Economia internacional

Costinha

Bancada central
29 Agosto 2016
1,356
134
juliolopes disse:
Ainda não pude ler esse - mas quem quiser que veja este link interessante:

https://medium.com/@AlexSteffen/trump-putin-and-the-pipelines-to-nowhere-742d745ce8fd#.9f68ksj7i

Basicamente a explicar os laços do Trump com o Putin - a existir - e o Big Oil.
Está muito bom e sinceramente não tinha previsto esse ponto - o de as petrolíferas quererem esticar ao máximo o fóssil.

Sempre pensei que fossem eles a liderar a mudança para as renováveis - capacidade financeira têm eles - e dominar esse mercado e tecnologia desde cedo.
 

juliolopes

Tribuna
29 Julho 2015
3,545
368
Conquistas
2
Porto
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • José Maria Pedroto
Costinha disse:
Ainda não pude ler esse - mas quem quiser que veja este link interessante:

https://medium.com/@AlexSteffen/trump-putin-and-the-pipelines-to-nowhere-742d745ce8fd#.9f68ksj7i

Basicamente a explicar os laços do Trump com o Putin - a existir - e o Big Oil.
Está muito bom e sinceramente não tinha previsto esse ponto - o de as petrolíferas quererem esticar ao máximo o fóssil.

Sempre pensei que fossem eles a liderar a mudança para as renováveis - capacidade financeira têm eles - e dominar esse mercado e tecnologia desde cedo.
Eu apaguei porque não sabia se era aqui ou no de politica americana, depois esqueci-me de o colocar lá..No fundo era sobre previsões optimistas do FMI para economia americana.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,591
25,424
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
juliolopes disse:
Eu apaguei porque não sabia se era aqui ou no de politica americana, depois esqueci-me de o colocar lá..No fundo era sobre previsões optimistas do FMI para economia americana.
qualquer previsão para já é sempre uma previsão. E neste caso é a mais previsível de todas, passe o pleonasmo. Políticas isolacionistas e ainda por cima de uma das maiores potências mundiais como é óbvio faz presumir que a economia local irá ter um forte boost. Basta ver que Wall street está em pânico com a injeção de capital que tem sido efetuado no mercado das acções U.S.A. E este comportamento em manada nós já soubemos o que criou em 2008. Todavia, no mesmo relatório é alertado que para as restantes economias mundiais o cenário não é igual, nomeadamente a Europa que aparece aqui como um parente pobre e cada vez mais dividida. A questão é, o mercado americano será suficiente? Sairão vencedores da guerra comercial com a china? Não poderá uma possível e também previsível crise europeia despoletar uma outra crise global? Veremos.
 

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,506
3,916
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
É tirar o dinheiro (acções?) a esses sacanas e dar aos pobres.

Fácil.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,591
25,424
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
slowboy disse:
É tirar o dinheiro (acções?) a esses sacanas e dar aos pobres.

Fácil.
isso é muito bolchevique da tua parte.. E eu sei que para ti esses não são sacanas, são os heróis deste mundo novo do capitalismo selvagem. São visões.
 

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,506
3,916
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
MiguelDeco disse:
isso é muito bolchevique da tua parte.. E eu sei que para ti esses não são sacanas, são os heróis deste mundo novo do capitalismo selvagem. São visões.
Por acaso até são.

O Bill Gates, Jeff Bezos (com o AWS principalmente) e o Larry Elison são self-made men que mudaram o mundo. O Zuckerberg vamos a ver que ainda é novo.

O Bill Gates, Larry Elison, Zukerberg, Bloomberg e o Buffet até vão doar quase a totalidade das suas fortunas a instituições de caridade.

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Giving_Pledge
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,254
3,125
Conquistas
1
  • José Mourinho
slowboy disse:
O Bill Gates, Larry Elison, Zukerberg, Bloomberg e o Buffet até vão doar quase a totalidade das suas fortunas a instituições de caridade.

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Giving_Pledge
Não tenho nada contra esses tipos. Até lhes gabo o empreendedorismo e o facto de serem uns génios nas suas áreas mas isto é falso. O que eles vão doar são as acções.

Vão continuar a viver rodeados de luxo (e merecem). O Bill Gates vai poder continuar a morar na sua casa de quase 200 milhões de dólares.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,801
5,903
45
Lisboa
slowboy disse:
É tirar o dinheiro (acções?) a esses sacanas e dar aos pobres.

Fácil.
Estás a gozar? Perante esses dados é isso que tens a dizer? A conversa de sempre dos ricos são ricos porque tiveram mérito, os outros que trabalhem para lá chegar.
Eu vou-te escrever em numerário para teres melhor a noção desta barbaridade:
8=3000000000.
Eu só faço duas perguntas:
Consegues encontrar alguma justiça nisto?
Qual é o limite para esta desproporção?
 

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,506
3,916
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Philipp disse:
Não tenho nada contra esses tipos. Até lhes gabo o empreendedorismo e o facto de serem uns génios nas suas áreas mas isto é falso. O que eles vão doar são as acções.

Vão continuar a viver rodeados de luxo (e merecem). O Bill Gates vai poder continuar a morar na sua casa de quase 200 milhões de dólares.
O Bill gates por exemplo já "só" tem 3% da Microsoft. Tem o dinheiro dele muito diversificado. E promoteu doar 95% do total da sua riqueza (84 mil milhões) a caridade.

Nenhum deles tem o dinheiro por baixo do colchão ou numa conta a prazo.

