O FC Porto vai passar a ter uma equipa de eSports, reforçando a aposta na área do Gaming com a sua primeira equipa competitiva. Esta era já uma intenção antiga do FC Porto, atento ao crescimento da área nos últimos anos, e que elevará a marca para um novo patamar nesta industria, que já é um marco das novas gerações e terá, certamente, forte implementação nas futuras.
A primeira aposta do FC Porto eSports será uma parceria com a SoccerSoul, que faz nascer a equipa eFCPorto SoccerSoul, para competir na modalidade FIFA. Os dragões serão representados por Bruno Almeida aka Balmeida e Rafa Monteiro aka RafaMonteiro.
Esta aposta não será apenas para competições isoladas, mas a tempo inteiro. Foi celebrado um acordo para três anos, período em que os atletas, em todas as competições em que participarem, representarão sempre a eFCPorto SoccerSoul. De resto, a gestão desportiva do projeto será da responsabilidade da SoccerSoul.
“Despendemos muito tempo na análise de muitas propostas e caminhos possíveis. Queríamos entrar no mundo dos eSports com a estratégia correta. Temos presente que é uma realidade importante para muitos dos nossos adeptos e que poderá potenciar a nossa marca para uma área importante do dia a dia de um público muito específico”, explica Tiago Gouveia, Diretor de Marketing do FC Porto.
O projeto SoccerSoul eSports, que nasceu durante o período de confinamento ditado pela pandemia, mereceu a atenção do FC Porto, entre outros pontos, por estar assente em três jogadores de futebol com ligação ao clube: João Costa, Jorge Fernandes e Luís Mata. As duas partes juntaram-se, alinharam estratégias e a eFCPorto SoccerSoul passou a realidade.
Hélio Martins é o responsável máximo da SoccerSoul e acredita que este projeto estará à altura: “Sabemos que os adeptos do FC Porto são conhecidos pelo nível máximo de exigência, algo que é sustentado nas vitórias que conquistaram ao longo de todo este tempo. Por isso, o que podem esperar de nós é uma equipa que entra em cada jogo com o objetivo único de vencer, honrar e prestigiar o nome do clube.”
A aposta inicial no FIFA acaba por ser natural, dada a excelente relação que já existia entre o FC Porto e a EA Sports, que levou a que, pela primeira vez, os atletas do FC Porto tenham sido digitalizados para serem incluídos no FIFA 21, satisfazendo uma vontade antiga do clube. O próximo passo espera-se que seja a inclusão do Estádio do Dragão no jogo.
O acompanhamento da evolução dos eSports no seio da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Federação Portuguesa de Futebol e de alguns clubes internacionais com quem o FC Porto contacta, foi também determinante para esta aposta, que vai permitir, certamente, alavancar relações comerciais do clube.
“Portugal é um país onde temos atletas de alta qualidade, pelo que a nossa intenção é marcar uma nova dinâmica nos eSports. Trazer o nosso conhecimento de outras áreas para ajudar também a desenvolver este mercado”, salienta Tiago Gouveia.
Hélio Martins, por seu turno, salienta que o “crescimento sustentado” é a base das expectativas para o projeto: “Estou em crer que tudo irá fluir e será um projeto à imagem da responsabilidade e do compromisso que é representar e ter uma parceria com o Futebol Clube do Porto. Deixo o compromisso de que iremos lutar para fazer história no mundo dos eSports, à semelhança do que o Futebol Clube do Porto tem vindo a fazer.”
Poderá acompanhar todas as novidades dos eSports do FC Porto nas plataformas oficiais, com especial destaque para a nova página no Instagram @eFCPorto.
A primeira aposta do FC Porto eSports será uma parceria com a SoccerSoul, que faz nascer a equipa eFCPorto SoccerSoul, para competir na modalidade FIFA. Os dragões serão representados por Bruno Almeida aka Balmeida e Rafa Monteiro aka RafaMonteiro.
Esta aposta não será apenas para competições isoladas, mas a tempo inteiro. Foi celebrado um acordo para três anos, período em que os atletas, em todas as competições em que participarem, representarão sempre a eFCPorto SoccerSoul. De resto, a gestão desportiva do projeto será da responsabilidade da SoccerSoul.
“Despendemos muito tempo na análise de muitas propostas e caminhos possíveis. Queríamos entrar no mundo dos eSports com a estratégia correta. Temos presente que é uma realidade importante para muitos dos nossos adeptos e que poderá potenciar a nossa marca para uma área importante do dia a dia de um público muito específico”, explica Tiago Gouveia, Diretor de Marketing do FC Porto.
O projeto SoccerSoul eSports, que nasceu durante o período de confinamento ditado pela pandemia, mereceu a atenção do FC Porto, entre outros pontos, por estar assente em três jogadores de futebol com ligação ao clube: João Costa, Jorge Fernandes e Luís Mata. As duas partes juntaram-se, alinharam estratégias e a eFCPorto SoccerSoul passou a realidade.
Hélio Martins é o responsável máximo da SoccerSoul e acredita que este projeto estará à altura: “Sabemos que os adeptos do FC Porto são conhecidos pelo nível máximo de exigência, algo que é sustentado nas vitórias que conquistaram ao longo de todo este tempo. Por isso, o que podem esperar de nós é uma equipa que entra em cada jogo com o objetivo único de vencer, honrar e prestigiar o nome do clube.”
A aposta inicial no FIFA acaba por ser natural, dada a excelente relação que já existia entre o FC Porto e a EA Sports, que levou a que, pela primeira vez, os atletas do FC Porto tenham sido digitalizados para serem incluídos no FIFA 21, satisfazendo uma vontade antiga do clube. O próximo passo espera-se que seja a inclusão do Estádio do Dragão no jogo.
O acompanhamento da evolução dos eSports no seio da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Federação Portuguesa de Futebol e de alguns clubes internacionais com quem o FC Porto contacta, foi também determinante para esta aposta, que vai permitir, certamente, alavancar relações comerciais do clube.
“Portugal é um país onde temos atletas de alta qualidade, pelo que a nossa intenção é marcar uma nova dinâmica nos eSports. Trazer o nosso conhecimento de outras áreas para ajudar também a desenvolver este mercado”, salienta Tiago Gouveia.
Hélio Martins, por seu turno, salienta que o “crescimento sustentado” é a base das expectativas para o projeto: “Estou em crer que tudo irá fluir e será um projeto à imagem da responsabilidade e do compromisso que é representar e ter uma parceria com o Futebol Clube do Porto. Deixo o compromisso de que iremos lutar para fazer história no mundo dos eSports, à semelhança do que o Futebol Clube do Porto tem vindo a fazer.”
Poderá acompanhar todas as novidades dos eSports do FC Porto nas plataformas oficiais, com especial destaque para a nova página no Instagram @eFCPorto.