Fábio Vieira

Fábio Vieira 10

Fábio Vieira

4.49

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

4.49 Performance da Época
Jogos
42
Golos
5
Assistências
6
Amarelos
8
Vermelhos
0

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
87,867
211,246
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Queres que eu altere a palavra "dominados" para não te sentires tão incomodado?

O Cheue falou em 60% de posse de bola e eu estava apenas a dizer que esse número não me diz muito, principalmente quando se mete no mesmo saco um jogo contra um Benfica e um qualquer Gil Vicente. Era apenas esse o ponto de vista, não era necessário levar aquilo de forma tão literal ao ponto de ir ver, jogo a jogo, a estatística.
Dominados implica o adversário ser muito superior
Isso acontece? Não

O que acontece são jogos disputados como 90% dos clássicos são
De longe a longe há uma goleada tipo os 5 do Villas Boas mas 90% dos jogos são nervosos, vão até ao fim com resultado incerto e emoções ao rubro

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,994
19,249
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Qual é a mentira no post dele?
Somos dominados nos jogos contra boas equipas? Epá, poupem-me. Na champions fomos superiores ao adversário na maioria dos jogos, menos contra o City e a segunda mão contra a Juve.
Domesticamente só fomos ligeiramente inferiores contra o benfica no Dragão e naquela primeira parte inenarrável contra o Braga, nos restantes jogos fomos claramente superiores. Claramente. O sporting não fez um remate à baliza no jogo do Dragão.
Vir dizer que somos dominados contra equipas decentes é material cómico do melhor.

PDuarte

Tribuna Presidencial
16 Maio 2017
11,517
8,810
Somos dominados nos jogos contra boas equipas? Epá, poupem-me. Na champions fomos superiores ao adversário na maioria dos jogos, menos contra o City e a segunda mão contra a Juve.
Domesticamente só fomos ligeiramente inferiores contra o benfica no Dragão e naquela primeira parte inenarrável contra o Braga, nos restantes jogos fomos claramente superiores. Claramente. O sporting não fez um remate à baliza no jogo do Dragão.
Vir dizer que somos dominados contra equipas decentes é material cómico do melhor.
Concordo.

Domínio é diferente de ter a bola.

Nos jogos grandes, o mais claro para mim foi aquela primeira parte contra o Braga. É que não fomos dominados, fomos comidos.

• Like
Reações: bertobrb

Cheue

12 Maio 2016
27,606
43,797
Conquistas
7
109
Já se resolveres partir os dados e analisares os jogos contra os Benficas \ Sportings \ Bragas \ equipas europeias, que são os jogos que decidem competições e a principal razão de já termos caído na taça de Portugal, taça da liga e de estarmos a 10 pontos do 1º classificado e a lutar para não cair para o quarto lugar, se calhar chegas à conclusão que, de equipa dominadora, o Porto passa a equipa dominada. O Benfica veio fazer o que quis ao Dragão, coisa que eu já não via desde os tempo do Cesar Brito.
contra o 1º:

adasdasd1.JPG
dsfsdfsdf.JPG

grande domínio realmente.....
e no 2-2 o sporting só tem mais posse porque nos metemos a defender o resultado ao fim...
..o que é um erro, sim.
neste caso até porque acabámos por sofrer o gol do empate.

esse jogo cotra o slb:
dasdasd.JPG

aqui sim, diferença de posse...
20 minutos a jogar com 10 não ajudou muito.....pormenores.
o slb não teve mais oportunidades de golo que o FCP...

é verdade que o FCP muitas veze não gere o jogo com bola como podia e devia fazer, especialmente quando está a ganhar por 1 perto do fim e se mete a defender e a jogar para o contra ataque.
não gosto e acho um erro.

outra coisa é dizer que nem cheira e não tem bola, etc..
um mito 1000X repetido.

• Like
Reações: bertobrb

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
24,961
20,937
Vila Nova de Gaia, 1975
Ora vês como podemos concordar? So juntaria ai o facto que acho que tambem se poderia safar no 4-3-3 como ala interior e nao apenas como terceiro médio.

Mas de resto ta ai tudo.

como disseste e bem o seu skill set nao é versatil. Pode ser muito bom se tiver uma equipa construida à volta dele.

Agora eu pergunto, justifica-se (até prova do contrario) que o FCP ou melhor o treinador construa algo exclusivamente para poder encaixar na perfeiçao o Fabio Vieira? Ou ele é que tambem tem que trabalhar nalgumas coisas para pelo menos limitar um pouco algumas lacunas?

Se tivessemos aqui um autentico fora de série, era uma coisa... no clube tambem certamente que o saberiam...
Agora, temos um jovem muito talentoso. Como ha muitos no futebol. E é so isso. Nao se justifica formar uma equipa so para ele em particular se sentir nas melhores condiçoes.
Na minha opinião, o teu erro é achares que a mudança beneficiaria exclusivamente o FV. Toda a "geração Youth League" tem uma matriz diferente deste Porto do SC. E todos os craques dessa geração mostram dificuldades de encaixe na nossa forma de jogar, ficando claramente aquém do rendimento que poderiam atingir.

