Doping no ciclismo

S

sinal

Guest
pedro89 disse:
Grande salganhada a conversa lol

também já falei do doping no ciclismo vs futebol, se alguém estiver interessado pode sempre procurar no meu histórico.
Tenta recuperar esses posts e cola aqui sff.
Isto é um tópico sobre doping no ciclismo, mas também me parece o melhor tópico para falar do doping noutras modalidades.
 

pedro89

Bancada central
26 Maio 2014
1,074
0
pedro89 disse:
http://www.sentientdevelopments.com/2009/01/doping-scandal-hits-chess-world.html

"It is suspected that Ivanchuk may have been taking anabolic steroids. Why would a chess player do such a thing? While steroids would certainly do nothing to improve cognitive performance, it can have a significant impact on helping a player keep his blood pressure down. It is not uncommon for chess players to start hyperventilating and gain a pulse of 200 late in tournaments. The beta-blockers in steroids would help keep a chess player's heart rate down and their head in the game."

quem diria que o 3º melhor do mundo no xadrez em 2009, habituado a estas andanças, ainda fique nervoso e use esteróides! para baixar ritmo cardíaco e concentrar-se melhor?
 

pedro89

Bancada central
26 Maio 2014
1,074
0
pedro89 disse:
sinal, eu nesse post que falas até referi um episódio em que a minha prof de fisiopatologia descreveu as alterações morfológicas "secundárias" de um excesso de hormona de crescimento, a seguir mostrou fotos do figo pré e pós  barça e voilá...

Uma coisa importante a referir é que doping não é uma substância só. Por exemplo, qual o grande benefício de um futebolista usar EPO? Suspeito que pouco. no futebol, serão mais importantes os estimulantes em dia de competição e os anabólicos para aumentar a força muscular (i.e. nandrolona usada pelo fernando couto na lazio).

Outra questão importante e que não domino é o "estado da arte" em detectar as diversas substâncias dopantes. Pode medir-se o resultado directo da EPO - o hematócrito - que é uma análise simples e que se se vir um aumento inesperado levanta logo um alerta (daqui a importância do passaporte biológico no ciclismo).
A dificuldade técnica em detectar outros produtos dopantes pode ser maior (não faço mesmo ideia).

Mas o ciclismo é muito injustiçado porque é o mais controlado. sinal, penso que foi o Franck Schleck que foi suspenso, não porque lhe detectaram uma substância dopante, mas sim um componente químico de um plástico usado para transfusões - recordas-te? Ao nível de controlo que este desporto conseguiu atingir...
 
S

sinal

Guest
Obrigado Pedro.

Destaco esta parte:
-----
Uma coisa importante a referir é que doping não é uma substância só. Por exemplo, qual o grande benefício de um futebolista usar EPO? Suspeito que pouco. no futebol, serão mais importantes os estimulantes em dia de competição e os anabólicos para aumentar a força muscular (i.e. nandrolona usada pelo fernando couto na lazio).
-----
e esta:
-----
Mas o ciclismo é muito injustiçado porque é o mais controlado. sinal, penso que foi o Franck Schleck que foi suspenso, não porque lhe detectaram uma substância dopante, mas sim um componente químico de um plástico usado para transfusões - recordas-te? Ao nível de controlo que este desporto conseguiu atingir...
-----
 

pedro89

Bancada central
26 Maio 2014
1,074
0
pedro89 disse:
Às vezes fala-se de doping como se fosse tudo a mesma coisa. Um comprimido que se toma e é doping.
Obviamente que no ciclismo o que interessa é melhorar a resistência ao exercício aeróbio. Algo que no futebol não será TÃO necessário. E provavelmente andar a medir hematócritos e desempenhos em provas longas será mais fácil.

Imaginem um jogador como o Ronaldo e no salto físico que ele deu em Manchester. Experimentem treinar e alimentar-se só à base se creatinas e preoteínas whey (que não são doping) e vejam se atingem os resultados musculares dele no mesmo tempo que ele o conseguiu. Ele tem técnica, mas acham que o desempenho deleem jogo seria igual sem as características físicas dele?
Não ponho as mãos no fogo e haverão N casos...

A UCI também achou durante muitos anos que era mau para a modalidade que fosse publicitado que o maior herói da modalidade andasse dopado. E era, os patrocinadores iam-se embora...
E a FIFA é santinha?

Pegando no exemplo da força física, põem as mãos no fogo pelas performances limpas do Usain Bolt? É com nuggets antes das corridas que ele lá vai.

Curiosamente, os grandes casos mediáticos do doping começam com investigações nos Estados Unidos. A lei deles está acima do Armstrong, Tyson Gay, Marion Jones,Lashawn Merritt. Ídolos do desporto norte-americano.

Por cá, o Nani deslocou o ombro no dia a seguir à polémica da Adop com o Carlos Queiróz.
Não sejamos anjinhos...
 

pedro89

Bancada central
26 Maio 2014
1,074
0
Uma coisa interessante de que me lembrei e que vem na sequência do que falei antes: quantos sprinters foram apanhados por se doparem com EPO?
 

sarkauskas

Bancada lateral
4 Junho 2014
727
0
pedro89 disse:
Uma coisa interessante de que me lembrei e que vem na sequência do que falei antes: quantos sprinters foram apanhados por se doparem com EPO?
Cippolini julgo que foi provado estar implicado na Operation Puerto. Ja nao me lembro onde vi, (provavelmente em algum site de ciclismo) mas o Fuentes em tribunal disse que a seleçao espanhola campea europeia e mundial foi "tratada" por ele, e que ja que estavam a fazer dele um bode espiatorio ia falar de tudo, mas a SRª DRª Juiza calou o de imediato e disse que estavam ali para falar de ciclismo. Relativamente as creatinas e proteinas, qualquer atleta deve tomar proteina e creatina, e nao só, isso é o basico para uma boa suplementaçao, eu proprio tomo junto com betaina, arginina ornitina, albumina, beta alanina..... bla bla bla. O crescimento muscular do Ronaldo nada tem a ver com esse tipo de suplementaçao.
 

