Despedidas do mundo dos vivos

Nuno Martins

Tribuna Presidencial
5 Novembro 2006
13,197
11
47
Trofa
Philipp disse:
Ator Gonçalo Diniz tem cancro nos testículos

Gonçalo Diniz foi diagnosticado com um cancro nos testículos, tendo já iniciado tratamentos de quimioterapia no IPO, em Lisboa, confirmou, ao JN, fonte próxima do ator.
Estou a padecer do mesmo mal. Apesar de tudo, é dos "melhores" cancros, com uma taxa de cura de 95 por cento. O Lance Armstrong e o Nuno Marçal foram dois desportistas que também o tiveram.

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,751
Conquistas
1
  • José Mourinho
Nuno Martins disse:
Estou a padecer do mesmo mal. Apesar de tudo, é dos "melhores" cancros, com uma taxa de cura de 95 por cento. O Lance Armstrong e o Nuno Marçal foram dois desportistas que também o tiveram.
Boa sorte. Ainda bem que a taxa de cura neste caso é alta. Pena que não seja assim noutros tipos de cancro.

Jester

Tribuna Presidencial
25 Outubro 2010
18,341
14,031
Conquistas
4
40
Porto
  • Jorge Costa
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Domingos
Muita força caro Nuno Martins e pensamento positivo, as coisas hão-de correr bem :)

O cancro é uma merda, já era mais que altura de se vencer esta guerra.

Nuno Martins

Tribuna Presidencial
5 Novembro 2006
13,197
11
47
Trofa
Obrigado! Já estou quase no final da quimioterapia, segundo os médicos neste momento já devo estar limpo. Depois começam os exames para despiste. Aproveito para fazer o que os médicos me disseram, aconselhar os amigos: face a qualquer alteração no corpo ir IMEDIATAMENTE ao médico, em especial se essa alteração não causar dor. E aproveito também para louvar, numa altura em que se critica tudo o que é do estado, todos os médicos, enfermeiros e auxiliares do Hospital de São João, gente do melhor em todos os aspectos. Serviço de excelencia. Duvido que em qualquer hospital privado fosse tão bem tratado, além de que lá, atendendo à doença que é, existe a experiencia e formação que os privados não têm.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,769
31,783
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Força Nuno e um enorme abraço... mas não é qualquer porcaria que derrota um Dragão..

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,598
901
Força Nuno!

Eu sei bem o que isso é, já que estou a estudar essa área. E é realmente importante fazer o que disseste: mal se encontre um papo que não era suposto aparecer, é ir imediatamente ao médico. Porque, ao contrário do que muita gente pensa, a quimio e a radio não são os fatores mais importantes para a cura, mas sim a antecedência com que o tumor é descoberto. Um tumor, independentemente do grau de agressividade, tem elevadas hipóteses de ser curado se for descoberto atempadamente.
E cabe somente a todos nós fazer com que esta doença não seja a fatalidade que é, uma vez que temos dos melhores tratamentos e dos melhores profissionais, mas que não conseguem fazer muito se os doentes lhes chegarem às mãos já em estadios avançados.

Desculpem este testamento, mas acho que é importante alertar a população que diminuir a fatalidade desta doença depende somente de nós :)

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
21,930
18,201
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Nuno Martins disse:
Obrigado! Já estou quase no final da quimioterapia, segundo os médicos neste momento já devo estar limpo. Depois começam os exames para despiste. Aproveito para fazer o que os médicos me disseram, aconselhar os amigos: face a qualquer alteração no corpo ir IMEDIATAMENTE ao médico, em especial se essa alteração não causar dor. E aproveito também para louvar, numa altura em que se critica tudo o que é do estado, todos os médicos, enfermeiros e auxiliares do Hospital de São João, gente do melhor em todos os aspectos. Serviço de excelencia. Duvido que em qualquer hospital privado fosse tão bem tratado, além de que lá, atendendo à doença que é, existe a experiencia e formação que os privados não têm.
Confirmo. Há muitos anos atrás, tive uma pessoa muito próxima de mim que padeceu de cancro da mama, mas como descobriu com bastante antecedência, extraiu o tumor não tendo até agora nenhum sintoma recidivo (não tenho a certeza se é este o termo técnico). Já se passaram cerca de 19 anos.

Excelentemente tratada no IPO e até hoje muito reconhecida a todos os profissionais (incluo os voluntários que passam muitas horas no local para ajudar no que é preciso e dar apoio aos doentes) com quem contactou. Nunca se esquece deles/as.

Muita força, Nuno.

