FIFA, UEFA e IFAB - Medidas e Alterações no Futebol

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
19,324
11,634
Tenho uma proposta para a FIFA ou UEFA ou Liga tuga ou quem quiser pegar nela. Há muitos anos que tive esta ideia que penso que promove aquilo que é a beleza do jogo: o golo.

E diz assim:

Dar 0,5 pontos por cada 3 ou mais golos marcados num jogo, qualquer que seja o resultado (vitória, derrota ou empate) em competições por pontos.
Exemplos:

> num 3-3 (ou 4-4, ou 5-5), cada equipa recebia 1 ponto pelo empate mais 0,5, ou seja, 1,5 pontos cada.
> num 5-3 o vencedor recebia 3,5 pontos e o derrotado 0,5

Imaginemos que uma equipa precisa de 0,5 pontos para não descer de divisão e está a perder 3-1 ao intervalo. Se calhar, na segunda parte podia entrar com tudo para ir em busca dos 2 golos que lhe faltariam para conseguir o tal meio ponto da salvação o que daria mais emoção ao jogo.

Ideia maluca demais, se calhar?
Credo homem... vai dormir lol

Lembro-me dos americanos na altura do mundial de 94 virem com umas ideias parecidas.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
19,324
11,634
Mas já que falamos em ideias malucas, há muito tempo que defendo uma muito minha e simples. Recuar a marca de penalty uns 2/3 metros hehehe
 

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
29,466
48,974
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Mas já que falamos em ideias malucas, há muito tempo que defendo uma muito minha e simples. Recuar a marca de penalty uns 2/3 metros hehehe
Vai nanar, pá! Dass....lol....ganda maluco. Isso era um livre à entrada da área sem barreira. Se os nossos já falham da marca dos 7 11 metros à bruta imagina no limite da area.
 
Última edição:

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
19,324
11,634
Vai nanar, pá! Dass....lol....ganda maluco. Isso era um livre À entrada da área sem barreira. Se os nossos já falham da marca dos 7 metros à bruta imagina no limite da area.
7m?? oh diabo... o penalty fica a 11 metros e a área 16,5m...

Não admira que tenhas essas ideias!
 
  • Haha
Reações: T-Dragon

Hakabashy

Tribuna
26 Março 2018
2,658
3,132
Regras bastante simples para aumentar o espetáculo e emoção/golos

- aumentar as balizas em altura e comprimento para aumentar probabilidade de golos (em 1900 os jogadores mediam talvez 1,70 / 1,60 - balizas de 2m de altura e de 7 metros de comprimento fazia sentido, hoje qq redes mede quase ou mais de 1,90 metros o que faz com que as balizas sejam mais pequenas em comparação com a ideia inicial)

- tempo máximo de ataque por equipa de 2min, se não remata à baliza perde o ataque (faz com que equipas tenham que acelerar o jogo que está monótono que chega desde do tiki taka)

-jogador que faça mais de 5 faltas no mesmo jogo é temporariamente excluído do jogo por 5 minutos (evitar as faltas e faltinhas que só quebram o ritmo de jogo e interesse no jogo)

- reduzir o tempo de jogo para 35min efectivamente jogado

- barreiras nos livres devem ficar a 12 ou 13 metros de distância (mesma razão dos guarda redes, todos os jogadores cresceram, hoje um livre direto está estatisticamente condenado ao insucesso e a ficar na barreira)

- falta que anule um golo garantido (por exemplo o guarda redes ser contornado a baliza estar aberta e o atacante sofrer falta e não conseguir marcar golo) passa a ser falta anti desportiva e da sempre lugar a penálti independente do lugar da falta e caso o jogador falhe a equipa adversária terá que jogar 10 min em inferioridade numérica temporária, caso seja golo recupera os 11 jogadores
 

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
6,940
9,670
A única mudança que, para mim, seria verdadeiramente game changer, sem modificar/introduzir aspectos de outras modalidades que para mim são impraticáveis no futebol como contar/cronometrar o tempo que uma equipa ataca, para mim a única verdadeira mudança que poderia ser pensada e que traria aquilo que muitos dizem e eu tendo a concordar, que o futebol espetáculo está a perder força, é acabar com a regra do fora de jogo.

Seria uma mudança completa naquilo que muitas vezes está a matar o futebol na sua parte espetáculo.
 

Hakabashy

Tribuna
26 Março 2018
2,658
3,132
A única mudança que, para mim, seria verdadeiramente game changer, sem modificar/introduzir aspectos de outras modalidades que para mim são impraticáveis no futebol como contar/cronometrar o tempo que uma equipa ataca, para mim a única verdadeira mudança que poderia ser pensada e que traria aquilo que muitos dizem e eu tendo a concordar, que o futebol espetáculo está a perder força, é acabar com a regra do fora de jogo.

