Fórmula 1 - 2026

Clubman

Lugar Anual
24 Julho 2020
18,930
22,761
As queixas relativamente à falta de overtakes fizeram com que implementassem um sistema com mais variáveis.

Podemos gostar ou não da componente elétrica, podemos gostar ou não do ruído dos carros (este ponto parece-me apenas parvoíce), mas o que é certo é que tínhamos evoluído a um ponto em que o grid todo fazia qualis com menos de 1 segundo entre primeiro e último.

Os modos boost, overtake e aero vieram trazer mais dinamismo, em que os pilotos têm de escolher onde usar, sabendo que depois podem ficar expostos. Isso cria diferenças de velocidade, que é exatamente o que possibilita ultrapassagens que antes já não era possível.

Ter overtakes e ter carros à mesma velocidade em todas as partes da pista não são compatíveis. Pode ser debatido se, tal como foi o DRS, estes sistemas devem ser limitados a certas zonas da pista, mas o que a FIA fez foi responder em medida a todos os que diziam que a F1 era aborrecida.

E sim, o Ollie espeta-se porque o Colapinto mexeu-se, não lhe deixou pista e o carro com boost torna-se difícil de controlar.
Da mesma forma que o Bortoleto voou na época passada no Brasil, porque mexeu na direção com o DRS aberto. Ninguém sugeriu acabar com o DRS por ser perigoso.
As regras são muito melhores que os carros de ground effect que é uma aberração

Mas o motor de combustão devia ter mais uns ~100 cvs

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
8,036
10,272
As regras são muito melhores que os carros de ground effect que é uma aberração

Mas o motor de combustão devia ter mais uns ~100 cvs
Penso que uma das coisas que a FIA não irá abdicar é da distribuição 50/50. Aumentar 100CVs de um lado aumentaria 100CVs no outro.
Em Suzuka e Melbourne, as velocidades de ponta este ano foram quase 20km/h superiores ao da época passada, e sabemos que isto só terá tendência para aumentar à medida que entram upgrades. Podemos estar a falar de carros a atingirem 370/380km/h no México/Monza este ano.
Queres mesmo adicionar 200CVs a isto?

Clubman

Lugar Anual
24 Julho 2020
18,930
22,761
Penso que uma das coisas que a FIA não irá abdicar é da distribuição 50/50. Aumentar 100CVs de um lado aumentaria 100CVs no outro.
Em Suzuka e Melbourne, as velocidades de ponta este ano foram quase 20km/h superiores ao da época passada, e sabemos que isto só terá tendência para aumentar à medida que entram upgrades. Podemos estar a falar de carros a atingirem 370/380km/h no México/Monza este ano.
Queres mesmo adicionar 200CVs a isto?
Não, quero que os carros tenham que recorrer menos à bateria para depois não secar a meio das retas.
Não sei se os 100cvs eram a solução, era só uma ideia.

Mas que alguma coisa tem que ser feita tem

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
8,036
10,272
Não, quero que os carros tenham que recorrer menos à bateria para depois não secar a meio das retas.
Não sei se os 100cvs eram a solução, era só uma ideia.

Mas que alguma coisa tem que ser feita tem
Podes eventualmente limitar a velocidade máxima aos 350km/h, reduzindo o deployment nas retas, fazendo com que não haja clipping (ou menos pronunciado, na prática já no sistema anterior também havia clipping). A Bernie falou sobre isso num live durante... um dos FP ou quali recentemente.

Mas o acidente do Ollie não entra nesse contexto.

Clubman

Lugar Anual
24 Julho 2020
18,930
22,761
Podes eventualmente limitar a velocidade máxima aos 350km/h, reduzindo o deployment nas retas, fazendo com que não haja clipping (ou menos pronunciado, na prática já no sistema anterior também havia clipping). A Bernie falou sobre isso num live durante... um dos FP ou quali recentemente.

Mas o acidente do Ollie não entra nesse contexto.
Acho que estão a exagerar com o acidente, o Colapinto mexeu-se e o Bearman foi à relva para fugir, a partir dai era gg fosse que carro fosse.

Eu falo é mesmo para reduzir ou eliminar o clipping, esse é o problema neste momento.
Os carros com bateria são top e sem são um poio.