Fernando Gomes - O Bi-Bota D'Ouro (1956 - 2022)

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,251
4,865
Conquistas
1
  • Junho/18
Vlk disse:
Concordo em relação aos restantes, mas do António Salvador não me parece sequer que seja adepto do Porto.

Em relação ao Baía...coitado... dele e de nós, se gerisse o clube tão bem como geriu as suas próprias finanças... para além de que a constante necessidade de se auto promover em alguma CS centralista só o tem descredibilizado.


Claro que há um D. Sebastião aqui no meio que ganhava as eleições num estalar de dedos, mas já se acobardou uma vez...
Quem é esse D.Sebastião ?

Em relação ao Oliveira, há quem diga que é só portista, há quem diga que também gosta dos calimeros, mas ninguém tem a certeza, tem é por entrevistas que já deu tendências mercenárias, tenda em conta que já admitiu que gostaria de ser dirigente em qualquer um dos grandes, ou que estava no mercado nas palavras do próprio.
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,251
4,865
Conquistas
1
  • Junho/18
Vlk disse:
Já tu o referiste: AVB.
Mas isso nunca poderia ser no curto/médio prazo, PdC tem que acabar o seu percurso, o Bibota tem que no mínimo lá estar alguns anos, e então sim, com os 50 e tal anos em que ele diz que se vai reformar como treinador, se for isso mesmo que acontecer, poderá existir a possibilidade de aqui ser presidente, veremos.
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho
Mike_Walsh disse:
Já estou a imaginar o Baía a Presidente, num campeonato onde estivéssemos a ser roubados e o Benfica, como está a acontecer este ano, amplamente beneficiado.
Nas conferências de imprensa, o nosso treinador queixava-se dos árbitros. Como homem sério, íntegro e coerente, o presidente Vítor Baía responderia: «Os árbitros são sempre a desculpa para o insucesso da gestão, para o insucesso daqueles que não conseguiram ter uma boa equipa nem o melhor treinador».
Ou não?
O problema é que é isso que acontece agora. O treinador queixa-se e a direcção é muda.
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,251
4,865
Conquistas
1
  • Junho/18
Philipp disse:
O problema é que é isso que acontece agora. O treinador queixa-se e a direcção é muda.
Uma coisa é dizer que não fala o suficiente, outra é contradizer o treinador publicamente.
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho
Branco disse:
Uma coisa é dizer que não fala o suficiente, outra é contradizer o treinador publicamente.
Mas também não é certo que se o Baía fosse Presidente iria ter declarações como "os árbitros são justificações para o insucesso". O que eu acho é que essas declarações mostram que se ele fosse Presidente não iria desculpar os próprios erros com erros de arbitragem.
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,251
4,865
Conquistas
1
  • Junho/18
Philipp disse:
Mas também não é certo que se o Baía fosse Presidente iria ter declarações como "os árbitros são justificações para o insucesso". O que eu acho é que essas declarações mostram que se ele fosse Presidente não iria desculpar os próprios erros com erros de arbitragem.
Mas o problema é que quanto não existem erros próprios que justifiquem o que se está a ver em campo, no nosso e no dos outros, nessas altura o que faria ele ?

Estaria também calado ?

Se existe uma forte tendência para o favorecimento de um adversário é normal que um presidente/treinador de um clube proteste.
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho
Branco disse:
Mas o problema é que quanto não existem erros próprios que justifiquem o que se está a ver em campo, no nosso e no dos outros, nessas altura o que faria ele ?

Estaria também calado ?

Se existe uma forte tendência para o favorecimento de um adversário é normal que um presidente/treinador de um clube proteste.
Esse é o caso que estamos a atravessar esta época. O que faz a direcção? Mantêm-se calada.

Se fosse Baía o Presidente? Não sei. Mas de qualquer maneira e voltando à questão da escolha de um Presidente existem muitos motivos para votar em alguém. Independentemente de ele não ter conseguido gerir bem as suas finanças eu acho que ele é um individuo que se consegue manter relativamente longe das negociatas no futebol que tanto mal fazem aos clubes grandes em Portugal.
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,251
4,865
Conquistas
1
  • Junho/18
Philipp disse:
Esse é o caso que estamos a atravessar esta época. O que faz a direcção? Mantêm-se calada.

