Euro Sub 19 (Finlândia 16-29 Julho 2018)

Estado
Não está aberto para novas respostas.

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
11,941
2,316
Lisboa, 1979
ixnay disse:
Absolutamente ESSENCIAL para o futuro do clube. Já devia ter avançado há um par de anos...

O Vitalis Park não tem as condições mínimas necessárias para a nossa formação, tanto a nível de relvados (só tem um sintético de futebol de 11 - e gasto), como a nível de balneários (poucos, pequenos e pouco funcionais).

Precisamos também de mais staff secundário nas equipas jovens. Temos treinadores de qualidade, mas são precisos (mais) analistas de treinos, de jogos e de recrutamento. Precisamos de uma direcção geral de formação mais abrangente e com mais valências. Precisamos de mais e melhores opções de alojamento para os pais e para os miúdos que são de longe.

Ou fazemos a transição rapidamente ou deixamos os nossos rivais, principalmente os corruptos, aí sim, ficarem à nossa frente um bom par de anos.
A Academia é essencial, mas não de qualquer maneira e de qualquer forma.

Primeiro, é essencial a localização. Um dos factores que ajudaram o crescimento da academia do regime, por incrível que pareça, foi a aposta dos calimeros nos arrabaldes de Alcochete. A academia do regime tem melhores transportes de acesso, desde logo, uma ligação fluvial directa do Cais Sodré ao Seixal que encosta mesmo junto à academia. Fora autocarros e até ligações à 25 de Abril.
Apesar do Seixal não ser uma localização ideal (creio que se o Belenenses vivesse um período de paz e com o novo campo das Salésias beneficiaria muito dos da 2ª circular terem ido para  margem sul), perante o desastre que é Alcochete, deu vantagem ao regime.

Segundo, parece-me que há uma tendência para medir academias pelo nº de campos. O nº é importante, mas há uma tendência para a megalomania, como se vê no Seixal com planos lunáticos de expansão.
Há um número mínimo de campos, direi uns 4/5, mais 2 de 7. A partir daí, são campos para estarem às moscas a maior parte do tempo. Menos campos e maior tempo de utilização.

Terceiro, mais importante é a estrutura envolvente, não só o edificado de apoio (balneários, ginásios, quartos, refeitório, piscina de recuperação e treino), mas também o capital humano (este é decisivo). No edificado, há um que destaco que é um colégio. Aberto ao público, para financiar-se, mas onde sejam incluídos os jogadores da formação, sobretudo, os que são de longe.
 

Cheue

12 Maio 2016
18,955
29,113
Conquistas
7
108
elnino_diogo disse:
Concordo com tudo.

Só um aparte, eles já estão séculos à nossa frente na formação.

Os jogadores que saem da nossa formação que são bons normalmente são bons por eles próprios, não pela nossa qualidade de formação.

Por isso é que só formamos defesas geralmente.

Em termos de formação é muito mais fácil trabalhar um defesa do que um avançado.

E como dá trabalho formar criativos e médios, optamos pela via mais fácil, formar defesas

Damos algumas noções táticas e esperamos que ele seja bom, é isto basicamente a nossa "formação".

eu acho que é exactamente o contrário.

talento é que não se ensina...

quer dizer...os nossos bons jogadores da formação são acidente...os dos outros é tudo mérito...
foi o sporteng que ensinou o CR7 ou o Quaresma a jogar à bola? ou já eram putos com imenso talento e potencial ainda antes de lá entrar?

é preciso é encontrar e contratar logo esse sputos.
scouting na formação também é muito importante.

 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Cheue disse:
eu acho que é exactamente o contrário.

talento é que não se ensina...

quer dizer...os nossos bons jogadores da formação são acidente...os dos outros é tudo mérito...
foi o sporteng que ensinou o CR7 ou o Quaresma a jogar à bola? ou já eram putos com imenso talento e potencial ainda antes de lá entrar?

é preciso é encontrar e contratar logo esse sputos.
scouting na formação também é muito importante.
O problema disso é que há quem pense que instalações dão talento a alguém,ora isso é pessoal quando muito podemos limar mas apenas isso.
Não é por termos uma academica digamos assim que não vamos formar jogadores com qualidade quando tudo prova em contrário.
Nesse liga inglesa 4 finais e 2 conquistas ,na youth league sempre chegamos mais longe somente uma vez isso não ocorreu,então há que pensar.
Nossa equipa B até ao momento foi a única que venceu a Liga Lehdaman e com estruturas ruins o que não concordo de todo.
Jogadores são acima de tudo pessoas.
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,197
23,951
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Cheue disse:
eu acho que é exactamente o contrário.

talento é que não se ensina...

quer dizer...os nossos bons jogadores da formação são acidente...os dos outros é tudo mérito...
foi o sporteng que ensinou o CR7 ou o Quaresma a jogar à bola? ou já eram putos com imenso talento e potencial ainda antes de lá entrar?

