Fair play financeiro e Gestão Financeira do Clube

Crimson

Bancada central
8 Março 2012
2,472
1,563
Conquistas
4
  • Jorge Costa
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Philipp disse:
E quanto dinheiro fizeste com esses? O Ricardo, um grande jogador jovem, foi vendido em saldos e com parte do dinheiro a ir para o Guimarães.
22M é saldos? Ok. Com 2 jogadores em final de contrato fizeste bastante dinheiro. E foi uma parte do dinheiro para o Vitória, não foi toda.

rolling

Bancada lateral
9 Maio 2016
500
34
Philipp disse:
Nas actuais condições é muito complicado.
Se bem me lembro (a minha análise deve estar algures no início do tópico) as condições eram várias, sendo que a das contratações me pareceu a menos limitante. Tínhamos apenas que vender mais do que compramos, o que sempre foi hábito. Não tenho ideia de encontrar qualquer referência a percentagens de passes e, principalmente, a comissões. A esse propósito existiam, e esses já bem mais complicados, alvos de resultado líquido (com ligeiros ajustes) para o saldo dos anteriores 3 anos (salvo erro). E este já era bem mais complicado por causa dos anos anteriores de prejuízos monstros que tornavam muito difícil cumprir.
Havia, e aqui também complicado, também um limite a atingir na grelha salarial. Salvo erro no rácio salários/proveitos operacionais (excluindo passes). Essa foi a limitação mais complicada. Como Maxi, Layun, Casillas e Bueno ficaram com salários bastante altos, ficou muito complicado de conseguir cumprir, o que impediu renovações de contrato com inúmeros jogadores (não lhes podíamos aumentar o salário, nem valia a pena tentar renovar), o que levou, como sabemos, à saída do Dalot, do Ricardo Pereira e do Marcano devido à fraca margem negocial com que ficamos. Ainda corremos o risco de se juntar a estes mais alguns, espero que não. Para o ano que vem surgiu o milagre dos proveitos da champions serem de pelo menos 44M e o contrato da Altice começa a ser contabilizado. Sendo ambos  proveitos operacionais a margem surgiu para renovações salariais. O problema é que o timing para alguns jogadores poderá ter passado devido ao cumprimento do acordo do FPF.

Depois havia a limitação de inscrições na Champions que, felizmente, não teve consequências.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,629
28,037
Gaia
Assim se explica a ansia disfarçada  de vender o Dalot (alivio para a sad) e agora o Queirós.

Por mim com esta administração quanto mais tempo intervencionados melhor.

A falta de visão de futuro é tanta que nem sequer vao amealhar 50% do dinheiro do Dalot para fazer a prometida Academia.

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,780
18,497
Komodo disse:
https://www.ojogo.pt/internacional/noticias/interior/fair-play-financeiro-uefa-decide-nao-punir-psg-9454185.html

Só um aparte para agradecer à UEFA a grande luta pela igualdade no futebol e pela defesa dos clubes mais pequenos.

Ridículos!
O problema é que uma equipa como o City e o PSG fazem um contrato de publicidade com a empresa do dono e podem colocar no Clube todo o dinheiro que quiserem e continuam a cumprir os regulamentos. Vais proibir uma equipa de celebrar um contrato de patrocínio?

Não é o problema fácil de resolver. E se não fosse o FPF acho que as coisas seriam bastante piores...

Ferjo

Tribuna
18 Julho 2006
4,890
31
Perth Australia
Hank Moody disse:
Soccersoul é do modelo Hélio Martins que tem como braço direito um Ze Carlos que foi nosso jogador. O Ze Carlos era o guarda redes titular dos juniores(Baia suplente!) quando o Mlynarczic se lesionou. Artur Jorge chama o Ze Carlos que tambem se lesiona e tem que jogar o Baía. Lembram-se desta historia?
Pronto, este Ze Carlos é o braço direito do Helio Martins que é o proprietario da Soccersoul. E estao a crescer.....
Nao nao me lembro desta historia...

O Baia nos Juniores foi suplente do Bizarro Campeao Mundial em Riade que "fugiu" para o Benfica por nao gostar de nao ser 100% titular nos juniores do FC Porto. No primeiro ano de Junior acho que Baia foi suplente do Best, nao me parece que o seu verdadeiro nome seja Ze Carlos, conclusao nao sei quem seja este Ze Carlos...

O Baia j'a fazia parte do plantel Senior quando Mlynarzyk se lesionou e o Ze Beto estava castigado. O quarto GR era o Correia, que ainda tinha idade de junior, mas nao foi formado no clube, penso eu de que...

Hank Moody

Bancada central
19 Novembro 2013
1,955
39
Ferjo disse:
Nao nao me lembro desta historia...

O Baia nos Juniores foi suplente do Bizarro Campeao Mundial em Riade que "fugiu" para o Benfica por nao gostar de nao ser 100% titular nos juniores do FC Porto. No primeiro ano de Junior acho que Baia foi suplente do Best, nao me parece que o seu verdadeiro nome seja Ze Carlos, conclusao nao sei quem seja este Ze Carlos...