Se fosse Baía o Presidente? Não sei. Mas de qualquer maneira e voltando à questão da escolha de um Presidente existem muitos motivos para votar em alguém. Independentemente de ele não ter conseguido gerir bem as suas finanças eu acho que ele é um individuo que se consegue manter relativamente longe das negociatas no futebol que tanto mal fazem aos clubes grandes em Portugal.
Como já disse, falar pouco e dizer o oposto do treinador são duas coisas diferentes.

Não conheço qualquer característica para além do seu passado como jogador que qualifique o Baia para ser presidente no clube, é importante os adeptos não confundirem o apego que têm a estas pessoas, com uma análise fria e racional sobre se possuem capacidade para liderar um clube/empresa com já uma certa dimensão como é o FC Porto.

Pelo menos numa comparação com o Bibota por exemplo.

 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho
Branco disse:
Como já disse, falar pouco e dizer o oposto do treinador são duas coisas diferentes.

Não conheço qualquer característica para além do seu passado como jogador que qualifique o Baia para ser presidente no clube, é importante os adeptos não confundirem o apego que têm a estas pessoas, com uma análise fria e racional sobre se possuem capacidade para liderar um clube/empresa com já uma certa dimensão como é o FC Porto.

Pelo menos numa comparação com o Bibota por exemplo.
O Bibota também não é liquido que tenha capacidade para liderar o FC Porto. Acho que nesse ponto as diferenças entre os dois não são assim tão grandes.

A grande característica que une um e outro é o facto de serem dois homens do futebol e antigas glorias do clube. Mas reconheço importantes qualidades humanas ao Baía. Quanto ao Bibota, não tenho certezas.
 

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
10,534
8,320
Eu gostava que o PdC saisse da presidência numa altura que ainda tivesse capacidades mentais e físicas para ser uma voz activa na escolha da sucessão. E até se disponibilizar para ajudar nessa transição.
Temo que ele queira ficar na presidência até uma altura em que isso não seja viável.
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,251
4,865
Conquistas
1
  • Junho/18
Philipp disse:
O Bibota também não é liquido que tenha capacidade para liderar o FC Porto. Acho que nesse ponto as diferenças entre os dois não são assim tão grandes.

A grande característica que une um e outro é o facto de serem dois homens do futebol e antigas glorias do clube. Mas reconheço importantes qualidades humanas ao Baía. Quanto ao Bibota, não tenho certezas.
Liquido certamente não é até chegar o momento, mas eu acho que quem durante anos esteve inserido no dia a dia do clube ao nível directivo, mesmo que numa posição cerimonial, mais depressa absorveu o que é preciso para um dia o liderar, além de conhecer melhor a conjuntura interna actual.

Não digo que um dia o Baia não tenha futuro no clube, mas devia ter sido menos impulsivo e ambicioso ao acreditar que lhe dariam numa organização já montada, tacho só por ter sido uma glória, o máximo que lhe poderiam dar era o que deram ao Gomes, uma posição mais cerimonial que outra coisa.

Depois há a questão da independência financeira, eu pessoalmente gostava que quem subisse ao cargo tivesse já a vida feita e mesmo recebendo bem, que não precisasse do futebol ou da exposição mediática do futebol para fazer fortuna, reduziria o risco de má gestão.

Não estou a acusar o Baia de nada, mas é mais fácil ser aliciado quando precisamos do dinheiro, e este negócio mexe com muito dinheiro, não estou há espera de ter um presidente santo, mas queria que ele não fosse nem cleptomaníaco nem marionete de alguém com esse perfil.
 
