Fair play financeiro e Gestão Financeira do Clube

Jovetic8

Tribuna Presidencial
29 Maio 2012
8,468
1
32
Coimbra
domribeiro disse:
Não vi isso, mas se assim for acrescentas 2.6M€ aos valores do outro post e está feito

Segundo o contrato que vazou no leaks tinha aos 2, agora não sei se entretanto mudou alguma coisa.

No Orçamente tinhas duas linhas (pela primeira vez este ano) as vendas 115M das vendas e 47 dos encargos com vendas o que daria uma mais valia liquida de 68M para cumprires o orçamento o que importa são os 68M€ de mais valias.

pois imagina o seguinte:

- vendes 150, mas tens encargos com vendas de 100 - não cumpres o orçamentado.

- Vendes 100, mas só tens encargos com vendas de 32 - já cumpres o orçamentado.

PS: e atenção que cumprir o orçamentado não quer dizer cumprir as obrigações da UEFA no que diz respeito ao FPF

PS2: em relação ao AS continuo a dizer que ficarei positivamente surpreendido se a mais valia for superior a 25M€.
Nesse vai ser muito apertado conseguir cumprir o orçamento.

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,603
11,489
Conquistas
7
46
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
slowboy disse:
Nao acham isso de "rir"?

1/4 do valor de venda dum jogador da formação ir para terceiros?

Acho que é mais que evidente que pelo menos 8 milhões voaram. Isso é no mínimo dos mínimos.

Uma vergonha!

Vender um André Silva por 28 milhões todos nós o faziamos.
É o mesmo que vender por 38 com dinheiro a ir para os bolsos de toda a gente.
acho mais de chorar que de rir... o clube caminha alegremente para o abismo

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,356
6,341
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
Jovetic8 disse:
Nesse vai ser muito apertado conseguir cumprir o orçamento.
Repara que o próprio orçamento prevê que não vamos cumprir o FPF, por isso está tudo dito.

A nossa sorte é que muitos tubarões também estão no mesmo mar que nós e por isso a UEFA vai aliviando as consequências do FPF.

Eu tenho algumas duvidas que o FPF se mantenha como foi montado (principalmente com o limite de 5M€) por muitos anos.

Agora a verdade também é que ter saldos equilibrados (i.e. resultados positivos) é uma questão de sobrevivência.

Alias muita gente ainda não percebeu que o fator que nos fez desde meados dos anos 90 até cerca de 2010 ter uma hegemonia enorme a nível nacional foi o fator financeiro.

mas tudo era atribuído à competência da estrutura.

PS:atenção que não lhes retiro o mérito de terem conseguido essa supremacia financeira apesar das condições adversas, agora não posso é deixar de dizer que eles a estragaram por pura ganancia pessoal.

Jovetic8

Tribuna Presidencial
29 Maio 2012
8,468
1
32
Coimbra
domribeiro disse:
Repara que o próprio orçamento prevê que não vamos cumprir o FPF, por isso está tudo dito.

A nossa sorte é que muitos tubarões também estão no mesmo mar que nós e por isso a UEFA vai aliviando as consequências do FPF.

Eu tenho algumas duvidas que o FPF se mantenha como foi montado (principalmente com o limite de 5M€) por muitos anos.

Agora a verdade também é que ter saldos equilibrados (i.e. resultados positivos) é uma questão de sobrevivência.

Alias muita gente ainda não percebeu que o fator que nos fez desde meados dos anos 90 até cerca de 2010 ter uma hegemonia enorme a nível nacional foi o fator financeiro.

mas tudo era atribuído à competência da estrutura.

PS:atenção que não lhes retiro o mérito de terem conseguido essa supremacia financeira apesar das condições adversas, agora não posso é deixar de dizer que eles a estragaram por pura ganancia pessoal.
Sim concordo, mas o FPF como esta não continua. Ou desaparece ou realmente tomam medidas sérias.

O segredo para manter as contas equilibradas é, na minha opinião, reduzir a massa salarial. Contratar jogadores vão sempre precisar mas se contratar-mos bem( não significa acertar sempre) vamos sempre conseguindo ir vendendo um jogador ou  2 para investir em 4/5.

O problema é que nos últimos anos deixou de haver aquele jogador low cost que não é titular de caras mas é bom suplente para se querer ter 11 estrelas a titular e mais umas quantas no banco.

rolling

Bancada lateral
9 Maio 2016
500
34
Draconem disse:
Isso não faz diferença nenhuma, a amortização da compra pode deduzir um mês entre Junho e Julho.
Em termos contabilísticos isso é claro, mas...

