nuno queiros disse:
Caro Devenish, não acho que a alteração feita às cores do emblema tenha que ir a assembleia geral...vou ver se me consigo explicar (às vezes por palavras num forum é difícil).
O emblema continua a ter a bola azul, o certo é que o azul do lado direito ficou mais brilhante por assim dizer...por outras palavras ficou com um azul mais moderno.
Pode parecer estranho, mas com o aparecimento de programas como o photoshop, as cores tornaram-se mais vivas, mais nitidas, mais bonitas ao olho humano...foi o que aconteceu ao simbolo do Porto.
Mas como não deixou de ser azul, e a bola de futebol não deixou de ser uma bola, não foi preciso nenhuma assembleia geral, nem sequer precisou de ser difundida pelo clube (acho eu), foi um passo normal do avanço dos tempos.
Esse pormenor, se calhar nem é muito perceptivel aos portistas em geral, só aqueles que ligam aos pormenores é que repararam...mas que o azul mudou, ai isso mudou, pois pode-se ver nas camisolas.
Tudo dito. Vinha aqui explicar isto. Além da mudança explicitada no tópico que abri(
http://www.fcporto.ws/index.php?topic=15490.0), já percebi a dúvida do user que abriu este tópico. Tal como o ''nuno queiros'' refere e bem, houve uma alteração da tonalidade do emblema. E já esse emblema é um facelift do anterior, e que por isso passou despercebido à maioria dos adeptos.
Para dissipar todas as dúvidas aqui fica um resumo visual:
Primeiro logótipo, a famosa bola com ''FCP''.
Neste fez-se a famosa incorporação do escudo de armas da cidade, por parte do Simplício, em 1922.
No início da década de 40 foi resedenhado e ficou assim até à época de 2005-2006.
Abomino este emblema e besta que o fez. Ainda hoje me pasmo por saber que continua a ser amplamente difundido. Um emblema ''rasca'' que apareceu vindo não sei de onde e que teima a não desaparecer.
Agora, a partir daqui responde-se às dúvidas do user que abriu este tópico. Entra em jogo a mudança ocorrida após a época 2004-2005. Houve mais um redesenho.
Percursor do emblema actual. Não sei até que ponto é ''oficial'', mas num primeiro instante foi bastante usado pelo clube (site oficial, bem como todo o tipo de artigos)
Actual emblema. Como podem verificar, existe a tal melhoria gráfica entre um e outro, principalmente em termos de brilho.
Eu só gostava que a nosso direcção vincasse de uma vez por todas que este último é o nosso emblema, e presentemente, o ÚNICO. Até em termos de ''branding'' seria benéfico, mas continua-se a ver os emblemas todos a serem associados a nós pelos media.
Nem a direcção deve saber disto. Ou sabe e não faz nada. Para dar um exemplo sucinto, nos comunicados à CMVM(última vez que reparei foi na contratação do Quintero) aparece o emblema antigo, no entanto, no site e em ''tudo'' o resto já aparece o actual. Convinha que TUDO o que concerne o clube de forma oficial passasse a usar o emblema actual, o que não acontece. Depois a ''confusão'' sai cá para fora. Os próprios adeptos não os conseguem distinguir. Alguns até ostentam aquele emblema que chega ao cúmulo de ter o dragão castanho. Nem sei se a culpa é da direcção por não saber educar, se dos media e adeptos que não conseguem distinguir...