E também é óbvio que não vão ser ermitas, ficando com uma pequena percentagem do seu dinheiro continuam a ser muito ricos.
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,254
3,125
Conquistas
1
  • José Mourinho
slowboy disse:
O Bill gates por exemplo já "só" tem 3% da Microsoft. Tem o dinheiro dele muito diversificado. E promoteu doar 95% do total da sua riqueza (84 mil milhões) a caridade.

Nenhum deles tem o dinheiro por baixo do colchão ou numa conta a prazo.

E também é óbvio que não vão ser ermitas, ficando com uma pequena percentagem do seu dinheiro continuam a ser muito ricos.
Mas a maior parte do dinheiro dele advêm dos lucros das acções que tem em empresas como a Coca-Cola. Eu acho o Bill Gates e o Mark Zuckerberg personagens fascinantes (para citar apenas estes exemplos) porque não têm medo de doar dinheiro não apenas em campanhas para erradicar a fome e a pobreza bem como em projectos científicos em varias áreas.

Ao contrario dos milionários portugueses que pouco ajudam instituições universitárias. Ainda me lembro quando o homem mais rico de Portugal (Américo Amorim) ameaçou mudar a sua empresa para o estrangeiro quando o andaram a chatear para subir o salário aos seus funcionários.

Mas estas empresas como o Facebook ou a Microsoft também têm o dever moral de cooperar nestas coisas porque poupam muito dinheiro em impostos. Pagam pouco para os lucros que tem. Ainda à pouco tempo houve aquela polémica com a Apple na Europa e que era uma situação altamente lesiva para os restantes membros da UE.
 

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,506
3,916
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Vlk disse:
Estás a gozar? Perante esses dados é isso que tens a dizer? A conversa de sempre dos ricos são ricos porque tiveram mérito, os outros que trabalhem para lá chegar.
Eu vou-te escrever em numerário para teres melhor a noção desta barbaridade:
8=3000000000.
Eu só faço duas perguntas:
Consegues encontrar alguma justiça nisto?
Qual é o limite para esta desproporção?
Não disse que era justo.
Alías viveres confortável a fazer posts em fóruns é uma questão da sorte de onde nasceste. Onde está a justiça disso?

Deixo-te duas perguntas, já que respondi à tua.

Como vais fazer a transferência de riqueza do primeiro mundo para o terceiro mundo? É uma coisa fácil?

Porque o foco principal do artigo é esse. Não são os vossos problemas de primeiro mundo.
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,254
3,125
Conquistas
1
  • José Mourinho
Vlk disse:
Estás a gozar? Perante esses dados é isso que tens a dizer? A conversa de sempre dos ricos são ricos porque tiveram mérito, os outros que trabalhem para lá chegar.
Eu vou-te escrever em numerário para teres melhor a noção desta barbaridade:
8=3000000000.
Eu só faço duas perguntas:
Consegues encontrar alguma justiça nisto?
Qual é o limite para esta desproporção?
Eu não acho que os principais culpados de toda esta injustiça e desproporção sejam propriamente os ricos. Os principais culpados para mim são aqueles que deixam isto acontecer sem nada (ou pouco) fazerem e nesse âmbito coloco a Politica e a Justiça.

A politica por permitir toda esta desregulação dos mercados e a Justiça por permitir que muitos indivíduos sejam ricos de forma ilícita (existem aqueles que o são de forma licita também).

Quando tens multinacionais a ter lucros nas ordens dos biliões e não pagam impostos em conformidade com esses lucros é normal que depois aconteçam estas injustiças. E aqui o problema é de âmbito internacional porque tens países que oferecem melhores condições para estas multinacionais (EUA, Suiça, por exemplo) e elas fazem chantagem com os países de origem.

A Justiça também protege os ricos porque as leis muitas vezes são feitas para precaver essas ilegalidades. O Mark Zuckerberg e o Bill Gates são TOP 5 dos mais ricos do planeta mas não seriam assim tão ricos se as suas empresas fossem mais fortemente taxadas.

Aliás, em relação a isso o Stephen Hawking disse umas coisas interessantes:

https://www.tecmundo.com.br/tecnologia/112379-tecnologia-devastar-classe-media-diz-stephen-hawking.htm

 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,801
5,903
45
Lisboa
slowboy disse:
Não disse que era justo.
Alías viveres confortável a fazer posts em fóruns é uma questão da sorte de onde nasceste. Onde está a justiça disso?

Deixo-te duas perguntas, já que respondi à tua.

Como vais fazer a transferência de riqueza do primeiro mundo para o terceiro mundo? É uma coisa fácil?

Porque o foco principal do artigo é esse. Não são os vossos problemas de primeiro mundo.
A transferência directa entre Estados no actual contexto é impossível. Só com uma nova ONU com outros poderes. Mas sempre podes criar legislação interna sobre quem lucra com negócios em países de 3o mundo, muitos deles situação de exploração humana.
Mas olhando para dentro dos Estados e mesmo no nosso onde coexistem multi-milionários e crianças com fome há várias respostas possíveis: impostos sobre a riqueza, legislação laboral mais justa, taxa sobre mais-valias na bolsa, fim do sigilo bancário, legislação sobre enriquecimento ilícito.....
Se isto ia resultar? Não sei, porque de cada vez que se fala de alguma delas cai o carmo e a trindade que lá vêm os comunistas.
Alias se há países onde as desigualdades sociais são muito inferiores isso só quer dizer que é possível diminui-la drasticamente em todos os outros.


Mesmo que não tivesse resposta tenho o direito a ficar revoltado e tenho o direito a concluir que isto é fruto do capitalismo selvagem.