Domingos Paciencia

domingos99

Tribuna
25 Abril 2007
4,235
1,075
Lisboa
Domingos José Paciência Oliveira, (Leça da Palmeira, 2 de Janeiro de 1969) é um treinador e ex futebolista português.

Enquanto jogador, foi um ponta-de-lança nato e um ídolo para os adeptos do Futebol Clube do Porto, clube onde fez a maior parte da carreira que viria a terminar em 2001.

Representou a selecção nacional por trinta e quatro vezes, tendo marcado nove golos ao seu serviço; foi campeão nacional por sete vezes e ganhou duas taças de Portugal e seis supertaças.

Na época de 1997/98, foi para as Ilhas Canárias representar o Club Deportivo Tenerife onde permaneceu por duas épocas, tendo regressado ao F. C. Porto.

Abraçou a carreira de treinador, começando por treinar as camadas jovens do F. C. Porto e depois a sua equipa B. Na época 2006-2007 foi treinador do Leiria.

Actualmente é treinador da Académica de Coimbra.


Temos também de falar aqui do meu idolo!!! Foi para mim o jogador que mais me marcou. O ar franzino, a tecnica excelente e o seu Killer Instinct...Meu deus...Como chorei quando ele saiu para Tenerife e quando acabou a carreira. Penso que a acabou cedo demais, podia ainda ter feito mais 2 ou 3 épocas em bom nivel. Mostrem aqui todos os videos que tiverem deste jogador..
 
H

hast

Guest
O pai nasceu na Amazónia. Mas ao Porto regressaria, pequenino. Cresceu na miséria que o Brasil não resgatara e tornou-se pintor da construção civil. «Um dia caiu de uma prancha e fracturou uma perna. Ficou inutilizado. Reformou-se cedo, com sete filhos, eu acabara de nascer. A minha mãe continuou conserveira, a labutar desalmadamente para que ao menos não passássemos fome. Naquela casa de pedra, miserável, do bairro do Rodão, junto à refinaria de Leça, onde vivíamos, só pensava que o mundo era injusto, por que razão havia gente tão rica e os meus pais não podiam dar-me a bicicleta que eu tanto gostaria de ter e nunca tive. Jogava com as bolas de plástico, daquelas pequeninas, para ter chuteiras tive de enganar a minha mãe. Disse-lhe que ia comprar umas sapatilhas e comprei umas chuteiras. Andava com elas todo o dia...»

Aos 13 anos Domingos tornou-se jogador do F. C. Porto depois de um dos seus olheiros ter ficado fascinado com o jeito do avançado da Académica do Leça. Por ser magricela e enfezadito e a família não ter dinheiro para lhe comprar um bife que fosse por semana foi viver para o Centro de Estágio do F. C. Porto. «Era juvenil e ainda nada ganhava. Foi então que os meus pais exigiram que eu largasse o futebol e fosse trabalhar, porque precisavam de dinheiro em casa. Pedi-lhes para esperarem mais um ano, para ver se podia ter futuro no futebol. Esperaram. Graças a Deus. No ano em que o F. C. Porto foi campeão europeu Artur Jorge pôs-me a treinar com os seniores, assinei o meu contrato de profissional, antes disso tinha apenas um subsídio de 7500 escudos mensais. O F. C. Porto passou a pagar-me o apartamento e a alimentação, num restaurante próximo das Antas. Com o dinheiro desse primeiro contrato como profissional comprei um Fiat Uno, não quis meter-me em grandes aventuras, nessa altura só pensava que, se tivesse juizinho, o futebol poderia permitir-me que os meus filhos tivessem o que eu não tive, que não passassem por aquilo que eu passei.»
Quando, após a conquista da Taça Intercontinental, Ivic se convenceu de que Gomes era finito abriu-lhe caminho à primeira equipa, em Abril de 1988, contra o Elvas. Apesar de na temporada de 1990/91 ter perdido A Bola de Prata por uma nesga, ultrapassado, na última jornada, por Rui Águas, nas três épocas seguintes foi estrela em lusco-fusco. Por essa altura, com aquele seu sorriso cândido, que é a melhor imagem da sua humildade, admitiria que se tivesse o poder de finalização de Papin seria um jogador fabuloso. Toda a gente lhe reconhecia o génio mas havia muito quem não gostasse daquela tendência egocêntrica de jogar, como se o campo se esgotasse no seu umbigo. Talvez por isso Bobby Robson, em 1995, na primeira fase do Campeonato, tenha apostado mais em... Iuran que nele. Domingos, com a paciência que lhe está no nome, continuou a lutar — marcou golos decisivos, foi, com o seu futebol de jongleur, a chave do êxito portista. Saiu para o Tenerife e não foi feliz.
 

