Estádio do Dragão

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
24,269
33,161
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
E pedir às pessoas se podem ter esse cuidado? Digo eu... talvez seja mais útil do que vir para aqui na capa do anonimato mandar bocas.

Na minha zona várias pessoas fumam e nunca houve problemas, no intervalo juntam-se todos nas escadas a conviver e a fumar e durante o jogo há gente que se desvia para não ter de mandar o fumo para cima de ninguém. Eu pessoalmente também não gosto de levar com isso, mas se fosse comigo provavelmente pedia se podia ter algum cuidado.
Pedires a um fumador para não fumar?
Man, já vi malta a levar bolachadas por menos...
:LOL:

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
2,958
5,332
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
Ontem estava um casal ao meu lado que passou o jogo inteiro a fumar, dois jovens imediatamente à frente que passaram o jogo todo a fumar, num raio de 10 metros, estavam seguramente mais meia dúzia de pessoas a fumar, via-se pelo fumo.

É algo básico de civilidade, estamos sentados uns ao lados dos outros, é evidente que o fumo vai para a cara das outras pessoas. Há crianças, pode haver pessoas com problemas respiratórios ou outro tipo de doenças. Se querem fumar podiam levantar-se ao intervalo e ir para uma zona junto às entradas conversar e fumar.

Não é da minha responsabilidade andar a pedir a toda a gente à minha volta que não fume. Para mim são questões básicas de respeito e de viver em sociedade, mas as boas maneiras, cortesia e o respeito pelos outros é algo que hoje em dia está praticamente em extinção.
Percebo o teu ponto de vista, e não querendo fazer de advogado do diabo, mas tendo em conta que fizeste menção a cigarros eletrónicos, se forem os conhecidos IQOS, não é fumo, é vapor, mau na mesma, mas diferente.

Depois o que se poderá discutir e talvez seja esse o ponto que é preciso pensar, deverá continuar a ser permitido fumar nos estádios? É que sendo permitido, as pessoas estão no seu direito, umas com mais ou menos decência vão ter cuidados, tal como vejo a terem na minha zona.

O que posso depreender da tua experiência é que tiveste azar por ter tanto fumador à beira e sem cuidados, porque situações dessas até não costumam ser muito comuns, digo por experiência de quem tem lugar anual.

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
14,661
26,768
34
Vila Das Aves
Ontem estava um casal ao meu lado que passou o jogo inteiro a fumar, dois jovens imediatamente à frente que passaram o jogo todo a fumar, num raio de 10 metros, estavam seguramente mais meia dúzia de pessoas a fumar, via-se pelo fumo.

É algo básico de civilidade, estamos sentados uns ao lados dos outros, é evidente que o fumo vai para a cara das outras pessoas. Há crianças, pode haver pessoas com problemas respiratórios ou outro tipo de doenças. Se querem fumar podiam levantar-se ao intervalo e ir para uma zona junto às entradas conversar e fumar.

Não é da minha responsabilidade andar a pedir a toda a gente à minha volta que não fume. Para mim são questões básicas de respeito e de viver em sociedade, mas as boas maneiras, cortesia e o respeito pelos outros é algo que hoje em dia está praticamente em extinção.
Estás num estádio com centenas de pessoas á tua volta, é normal haver sempre alguém que não cumpre com certas regras básicas.

Se já não cumpriam na altura do COVID, imagino agora.

• Like
Reações: Dragaoinvicto

AzulSideral

Superior
2 Dezembro 2025
73
94
Percebo o teu ponto de vista, e não querendo fazer de advogado do diabo, mas tendo em conta que fizeste menção a cigarros eletrónicos, se forem os conhecidos IQOS, não é fumo, é vapor, mau na mesma, mas diferente.

Depois o que se poderá discutir e talvez seja esse o ponto que é preciso pensar, deverá continuar a ser permitido fumar nos estádios? É que sendo permitido, as pessoas estão no seu direito, umas com mais ou menos decência vão ter cuidados, tal como vejo a terem na minha zona.

