Diogo Dalot

Ignis Draco

Tribuna
26 Maio 2019
3,761
1,271
Conquistas
3
  • Março/21
  • Setembro/19
  • Vítor Baia
Barrigana disse:
Aliás, já é altura de todos assumirmos que a formação do Porto anda muito sobrevalorizada, por aqui.
Ora bem, nós somos portistas... é normal "puxarmos" os nossos miúdos para cima e por consequência os miúdos dos outros para baixo. Não é pessoal, é clubístico.

Por mais objetivos que tentemos ser, e acredito que a maioria de nós tente ser, a camisola está sempre vestida. Falo por mim. Se o Porto está em discussão, não me peçam para ser 100% isento que não consigo.

Para terminar, prefiro ver um portista a sobrevalorizar um jogador do FC Porto do que um a desvalorizá-lo injustamente ou apenas por vir da formação, e sabes tão bem quanto eu que isso também se vê por aqui.
 

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
19,772
11,560
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
grandeporto disse:
---------------------------


De repente o Dalot é fraco.
Quis apenas significar que se conseguiu aos 17 anos fazer 6 jogos sem comprometert na lateral esquerda, agora poderia ajudar a lateral direita.

O Dalot tal como o João Félix são os exemplos perfeitos de duas vendas feitas á pressão do mercantilismo industriado por empresarios cheios de ganancia, clubes famintos de dinheiro e comissões, paizinhos desocupados e chulos e no fim de linha temos os dois jovens jogadores que estão sob pressão de render face ao investimento.

Agora tenham paciênciazinha o Dalot e o Félix são excelentes jogadores e teriam lugar de caras no atual FC do Porto, aquele FC do Porto que joga o tal vinho da tasca mas que quando tem jogadores talentosos os deixa saír ou vende miseravelmente.

Quanto à formação do Porto pode andar sobrevalorizada, mas senao fossem os jovens valores estariamos no vermelho porque os sacrossantos Herrera, reyes e mesmo Tiquinho, Marega, Danilo, ........... vamos ver se algum deles dá mais que o André Silva.

Aliás digo mesmo a Formaçao deve ser sobrevalorizada pelos adeptos e sócios porque os Binos, Tulipas, Pinheiros, tavares, Rui Barros, Banderinhas e outros têm metodologias e linguagem nada apropriada ao novo milénio. Aliás está bem explicado pelo treinador Renato paiva a razão de alguns atletas preferirem os lampioes (Joao Felix, e outros miudos).

É evidente que atualmente os preços destes atletas sofrem de duas bolhas especulativas, a criada pelo mercado e a criada pelo trafica e empresarios, mas isso não retira o facto de alguns atletas vendidos terem lugar de caras no trafica e mesmo no FC do Porto.

Aliás o Porto vendeu no mesmo ano o Ricardo Pereira que cá chegou com 18 anos ainda junior e o dalot  e desde ai já gastou mais de 13 MILHOES em  em defesas direitos e o resultado é DESASTROSO.

PS: Ao que sei o Dalot saíu daqui magoado e a operação que fez não correu também como se esperava, pelo que sei a cirurgia foi inovadora e segundo as novas correntes cirurgicas mas algo nao correu bem e o dalot tem recidivado e lesoes colaterais.
Não disse que era fraco nem chamei os lampiões à conversa. Ainda consigo analisar coisas do meu clube sem ter que pensar neles.

Apenas lembrar que o Dalot era dado aqui como o futuro melhor lateral direito do mundo e talvez até de Ermesinde, também. Um pouco mais de moderação não fazia mal.

Lembrar que o único produto da formação do Porto de classe mundial nos últimos 20 anos foi o Ricardo Carvalho(!). E mesmo esse teve as dificuldades que teve para se impor no clube...

Temos formado alguns bons jogadores, mas não mais do que isso. A ver se o Romário e o Fábio aumentam a fasquia, mas, por enquanto, não há muita coisa para agitar bandeiras.

Quanto ao regresso de Dalot, se está com lesões, não obrigado.
 

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
19,772
11,560
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Ignis Draco disse:
Ora bem, nós somos portistas... é normal "puxarmos" os nossos miúdos para cima e por consequência os miúdos dos outros para baixo. Não é pessoal, é clubístico.

Por mais objetivos que tentemos ser, e acredito que a maioria de nós tente ser, a camisola está sempre vestida. Falo por mim. Se o Porto está em discussão, não me peçam para ser 100% isento que não consigo.

Para terminar, prefiro ver um portista a sobrevalorizar um jogador do FC Porto do que um a desvalorizá-lo injustamente ou apenas por vir da formação, e sabes tão bem quanto eu que isso também se vê por aqui.
Tem de haver equilíbrio. Ainda no tópico do Fábio Silva insurgi-me contra os bota abaixo do costume que bateram no rapaz só por causa de um mau jogo.