Há este pormenor:

"Porto agrees that, for the financial year ending in 2018 and for the financial year ending in 2019 (...) the net result from transfer activities is defined."

e este:
"Porto accepts, for the duration of the settlement agreement, a calculated limitation on the number of new registrations it may include within its A list for the purposes of participation in UEFA competitions. This calculation is based on the club's net transfer position in each respective registration period covered by the agreement."

ou seja: a net transfer position é definida pelo acordo da UEFA (não especificam o valor) E a substituição de jogadores na lista A da Champions está dependente da net transfer position

OU SEJA (se percebi correctamente)

Faz diferença de as compras são feitas antes ou após o final de Junho

por outras palavras:
Se saírem Layun, Maxi, Casillas, Herrera, Depoitre, Kelvin e mais uns quantos (que estavam na lista A da Champions), mas a nossa net transfer position não cumprir corremos o risco de não conseguir trocá-los por outros na lista A da Champions (eles não especificam quantas novas inscrições podemos fazer)

ps: para que não haja confusões este ponto das novas inscrições é DIFERENTE do ponto que limita o número de inscrições:

"Porto accepts that it will be subject to a limitation on the number of players that it may include on the A list for the purposes of participation in UEFA competitions. Specifically, for season 2017/18, Porto may only register a maximum of 22 players on the A list, instead of the potential maximum of 25 as foreseen in the relevant competition regulations, and 23 players for the 2018/19 season. "

DÚVIDA:
a net transfer position é a 3 anos também ou ano a ano?

devil may cry

Tribuna
18 Julho 2006
4,678
823
Genebra
Draconem disse:
Isso não faz diferença nenhuma, a amortização da compra pode deduzir um mês entre Junho e Julho.
a resposta correta seriam mais um nim... é certo que em termos de amortecimento de passes acaba por ser irrelevante, mas como é que funciona em termos de encargos ligados a uma transferência? Os custos de intermediação acabam por ser contabilizados no período contabilistico em que a operação é feita, apesar de ser normalmente uma goda de água, quando temos a água pelo pescoço acaba por se tornar relevante... sobretudo tendo em conta a nossa generosidade histórica nesse capítulo

rolling

Bancada lateral
9 Maio 2016
500
34
devil may cry disse:
a resposta correta seriam mais um nim... é certo que em termos de amortecimento de passes acaba por ser irrelevante, mas como é que funciona em termos de encargos ligados a uma transferência? Os custos de intermediação acabam por ser contabilizados no período contabilistico em que a operação é feita, apesar de ser normalmente uma goda de água, quando temos a água pelo pescoço acaba por se tornar relevante... sobretudo tendo em conta a nossa generosidade histórica nesse capítulo
Tenho ideia que eles capitalizam esses custos. Ou seja pagas 7M pelo passe, 1M pelo prémio de assinatura e 1M em comissões, e o passe fica avaliado em 9M que serão amortizados ao longo do contrato.
Como disse atrás não me parece que seja uma questão contabilística mas antes uma questão do próprio acordo efectuado com a UEFA que para além dos resultados líquidos também limita as contratações em relação às vendas e os custos salariais

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
34,170
16,158
domribeiro disse:
Prever qual será a mais vala na venda de um jogador do Porto, ainda para mais numa venda agenciada pelo mendes é algo deveras complexo...

no calculo de uma mais valia entram 3 coisas:

O valor da Venda - Neste caso parece claro que foram 38M€

O valor contabilístico do passe à data da transação - pode-se pensar que visto o AS ser um jogador da formação seria zero, mas isso não é linear pois eventuais prémios de renovações (pagos ao AS ou a outros) podem fazer com que o valor não seja necessariamente Zero (penso que na assinatura foram pagos umas centenas de milhar de euros de premio de assinatura ao empresário e presumo que o andré para renovar tb tenha recebido algum - ou então ele é mesmo portista ferrenho.

Os "encargos" com a venda - podemos aqui incluir % de passes em posse de terceiros (segundo parece o mendes tinha 10% e o antonio teixeira outros 10%), comissões pagas a empresários (e aqui novamente podes incluir a comissão do mendes e....); também incluis aqui direitos adicionais (segundo dizia no contrato vazado no leaks o antonio teixeira teria direito a mais 10% da mais valia liquida; também tens de incluir eventuais % do mecanismo de solidariedade - não sei se no AS se aplica...

Resumo eu aposto que a mais valia não chega aos 30, mas eu até acho que vai ser menos de 25.

Se tivesse de apostar (mas aqui é meramente especulativo) apostava num valor próximo dos 24M€ e isto fazendo fé no que tem sido dito que o mendes tem 10% do passe e ainda cobra comissão de mais 10%.

PS: sobre os 10% + 10% da mais valia do Teixeira isso já vazou nos leaks por isso é garantido
De certeza que as comissões não foram pagas á parte? Lembro-me que tinham dito que o Milan ficava com o encargo da percentagem do Mendes.

Estou só a tirar a dúvida, pois acho estranho o Porto ficar só com 20 ou 25 milhões do AS.

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
miguel disse:
De certeza que as comissões não foram pagas á parte? Lembro-me que tinham dito que o Milan ficava com o encargo da percentagem do Mendes.