Porquê? Porque cresceram a praticar um futebol muito diferente do que lhes é exigido agora. Cresceram num 433 de posse, futebol apoiado, equipa compacta, passe curto.

Não quer dizer que seja melhor ou pior, mas é muito diferente. Na seleção, por exemplo, jogam de uma forma muito mais próxima à que as suas características exigem e o seu rendimento sobe imediatamente a pique.

Eu até acho que o SC não tem propriamente preconceito ou aversão a jovens jogadores, para além da resistência esperada de alguém que é algo conservador.

Para mim o maior problema é, sem dúvida, a inadequação do talento jovem que temos ao seu modelo. Daí eu achar que, ficando o SC, devemos vender a maioria desses jovens.

Idealmente, com uma geração tão talentosa e com os problemas financeiros que temos, deveríamos ter conseguido criar melhores condições para o crescimento desse talento sem comprometer a nossa capacidade a curto prazo.

Última edição:

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
44,830
68,871
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
E na Champions tiveste menos posse de bola em todos os jogos. TODOS. Incluindo Olympiakos e Marselha em casa e fora.

43% de posse no máximo.

5 dos 8 jogos com menos de 40% de posse de bola.
Mas é preciso de ter mais de 50% de posse para ter o domínio do jogo?

incrivelhulk

Lugar Anual
2 Março 2020
23,133
52,497
Conquistas
6
  • Novembro/20
  • Campeão Nacional 19/20
O que é para ti domínio? A posse de bola parece-me um bom indicador. Domínio não é oportunidades.
Domínio é andar a trocar a bola entre os centrais e o médio defensivo?

Para além dos dois jogos com o city e após expulsão do Taremi em Turim, ninguém nos dominou na Champions. Ninguém.

jcmp17

8 Julho 2018
44,830
68,871
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
O que é para ti domínio? A posse de bola parece-me um bom indicador. Domínio não é oportunidades.
Para mim dominar o jogo é controlar os seus ritmos e não permitir oportunidades de golo flagrantes
Nós tivemos o domínio total do jogo na primeira mão contra a Juve e nos primeiros 45 minutos da segunda mão
Em organização defensiva a ocupar bem os espaços e a sair bem em transição
Eu percebo quem prefira a posse de bola mas eu nunca me senti sob ameaça durante os primeiros 135 minutos da eliminatória
Acho que isso é a definição perfeita de domínio
Claro que é mais bonito ter bola em nossa posse mas não é a única forma de controlar jogos
Mas são formas diferentes de ver o jogo

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,734
1,105
contra o 1º:

Visualizar anexo 4202
Visualizar anexo 4203

grande domínio realmente.....
e no 2-2 o sporting só tem mais posse porque nos metemos a defender o resultado ao fim...
..o que é um erro, sim.
neste caso até porque acabámos por sofrer o gol do empate.

esse jogo cotra o slb:
Visualizar anexo 4204

aqui sim, diferença de posse...
20 minutos a jogar com 10 não ajudou muito.....pormenores.
o slb não teve mais oportunidades de golo que o FCP...

é verdade que o FCP muitas veze não gere o jogo com bola como podia e devia fazer, especialmente quando está a ganhar por 1 perto do fim e se mete a defender e a jogar para o contra ataque.
não gosto e acho um erro.

outra coisa é dizer que nem cheira e não tem bola, etc..
um mito 1000X repetido.
Acabas por me dar razão, os 60% de média num campeonato pouco ou nada dizem, metes 3 jogos contra Sporting \ Benfica e o Porto tem menos posse de bola em 2 deles, com as condicionantes que já falaste.

De qualquer maneira, e assumindo que o "anda a cheirar a bola" é exagerado, quando se encostam jogadores como o Fábio (entre outros) que supostamente defendem mal, não reagem à perda da bola, etc... à partida, os que têm jogado deveriam garantir isso. Pelo menos são escolhidos à frente dele por isso, segundo a narrativa deste forum. No entanto eu olho para o que o Porto faz no campeonato e não vejo essa equipa que defende bem, que tira a bola aos adversários e controla o jogo.

Ruben1893

24 Julho 2019
87,867
211,246
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
E na Champions tiveste menos posse de bola em todos os jogos. TODOS. Incluindo Olympiakos e Marselha em casa e fora.

43% de posse no máximo.

5 dos 8 jogos com menos de 40% de posse de bola.
E sofreste 0 golos do Mareselha e Olympiakos
E tirando o penalti que o Payet meteu no Douro não me lembro de nenhuma chance de golo assim flagrante

Dominar o jogo também é isso e há várias formas de o fazer
Tirando 20 minutos em Turim dominamos todos os segundos da eliminatória e não andamos com muita bola

jcmp17

8 Julho 2018
44,830
68,871
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Acabas por me dar razão, os 60% de média num campeonato pouco ou nada dizem, metes 3 jogos contra Sporting \ Benfica e o Porto tem menos posse de bola em 2 deles, com as condicionantes que já falaste.