Os putos da formação nos últimos 10 anos não têm sido maus e alguns são muito bons, podendo ainda crescer, mas apelidá-los de next big thing é claramente um exagero.

Apenas Messis e Ronaldos podem ser chamados assim quando são muito novos e não vejo ninguém remotamente parecido na nossa formação. Mesmo os mais cotados como Romário e Fábio vão ter de comer muita sopa e o futuro está completamente em aberto para eles, para o bem e para o mal.
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,696
1,057
Barrigana disse:
Lembrar que o único produto da formação do Porto de classe mundial nos últimos 20 anos foi o Ricardo Carvalho(!). E mesmo esse teve as dificuldades que teve para se impor no clube...
Mesmo o Ricardo Carvalho dificilmente se pode dizer que é um produto da formação do Porto. Fez toda a formação no Amarante e só no ultimo ano de Júnior é que o Porto o foi Buscar. Depois foi emprestado a vários clubes.
 

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
19,772
11,560
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
killermartins disse:
Até gostava de saber quais são os exemplos de atletas da nossa formação recente que foram aposta na equipa A sem ter rendimento para se poder dizer que a formação é sobrevalorizada..

Será o Rúben Neves, o André Silva ou Dalot quando teve de desenrascar na ala esquerda? Ou se calhar tem sido o Baró, deve ser isso..

Claro que quando um miúdo anima é normal haver uma avaliação desmedida..

Mas a equipa B tem ganho títulos, no ano passado foi o que foi nos sub-19, os "Diogos" são pilares das seleções há anos..

Realmente os últimos anos da nossa formação não dão indicadores nenhuns de que haja real talento..
Sabes o significado da palavra sobrevalorização? Quer dizer que se avalia melhor do que realmente vale.

Quando tens gente a dizer que alguns desses jogadores vão ser os melhores do mundo na suas posições, então, sim, estás a sobrevalorizá-los.

E isso não significa que os jogadores são maus, porque não são. E também não têm de ser os  melhores do mundo para serem jogadores bons e úteis. Simplesmente, não são os melhores do mundo, é só isso.
 

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,141
6,891
Barrigana disse:
Sabes o significado da palavra sobrevalorização? Quer dizer que se avalia melhor do que realmente vale.

Quando tens gente a dizer que alguns desses jogadores vão ser os melhores do mundo na suas posições, então, sim, estás a sobrevalorizá-los.

E isso não significa que os jogadores são maus, porque não são. E também não têm de ser os  melhores do mundo para serem jogadores bons e úteis. Simplesmente, não são os melhores do mundo, é só isso.
Mas isso, acho que qualquer um de nós é capaz de separar euforia de opinião pensada, na final da YL é possível que alguém dissesse que estavam ali 5 ou 6 futuros Bola de Ouro, não quer dizer que reflita a opinião normal do fórum..

Aliás, já te vi aí referir as ondas de opiniões que hoje o Fábio é o futuro e amanhã já devia estar a jogar na equipa B, esse tipo de opiniões são emocionais..

Eu não acho que a formação esteja a ser muito sobrevalorizada porque não vejo as pessoas a referir que vai de certeza sair dali o melhor do Mundo, se o fazem será de forma pontual, o que se diz mais é para apostar no jogador X,Y,Z porque tem potencial para ser um dos melhores na sua posição..

Mas isso, até pelas redes sociais fora em páginas estangeiras, andam a circular vídeos do Vítor Ferreira e do Fábio Vieira como "next big thing"..
 

RXavier10

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
13,123
4,994
O Dalot deu um passo maior que a perna. É um jogador com um potencial enorme, mas quando saiu para o United tinha apenas meia dúzia de jogos na equipa principal do Porto. Era essencialmente um jogador de equipa B, que jogou na equipa A por necessidade.

É uma diferença considerável ainda, da segunda liga portuguesa para a Premier League. Tinha ficado a época passada, esta e no máximo a próxima e saía muito mais preparado.

Vai ter de ter a humildade de dar um passo atrás, para poder voltar a dar 2 em frente. Neste momento está tapado no United pelo Bissaka. Foi bastante caro, é igualmente jovem e ainda tem o plus de ser inglês. O ideal seria tentar o seu empréstimo com opção de compra (mesmo que fosse alta, mas sempre abaixo do valor que recebemos por ele).

