Epá, tinhamos ganho a Taça UEFA, e apesar de ganhar a CL ser uma hipotese remota, acho que se esperava que fosse uma equipa de QF. Muitos dos jogadores, como o Deco e o Ric Carvalho já tinham bastante buzz internacional. O Deco não ficou melhor jogador de 2004 para 2005 por ter ido para o Barcelona jogar mais recuado. Ou do jogo do Euro 2004, onde o melhor overall do jogo era o Kieron Dyer...jaco250 disse:E temos que ser honostos, até 2003 e 2004 a nossa liga era muito fraquinha, nunca na vida se imaginava uma equipa portuguesa chegar longe na champions, quanto mais ganha-la.
E engraçado, quando a hegemonia nacional pertence ao FCP, o futebol português sobe de nivel, mas quando pertence a outros o queda é enorme.
Nos últimos 30 anos o FCP teve dois períodos grandes em que não teve a hegemonia, 99 a 02, onde até chegamos a meter zero equipas na fase de grupos da champions, e agora estes últimos 4 anos, em que o "campeão" leva 5 de uma equipa de 3ª categoria europeia. Como podemos ter bons ratings com esses resultados externos?
basta ver que um dos jogadores mais predominantes deste ultimos 4 anos, que é o jonas, veio para cá já em final de carreira depois de ter sido dispensado de uma equipa que no máximo lutava pela liga europa em espanha, e aqui até já lhe tiveram que dar 84 de rating e depois chega a tots de 90s e tais. Em sentido contrario, as trutas do "campeão" quando são transferidos para outras equipas, não passam de flops....
As estatísticas de jogadores do FIFA na década passada eram ridículas, até que começaram a investir em research local por voltas de 2005, quando até cheguei a fazer revisão de dados. Por exemplo, lembro-me que essa altura deixei pedido para subir a capacidade de remate de longe do Raul Meireles e Lucho para os oitentas porque eram estupidamente baixas, e a justificação era que "eram do campeonato português", como se a capacidade de mandar um bojardo tivesse alguma coisa a a ver com o resto. O problema do FIFA foi sempre equilibrar as estatisticas palpáveis com o que na NFL se chama "intangibles" - as cenas que não são propriamente "métricas" mas que acabam por ser a diferença entre um jogador ser um sucesso ou não.