M

Marco B

Guest
Numa SAD onde o principal actividade é futebol existem pelo menos 4 areas que são de extrema importancia: Presidente que se encarrega da parte institucional e no meu entender da comunicação(apesar de ser um departamento a parte), finanças, formação e equipa de futebol.
Sendo que o sistema centralizado que foi apanagio de muitos anos no FCP e que nos ultimos anos se tem diluido não mais vai ser replicado é de todo interesse que uma direcção tenha nomes capazes para cada 1 destas areas acima.
Por isso acho que o Fernando Gomes pode muito bem ser presidente e o principal arauto institucional do clube.Não é por ser um homem sereno que vai deixar de ter convicções fortes.E coisa que não falta a Fernando Gomes é personalidade.
Sobre as financças para mim a escolha obvia é o retorno do competentissimo Angelino Ferreira.Todos nós sabemos o estado das finanças do clube e a debacle começou aquando da sua saida por divergencias " estrategicas".Basicamente todos sabemos que o actual administrador para a pasta financeira é um "yes man" e uma figura decorativa por isso é que o clube tá com problemas financeiros.
Para a formação e para a pasta futebol não existirão muitos nomes e é onde reside o principal discussão.
Não vejo Vitor Baia encaixar num lugar de extrema importancia pelo menos para já!
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,851
25,915
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Se a nossa solução passa por um salvador ou por um Vítor Baía estamos bem desgraçados... Como jogador admiro imenso o V.B e nunca esquecerei o que nos deu, mas não podemos esquecer de tudo o resto. O outro nem quero acreditar que isso passasse pela cabeça de alguém...
 

Jorgito

Arquibancada
18 Julho 2006
187
33
Ermesinde, 1984
O Fernando Gomes reúne em si uma enorme capacidade de união entre os adeptos do Porto. Poucos terão tido a popularidade que ele teve (e tem!) junto da massa adepta. Pelo que vi, pelo que li, pelo que pesquisei, o Fernando Gomes tem um conjunto de qualidades que poderão ditar a sua ascensão à presidência do clube. Basta que Pinto da Costa "aprove" a sua candidatura.
 

LimaPereira

O Porto é quem somos
14 Julho 2015
4,553
4,422
Conquistas
8
46
Porto
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
  • Bobby Robson
Rabah Madjer disse:
> Velasquez Comentou:

> Ando a ir aos baús, e este é dos que nos emocionam, dos que não conseguimos ficar indiferentes.

Que golo, meu D*us, que GOLO! E o 3-2 que dá o BI!!

O benfiq ficou a 2 pontos, PORQUE perdeu no bessa, pois estavam os dois com 47 Pontos!

E lembrar que na jornada 28, de 30, estava benfiq 47, FC Porto 45 Pts!

Eles perderam em CASA com o sporte e a seguir vieram ao bessa lerpar.

MAs se empatassem e nós pedessemos, era deles! Ou se ganhassem e nós empatássemos.

http://www.youtube.com/watch?v=iA2Hlvf0frI


------------------------------------------------------------------

Parti o meu rádio nesse dia , no 2ºgolo do covilhã, e chorei no fim do jogo......não havia transmissões nesse tempo, muito menos nossas, e festejei ainda puto na Nacional º1 ( lourosa ) como uma alegira imensa, a minha bandeira era uma toalha de banho com o simbolo do FCP, que pertencia á minha Avó............inesquecivel.............Obrigado Velas
Lembro-me bem deste jogo... vi na companhia do meu pai na mítica superior Sul... O Gomes era o meu idolo de infância... mas ainda recordo um golo ao banfica na luz de cabeca... ganhamos 1-0
 
M

Mike_Walsh

Guest
Jorgito disse:
O Fernando Gomes reúne em si uma enorme capacidade de união entre os adeptos do Porto. Poucos terão tido a popularidade que ele teve (e tem!) junto da massa adepta. Pelo que vi, pelo que li, pelo que pesquisei, o Fernando Gomes tem um conjunto de qualidades que poderão ditar a sua ascensão à presidência do clube. Basta que Pinto da Costa "aprove" a sua candidatura.
Foi pena ter saído a mal do clube, por se ter virado contra o Octávio Machado. E a massa associativa estava completamente dividida entre os que estavam a favor dele e os que estavam contra ele. Era adorado, mas havia uma parte importante que nem o podia ver.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,851
25,915
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Mike_Walsh disse:
Foi pena ter saído a mal do clube, por se ter virado contra o Octávio Machado. E a massa associativa estava completamente dividida entre os que estavam a favor dele e os que estavam contra ele. Era adorado, mas havia uma parte importante que nem o podia ver.
o povo português tem essa coisa contra o sucesso que por vezes dá nisso.. mas pena ter saído como saiu.. merecia ser mais bem recordado..