Resolvíamos o problema na direita e tínhamos lateral para 2/3 anos. Entretanto, quando saísse tínhamos o Tomás já pronto para assumir o lugar.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,356
20,821
Gaia
Barrigana disse:
Tem de haver equilíbrio. Ainda no tópico do Fábio Silva insurgi-me contra os bota abaixo do costume que bateram no rapaz só por causa de um mau jogo.

Os putos da formação nos últimos 10 anos não têm sido maus e alguns são muito bons, podendo ainda crescer, mas apelidá-los de next big thing é claramente um exagero.

Apenas Messis e Ronaldos podem ser chamados assim quando são muito novos e não vejo ninguém remotamente parecido na nossa formação. Mesmo os mais cotados como Romário e Fábio vão ter de comer muita sopa e o futuro está completamente em aberto para eles, para o bem e para o mal.
-----------------------------

Por esse prisma atualmente não temos nenhum jogador de craveira mundial, e o problema é esse, a fasquia do clube baixou e por isso o acesso dos jogadores da formaçaõ devia ser mais bem cuidado.

Quanto ao João Félix, eu sei que dói, mas o rapaz aos dezanove e saíu daqui há 3,5 e meio é um produto de classe mundial. Só não vê isso quem é cego e no nosso clube há cegueira na formação. E se o erro fosse só esse ....

Quanto ao Dalot, aos 19 anos é muito cedo para o enterrar.

Por fim, o Dalot, o Ricardo pereira, o Ruben Neves, o André Silva podem não ter ainda classe mundial mas tinham lugar no Porto.

 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,074
23,530
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
O caso do Dalot, tal como o do Renato Sanches e até do Félix não é um caso de sobrevalorização, é mais um caso de estarem a pagar pelo potencial, e não pelo valor actual. Com a agravante de os jogadores na escada que têm a fazer na formação estarem a subir três degraus de uma assentada sem actualmente provarem que conseguem já estar no topo da escada. Em suma, uma péssima gestão de carreira.

Tenho plena certeza, se o Dalot tivesse ficado cá, a um nível mais baixo de exigência do que o da Premier e do United, seria certamente muito mais jogador no momento actual. Preferiu uma mala cheia de notas, são opções.
 

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
19,772
11,560
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
grandeporto disse:
-----------------------------

Por esse prisma atualmente não temos nenhum jogador de craveira mundial, e o problema é esse, a fasquia do clube baixou e por isso o acesso dos jogadores da formaçaõ devia ser mais bem cuidado.

Quanto ao João Félix, eu sei que dói, mas o rapaz aos dezanove e saíu daqui há 3,5 e meio é um produto de classe mundial. Só não vê isso quem é cego e no nosso clube há cegueira na formação. E se o erro fosse só esse ....

Quanto ao Dalot, aos 19 anos é muito cedo para o enterrar.

Por fim, o Dalot, o Ricardo pereira, o Ruben Neves, o André Silva podem não ter ainda classe mundial mas tinham lugar no Porto.
Meu caro, o que dói é alguns admitirem que, no essencial, o Félix é um produto da formação lampiónica e, daqui a alguns anos, do Atletico.

Andarem nessa bizarria de quererem levá-lo num andor a justificar indiretamente que os nossos jogadores de formação são top, é quase o mesmo que o Andorinha dizer que tem uma grande formação por ter descoberto o Ronaldo.
 
J

JAEP

Guest
E depois há sempre a questão mais importante no meio disto tudo. Os jogadores da formação podem e devem servir para serem meras alternativas. Só que qualquer jogador que sai da formação é visto como alguém que tem que ser automaticamente uma super estrela do futebol mundial. E não custam milhões e milhões de euros.
 

Hermetic

Bancada central
22 Maio 2011
1,638
224
39
Peso da Régua, 1984
Isto é o problema dos namoros de Verão, são muito intensos e rápidos, mas mal planeados.

O Dalot saiu daqui como uma promessa e com a ajuda do Mourinho.

O problema de se ser uma promessa é que aparece um Bissaka que faz uma época inteira de bom nível, ao invés de 6 jogos, custa 50M e agarra o lugar da promessa.

O Dalot devia ter feito o mesmo, fazer uma época inteira no porto para para ir para qualquer lado como uma aposta, e não uma promessa.


Mas o melhor ainda está para vir, querem trazer a promessa para tapar a promessa e depois criticam a formação do Porto.

O problema da formação é que os miúdos são como aquelas mulheres tesudas que imaginas ser uma foda do outro mundo, mas quando das a primeira e não gostas muito, voltas aquela que pelo menos se garante.
 
J

JAEP

Guest
Hermetic disse:
O problema da formação é que os miúdos são como aquelas mulheres tesudas que imaginas ser uma foda do outro mundo, mas quando das a primeira e não gostas muito, voltas aquela que pelo menos se garante.
Maior problema do que esse é quando dás a primeira e não gostas e esse problema custou um balurdio. Uma pequenina diferença.