O que posso depreender da tua experiência é que tiveste azar por ter tanto fumador à beira e sem cuidados, porque situações dessas até não costumam ser muito comuns, digo por experiência de quem tem lugar anual.
Eu tenho lugar anual já desde os tempos das Antas. Gente a fumar é habitual, há um tipo aqui, outro ali, incomoda um pouco, mas é tolerável. Relatei a situação de ontem precisamente por não ser habitual. É que foi mesmo um grande número de pessoas à minha volta a fumar. Mesmo o cigarro eletrónico, sendo vapor ou não, é extremamente prejudicial à saúde. Acho que isto é mesmo mais uma questão de civilidade e consciência coletiva do que outra coisa qualquer. Não custava nada deixar os vícios de fora em situações onde há uma grande concentração de pessoas. Por não ser proibido é que acho que devia existir um pouco mais de civismo e as pessoas terem um pouco de noção do sítio onde se encontram, que mesmo que exalem o fumo para o ar, é inevitável que este vá para cara dos outros e os obrigue a respirar algo que é prejudicial à saúde.

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
24,269
33,161
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
É preciso o pessoal ter noção.

Eu não fumo, mas se fumasse e estivesse no estádio, procurava perceber quem está a minha volta (se há crianças) e adaptar o meu comportamento.
Há malta muito viciada, não estando a fazer nada nem tendo as mãos ocupadas, estão a fumar...
E depois há os que sim, que tentam ter respeito pelo espaço dos outros... mas há sempre animais que se um gajo lhes diz alguma coisa ainda começam a mandar vir ou a atirar mais fumo de propósito.
Há uns dias cruzei-me no trânsito com um amigo, à ida para o emprego. Seriam umas 7 da manhã e o gajo já ia a fumar. Mandei-lhe uma mensagem a perguntar porque é que começava a fumar tão cedo e ele ainda ficou todo incomodado...

• Like
Reações: Regod

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
2,958
5,332
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
Eu tenho lugar anual já desde os tempos das Antas. Gente a fumar é habitual, há um tipo aqui, outro ali, incomoda um pouco, mas é tolerável. Relatei a situação de ontem precisamente por não ser habitual. É que foi mesmo um grande número de pessoas à minha volta a fumar. Mesmo o cigarro eletrónico, sendo vapor ou não, é extremamente prejudicial à saúde. Acho que isto é mesmo mais uma questão de civilidade e consciência coletiva do que outra coisa qualquer. Não custava nada deixar os vícios de fora em situações onde há uma grande concentração de pessoas. Por não ser proibido é que acho que devia existir um pouco mais de civismo por parte das pessoas e terem um pouco de noção que mesmo que exalem o fumo para o ar, é inevitável que este vá para cara dos outros e os obrigue a respirar algo que é prejudicial à saúde.
Eu concordo com o que dizes, mas se tens lugar anual desde as Antas sabes bem que a tendência, pelo menos nesse campo, foi de melhorar, e muito. Nas Antas cheguei a levar escarradelas nos sapatos em dias de enchentes, só para se ter noção...

Acho que tal como dizes deve ter sido um dia "anormal", provavelmente até de pessoas que nem costumam lá estar.

• Wow
  • Like
Reações: Regod e Raba

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
34,581
32,555
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
É preciso o pessoal ter noção.

Eu não fumo, mas se fumasse e estivesse no estádio, procurava perceber quem está a minha volta (se há crianças) e adaptar o meu comportamento.
Es uma pessoa civica. Da mesma forma quando vejo criancas ao meu lado nao digo asneiras e controlo me mais

AzulSideral

Superior
2 Dezembro 2025
73
94
Eu concordo com o que dizes, mas se tens lugar anual desde as Antas sabes bem que a tendência, pelo menos nesse campo, foi de melhorar, e muito. Nas Antas cheguei a levar escarradelas nos sapatos em dias de enchentes, só para se ter noção...

