Estádio das Antas

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
8,973
9,292
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Grande tópico. Adorei a ler as vossas histórias.

Com muita pena minha, sendo um portista da capital, só tive a oportunidade de ir às Antas uma vez. E tudo por mero acaso. Era eu um puto de 9 ou 10 anos já orgulhosamente portista quando fui com os meus avós visitar uns compadres deles a uma aldeia na região do Minho numas férias da Páscoa. O compadre, afinal era grande portista e sócio já há décadas. Nunca me esquecerei do seu armário, qual altar, no escritório da sua casa com todo o tipo de itens do clube, desde camisolas a cachimbos alusivos ao FC Porto.

Ora, quando o compadre soube que o neto do seu grande amigo era um lisboeta portista houve grande festa em casa e ficou logo a promessa que ninguém ali regressava á capital sem levar o puto às Antas. O meu avô, que nunca foi adepto da bola, lá lhe fez a vontade e fomos os 3 na sua antiga Toyota Hiace ver o FC Porto.

Não me lembro do adversário nem do resultado, só sei que ganhamos e foi um dos dias mais mágicos da minha infância. Nem a ida á Disneyland se equiparou.
 

mifisarte

Tribuna Presidencial
19 Abril 2018
6,813
5,043
Conquistas
5
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Pinto da Costa
  • Hulk
Quem nunca levou com uma vareta de guarda-chuva nos olhos na arquibancada lotada que levante a mão!
 

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
10,372
13,878
A primeira vez que fui ás Antas tinha 8 anos e vencemos o Leça 2-0 no campeonato 95/96. E no fim fui ao relvado que o meu tio apresentou o seu livre transito :)
 

JDuarte

Arquibancada
17 Julho 2017
281
291
Para aqueles que como eu tiveram a felicidade de assistir a grandes jogos nas Antas - lembro um FCP vs Real Madrid em que vencemos com bis do grande SMJardel e um diluviano FCP Bayern assistido encostado aos painéis publicitários da arquibancada para fugir á chuva e de muito má memória,para além dos grandes dérbis vs bosta e lagartixas - aquele estádio tinha algo de VERDADEIRAMENTE mágico e especial....saudade!
Claro que o Dragão é muito mais funcional,muito mais belo,muito mais coisas que as Antas não tinham...mas aquele ambiente será porventura irrepetível onde quer que vá.... muitos quilómetros fiz para ir ás Antas...eram 700 de cada vez...mas valeram muito cada um dos que fiz...melhor manifestação de portismo apenas em Sevilha...ÉPICO!!
Nesse aspecto o Dragão está ainda uns passos atrás...saudade!
 

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
12,564
1,278
Porto
Rivas disse:
Era mais intimidativo para os adversários, sem duvida. Penso que é o Chiquinho Conde que uma vez disse que quando estavam no túnel das Antas e começavam a ouvir os adeptos, só pensavam em quantos é que iam encaixar! Havia medo em vir jogar às Antas!
E não só! Certa vez, em conversa com um antigo preparador físico do Vitória de Guimarães, que tinha estudado cá no Porto, este contava-me que o Jorge Costa e o Fernando Couto "afiavam" os pitons das chuteiras nos degraus, no túnel, antes das equipas subirem para o relvado, para todos verem.

Os adversários já entravam a medo. Aquilo tinha um impacto psicológico brutal.
 

Zé dos Drakarys

Arquibancada
14 Agosto 2017
499
0
Porto
As minhas 3 primeiras vezes nas Antas foram clássicos. Era miúdo e a 1a foi de má memória. Fui agredido (com 7 anos) no exterior por uma gaja do Benfica que me bateu com um pau de bandeira porque eu estava a gritar "Benfica é merda". Escusado será dizer que levou uma trepa de meia dúzia de velhotes mais o meu avô. Lá dentro perdemos...o famoso jogo do César Brito.
Só lá voltei dois anos depois para ver mais um Porto-Benfica ao nevoeiro. E depois fui ver o Porto vs Sporting dessa mesma época à chuva que acabou zero a zero.
A partir daí fiquei residente.
Na época seguinte estreei-me na Champions onde tirando o jogo com o Floriana de Malta fui ver todos.
 