é preciso é encontrar e contratar logo esse sputos.
scouting na formação também é muito importante.
Lógico. Sem esquecer que o Benfica é de longe o clube que paga mais na formação. Mais do que "combater" o Benfica preocupa-me a emergência do Braga, que nos está a roubar as pepitas a Norte. Isso é que é totalmente inadmissível, o mercado a Norte devia ser de nosso domínio.
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,197
23,951
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
O El Nino esquece-se que muito do domínio do Benfica na formação é às custas dos Ronaldo Camará, Jocus, Romário Baldé, jogadores ou que são pela genética ou pelo martelanço precocente mais fortes do que os nossos nos escalões mais jovens,  que quando chegarem a seniores serão irrelevantes. O Benfica dá muita primazia à vertente física que lhes dá títulos nomeadamente no escalão sub 15 e sub 17, mas que a partir daí a superioridade física esvai-se. Temos de ser é mais rápidos e apostar tendo como base o talento. Não quero ter as melhores equipas sub 15 ou sub 17 do país, quero ter o máximo de jogadores da formação com qualidade para incorporar a equipa principal.
 

Paul Ashworth

Bancada central
23 Maio 2007
1,525
2,276
elnino_diogo disse:
Nem trabalho físico especializado os miúdos têm.
Basta-me esta frase para saber que estás a falar sem conhecimento de causa.

No restante, se fosse assim tão fácil formar defesas, especialmente centrais, não haveria o vazio de sucessão que temos actualmente na Selecção. Essa ideia que o clube "opta" por formar numas posições em prejuízo de outras é, para além de surreal, minimalista no que diz respeito à complexidade que é a formação de um atleta. Parece que temos uma máquina para defesas e abdicamos de investir numa máquina para Médios e Avançados porque é mais complexa de se manusear...

 

elnino_diogo

Tribuna Presidencial
19 Junho 2012
6,885
0
Paul Ashworth disse:
Basta-me esta frase para saber que estás a falar sem conhecimento de causa.

No restante, se fosse assim tão fácil formar defesas, especialmente centrais, não haveria o vazio de sucessão que temos actualmente na Selecção. Essa ideia que o clube "opta" por formar numas posições em prejuízo de outras é, para além de surreal, minimalista no que diz respeito à complexidade que é a formação de um atleta. Parece que temos uma máquina para defesas e abdicamos de investir numa máquina para Médios e Avançados porque é mais complexa de se manusear...
Se soubesses o que eu já fiz no FC Porto, essa tua primeira frase era a tua última também. Fechavas a conta com vergonha.

Quando digo trabalho especializado estou a referir me a trabalho específico para preparar os.jogadores jovens para a passagem aos seniores.

Um trabalho gradual de crescimento físico ao longo dos anos não temos.

Claro que temos treino físico especializado, mas mais ligado à vertente de desenvolver fisicamente os jogadores, mas sem a componente crescimento sustentado.

Posso dizer te por exemplo que os jogadores não tem preparação física que treine a explosão, a agilidade com saída rápida.por exemplo.

PS: não te estou a atacar, apesar da minha primeira frase ter sido assim mais " agressiva" , estou apenas a dizer que em termos físicos a nossa formação tem problemas.

Até gosto bastante dos teus posts
 
N

nelsonfnq

Guest
elnino_diogo disse:
Eu ia fazer uma lista com os melhores jogadores deste europeu, mas estou no telemóvel e com preguiça, mas posso deixar alguns assim de cabeça.

Moise Kean - Itália
Não preciso de dizer nada, a qualidade é evidente

Erlin Haaland - Noruega
Possante, excelente remate, bom jogo aéreo, rápido para a altura e remates que parecem mísseis.

Eman Markovic - Noruega
Extremo como eu gosto, sem medo, capacidade técnica, boa colocação de remate e rápido. Por favor FC Porto, olhem para o mercado escandinavo. (E não digo isto por ter tido uma namorada que joga nos sub 19 da Noruega cof cof)

Amine Gouiri - França
Avançado letal, muito móvel, excelente técnica e com excelente capacidade de remate.