Estou só a tirar a dúvida, pois acho estranho o Porto ficar só com 20 ou 25 milhões do AS.
Mas é sempre assim... o que nos cai na conta é inferior á venda. Deve ficar próximo dos 30.

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
34,170
16,158
slowboy disse:
Mas é sempre assim... o que nos cai na conta é inferior á venda. Deve ficar próximo dos 30.
Espero que seja um pouco mais. Mas pronto, a SAD lá sabe o que tem e deve fazer.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
77,063
53,111
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Acho que é a melhor coisa que aconteceu ao FCP, e é pena não ter vindo antes, é uma boa oportunidade para entrar nos eixos..

P

portu

Guest
sirmister disse:
Acho que é a melhor coisa que aconteceu ao FCP, e é pena não ter vindo antes, é uma boa oportunidade para entrar nos eixos..
Tal como o país precisou da troika, nós precisámos do FPF para sermos obrigados a entrar nos eixos.
E acredito sinceramente que vamos sair disto mais fortes. Agora, é uma pena que sejamos obrigados a ter bom senso por intervenção externa e não de moto próprio.

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
12,292
11,350
Alguém sabe em relação ao orçamento deste ano qual foi o desvio (positivo) em relação os prémios da UEFA?

E já agora este ano como entramos directamente para a CL, o valor do prémio de participação conta para que ano?

E por fim, qual será o impacto (positivo) nas receitas da UEFA desta nova forma de distribuir o dinheiro?
Antes o prémio era distribuído por : Prémio de participação, Prémio por perfomance , Market Pool.
Este ano (ou para o ano?) em vez de dividir por 3 vai dividir por 4 por acréscimo da distribuição por ranking do Pais/Clube.

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,356
6,341
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
miguel disse:

Só hoje li isto, e só queria acrescentar uma coisa, que por vezes se confunde, ter uma mais valia de 25M€ não quer dizer que apenas 25M€ ficam para o clube, são coisas completamente diferente e que convém não confundir.

Exemplo:

Imaginemos que compramos um jogador por 20M€, contrato de 5 épocas. no final do primeiro ano vendemo-lo por 25M€.

Vamos imaginar que não existiam comissões, % passes etc, etc, nem na compra nem na venda.

O que acontecia:

- O clube recebia os 25M€ da venda

- A mais valia era de 25M€ - 16M€*, ou seja de 9M€.

não convém confundir o que se recebe com a mais valia que essa venda gera.

* Valor passe =20M€ o que implica amortização de 4M€/ano (20/5) logo o valor contabilístico do passe no final do primeiro ano era de 20 - 4 = 16M€.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
77,063
53,111
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
lpmacedo disse:
Alguém sabe em relação ao orçamento deste ano qual foi o desvio (positivo) em relação os prémios da UEFA?

E já agora este ano como entramos directamente para a CL, o valor do prémio de participação conta para que ano?

E por fim, qual será o impacto (positivo) nas receitas da UEFA desta nova forma de distribuir o dinheiro?
Antes o prémio era distribuído por : Prémio de participação, Prémio por perfomance , Market Pool.
Este ano (ou para o ano?) em vez de dividir por 3 vai dividir por 4 por acréscimo da distribuição por ranking do Pais/Clube.
A SAD previa 30M de premios, o FCP fez cerca de 26M com a participação.

O prémio de participação antigamente era contabilizado no ano em que era conseguido (não sei se mudaram entretanto), o que significaria que aos 26M se teria que adicionar mais 12M que acho que é quanto vale a cabeça a participação, ou seja daria 38M.

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
12,292
11,350
sirmister disse:

O prémio de participação antigamente era contabilizado no ano em que era conseguido (não sei se mudaram entretanto), o que significaria que aos 26M se teria que adicionar mais 12M que acho que é quanto vale a cabeça a participação, ou seja daria 38M.
Mas nesses 26 M€ estas a incluir a parte de Market pool?

Edit:
Encontrei este site que confirma os 26 M€ de receita, mas sem a parte referente ao MArket Pool. Não sei quanto é que essa componente costuma representar.
http://financefootball.com/2017/06/04/prize-money-uefa-champions-league-2016-2017-final/

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,356
6,341
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
sirmister disse:

Já mudou desde o ano passado no R&C do ano passado diz que por indicação da CMVM o premio passou a ser incluído apenas no ano em que é disputada a LC.

Portanto esses 12M€ nem faziam parte do orçamento nem farão parte do R&C.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
77,063
53,111
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
domribeiro disse:
Já mudou desde o ano passado no R&C do ano passado diz que por indicação da CMVM o premio passou a ser incluído apenas no ano em que é disputada a LC.

Portanto esses 12M€ nem faziam parte do orçamento nem farão parte do R&C.
Eu tinha ideia que iam mudar mas não sabia se já tinha entrado em vigor, acho que faz mais sentido assim.