Um Dalot custa "0" apostar nele.
Um Loum custa 7 milhões.

Um Dalot custa "0"
Um Janko custa 3 milhões.

Um Gonçalo custa "0"
Um Waris custa 7 milhoes.

Um André Silva custa "0"
Um Aboubakar custa 12 milhões
 

Hermetic

Bancada central
22 Maio 2011
1,638
224
39
Peso da Régua, 1984
O Dalot já seguiu a vida dele, para manteres essa lógica que se aposte no Tomás e a vida segue.

Agora não se pode apostar no Tomás e depois da primeira mal dada, se volte atrás.
 

RXavier10

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
13,123
4,994
Hermetic disse:
O Dalot já seguiu a vida dele, para manteres essa lógica que se aposte no Tomás e a vida segue.

Agora não se pode apostar no Tomás e depois da primeira mal dada, se volte atrás.
O problema é que a malta esquece-se que o Tomás tem 17 anos, para o bem e para o mal. Não estou a ver o Sérgio apostar nele de forma regular tão cedo. Aliás, tivemos problemas na lateral direita e ele ainda não se estreou, acho que quer dizer alguma coisa.

Se o Dalot viesse por 2/3 anos, o Tomás ficaria com o lugar aos 20 anos, no máximo. Parece-me ainda perfeitamente a tempo, já para não falar que até lá pode vir a ter vários minutos nas taças ou em jogos de menor importância.

Mas isto é uma não-questão. Duvido que o Dalot volte, a não ser por empréstimo. O United para abrir mão dele vai querer dinheiro que provavelmente não temos e/ou não queremos dar.
 

Hermetic

Bancada central
22 Maio 2011
1,638
224
39
Peso da Régua, 1984
RXavier10 disse:
O problema é que a malta esquece-se que o Tomás tem 17 anos, para o bem e para o mal. Não estou a ver o Sérgio apostar nele de forma regular tão cedo. Aliás, tivemos problemas na lateral direita e ele ainda não se estreou, acho que quer dizer alguma coisa.

Se o Dalot viesse por 2/3 anos, o Tomás ficaria com o lugar aos 20 anos, no máximo. Parece-me ainda perfeitamente a tempo, já para não falar que até lá pode vir a ter vários minutos nas taças ou em jogos de menor importância.

Mas isto é uma não-questão. Duvido que o Dalot volte, a não ser por empréstimo. O United para abrir mão dele vai querer dinheiro que provavelmente não temos e/ou não queremos dar.
Mais ou menos a idade que tinha o Dalot quando deviamos ter apostado a sério nele.

Pior que o Manafa é dificil fazer, apesar de ainda ter alguma esperança no Saraiva, mas acho que sou só eu.

Quanto ao Diogo Leite e Queiroz, a unica coisa de mal que vejo é não terem sido os dois emprestados. Nenhum deles sem experiência em sénior, tira o Lugar ao Pepe, Marcano e Mbemba.

 

RXavier10

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
13,123
4,994
Hermetic disse:
Mais ou menos a idade que tinha o Dalot quando deviamos ter apostado a sério nele.

Pior que o Manafa é dificil fazer, apesar de ainda ter alguma esperança no Saraiva, mas acho que sou só eu.

Quanto ao Diogo Leite e Queiroz, a unica coisa de mal que vejo é não terem sido os dois emprestados. Nenhum deles sem experiência em sénior, tira o Lugar ao Pepe, Marcano e Mbemba.
O Dalot não tirava o lugar ao Ricardo.

E o Tomás, por muito potencial que tenha (e gosto bastante dele), não acho que ainda esteja preparado para jogar na equipa A. Basta ver os jogos da equipa B e ver como ele ainda tem dificuldade em certas coisas, nomeadamente a nível defensivo.

O Leite era alguém que não me importava que tivesse começado a época a titular ao lado do Pepe. Acho que a contratação do Marcano era dispensável e o que o Mbemba tem mostrado vai um pouco de encontro a essa ideia. A contratar alguém, tinha contratado alguém com outro perfil (principalmente alguém mais novo e com capacidade de ainda se valorizar). Se não estivesse a resultar, tínhamos sempre o Mbemba ou a tal contratação como back-up.

Em relação ao Queirós, concordo. Acho que o empréstimo era a melhor opção, apesar de gostar bastante dele.
 

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,141
6,891
O melhor é o motivo deste tópico estar tão animado.. Ou os motivos..

Janko (3M), João Pedro (4M), Manafá (1M), Saravia (5.5M)

Titular: Corona