Malang Sarr - França
O novo Mangala

Mickael Cuisance - França
Médio box to box, incrível capacitação de passe e remate, queima linhas com uma facilidade tremenda e excelente no jogo aéreo.

Yacine Adli - França
Novo Rabiot, técnica, remate, passe, jogo aéreo, o pack completo. Excelente médio da França.

Myziane Maolida - França
Craque! Técnica, rapidez e imprevisibilidade, ficarei muito surpreendido se não der craque

Alessandro Plizzari - Itália
Guarda redes infeliz na final mas é um talento enorme, reflexos e elasticidade.

Alessandro Tripaldelli - Itália
Um motor do lado esquerdo da defesa da Itália, rápido, raçudo, defende bem, ataca bem e é inteligente a jogar.

Nicolo Zaniolo - Itália
Talento enorme, não tem uma posição completamente definida, joga um pouco por todo o lado

Sandro Tonali (agarrem este miúdo, futuro Pirlo) - Itália
Não tenho muito a dizer, é ver a final de ontem e ficar pasmado com a qualidade deste miúdo, a capacidade para sair a jogar, qualidade de passe inteligência.

Gianluca Scamacca - Itália
Um pinheiro com muita a força, típico jogador que o Sérgio Conceição gosta

Estou ok telemóvel mas quando chegar ao computador meto aqui uns vídeos desta chavalada toda :)
Gosto de todos que aqui puseste... Agrada-me o Scamacca em detrimento do tão falado (e badalado e agradado e apreciado e cortejado e mimado)... Favilli (tudo porque marcou dois golos ao Bayern) !!!!!!
E concordo contigo, acredito que é jogador que o SC aprecia. Alto, raçudo, tecnicista, com faro para o golo, trabalhador... muito maduro no campo mas não sei como é fora das 4 linhas.

A gastar milhões, gostava de o ver no NGC em vez do Favilli!
 

Paul Ashworth

Bancada central
23 Maio 2007
1,525
2,276
elnino_diogo disse:
Se soubesses o que eu já fiz no FC Porto, essa tua primeira frase era a tua última também. Fechavas a conta com vergonha.

Quando digo trabalho especializado estou a referir me a trabalho específico para preparar os.jogadores jovens para a passagem aos seniores.

Um trabalho gradual de crescimento físico ao longo dos anos não temos.

Claro que temos treino físico especializado, mas mais ligado à vertente de desenvolver fisicamente os jogadores, mas sem a componente crescimento sustentado.

Posso dizer te por exemplo que os jogadores não tem preparação física que treine a explosão, a agilidade com saída rápida.por exemplo.

PS: não te estou a atacar, apesar da minha primeira frase ter sido assim mais " agressiva" , estou apenas a dizer que em termos físicos a nossa formação tem problemas.

Até gosto bastante dos teus posts
Agora deixaste-me curioso em saber o que já fizeste pelo FC Porto...

Neste caso acho então que falhaste no tempo verbal. Não tinham esse tipo de trabalho, agora têm. Aliás, utilizam exactamente os mesmos espaços que as equipas A e B para realizar esse trabalho.

É público que durante anos houve uma coordenação metodológica que via estas questões da configuração física como algo que devia ser desenvolvido de forma natural, baseando-se na premissa que, às vezes, o atleta ao querer ganhar algumas coisas, iria fazer com que perdesse outras. Creio que neste momento há outras flexibilidade para estas questões, daí dizer que actualmente esse trabalho é feito. Agora se quem o faz é ou não suficientemente competente para o fazer, ou se mesmo assim o trabalho é insuficiente, isso já me ultrapassa largamente nem estou habilitado para qualificar.

P.S.: Qual ataque, mau de mim se visse dessa forma. Tomara eu que houvessem mais users a discutir estes assuntos com a mesma paixão com que o fazes.
 

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
11,941
2,316
Lisboa, 1979
Factos:

1) o regime paga bem na formação. Não só aos jogadores (pais), como a paga e bem a uma rede de olheiros. E pagar não se resume a dinheiro, como se vê nos emails.

2) o regime usa Jocus, Camarás e afins. Sim, mas o FC Porto também os tem. Felizmente, não em tão grande número.

3) Academias não fazem talentos. Não inventam talentos. Faz duas coisas: Apura e fixa. Apura: melhora algumas qualidades (sobretudo físicas e tácticas); fixa: dá um factor de ligação ao clube.

4) No FC Porto já se esteve a borrifar para a condição física dos jogadores da formação. Felizmente, depois de darem com os dentes na parede, já se nota franca evolução nesse aspecto. Pena foi ter que se bater no fundo para se acordar.