Nuno Martins

Tribuna Presidencial
5 Novembro 2006
13,197
11
47
Trofa
Obrigado pela palavras a todos! Felizmente e apesar de tudo tive sorte porque como já disse atrás este é o tipo de cancro, juntamente com um tipo de cancro de pele que não me lembro o nome, em que a medicina garante quase a 100 por cento a cura total. Quero deixar uma palavra para algo que não posso ficar indiferente: o cancro nas crianças; quando estou na sala de espera do hospital por vezes vejo crianças de 3, 4, 5 anos a passar no corredor. Tenho de desviar o olhar. Ao pensar no sofrimento que a certas alturas esta doença causa, juntamente com os tratamentos, faz-me pensar: Deus existe? A minha médica já me disse que por vezes depois de estar com algumas crianças tem de chorar sozinha; e estamos a falar duma profissional, ainda por cima jovem (38 anos), que já viu muita coisa. Isto diz bem o que esta doença pode fazer...

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
10,472
4,404
35
Porto
Força Nuno e obrigado pelo teu testemunho e pelos teus conselhos. No outro dia vi-te a fazer uma piada com a tua doença e admirei o teu sentido de humor. Não é qualquer pessoa que tem essa força de brincar com as coisas.

Maldito cancro. Recentemente perdi o meu avô por causa dessa maldita doença , há alguns atrás a minha avó. É mesmo aproveitar a vida ao máximo , de um momento para o outro tudo muda e parece que cai tudo em cima de nós.

Nuno Martins

Tribuna Presidencial
5 Novembro 2006
13,197
11
47
Trofa
Eu tenho levado este problema com descontração porque sei que não é muito grave e que vou ficar bem, e porque todo o pessoal médico tem sido impecável. O pior mesmo tem sido aguentar certos  efeitos da quimioterapia alguns dias.  Mas sei que há muito piores, mais longos, e com piores perspectivas de cura... e isso não deve ser fácil de enfrentar...

F

FCP777

Guest
Nuno,

Infelizmente o cancro levou meu Avô em 1997, depois minha Mãe com 39 anos em 2001.
Em 2010 foi a vez do meu Pai...

O moral de uma pessoa é a coisa (aos meus olhos) mais importante nessas doenças.

Que tudo corre bem para ti e tua familia.

Um ENORME ABRAÇO AMIGO!!! Forças e Coragem.

M

Mike_Walsh

Guest
Nuno Martins disse:
Eu tenho levado este problema com descontração porque sei que não é muito grave e que vou ficar bem, e porque todo o pessoal médico tem sido impecável. O pior mesmo tem sido aguentar certos  efeitos da quimioterapia alguns dias.  Mas sei que há muito piores, mais longos, e com piores perspectivas de cura... e isso não deve ser fácil de enfrentar...
Ó Nuno, falares sobre o teu cancro no tópico da «despedida do mundo dos vivos», fogo! (estou a bater na madeira)...
Tens sorte de ser nos tomates e não noutro sítio qualquer. O meu sobrinho mais velho, menos de 30 anos, teve há 3 ou 4 anos um cancro no mesmo sítio. Fartei-me de chorar na altura. A cura foi total e 3 anos depois já é pai e eu tio-avô.
Sei de algo que mata de vez esse tipo de bicho. Começa por E, acaba em A e tem no meio «scadinh». Aparece da próxima vez...
Força aí, pá!

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,619
8,008
46
Lisboa
Nuno Martins disse:
juntamente com um tipo de cancro de pele que não me lembro o nome, em que a medicina garante quase a 100 por cento a cura total.
Carcinoma Basocelular. Ao contrário do Melanoma que é das piores merdinhas que se pode apanhar (se não for numa fase muito inical)

Força Nuno, e passa esta conversa para o Tópico dos lutadores sff.

Nuno Martins

Tribuna Presidencial
5 Novembro 2006
13,197
11
47
Trofa
FCP777, lamento imenso.. mantém-te sempre atento ao corpo, muitas vezes a cura depende do estadio em que se descobre a doença.. Mike, também já pensei nisso, infelizmente é o tópico em que se fala nas vítimas desta doença!.. Eu já era pai antes da doença, mas mesmo assim os médicos quase que me "obrigaram" a criopreservar esperma antes da quimioterapia, porque esta enfraquece os espermatozóides. E então também o fiz lá no hospital S. João. Além disso também me meteram uma prótese no lugar da "bola" que me tiraram, para não ficar com o defeito.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,769
31,783
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Oh nuno, com prótese ou sem prótese é preciso seres um homem com uns ENORMES tomates para ter a atitude que estás a ter.. Eu fico completamente assoberbado perante pessoas como tu, que têm a dignidade de lutar, enfrentar estas coisas de frente, dar o seu próprio exemplo, partilhar connosco um pouco da tua própria privacidade faz de ti um homem que admiro imenso.. Tenho a certeza que irá correr tudo bem. Um enorme abraço.

Nuno Martins

Tribuna Presidencial
5 Novembro 2006
13,197
11
47
Trofa
:) Quando "elas" aparecem pouco adianta "morrermos" antes do tempo, temos de tentar ser fortes. Mas já disse e repito, este meu positivismo é porque sei que tenho todas as hipóteses de ficar curado. Não sei como reagiria se a doença fosse noutro local e com outro prognóstico...