Seria uma mudança completa naquilo que muitas vezes está a matar o futebol na sua parte espetáculo.
A lei do fora de jogo é aquela que está mais em debate por isso nem adicionei porque muito provavelmente alguma coisa será feita nos próximos anos.
Agora ao teu ponto Abolir esta regra So farias com que o jogo fosse ainda mais feio, cheio de bolas longas, maior espaço entre linhas porque os defesas não podiam subir e um futebol totalmente descaracterizado na minha opinião.
Podem e devem ser feitas mudanças nessa lei mas não eliminar totalmente
A ideia do wenger parece-me um bom primeiro passo “um jogador está sempre em jogo quando qualquer parte do seu corpo está em linha com o penúltimo defensor”
 

Hakabashy

Tribuna
26 Março 2018
2,658
3,132
Deixem o futebol em paz, para quê mudar o que está bem?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Não concordo, o futebol está monótono, aborrecido, cada vez com menos golos e mais tático em que à partida já sabemos quem ganha.
Tem que se alterar alguma coisa nesta dinâmica para tornar o futebol interessante e com mais sumo ou seja golos
 

MP

Bancada central
12 Julho 2016
1,564
419
Uma que falei penso que no tópico do Euro era alterar radicalmente como o jogo é cronometrado. 30 ou 35 minutos por parte (iria de encontro às médias de tempo útil de jogo) onde o relógio parava automaticamente com cada lance que precisa de autorização para recomeçar (após substituições, cantos, livres perigosos, etc) e uns 10-15 segundos depois da bola não ser recolocada em jogo num lançamento, falta a meio campo, pontapé de baliza, etc. Partes terminam com a equipa à defesa no apito final a transpor com a bola controlada a linha de meio campo.

Uma que mudava era transformar muitos penalties onde jogadores não estão em posição de fazer criar perigo por isso tentam embrulhar-se nos defesas para sacar um penalty para livres indirectos. Sei que isso é muito subjetivo, mas de calhar haveria menos polémicas do que marcar penalties da treta, ou não marcar apesar de contacto etc.
Quanto mais não seja, porque livres indirectos na área são giros de ver e quase não há. Também aceitava tipo canto curto de hóquei em campo. Todos os defesas ou estão na linha de golo/fundo ou não podem influenciar a jogada do ataque até os que ficarem atrás conseguirem tocar na bola

Mas já que falamos em ideias malucas, há muito tempo que defendo uma muito minha e simples. Recuar a marca de penalty uns 2/3 metros hehehe
Uma que sou a favor era de permitir os guarda redes irem ao limite da pequena área quando o marcador começa a corrida. Já começa a cansar as corridinhas parvas, se não querem que o redes corte ângulo, aprendam a marcar só com um passo, à Signori.
 

ruipsousa8

Tribuna Presidencial
9 Julho 2013
9,463
8,483
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Não concordo, o futebol está monótono, aborrecido, cada vez com menos golos e mais tático em que à partida já sabemos quem ganha.
Tem que se alterar alguma coisa nesta dinâmica para tornar o futebol interessante e com mais sumo ou seja golos
Para resultados e jogo praticado de futsal, vejo futsal. O futebol é bonito por o golo ser raro.
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Não sei se repararam mas as mudanças feitas pela FIFA/UEFA foi sempre mais no intuito de aumentar o número de minutos do que propriamente resolver problemas relacionados com a qualidade do jogo em si. É aquela coisa de privilegiar a quantidade em vez da qualidade.
 

DeZ

Tribuna
9 Março 2012
4,814
6,909
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
A ideia do wenger parece-me um bom primeiro passo “um jogador está sempre em jogo quando qualquer parte do seu corpo está em linha com o penúltimo defensor”
Porque é que a regra ainda não é assim, é algo que me ultrapassa.

Desde que existe VAR que se tornou ainda mais necessário passar a ser dessa forma, que é para não andarmos com lances de golo a ser anulados porque o jogador estava com a ponta da chuteira em offside e coisas ridículas desse género.

O cronómetro parar quando a bola sai do terreno de jogo é outra alteração essencial.

E para mim algo a ser pensado seriamente é a possibilidade de passar a ser proibido defender com 11 homens atrás da linha da bola. Ontem chegámos ao ridículo de ver uma final de um Europeu em que uma seleção (que ainda por cima estava a jogar em casa) defendia com a equipa toda nos últimos 20 metros de campo, isto quando ainda estava a decorrer a primeira parte. É absurdo, futebol não é (ou não devia ser) andebol.
 
  • Like
Reações: Hakabashy

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
6,940
9,670
Em vez de inventarem, bastava experimentar acabar com o fora de jogo.

Iam ver como o futebol mudava logo.

De resto, qual a fonte disso ?

Duvido que o IB que é muito conservador, alinhasse nisso tudo ao mesmo tempo.