O Baia j'a fazia parte do plantel Senior quando Mlynarzyk se lesionou e o Ze Beto estava castigado. O quarto GR era o Correia, que ainda tinha idade de junior, mas nao foi formado no clube, penso eu de que...
https://www.foradejogo.net/player.php?player=196912200001

Tem foto e tudo. E o Baía era junior e nao era o titular. O Bizarro em 86/87 nao era jogador do FCPorto.

Ferjo

Tribuna
18 Julho 2006
4,890
31
Perth Australia
Hank Moody disse:
https://www.foradejogo.net/player.php?player=196912200001

Tem foto e tudo. E o Baía era junior e nao era o titular. O Bizarro em 86/87 nao era jogador do FCPorto.
Pois tem mas nao me lembro do moco. :-(

Tinha a ideia de que o Bizarro e o Baia tinham sido Juniores no FC Porto mas j'a vi que nao segundo esse mesmo site e tambem o zero zero.

Bem fica o meu lapso de memoria, mas sinceramente nao me lembro do moco, as minhas desculpas. Isto quer dizer que o Bizarro foi para o Benfica no seu primeiro ano de Junior, eu tinha a ideia que tinha sido no 2 ano.

Isso quer dizer que o Baia e o Bizarro so' se cruzaram no FC Porto nos Juvenis? Ou saltaram para os Juniores ainda com idade Juvenil?

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,144
Meus caros, no quadro que acabo de postar está a evolução financeia da noss SAD (análise individual)
É possivel que existam numeros um pouco diferentes. Parte da tabela é já antiga e há numeros que já nem lembro de os ir buscar...

Assim sendo, para não tornar os outros tópicos em contabilidade, fica aqui a info.
Facilmente se conclui onde estão os problemas e onde estiveram os erros. Qual a nossa real capacidade e o que nos pode esperar o futuro. O que correu mal e o que correu bem.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,978
52,925
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Daikan disse:
qual é a fonte disso, os FSE não me parece que estejam correctos.

Mas é interessante que olhem para os custos financeiros, a taxa de juro mais anos menos anos vai aumentar e pode ser um descalabro.

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,144
sirmister disse:
qual é a fonte disso, os FSE não me parece que estejam correctos.
A fonte são os R&C. Análise individual da SAD e não consolidada.

sirmister disse:
Mas é interessante que olhem para os custos financeiros, a taxa de juro mais anos menos anos vai aumentar e pode ser um descalabro.
Ora aí está um dos grandes problemas...

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,978
52,925
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Daikan disse:
A fonte são os R&C. Análise individual da SAD e não consolidada.

Ora aí está um dos grandes problemas...
Obviamente, então o credito tem que te ser dado pela elaboração do quadro?

Percebes o FSE porque é que o valor está tão baixo no quadro? acho que já vai nos 40M.

Neste momento já vão em 17M epoca esses custos, que é uma brutalidade, dava para comprar um Waris, Paulinho, Ewerton, Janko por epoca.

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,144
sirmister disse:
Obviamente, então o credito tem que te ser dado pela elaboração do quadro?

Percebes o FSE porque é que o valor está tão baixo no quadro? acho que já vai nos 40M.

Neste momento já vão em 17M epoca esses custos, que é uma brutalidade, dava para comprar um Waris, Paulinho, Ewerton, Janko por epoca.
Isto é baseado nos R&C individuais da SAD. No consolidado, grupo Porto, é que os FSE estão perto dos 40M...

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,531
10,438
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Pergunto-me que tipo de futuro poderá ter um clube com semelhantes défices operacionais e, sobretudo, com aqueles numerozinhos a vermelho nos balanços. Suponho que o -39, -58, - 38, … não desaparecem por magia.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,839
7,092
Se a correcção não for feita o clube acabará em mãos privadas rapidamente.

Os Encargos Salariais e os FSE consomem cerca do custo de actividade(ao contrario do que se aqui diz sobre o serviço de divida)
O serviço de divida(juros anuais pagos pelos emprestimos) é cerca de 10% de todo o custo de actividade com os salarios a serem cerca de 55% e os FSE 30%

Basicamente o problema do FCP é pagar 65M em salarios e 35M FSE quando não gera receita para isso.

Não convem misturar com o problema da compra e venda de jogadores porque esse problema tem origens diferentes e não tem ligações diretas

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,637
99,140
SUPERMLY disse:

Os Encargos Salariais e os FSE consomem cerca do custo de actividade(ao contrario do que se aqui diz sobre o serviço de divida)
O serviço de divida(juros anuais pagos pelos emprestimos) é cerca de 10% de todo o custo de actividade com os salarios a serem cerca de 55% e os FSE 30%

Basicamente o problema do FCP é pagar 65M em salarios e 35M FSE quando não gera receita para isso.

Não convem misturar com o problema da compra e venda de jogadores porque esse problema tem origens diferentes e não tem ligações diretas
Se calhar é o melhor (vender o clube).

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,978
52,925
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
SUPERMLY disse:

Com os prêmios da Champions a chegarem aos 60M (chegando aos oitavos) e a receita TV a subir de 20M para 40M passa a ser possível, a questão e que esses valores são absurdos não se traduzem  qualidade.