Despedidas do mundo dos vivos

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,328
323
Porto
não sei quanta fortuna acumulou em vida com o dom que tinha para a música, mas pautou a sua vida pela humildade.

fcporto56

Tribuna Presidencial
26 Julho 2006
7,173
0
Sacramento
Cesaria Evora a Grammy-winning singer who brought the \"morna\" music of her native Cape Verde to the world, died today in her home country, the Associated Press reports. She was 70.

Born on Aug. 27, 1941, in Mindelo -- a port city in an archipelagic nation located off the western coast of Africa -- Evora began singing as a teenager, after a friend convinced her to take the stage of a local tavern. Initially paid in free drinks, she became known as the \"Barefoot Diva,\" as she performed her homeland\'s eclectic, soulful music without shoes.

Blessed with a voice the French newspaper Le Monde once said could \"melt the soul,\" Evora was no overnight success. She didn\'t find international fame until 1988, when her album \'Le Diva Aux Pieds Nus,\' or \'Barefoot Diva,\' made her a global phenomenon. Seven years later, her mega-selling \'Cesaria\' earned her a Grammy nomination and led to a world tour.

In 2003, her \'Voz D\'Amor\' album won a Grammy in the World Music category. Two years later, the lifelong smoker was diagnosed with heart problems, and after suffering a stroke in September 2011, she announced her retirement.

Often compared to jazz legend Billie Holiday, Evora popularized a style of music reflective of Cape Verde\'s international character. Throughout the 1940s, nightclubs in the former Portuguese colony attracted sailors from around the world, and in a 2000 interview with the AP, Evora described the genre that made her a superstar.

\"Our music is a lot of things,\" she said. \"Some say it\'s like the blues, or jazz. Others says it\'s like Brazilian or African music, but no one really knows. Not even the old ones.\"

J

jovifcp

Guest
Deprimente ver o minuto de \"ovação\" em vez do minuto de silêncio.

Envergonhem-se os que se levantam e batem palmas!! Vejam como se respeitam minutos de silêncio em Inglaterra, ou em países germânicos ou nórdicos.

M

Mokiev

Guest
> jovifcp Comentou:

> Deprimente ver o minuto de \"ovação\" em vez do minuto de silêncio.

Envergonhem-se os que se levantam e batem palmas!! Vejam como se respeitam minutos de silêncio em Inglaterra, ou em países germânicos ou nórdicos.

--------

Quando é um artista com obra feita e um legado de respeito em Inglaterra é com...palmas.

Quando é uma catástrofe, um acidente...com silencio.

D

Dexter

Guest
Um minuto de SILÊNCIO deve ser SEMPRE um minuto de silêncio. Uma oportunidade para reflectir, lembrar, homenagear a pessoa que partiu e não a estridência e o histerismo que as palmas costumam conter.

Mas isto sou eu...cada um age como quer e como a sua consciência lhe ordena.

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,542
1,163
Porto, 1977
> jovifcp Comentou:

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Também me faz impressão as palmas.

As pessoas não conseguem suportar o peso do silêncio. Incomoda tanto, tanto que só respiram quando batem palmas.

E estragam o minuto pensando que estão a fazer uma grande coisa. Já não me lembro de um verdadeiro minuto de silêncio num estádio português.

M

Mokiev

Guest
> DrGero Comentou:

> > jovifcp Comentou:

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Também me faz impressão as palmas.

As pessoas não conseguem suportar o peso do silêncio. Incomoda tanto, tanto que só respiram quando batem palmas.

E estragam o minuto pensando que estão a fazer uma grande coisa. Já não me lembro de um verdadeiro minuto de silêncio num estádio português.

----------

Mas Gero isso foi importado precisamente de Inglaterra e Espanha...

H

hast

Guest
É vê-los com aquele ar estúpido e sorriso imbecil, pensando que estão a fazer uma coisa do outro mundo.

M

Mokiev

Guest
Em relação a Cesária Évora tive o prazer e a sorte de ver dois espectáculos dela e de facto era uma Senhora incrível.

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,542
1,163
Porto, 1977
> Mokiev Comentou:

Mas Gero isso foi importado precisamente de Inglaterra e Espanha...
_____________________________________________________________________________________________________________________________

O que eu sei é que o que se pede é uma manifestação colectiva de memória e respeito por quem morre.

Para conseguir essa comunhão é preciso a participação de todos.

Bater palmas é uma manifestação individual. Para fazer barulho, ruído basta 1 bater palmas.

Para o silêncio todos temos que participar. Basta 1 não colaborar para quebrar esse momento.

Quando todos cumprem é um momento único.

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,250
3,593
Lisboa, 1979
Também sou daqueles que acha que um minuto de silêncio devia ser um minuto de silêncio.

Ou então chamem-lhe um minuto de homenagem!

jsm

Tribuna
29 Abril 2007
3,319
17
Duas mortes a lamentar: Cesária Évora uma portista e uma grande voz de Cabo Verde e do Mundo!E Vaclav Havel, um grande lutador pela liberdade e o pai da democracia na República Checa, grande lider da Revolução de Veludo. Para além disto era um grande escritor e dramaturgo!!!