Superados os factos, quais os factores decisivos para o crescimento de outros clubes na formação? Quatro, em minha opinião:

1) Agressividade na prospecção. Tentar chegar primeiro, nunca abandonar ao primeiro não, não desacompanhar após dispensa.
2) Proximidade. Basta ver o que o regime tenta fazer com as equipas das suas casas. Aproximar o clube e dar sequência à sua prospecção em regiões mais distantes.
3) Fixação. Dar as condições, nas fases formativas de especialização e nas superiores de iniciação, para trazer talentos para junto do clube. Um lar do Dragão é manifestamente pouco. Vizela e Viana do Castelo não são "próximos".
4) Valorização do jogador formado. Passa pela mudança de paradigma junto do adepto, mas sobretudo, junto da administração. A formação não pode ser só a boia de alvação quando o sad naufraga na sua incompetência inenarrável e gestão danosa.

Por fim, o estado actual da formação do FC Porto não é calamitoso. De certa forma, há até milagres, resultantes da boa vontade conjugada de muita gente.
Podia e devia ser muito melhor. Houvesse outro interesses nos escritórios do Dragão e outra pressão de quem é adepto.





 

BlueWhiteBlue

Arquibancada
28 Abril 2016
324
207
Drago disse:
Factos:

1) o regime paga bem na formação. Não só aos jogadores (pais), como a paga e bem a uma rede de olheiros. E pagar não se resume a dinheiro, como se vê nos emails.

2) o regime usa Jocus, Camarás e afins. Sim, mas o FC Porto também os tem. Felizmente, não em tão grande número.

3) Academias não fazem talentos. Não inventam talentos. Faz duas coisas: Apura e fixa. Apura: melhora algumas qualidades (sobretudo físicas e tácticas); fixa: dá um factor de ligação ao clube.

4) No FC Porto já se esteve a borrifar para a condição física dos jogadores da formação. Felizmente, depois de darem com os dentes na parede, já se nota franca evolução nesse aspecto. Pena foi ter que se bater no fundo para se acordar.



Superados os factos, quais os factores decisivos para o crescimento de outros clubes na formação? Três, em minha opinião:

1) Agressividade na prospecção. Tentar chegar primeiro, nunca abandonar ao primeiro não, não desacompanhar após dispensa.
2) Proximidade. Basta ver o que o regime tenta fazer com as equipas das suas casas. Aproximar o clube e dar sequência à sua prospecção em regiões mais distantes.
3) Fixação. Dar as condições, nas fases formativas de especialização e nas superiores de iniciação, para trazer talentos para junto do clube. Um lar do Dragão é manifestamente pouco. Vizela e Viana do Castelo não são "próximos".
4) Valorização do jogador formado. Passa pela mudança de paradigma junto do adepto, mas sobretudo, junto da administração. A formação não pode ser só a boia de alvação quando o sad naufraga na sua incompetência inenarrável e gestão danosa.

Por fim, o estado actual da formação do FC Porto não é calamitoso. De certa forma, há até milagres, resultantes da boa vontade conjugada de muita gente.
Podia e devia ser muito melhor. Houvesse outro interesses nos escritórios do Dragão e outra pressão de quem é adepto.
Isto.

Vamos sempre bater na mesma tecla .. já tivemos os melhores, os mais visionários, os mais inconformados, os mais sedentos de vitórias, os mais sagazes .. já não temos.
Para termos a melhor formação é preciso tudo isso
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
Mais importante do que academias são os treinadores. O Benfica está como está porque tem melhores treinadores. Não tem apenas a ver com o Seixal ou com o maior poderio físico.

Regra geral, do ponto de vista técnico estão a anos luz dos jogadores da formação do Porto. Como bem se viu este ano em todos os escalões. Mas há quem pense que se se fizer uma academia, treinadores mediocres vão passar a formar melhores jogadores...
 

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
6,310
4,710
Conquistas
4
39
Nelas
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
O Dr. Fernando Gomes está preocupado com os jogadores que se perdem para o estrangeiro por propostas de valor desportivo duvidoso? Estabeleça-se um limite mínimo de jogadores a jogarem em Portugal a constar em cada convocatória para as selecções nacionais. Antes de saírem do país já pensariam duas vezes.

Normalmente quem fala na falta de jogadores na selecção a jogarem no campeonato português, é quem lhes dá os parabéns quando o abandonam. O problema reside sempre na má gestão dos clubes e nunca na ganância dos jogadores.
 

