FC PORTO VS BENFICA 4-0 (Taça de Portugal 2000/2001)

G

GTM

Guest
- Recordo aqui aquele que, na minha opinião, foi o maior banho de bola e o maior massacre, que alguma vez, o Benfica, sofreu em jogos contra nós. Muito maior que o 5-0, da Supertaça, ou o 5-0 da época 2010-11.

- Nessa altura ainda havia jogo de desempate na Taça de Portugal. Este foi o 3º, de 3 jogos entre Porto e Benfica, no espaço de uma semana. Tudo começou no Estádio da Luz, uma semana antes, no jogo para a Taça de Portugal. Empatamos 1-1, tendo para o Benfica, marcado o Maniche e para nós o Maric. No fim-de-semana, jogou-se o jogo do campeonato, também na Luz e perdemos por 2-1 ( de forma injusta), num jogo em que a faltar poucos minutos para o fim e empatados a 1-1, o Pena completamente isolado, atirou ao poste.

- Na semana seguinte foi o jogo de desempate, no saudoso Estádio das Antas. Terá sido (salvo erro), em Janeiro/Fevereiro de 2001, naquele ano, em que caiu a Ponte de Castelo de paiva e em que chovia torrencialmente, todos os dias. O jogo desenrolou-se sob um autêntico dilúvio. A 1ª parte foi um massacre brutal, algo como eu nunca vi até hoje. Chegamos ao intervalo a ganhar 3-0 e podiam ser 6 ou 7 (sem exagero). Marcou o Pena, o Carlos Paredes e o outro marcador, já não me recordo. Ao intervalo, os adeptos benfiquistas abandonaram em massa o estádio. Na 2ª parte, abrandamos o ritmo e só conseguimos marcar mais 1, através de um penalty, convertido pelo Capucho. No final, recordo-me que o sentimento de alegria, era misturada com o sentimento de se ter perdido uma oportunidade de uma goleada histórica.
 
  • Like
Reações: Dragao_man

Dragao_man

Tribuna Presidencial
1 Março 2007
9,803
5,097
Conquistas
24
32
Maia
  • Madjer
  • Jardel
  • Deco
  • Hulk
O "outro marcador" foi o mesmo que converteu o penalty: Dmitri Alenitchev ;)

Já agora fica o registo de alguns erros de arbitragem que contribuíram para que o desastre não fosse maior para o clube do regime.
 
Última edição:

fire

Tribuna
14 Maio 2007
4,338
74
48
Espinho,1975
Fui ver este jogo às Antas num dia de semana com muito vento e chuva,cheguei a casa completamente rouco por gritar os golos e devido ao clima,mas cheguei super satisfeito,mais um dos jogos que ñ esquecerei.
 
G

GTM

Guest
Tenho pena que este tópico seja tão pouco participado. Sei que desde 2001, já ganhamos muitas vezes ao Benfica, inclusivé, por um resultado superior ao desse jogo. No entanto, pergunto: Será que ninguém se lembra deste jogo ?
 

ruifcpsempre

Tribuna Presidencial
25 Março 2012
17,489
8,496
30
Porto
Eu creio que nao assisti a esse jogo pois era muito pequenino, hoje com 19 anos, creio que esse jogo é um  orgulho para nós, e até deveria ser mostrado à nossa equipa sempre que houver maus resultados...pois nesses anos andámos à seca de titulos e mesmo assim demos uma coça no lombo ao benfica...
 

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
10,420
13,782
Sinceramente e estranhamente não tenho memória visual deste jogo. Tenho a certeza que vi o jogo, porque muito raramente falho um jogo (seja ao vivo ou pela tv). Por isso gostaria de ver o video com o resumo do jogo para recordar os golos... :)
 
  • Like
Reações: Dragao_man
A

Abílio Dias

Guest
Lembro-me perfeitamente deste jogo. O Alenitchev fez um jogão de todo o tamanho! O problema foi que nunca encontrei video dele!
 

Dragao_man

Tribuna Presidencial
1 Março 2007
9,803
5,097
Conquistas
24
32
Maia
  • Madjer
  • Jardel
  • Deco
  • Hulk
🇵🇹 Taça de Portugal 2000/2001
🏆 #11


Oitavos-de-final (desempate)
📅 23/01/2001
🏟 Estádio das Antas
🌃 Porto

🇵🇹 Portugal
⚔ FC Porto - Benfica 4-0
⚽ Dmitri Alenichev (10' e 67' g.p.), Pena (28') e Carlos Paredes (34').
🔁 Dmitri Alenichev por Miran Pavlin (73'), Carlos Paredes por Emílio Peixe (77'), Jorge Costa por Cândido Costa (82') | Sabry por Ricardo Esteves (45') e Maniche por Roger (70').

🟨 Ronaldo (26'), Diogo Luís (36' e 40'), Calado (51'), Maniche (69'), Miguel (75'), Miran Pavlin (77'), Roger (85') e Emílio Peixe (87').
🟥 Diogo Luís (40').
FC Porto
Benfica
🇵🇹 Pedro Espinha (GR)
🇵🇹 Fernando Nélson
🇵🇹 Jorge Costa [C] 🔽
🇵🇹 Jorge Andrade
🇧🇷 Rubens Júnior
🇵🇾 Carlos Paredes ⚽🔽
🇵🇹 Capucho
🇧🇷 Deco
🇷🇺 Dmitri Alenichev ⚽⚽🔽
🇧🇷 Pena ⚽
🇵🇹 António Folha
🇩🇪 Robert Enke (GR)
🇵🇾 Ricardo Rojas
🇵🇹 Miguel
🟨
🇧🇷 Ronaldo [C]
🟨
🇵🇹 Diogo Luís
🟨🟨🟥
🇵🇹 Fernando Meira
🇵🇹 Ednilson
🇪🇬 Sabry 🔽
🇵🇹 Maniche
🟨🔽
🇵🇹 Calado
🟨
🇵🇹 João Tomás
Substituições
Substituições
🇵🇹 Emílio Peixe 🔼🟨
🇵🇹 Cândido Costa 🔼
🇸🇮 Miran Pavlin 🔼
🟨
🇵🇹 Ricardo Esteves 🔼
🇧🇷 Roger 🔼
🟨
Treinador
Treinador
🇵🇹 Fernando Santos
🇵🇹 Toni

Trajecto completo da Taça de Portugal 2000/2001: https://www.fcporto.ws/forum/threads/taça-de-portugal.23521/post-4094828
 
Última edição: