se obrigado a receber bolas vindas de balões da defesa ou passes deficitários do meio campo, o que não ajuda em nada a sua prestação ofensiva.

É um pouco injusto dizer que o Defour não é jogador com  a qualidade necessária para o Porto, eu prefiro dizer que, no nosso modelo de jogo (e tendo um jogador como o Fernando na equipa) o Defour acaba por se tornar um jogador que não encaixa, e que por isso nunca verá o seu desempenho reconhecido.

Abraço
Concordo em parte, mas pergunto: Que sequência de jogos teve o Defour para poder-se dizer que evoluiu? Aliás, pergunto mais, que sequência de jogos fez ele na sua posição? Desde que chegou ao Porto esteve 2 anos na sombra do Moutinho, onde foi fazendo uns joguitos aqui e acolá às vezes a 6 outras a 8 outras a extremo. Este ano, até à entrada do Luis Castro alternou a posição 8 com o banco.

De resto, concordo contigo quando dizes que parece jogar melhor quando joga numa posição mais recuada do meio campo. De toda a maneira parece que por vezes está a jogar sobre brasas, nomeadamente no jogo em Nápoles. À mínima pressão, desfazia-se da bola sem critério. Não sei se estaria a acusar apenas a pressão daquele jogo ou dos adeptos, mas a verdade é que existe já um desgaste, ele deve saber perfeitamente que não é nenhum dos meninos bonitos do público.

6 Novembro 2013
2,951
756
Porto
RXavier10 disse:
Concordo em parte, mas pergunto: Que sequência de jogos teve o Defour para poder-se dizer que evoluiu? Aliás, pergunto mais, que sequência de jogos fez ele na sua posição? Desde que chegou ao Porto esteve 2 anos na sombra do Moutinho, onde foi fazendo uns joguitos aqui e acolá às vezes a 6 outras a 8 outras a extremo. Este ano, até à entrada do Luis Castro alternou a posição 8 com o banco.

De resto, concordo contigo quando dizes que parece jogar melhor quando joga numa posição mais recuada do meio campo. De toda a maneira parece que por vezes está a jogar sobre brasas, nomeadamente no jogo em Nápoles. À mínima pressão, desfazia-se da bola sem critério. Não sei se estaria a acusar apenas a pressão daquele jogo ou dos adeptos, mas a verdade é que existe já um desgaste, ele deve saber perfeitamente que não é nenhum dos meninos bonitos do público.
Antes da entrada de Luís Castro Defour alternava o banco com a bancada, deixa-me dizer-te...

RXavier10

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
13,544
5,738
dragao_de_ramalde disse:
Antes da entrada de Luís Castro Defour alternava o banco com a bancada, deixa-me dizer-te...
Não é esse o cerne da questão. Além disso, sei bem que não era opção antes do LC, afinal de contas eu vi quase todos os jogos do Porto este ano...