> andrejohny Comentou:
> Leiam este artigo que foi escrito antes da morte do Saramago ... é datado de 19-07-2007
Em última instância, trair o cidadão agindo de forma a colocar em causa o direito de uma sociedade a existir, é colocar em causa a independência da sociedade, e por essa via, o seu direito à Liberdade, o qual - prova-o a História - só a independência plena pode garantir.
Logo, uma vez que o ser Humano é por definição livre, colocar em causa essa Liberdade através de palavras, tentando de forma dissimulada convencer os cidadãos a aceitar o jugo estrangeiro ou através de actos, criando condições para impedir o povo de estar informado e de se defender, é Crime.
O Crime, numa sociedade organizada e de Direito deve ser combatido pelos cidadãos através das legitimas instituições do Estado criadas para o defender.
No caso de as entidades do Estado não agirem de forma a perseguir e punir o criminoso, então tal é sinal de falência do próprio Estado, dado este ter deixado de ter capacidade para defender a Liberdade dos cidadãos.
Se o Estado de Direito entra em clara falência, deixando de cumprir as suas funções, ocorre uma situação idêntica à que ocorreu em Portugal em 25 de Abril de 1974, em que o povo e as Forças Armadas, legitimamente se substituíram às instituições de um Estado falido, para voltar a repor a legalidade.
A pratica de actos de traição por proeminentes figuras públicas deve ser tratada pelo Estado sem apelo nem agravo, sob pena de este perder toda a credibilidade quanto à sua capacidade para defender a Liberdade dos cidadãos.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
Obrigado. Era para perder o meu tempo a tentar reler o Memorial do Convento, e a ler a Viagem do Elefante e o Todos os Nomes e ao ver o teu post deparei-me com um verdadeiro ensaio sobre a lucidez.
Já pus o blogmilitar nos meus favoritos.
http://blogmilitar.blogspot.com/2007_07_01_archive.html