LimaPereira

O Porto é quem somos
14 Julho 2015
4,553
4,422
Conquistas
8
46
Porto
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
  • Bobby Robson
Nasci e cresci em Justino Teixeira, e desde que me lembro aos Domingos subia a rua das Antas com o meu pai para ver o Porto... devo ter começado pelos 6 anos andava na natação e fazia o caminho a fazer prognósticos com o meu pai. O ritual durou anos e depois juntou-se um grupo de amigos...
Éramos todos Superior Sul.
Jogos tantos... o de um Porto-Benfica de noite com nevoeiro que nem metade do campo viamos. Julgo que ganhamos 1-0.
Os 4-2 ao Covilhã que deram o título. Com bis do Gomes... até chorei.
3-0 aos vermelhos com o campeonato já ganho, ultimo jogo do Jaime Pacheco.
O 1-0 ao Ajax e a assobiadela ao Ivic por substituir o Gomes...
A derrota com o slm com o cepo do César Brito...
O Porto vs Sporting com o Gomes de verde... o que me doeu esse jogo...
Recordo-me do Dr. Domingos Gomes num porto benfica fora de si a atirar laranjas ao fiscal de linha...
Mas o que mais recordo era o portismo do meu pai e o seu amor pelo Clube. Sobre o Porto tinhamos sempre conversa.
E para ele como para mim não havia estádio como as Antas.
 

netkill

Arquibancada
2 Dezembro 2017
120
185
Estádio das Antas!!! Palavras míticas... como todas as que envolvam o grande FCP. A primeira vez no estádio foi com um vizinho e o seu filho. Tinha uns 10 anos se não me engano; era o tempo em que as mulheres ficavam nos carros a fazer crochê enquanto os maridos iam à bola! O Porto ganhou mas jogou mal. "O Porto não tem fio de jogo" comentavam dois senhores à nossa frente.
A primeira vez sem adultos devia ter uns 13-14 anos. Gastei três contos das minhas economias para ver um jogo contra os vermelhos na arquibancada. Lembro-me que quando falei quanto gastei para a minha mãe ela chorou de raiva por ter gasto tanto dinheiro para ver um jogo de futebol!!
Chegou o dia e esperei na estação de Ermesinde por um amigo que nunca mais chegava. Fui pela linha de comboio até casa dele. "O Ricardo está doente; não vai poder ir". E lá fui eu sozinho.
O Porto faz o 1-0 explosão de alegria!! Os outros empatam e um senhor pula sozinho no meio de nós. Alguns olham para ele meio atravessado mas tudo segue tranquilo. O Porto quase marca, eu acho que a bola entrou e pulo de alegria mas vejo que todos estão parados então "não deve ter sido golo". Jogo finaliza 1-1. Volto para casa de autocarro. Fila enorme. "Acho que vão passar uns dois autocarros sem que eu consiga entrar". Começa a vontade de mijar. Tinha um mictorio bem ali do lado. Não consigo lembrar-me do nome do local mas se passar lá hoje e estiver igual com certeza vou reconhecer. "Mas atrás de mim a fila está enorme. Se sair agora para mijar vou para o final e vão ser precisos vários autocarros até conseguir entrar. Vou chegar muito tarde. Os meus pais vão ficar chateados. Sou um recém-adolescente. Não posso andar sozinho nas ruas até muito tarde". Fiquei na fila. Mais uns minutos e a vontade aumentou. Desisto e vou no mictorio. Mais aliviado avalio as possiblidades. Não conheço todo o caminho até Ermesinde mas sei que o autocarro vai sempre em frente até ao "Alto da Maia". Então surgiu a ideia de voltar para casa a pé. "Não deve ser longe. Se for a correr acho que dá. No Alto da Maia viro à direita e sigo em direção à Santa Rita e daí é um pulo até casa". Olho para a fila do autocarro e ganho ânimo para executar a minha ideia. E lá fui eu. Corria um pouco e depois caminhava. Fui assim das Antas até Ermesinde. Não olhei as horas em que saí de lá mas cheguei antes das 20h em casa; pelas minhas contas acho que demorei 30-40 minutos para chegar. E no final de tudo não me senti cansado. Estava feliz por ter conseguido assistir ao meu primeiro jogo sozinho. O primeiro de muitos. :)
 