Alves

Bancada central
21 Abril 2013
1,452
143
Sky disse:
Estabeleça-se um limite mínimo de jogadores a jogarem em Portugal a constar em cada convocatória para as selecções nacionais. Antes de saírem do país já pensariam duas vezes.
Os jogadores jogam para ganhar dinheiro, não jogam para serem convocados para a selecção.

Entre a selecção e o dinheiro escolheriam o dinheiro e sairiam do país na mesma.
 

TennantWho

Bancada central
26 Dezembro 2014
1,488
984
Estabeleça-se um número mandatório de formados em Portugal na Primeira Liga e Segunda Liga, mais apertado. Os empresários começam a interessar-se mais no produto português em ficar nos grandes.
 

BlueWhiteBlue

Arquibancada
28 Abril 2016
324
207
Celta7 disse:
Mais importante do que academias são os treinadores. O Benfica está como está porque tem melhores treinadores. Não tem apenas a ver com o Seixal ou com o maior poderio físico.

Regra geral, do ponto de vista técnico estão a anos luz dos jogadores da formação do Porto. Como bem se viu este ano em todos os escalões. Mas há quem pense que se se fizer uma academia, treinadores mediocres vão passar a formar melhores jogadores...
Para mim quer a academia quer os treinadores são importantes para termos a melhor formação.

Mas a capacidade de detectar os maiores talentos o mais cedo possível e depois convencer os pais a confiarem os jogadores ao clube - é aí que na minha opinião a academia é mais importante - é o factor decisivo neste assunto da formação.
E claro, ter um departamento/conjunto de treinadores competente que não deixe ir embora os mais talentosos, porque os Joões Félixes que por lá andam são muito franzinos ou outra coisa do género.

Se a formação fosse um assunto acessório eu até .. me estava nas horas, mas não é. É essencial. E ver os outros clubes com melhores jogadores, e portanto com mais condições de ganhar no futuro, deixa-me frustrido
 

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
21,521
4
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

PINTO DA COSTA: "SÃO O ORGULHO DE TODOS NÓS"
Diogo Queirós e Diogo Costa, campeões europeus de Sub-19, foram homenageados pelo FC Porto


Um dia depois de terem sido recebidos no Palácio de Belém pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, Diogo Queirós, o capitão, e Diogo Costa, o guarda-redes, foram esta quarta-feira homenageados pelo FC Porto pela recente vitória no Campeonato da Europa de Sub-19 ao serviço da seleção portuguesa. Os dois jogadores formados na cantera portista estiveram presentes no Museu do clube para receber uma medalha alusiva à conquista das mãos de Jorge Nuno Pinto da Costa.

O presidente dos azuis e brancos começou por salientar a importância para o clube “de ter mais dois campeões europeus, agora de Sub-19”, que até poderiam ser três caso Diogo Leite, que também estava convocado, não tivesse colocado os interesses do FC Porto em primeiro lugar para se manter integrado nos trabalhos de pré-temporada da equipa principal.

Pinto da Costa não poupou nos elogios aos atletas pelo feito alcançado na Finlândia no passado sábado: “Vocês foram um motivo de orgulho de todos os portugueses, mas será fácil de compreender que para nós ainda mais. Para além dos parabéns, quero dizer-vos que todos nós temos muito orgulho no que vocês fizeram e que tenho a certeza que vocês hão de repetir muitas vitórias com a camisola de Portugal, mas também muitas com a do FC Porto. Estou convencido que vai ser assim e não vai faltar muito tempo”.

Esse é precisamente o grande objetivo dos dois jogadores que há dois anos se sagraram campeões europeus de Sub-17: “É uma alegria imensa saber que o clube confia em nós e é mais um motivo para continuarmos a trabalhar todos os dias para conseguimos chegar à primeira equipa e ganhar títulos com este emblema ao peito”, afirmou Diogo Queirós, sem esconder a enorme felicidade por esta distinção que dá ainda “mais motivação” para o futuro.

Para Diogo Costa, as palavras de Pinto da Costa são mais um sinal da confiança que o clube nele deposita. “Chegar à equipa principal é um dos nossos sonhos, temos muitos mais sonhos, mas o principal é chegar à primeira equipa do FC Porto e vou fazer de tudo para chegar a esse patamar”, garantiu o guarda-redes, que se confessou “muito agradecido” tanto ao Presidente da República, como ao Presidente do FC Porto por esta recordação e pelo reconhecimento do seu trabalho.
 
Estado
Não está aberto para novas respostas.