FIFA, UEFA e IFAB - Medidas e Alterações no Futebol

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
9,996
4,164
Olimpo
Em relação às subs ilimitadas e volantes, ou seja, sem precisar de paragens, não é inédito no futebol, no contexto de formação, em algumas competições isso é regra, o que faz todo o sentido uma vez que o objetivo é dar o maior nº de tempo possível aos miúdos para jogar.

Mas mais importante do que definir o nº de substituições, 3, 5 ou ilimitadas, era importante implementar o sistema de substituições volantes, é ridiculo ainda ter que se parar um jogo para fazer substituições, o 4º arbitro está lá para fazer o quê? Era ele que devia controlar quem sai quem entra e o jogo pode continuar a decorrer normalmente.
 

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
... sendo céptico relativamente às mudanças em estudo, acho bem que as testem. Nunca se sabe.

... até mesmo em relação ao tempo de jogo tenho muitas dúvidas. Nem todos os desportos são cronometrados... as regras do futebol sempre contemplaram um aproveitamento do tempo útil de jogo muito inferior aos 90 minutos.

Em todo o caso, quanto à última questão tenho maior curiosidade em observar os testes, admitindo que uma mudança possa ser positiva.
 
Última edição:

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
10,871
6,161
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20
Substituições à velocidade da luz, como em pavilhão, nem se sabe quem entrou, outro até já saiu, tudo num acelerado dinâmico, qual tática.... em nome do ritmo alucinante e do "espectáculo" moderno....Reatamento de faltas imediatas, sem paragem e em autopasses...a banalização dos amarelos a darem 5 minutos fora, mas a poder (re)entrar logo outro. Tudo tão maravilhosamente dinâmico.
Fundem esse novo desporto e testem como se fosse virtual. Depois joguem num planeta distante.
 

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
29,235
47,958
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Então parece que o futebol vai passar a ser futebol de salão mas num estádio?

Ui....é da maneira que me livro deste vicio e dedico mais tempo aos amigos e família....

A avançarem com estas regras estúpidas vão acabar por matar o jogo tornando-o igual a um futsal desta vida.

Usassem mas é tecnologia para melhorar ou corrigir os erros arbitrais que ainda acontecem é que era de valor. Alguém falou eu usar a AI para avaliar a posição dos jogadores e da bola para decidir com precisão os fora de jogo, por exemplo. Avancem nessa área.

Arranjem maneira de acabarem com as perdas de tempo. A única regra que parece que pode vir a ajudar nessa sentido é essa do tempo cronometrado mas só vendo. De resto é uma cópia rasca do parente pobre futsal.
 
Última edição:
  • Like
Reações: Dragao_man

MP

Bancada central
12 Julho 2016
1,564
419
Já eu acho que o futebol está tão bem assim, embora haja sempre espaço para a melhoria do espétaculo claro.

Por exemplo, eu concordo com o Manuel Machado numa "teoria" dele, que passo a explicar.


As balizas, cujas medidas têm décadas, foram idealizadas para que a bola fosse defensável por um jogador de estatura média. Então porque não aumentar 3/5cm visto que a estatura média nos dias de hoje é maior do que á 50 anos atrás?

Seria uma pequena mudança interessante na minha opinião.
Para mim, é preciso definir o que são regras do "espírito de jogo" e o que são regras que foram criadas por limitações tecnológicas ou físicas na altura em que foram criadas. As regras do espírito de jogo para mim é preciso apresentar motivos fortes para serem alterados, o resto deve poder ser revisto conforme a tecnologia e a morfologia dos jogadores muda com o tempo, dentro do que as estruturas de um desporto praticado por 250 milhões com uma enorme disparidade de recursos conseguem absorver.
 
  • Like
Reações: Um Portista

Moxley

Bancada central
1 Novembro 2014
1,845
969
uma boa ideia seria esta (mas tem que ser bem equacionada e não de qualquer forma);
Jogador que vai isolado para a baliza e é travado em falta podia existir livre direto sem barreira.
Há por exemplos penalties ridículos só porque são dentro da área (ex; jogador tenta desarmar nas laterais da área e é penalty, muitas vezes tem que se ver no VAR), não digo que mude isto mas o que citei é "mais golo" que isto.
O controle de tempo devia ser feito pelo 4º árbitro que anda ali a "mamar" só para ver as bocas dos bancos e nas substituições. Dava mais liberdade ao chefe da equipa para controlar o jogo sem se preocupar com o tempo perdido.
Posso estar a dizer um grande disparate mas acho que as leis de jogo não contemplam a barreira. Num livre direto o adversário não se pode posicionar a menos de X metros da bola (acho que são 9m, não tenho a certeza). A partir daí podem posicionar-se em campo como quiserem, a barreira é uma estratégia.
 