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
10,372
13,878
netkill disse:
Estádio das Antas!!! Palavras míticas... como todas as que envolvam o grande FCP. A primeira vez no estádio foi com um vizinho e o seu filho. Tinha uns 10 anos se não me engano; era o tempo em que as mulheres ficavam nos carros a fazer crochê enquanto os maridos iam à bola! O Porto ganhou mas jogou mal. "O Porto não tem fio de jogo" comentavam dois senhores à nossa frente.
A primeira vez sem adultos devia ter uns 13-14 anos. Gastei três contos das minhas economias para ver um jogo contra os vermelhos na arquibancada. Lembro-me que quando falei quanto gastei para a minha mãe ela chorou de raiva por ter gasto tanto dinheiro para ver um jogo de futebol!!
Chegou o dia e esperei na estação de Ermesinde por um amigo que nunca mais chegava. Fui pela linha de comboio até casa dele. "O Ricardo está doente; não vai poder ir". E lá fui eu sozinho.
O Porto faz o 1-0 explosão de alegria!! Os outros empatam e um senhor pula sozinho no meio de nós. Alguns olham para ele meio atravessado mas tudo segue tranquilo. O Porto quase marca, eu acho que a bola entrou e pulo de alegria mas vejo que todos estão parados então "não deve ter sido golo". Jogo finaliza 1-1. Volto para casa de autocarro. Fila enorme. "Acho que vão passar uns dois autocarros sem que eu consiga entrar". Começa a vontade de mijar. Tinha um mictorio bem ali do lado. Não consigo lembrar-me do nome do local mas se passar lá hoje e estiver igual com certeza vou reconhecer. "Mas atrás de mim a fila está enorme. Se sair agora para mijar vou para o final e vão ser precisos vários autocarros até conseguir entrar. Vou chegar muito tarde. Os meus pais vão ficar chateados. Sou um recém-adolescente. Não posso andar sozinho nas ruas até muito tarde". Fiquei na fila. Mais uns minutos e a vontade aumentou. Desisto e vou no mictorio. Mais aliviado avalio as possiblidades. Não conheço todo o caminho até Ermesinde mas sei que o autocarro vai sempre em frente até ao "Alto da Maia". Então surgiu a ideia de voltar para casa a pé. "Não deve ser longe. Se for a correr acho que dá. No Alto da Maia viro à direita e sigo em direção à Santa Rita e daí é um pulo até casa". Olho para a fila do autocarro e ganho ânimo para executar a minha ideia. E lá fui eu. Corria um pouco e depois caminhava. Fui assim das Antas até Ermesinde. Não olhei as horas em que saí de lá mas cheguei antes das 20h em casa; pelas minhas contas acho que demorei 30-40 minutos para chegar. E no final de tudo não me senti cansado. Estava feliz por ter conseguido assistir ao meu primeiro jogo sozinho. O primeiro de muitos. :)
No próximo vamos vencer ! ;)
 

jaco250

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2015
10,158
9,328
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • Pinto da Costa
Não sei o primeiro jogo que vi nas Antas, sei que foi para as competições europeias.... O meu primeiro classico foi em 93 num 3-3 contra os cornos..... inesquecível.