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,355
873
Grande jogador, pés fabulosos, nunca me esquecerei daquela finta em Eindoheven ao Van Breuklein, um dos melhrores do mundo entre tantas e tantas coisas, um jogador que se fizesse com 16 ou 17 os trabalhos de ginásio que se fazem hoje tinha sido dos melhores avançados do mundo.
OLELE OLALA
DOMINGOS VEM AÍ
O PORTO VAI MARCAR.
 

domingos99

Tribuna
25 Abril 2007
4,235
1,075
Lisboa
Lembro-me de uma jogada que ele fez contra o Vitoria de Setubal (ganhamos 4-1) com 1 golo do Domingos e 3 do Jardel, mas o Domingos é que foi considerado o melhor em campo. Mas voltando á jogada, ele fintou uns 5 defesas e depois frente ao Marco Tabuas, rodopiou por cima da bola e fintou-o...Simplesmente genial. Pena foi o Marco Tabuas ter feito penalty...senão era o golo do Seculo!!!!!
 
T

Trivialidades

Guest
O meu jogador preferido do Porto por muitos e bons anos. Tantas alegrias nos deu, principalmente contra o Sporting pelo qual ele tinha uma predilecção especial em marcar.
O momento que eu recordo dele foi num FCPorto-2-Sporting-1 na 1ª jornada do campeonato 95/96, agora já não me lembro se foi o 1º ou o 2º golo, mas ele recebe a bola de costas para a baliza, rodopia e fuzila o Costinha sem apelo e nem agravo, fabuloso, o que eu saltei nesse dia.

Saudações
 
A

Azul 77

Guest
> Trivialidades Comentou:

> O meu jogador preferido do Porto por muitos e bons anos. Tantas alegrias nos deu, principalmente contra o Sporting pelo qual ele tinha uma predilecção especial em marcar.
O momento que eu recordo dele foi num FCPorto-2-Sporting-1 na 1ª jornada do campeonato 95/96, agora já não me lembro se foi o 1º ou o 2º golo, mas ele recebe a bola de costas para a baliza, rodopia e fuzila o Costinha sem apelo e nem agravo, fabuloso, o que eu saltei nesse dia.

Saudações

----------------------------

Foi o segundo golo. Fantástico. Essa foi, provavelmente, a melhor época do Domingos.
 

JORGE ARAUJO

Tribuna Presidencial
6 Setembro 2006
8,732
3,278
Conquistas
6
Braga/Viana do Castelo,1976
  • Domingos
  • Vítor Baia
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
> Azul 77 Comentou:

> > Trivialidades Comentou:

> O meu jogador preferido do Porto por muitos e bons anos. Tantas alegrias nos deu, principalmente contra o Sporting pelo qual ele tinha uma predilecção especial em marcar.
O momento que eu recordo dele foi num FCPorto-2-Sporting-1 na 1ª jornada do campeonato 95/96, agora já não me lembro se foi o 1º ou o 2º golo, mas ele recebe a bola de costas para a baliza, rodopia e fuzila o Costinha sem apelo e nem agravo, fabuloso, o que eu saltei nesse dia.

Saudações

----------------------------

Foi o segundo golo. Fantástico. Essa foi, provavelmente, a melhor época do Domingos.



Creio que nesse jogo marcou os dois golos,um deles de penalti,jogo esse que estavamos a perder por 0-1 com um golo de ouatara,mas esse golo foi fantastico,dos que me lembro o melhor dele,de costas para a baliza e com o central nas costas desviou a bolas com uns toques e com a bola no ar rodopiou e marcou um golo á romario.Lembro-me também de um golo dele acho que contra o feyenord em que ganhamos por 1-0 já quase no final com um remate de pé esquerdo de fora da area,fantastico.Tornou-ne tambem num bom marcador de livres.Para finalizar,o meu grande idolo,aprendi aquela finta de passar um pé por cima da bola e seguir com o outro, com ele.
 

domingos99

Tribuna
25 Abril 2007
4,235
1,075
Lisboa
Alguem arranja videos do Domingos?

F.C.Porto 2-0 Lodz

http://www.youtube.com/watch?v=wB1BgmmEnRU

Epoca 94/95

http://www.youtube.com/watch?v=PZr165Zc7K8&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=s-MM0S2xZaM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=U-kCn1zaI1o&feature=related

Werder Bremen 0-5 F.C.Porto

http://www.youtube.com/watch?v=y8HpVKmccnU

São os unicos videos onde consigo ver golos do Domingos...quem conseguir mais...
 

domingos99

Tribuna
25 Abril 2007
4,235
1,075
Lisboa
Uma vez falei com ele e pedi-lhe se ele tinha videos dos seus golos, e ele disse-me que éra muito dificil, pois a RTP não cedia as cassetes. Adorava ter um video com todos os seus golos. Vi-o jogar ao vivo apenas duas vezes, mas nessas duas vezes ele marcou. Uma foi numa final da taça em que vencemos o Beira-Mar por 3-1 e ele marcou um golo de cabeça. O outro foi num jogo nas Antas em que ganhamos por 2-1 frente ao Belenenses e ele marcou um golo num cruzamento-remate.
 