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
17,528
4,873
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
sarkauskas disse:
Cippolini julgo que foi provado estar implicado na Operation Puerto. Ja nao me lembro onde vi, (provavelmente em algum site de ciclismo) mas o Fuentes em tribunal disse que a seleçao espanhola campea europeia e mundial foi "tratada" por ele, e que ja que estavam a fazer dele um bode espiatorio ia falar de tudo, mas a SRª DRª Juiza calou o de imediato e disse que estavam ali para falar de ciclismo. Relativamente as creatinas e proteinas, qualquer atleta deve tomar proteina e creatina, e nao só, isso é o basico para uma boa suplementaçao, eu proprio tomo junto com betaina, arginina ornitina, albumina, beta alanina..... bla bla bla. O crescimento muscular do Ronaldo nada tem a ver com esse tipo de suplementaçao.
por tomares nao quer dizer que qualquer atelta tem de o fazer. Até porque isso é algo que anda a dividir cada vez mais quem estuda.
 
S

sinal

Guest
sarkauskas disse:
Cippolini julgo que foi provado estar implicado na Operation Puerto.
Não foi provado, o Cipollini foi um dos nomes mencionados, mas nada foi provado. Mas lá está, só acredita quem quer, obviamente que o Cipo andou no juice, naqueles anos quem não andava? O Bassons e mais uns matrecos.

Quanto ao 'crescimento' do Ronaldo, é sempre interessante ver como eles 'crescem' quando vão lá para fora. Figo é outro caso interessante.
Dá-me risos quem ainda tenta negar que no futebol aquilo é tudo limpinho a estas evoluções são 'naturais' e antes que me acusem de anti-Ronaldo, isto que estou a falar também serve para o Messi.
 

sarkauskas

Bancada lateral
4 Junho 2014
727
0
Regod disse:
por tomares nao quer dizer que qualquer atelta tem de o fazer. Até porque isso é algo que anda a dividir cada vez mais quem estuda.
Ninguém deve ter de o fazer, ou melhor, ninguém devia ter de o fazer, mas se não suplementar (suplementar não é dopar) provavelmente não será um grande atleta porque o corpo vai quebrar mais cedo ou mais tarde, seja em que disciplina/desporto for.
 
S

sinal

Guest
Não sei se ele tomou até aos 21 ou ainda toma ou até aos 18. Nem quero saber, muito sinceramente.

O Peyton Manning com 39 anos, pelos vistos também anda a tomar. Vá-se lá saber porquê...
 
S

sinal

Guest
Já repeti aqui montes de vezes, suplementação não é doping. Por exemplo, a creatina é uma substância que não está na lista proibida.
 

sarkauskas

Bancada lateral
4 Junho 2014
727
0
Nem a creatina nem nenhuma das substâncias acima que disse que suplemento... Só para não haver confusões!!
 
S

sinal

Guest
Só para esclarecer uma questão. O Paolini acusou cocaína e vocês perguntam, mas quais são os benefícios da coca no rendimento de um ciclista.
A resposta é simples, a cocaína é um estimulante e reduz a sensação de cansaço.
 

João Lucho 2

Tribuna Presidencial
8 Maio 2008
8,021
2
É lixado é quando acontece como o António Tavares do benfica que usa um produto para a queda de cabelo e acaba acusado de doping hahahahaha
 

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
19,692
11,300
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
sinal disse:
Quanto ao 'crescimento' do Ronaldo, é sempre interessante ver como eles 'crescem' quando vão lá para fora. Figo é outro caso interessante.
Dá-me risos quem ainda tenta negar que no futebol aquilo é tudo limpinho a estas evoluções são 'naturais' e antes que me acusem de anti-Ronaldo, isto que estou a falar também serve para o Messi.
yup. E entre ele e ronaldo, o meu dinheiro ia quase todo para o messi, se tivesse que apostar.
as "vitaminas" que deve ter tomado na adolescência com os problemas físicos que teve nessa altura, têm de ter tido alguma influência no que é hoje.

ronaldo sempre tem a desculpa - corroborada por todos os que trabalharam com ele - de "hibernar" em ginásios desde puto. o que não invalida que não tome ou tenha tomado... "sumitos vitamínicos" também, claro.
 
S

sinal

Guest
Barrigana disse:
ronaldo sempre tem a desculpa - corroborada por todos os que trabalharam com ele - de "hibernar" em ginásios desde puto. o que não invalida que não tome ou tenha tomado... "sumitos vitamínicos" também, claro.
O Messi também tem uma excelente desculpa, que é a do talento natural e de depender menos da condição física. Mas sim, actualmente os super-atletas são 'fabricados', o maior exemplo é o Lebron, o gajo se espirra para o lado, o pessoal perto dele se depois for ao controlo, acusam logo positivo.
 

PedroL

Arquibancada
28 Maio 2015
220
9
sarkauskas disse:
O messi tomou Hgh até aos 21 anos, mas nós só crescemos até aos 18.....
Isso não é uma verdade completa. Há quem cresça até aos 23 p.ex. Especialmente se tiveres uma estatura baixa.
 

sarkauskas

Bancada lateral
4 Junho 2014
727
0
Não sei, isso já não faço ideia, falei dos 18 anos porque tenho um irmão adotivo que tem problemas graves de crescimento e tomou hormona de crescimento só até os 18 anos. Tem 1.60m