  • Like
Reações: ASCD

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,260
13,250
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Posso estar a dizer um grande disparate mas acho que as leis de jogo não contemplam a barreira. Num livre direto o adversário não se pode posicionar a menos de X metros da bola (acho que são 9m, não tenho a certeza). A partir daí podem posicionar-se em campo como quiserem, a barreira é uma estratégia.
O que eu quero dizer é livre direto como no penalty. No penalty há barreira? Não há pois não.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,401
20,995
Gaia
Na realidade algo tem que ser feito, os jovens já não consomem futebol como nós antigamente.
Eu entre 10 e os 20 anos só via futebol, jogar futebol, ver o Porto, e na Tv era só futebol. Só as gajas, os bailes e as festas e o rebolanço me tiravam a bola da tola.

Hoje em dia contam me os treinadores que os miudos depois de uma grande jogo da CL no dia seguinte no treino poucos viram ou falam dos jogos da CL, falam de videojogos, do insta, jogos de consola, mas pouco de futebol, que perdeu o monopolio dos interesses dos jovens.

Quantos ás mudanças pretendidas apostaria:
-ultimos 15 minutos com cronometro parado nas bolas fora do terreno
-cartoes amarelos a suspender 5 minutos após a equipa ter feito mais ou menos dez faltas (não faz sentido o cartao amarelo vir a beneficiar o adversario seguinte)
-a lei do fora de jogo só existir dentro da área ou definir uma linha a meio do meio terreno.

Substituiçoes ilimitadas é estupido.
 

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
33,741
45,893
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Na realidade algo tem que ser feito, os jovens já não consomem futebol como nós antigamente.
Eu entre 10 e os 20 anos só via futebol, jogar futebol, ver o Porto, e na Tv era só futebol. Só as gajas, os bailes e as festas e o rebolanço me tiravam a bola da tola.

Hoje em dia contam me os treinadores que os miudos depois de uma grande jogo da CL no dia seguinte no treino poucos viram ou falam dos jogos da CL, falam de videojogos, do insta, jogos de consola, mas pouco de futebol, que perdeu o monopolio dos interesses dos jovens.

Quantos ás mudanças pretendidas apostaria:
-ultimos 15 minutos com cronometro parado nas bolas fora do terreno
-cartoes amarelos a suspender 5 minutos após a equipa ter feito mais ou menos dez faltas (não faz sentido o cartao amarelo vir a beneficiar o adversario seguinte)
-a lei do fora de jogo só existir dentro da área ou definir uma linha a meio do meio terreno.

Substituiçoes ilimitadas é estupido.
Mas isso é porque os putos preferem estar a jogar online com os amigos ou a ver vídeos no tiktok do que estar a ver a bola
A geração está vocacionada para isso não tem nada a ver com o futebol estar mais ou menos aborrecido
 
  • Like
Reações: bluevertigo

Dragao_man

Tribuna Presidencial
1 Março 2007
9,811
5,125
Conquistas
24
32
Maia
  • Madjer
  • Jardel
  • Deco
  • Hulk
No capitulo disciplinar a única regra que fazia sentido melhorarem seria as expulsões serem como no andebol. Ou seja, não haveriam inferioridades numéricas. Um jogador é expulso, não joga mais, mas entra alguém do banco para o seu lugar. Assim era da maneira que os cartões vermelhos eram aplicados sem misericórdias. Os árbitros não expulsam mais vezes os jogadores precisamente por saberem que poderão decidir o resultado do jogo com isso, visto uma das equipas ficar em inferioridade numérica.
 

Portista Azul

Tribuna Presidencial
5 Janeiro 2017
11,138
16,539
Conquistas
4
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González

🤡
25 minutos de intervalo em jogos às 21:15 ou 21:45 vai ser uma delicia.

Com a pontualidade das equipas em PT ainda se corre o risco de ter meia hora de pausa.
 
  • Like
Reações: jcmp17

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
33,741
45,893
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
25 minutos de intervalo em jogos às 21:15 ou 21:45 vai ser uma delicia.

Com a pontualidade das equipas em PT ainda se corre o risco de ter meia hora de pausa.
Tentativa de imitar os desportos norte americanos
O problema é que só se tenta imitar o que está mal feito
 
  • Like
Reações: Dragao_man

Portista Azul

Tribuna Presidencial
5 Janeiro 2017
11,138
16,539
Conquistas
4
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
Tentativa de imitar os desportos norte americanos
O problema é que só se tenta imitar o que está mal feito
Se chegar ao ponto de parar o cronometro em algumas partes do jogo ficamos quase 4 horas dentro de um estádio para ver um jogo de 90 minutos.

Em vez de chamar adeptos aos estádios só os vão afastando,
 
  • Like
Reações: jcmp17

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,901
14,546
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Se chegar ao ponto de parar o cronometro em algumas partes do jogo ficamos quase 4 horas dentro de um estádio para ver um jogo de 90 minutos.

Em vez de chamar adeptos aos estádios só os vão afastando,
Nos jogos da liga portuguesa com toda a certeza.
 

incrivelhulk

Tribuna Presidencial
2 Março 2020
19,984
42,852
Conquistas
6
  • Novembro/20
  • Campeão Nacional 19/20
Da mesma forma que um jogador que entra no decorrer do jogo pode ser substituído, um jogador que sai não poderia entrar novamente?