Acho que tal como dizes deve ter sido um dia "anormal", provavelmente até de pessoas que nem costumam lá estar.
Felizmente, nunca levei com escarradelas nas Antas, também era um espaço muito diferente, com muito menos condições, muito mais aberto e amplo. Não se sentia tanto os efeitos do tabaco.

Em situações normais, já é incomodativo ter um ou outro a fumar, ontem foi mesmo insuportável. Até cobri a boca e o nariz com o cachecol fingindo que estava apenas com frio para não sentir tanto o tabaco e o fumo.

Felizmente em espaços fechados já é proibido fumar. Eu acho que devia também ser proibido fumar em espaços públicos, exceto em zonas de fumadores e não o contrário. Se as pessoas querem prejudicar a saúde delas, estão à vontade, mas não deviam ser livres de prejudicar a saúde dos outros.

Para mim tudo se resume a uma questão de civismo e respeito pelos outros.

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
2,958
5,332
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
Es uma pessoa civica. Da mesma forma quando vejo criancas ao meu lado nao digo asneiras e controlo me mais
Também me aconteceu isso quando foram uns miúdos com um filho para o lugar à minha frente, até que o árbitro errou um lançamento lateral e o miúdo gritou "Mama aqui ó fdp" e pronto, voltei ao meu estado normal depois disso (y)

LoscarDragão

Bancada lateral
4 Junho 2022
672
1,080
Conquistas
8
www.dailymotion.com
  • André Villas-Boas
  • Vítor Baia
  • Lucho González
  • Jardel
Sou só eu a achar que deveriam mudar os ecrãs por uns maiores? Estão com o mesmo tamanho desde 2003, ora desde então, os ecrãs domésticos aumentaram, e comparando com os nossos rivais nacionais, temos os mais pequenos. Poderiam deixar só um ecrã encastrado em cada topo, em vez dos dois.
Acho que foram trocados por uns do mesmo tamanho há uns anos, mas necessitam de um upgrade.
Fiz uma montagem com a superior norte a levar um segundo anel a pensar também no Mundial 2030. Não sei se poderia fazer-se o mesmo na Sul, ou deixar aberto para a cidade e só trocar o ecrã.

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
2,958
5,332
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
Acho que os nossos ecrãs estão bem, não precisamos de um do tamanho do estádio do Braga. E até acho giro o nosso gira quando não há jogos
E o girar é óptimo para receitas de publicidade, quer para a VCI quer para a Alameda.

Também concordo que não há necessidade de serem maiores, até por existirem 4 ecrãs.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
28,135
19,646
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19

levares escarradelas nos sapatos vá lá não é mau.
eu vi uma vez no antigo campo do Salgueiros um tipo já muito idoso a acompanhar o fiscal de linha durante o jogo todo e a mandar escarradelas para cima dele o jogo todo, a sorte do fiscal de linha é que choveu o jogo todo.

• Haha

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
28,135
19,646
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Eu tenho lugar anual já desde os tempos das Antas. Gente a fumar é habitual, há um tipo aqui, outro ali, incomoda um pouco, mas é tolerável. Relatei a situação de ontem precisamente por não ser habitual. É que foi mesmo um grande número de pessoas à minha volta a fumar. Mesmo o cigarro eletrónico, sendo vapor ou não, é extremamente prejudicial à saúde. Acho que isto é mesmo mais uma questão de civilidade e consciência coletiva do que outra coisa qualquer. Não custava nada deixar os vícios de fora em situações onde há uma grande concentração de pessoas. Por não ser proibido é que acho que devia existir um pouco mais de civismo e as pessoas terem um pouco de noção do sítio onde se encontram, que mesmo que exalem o fumo para o ar, é inevitável que este vá para cara dos outros e os obrigue a respirar algo que é prejudicial à saúde.
Por mim não tens problema, vejo a maioria dos jogos em casa e vai um maço em todo o jogo mas estou só eu nessa sala, por vezes olho para o teto e vejo nuvens a pairar.

• Haha