A

Azul 77

Guest
> Trivialidades Comentou:

> O meu jogador preferido do Porto por muitos e bons anos. Tantas alegrias nos deu, principalmente contra o Sporting pelo qual ele tinha uma predilecção especial em marcar.
O momento que eu recordo dele foi num FCPorto-2-Sporting-1 na 1ª jornada do campeonato 95/96, agora já não me lembro se foi o 1º ou o 2º golo, mas ele recebe a bola de costas para a baliza, rodopia e fuzila o Costinha sem apelo e nem agravo, fabuloso, o que eu saltei nesse dia.

Saudações

----------------------------------

O golo foi este:


http://www.youtube.com/watch?v=V3twGF2aPvQ
 
T

Trivialidades

Guest
> Azul 77 Comentou:

> > Trivialidades Comentou:

> O meu jogador preferido do Porto por muitos e bons anos. Tantas alegrias nos deu, principalmente contra o Sporting pelo qual ele tinha uma predilecção especial em marcar.
O momento que eu recordo dele foi num FCPorto-2-Sporting-1 na 1ª jornada do campeonato 95/96, agora já não me lembro se foi o 1º ou o 2º golo, mas ele recebe a bola de costas para a baliza, rodopia e fuzila o Costinha sem apelo e nem agravo, fabuloso, o que eu saltei nesse dia.

Saudações

----------------------------------

O golo foi este:


http://www.youtube.com/watch?v=V3twGF2aPvQ

-----------------------------------

Absolutamente fantástico...

Saudações
 

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,232
61
Porto
Não se arranja uns vídeos do Fernando Couto (e outros) a \"maltratar\" o Domingos à cachaçada, nos bons velhos tempos, quando ele marcava um golo?
 

canadian dragao

Tribuna Presidencial
12 Fevereiro 2007
14,079
6,384
Toronto
domingosvais pro sporting? good luck heheheh.dou-lhe mei duzia de jogos para os edpetos comecarem a dizer que esta feito com o porto e um boneco do NGP para enterrar ainda mais os lagartos
 

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
11,923
2,251
Lisboa, 1979
Esse fica. Espero.

Será que o AC Milan também o quer?


Muita pena pelo Domingos. Dói-me ver aquela celebração dele agora travestida de verde à campo grande
 

Mirif

Tribuna
9 Outubro 2006
4,725
1,621
Também tenho pena que vá para lá, mas neste momento o lugar no FCPORTO está ocupado...
a experiência pode ser importante... que fique sempre atrás da nossa equipa...
esperemos que um dia possa voltar a vestir as nossas cores... é um grande portista e foi um grande jogador do nosso clube...
 

killuminati_

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
8,706
43
um homem com H grande.
hoje fiquei com a certeza que é uma pessoa dedicada e humilde, com uma qualidade humana acima da média. espero que o mingos não tenha o sucesso desejado no zbording, mas que um dia seja campeão de novo com as nossas cores!
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,931
12,481
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Nunca fui um grande admirador do Domingos como jogador, achava-o demasiado frágil (mas ele não tinha culpa disso, faltava-lhe talvez trabalho de ginásio numa fase inicial da carreira) e um pouco \"tristonho\" digamos, o Fernando Gomes tinha jogos que corriam mal e na jogada seguinte lá estava sem desanimar com empenho ainda maior, mas cada um é como é e apenas citei estes aspectos para dar a minha opinião. No entanto...o Domingos tinha uma técnica fabulosa do melhor que vi no FCP até hoje, com excepção do Cubillas, mas faltava-lhe em certas alturas um certo \"corpo\" para aguentar as cargas ou se livrar delas.
Sobre o futuro dele...
Vou dizer o que desejo sem problema nenhum de o exprimir;
Desejo-lhe a pior sorte do mundo no dia 18 de Maio, lamento Domingos mas uma Liga Europa não é todos os anos e ficaria tremendamente decepcionado se o FCP a perdesse, tu vais entender.
Sobre o teu futuro no Sporting, como parece que vai ser, desejo-te sorte e que tenhas sucesso - talvez um dia haja uma vaga aqui para ti. O Pedroto também andou em outros clubes que não o FCP e é uma figura grande e eterna do FCP.
 
R

r.a.martins

Guest
Não tem mal nenhum ir para o Sporting.
O Robson andou por lá.
O Inácio idem.
O Oliveira idem.
O Gomes idem.
O Futre idem.
Mas a verdade é que é no Porto que tiveram os seus maiores sucessos.
Com o Domingos vai acontecer o mesmo. Grande sucesso como jogador e, um dia, terá todo o sucesso no Dragão como treinador.