De qualquer maneira, e assumindo que o "anda a cheirar a bola" é exagerado, quando se encostam jogadores como o Fábio (entre outros) que supostamente defendem mal, não reagem à perda da bola, etc... à partida, os que têm jogado deveriam garantir isso. Pelo menos são escolhidos à frente dele por isso, segundo a narrativa deste forum. No entanto eu olho para o que o Porto faz no campeonato e não vejo essa equipa que defende bem, que tira a bola aos adversários e controla o jogo.
Eu sinto me mais seguro em jogos que não temos bola do que em jogos que temos de a ter porque a nossa transição defensiva este ano está particularmente miserável
Por isso a questão da posse de bola é muito bonita se tiveres uma equipa preparada para a ter e quando tens laterais como o Manafá e o Zaidu que não têm noção das zonas do campo onde podem perder a bola comprometendo assim a recuperação defensiva da equipa e um avançado como o Marega que complica a intenção da tua equipa ter posse de bola não te podes propor a ter muita bola contra equipas que saibam o que fazer com ela
Agora cá em Portugal somos a equipa que melhor estabelece as zonas de pressão nas fases iniciais da organização defensiva e raramente sofremos um golo em momentos de organização defensiva (que não tem nada a ver com autocarros)
O problema é a transição que é miserável e quando o Uribe não joga se torna ainda mais miserável e não sei porque isso está tão mau este ano quando era um dos nossos pontos fortes nos 3 anos anteriores do SC

• Like
Reações: Mehdi

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,340
9,852
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Na minha opinião a análise à posse de bola é inconsequente porque no tugão a maioria dos adversários sente-se mais à vontade encostando atrás, dando-nos a iniciativa de jogo para depois explorar a nossa pobre transição defensiva.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,665
30,868
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
O domínio não se vê pela percentagem de posse de bola, mas sim pela capacidade de fazer dançar o adversário ao som da nossa música.

Está equipa consegue dominar adversários quando é construída para os condicionar, onde reconheço o SC é mestre, agora quando tem de ser dominante, tem de partir autocarros ou jogar em espaços curtos a equipa de SC mostra as suas debilidades, não é capaz de jogar doutra forma que não em esticões ou em chegar rápido á baliza. Quando jogam contra nós fechados e tapam a profundidade, passamos a ser controlados, já que não conseguimos ter um jogo envolvente e fluido, nem somos capaz de jogar em combinações rápidas e no espaço entre sectores, tudo fruto da unidimensionalidade do nosso SA. Abusamos do jogo pelos corredores, com a agravante de termos laterais que não sabem cruzar. Ou seja, dançamos ao som do nosso adversário, e consequentemente não temos o controlo do jogo.

Ruben1893

24 Julho 2019
87,867
211,246
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Quando jogam contra nós fechados e tapam a profundidade, passamos a ser controlados, já que não conseguimos ter um jogo envolvente e fluido, nem somos capaz de jogar em combinações rápidas e no espaço entre sectores, tudo fruto da unidimensionalidade do nosso SA. Abusamos do jogo pelos corredores, com a agravante de termos laterais que não sabem cruzar. Ou seja, dançamos ao som do nosso adversário, e consequentemente não temos o controlo do jogo.
E quando tiramos esse SA jogamos bem melhor e temos uma capacidade incrível para criar oportunidades de golo encostando o adversário atrás

Mal saiu fora com o Paços marcamos 2 golos e tivemos 2 na cara do redes
Isto em 20 minutos

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,734
1,105
Eu sinto me mais seguro em jogos que não temos bola do que em jogos que temos de a ter porque a nossa transição defensiva este ano está particularmente miserável
Por isso a questão da posse de bola é muito bonita se tiveres uma equipa preparada para a ter e quando tens laterais como o Manafá e o Zaidu que não têm noção das zonas do campo onde podem perder a bola comprometendo assim a recuperação defensiva da equipa e um avançado como o Marega que complica a intenção da tua equipa ter posse de bola não te podes propor a ter muita bola contra equipas que saibam o que fazer com ela
Agora cá em Portugal somos a equipa que melhor estabelece as zonas de pressão nas fases iniciais da organização defensiva e raramente sofremos um golo em momentos de organização defensiva (que não tem nada a ver com autocarros)
O problema é a transição que é miserável e quando o Uribe não joga se torna ainda mais miserável e não sei porque isso está tão mau este ano quando era um dos nossos pontos fortes nos 3 anos anteriores do SC
Concordo com quase tudo. E obviamente que o futebol não é basket, onde é muito mais fácil coordenar os movimentos de 5 gajos que defendem em campo inteiro. Meter 11 jogadores a tentar defender coordenados não é fácil e é aí que eu vejo o Porto a falhar. Porque é inegável que jogadores como o Marega, Octávio, entre outros não param de correr. Mas é muito comum ver os jogadores da frente a pressionar os centrais \ laterais e um passe a rasgar a primeira linha ou mesmo uma simples mudança do lado da bola e aparece um gajo da outra equipa a receber a bola completamente à vontade. Entretanto esteve o Marega \ Diaz \ Octávio ou outro qualquer a sprintar atrás da bola para nada. Por isso é que eu disse que este Porto corre muito mas corre mal.

O Porto do VP era exímio nisto. Idem para o do AVB e ainda mais para o do Mourinho.