#Futebol Francesco Farioli - Treinador

Francesco Farioli

Francesco Farioli

8.19

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

8.19 Performance da Época

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
25,530
21,684
Vila Nova de Gaia, 1975
Nao havia nada a fazer. Estavamos destinados e condenados a perder.

Contra uma equipa que curiosamente nao ganhava a ninguem até aparecer o FCP.

Provavelmente somos o pior adversarios que eles tiveram esta época.

Depois do primeiro jogo (e vitoria) da época contra o Brentford eles jogaram contra Crystal Palace, West Ham, Arsenal, Swansea, Burnley, Betis, Sunderland, Midtjylland, Newcastle Chelsea e Bournemouth (estes depois do FCP).

Nao ganharam um jogo. Nem ao Swansea (sim foi na taça da liga mas tendo em conta os milhoes investidos e o super mega plantel que tem.... da para fazer duas quiça três boas equipas).

A mim ninguem me convence que é normal abordar o jogo de forma cobarde contra uma equipazeca destas. Sim com alguns bons jogadores e com largos milhoes investidos mas é preciso ver o contexto da PL. Mas independentemente do que gastam, é preciso olhar para a realidade dos factos: como equipa sao uma bosta. Ao contrario do FCP curiosamente. Pelo menos até ha bem pouco tempo...

Na PL qualquer jogador ganha muito dinheiro mesmo os banais. Isso desde logo aumenta os orçamentos.
Depois, os milhoes gastos raramente correspondem à valia real dos jogadores. Se forem contrataçoes internas entao...

Mas acima de tudo, nao havia qualquer necessidade de sermos tao cobardes. A pressao para o jogo de quinta era zero. Nao era de vida ou de morte. Era para desfrutar num bom palco e mostrar vontade de ganhar e jogar. Até porque o FCP está a precisar de recuperar um pouco de aura europeia. Desde os dois jogos contra o Arsenal em fevereiro/março 2024 que o FCP anda "desaparecido" das grandes noites europeias. Tivemos aquela quase vitoria contra o United (independentemente da fase deles) e é isto. Deixamos escapar a vitoria de forma ridicula mas ainda viramos um 0-2 em 3-2 e a jogar para a frente e com entusiasmo. E era um VB no banco!
Há quem confunda "ter tomates" com pensar com os tomates em vez do cérebro.

Atirar-se para a frente à maluca, partir a equipa, não são, necessariamente, as melhores estratégias apesar de normalmente serem apelidadas de "ter tomates".

Estando certo ou errado, já se viu que o Farioli pensa que só estando equilibrado terá mais probabilidades de obter bons resultados.

hawkeyes

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
25,530
21,684
Vila Nova de Gaia, 1975
Bem ... Causa-me muita confusão muitos dos comentários que se vê por aqui. Ou os traumas do passado estão muito vivos na mente das pessoas, ou há cada vez menos paciência, ou então estamos perante uma nova geração de "futeboleiros" onde não me encaixo naturalmente.

Alguém , no seu perfeito juizo, acha que conseguimos jogar bem todos os jogos ? Alguém acha que o treinador nunca vai cometer erros ? Ou os jogadores ? Isso é impossível. Estamos a falar de humanos e não de máquinas. Convém relembrar que sofremos uma transformação da noite para o dia em termos de plantel e de treinador da época passada. Convém relembrar que este treinador está há 4 meses aqui. Convém relembrar que apesar de muitas coisas positivas, o caminho faz-se caminhando ( aliás, o próprio mister vinha avisando mesmo quando triturávamos os adversários que não estava satisfeito e era preciso mais. )

Não consigo ver quais as criticas ao treinador muito sinceramente. Claro que tem que haver sempre critica construtiva mas nunca passar do 8 para o 80 num espaço de meia dúzia de dias. Tivemos um arranque impressionante. Fomos ganhar a alvalade ( num estádio que normalmente não somos felizes, contra a equipa mais estável na minha opinião e aquela que ofensivamente é muito superior a Porto e benfica). Estamos na frente do campeonato. Melhor defesa, segundo melhor ataque ( com menos um jogo ).

As criticas claro começaram logo após o empate contra o benfica. Um jogo que merecíamos VENCER ( mas a narrativa foi que o Mister foi cagão. O que eu me ia rir se arriscasse tudo e num chouriço que era bem possível tipo "bola bater no kiwior e entrar na baliza" perdêssemos o jogo). Um jogo que fomos completamente ROUBADOS. Onde um penalty fez toda a diferença. Uma bola à barra. Um penalty em andamento do Pepê.

No jogo com o Salzburg, por exemplo, foi o pior que fizemos na minha opinião. Foi onde senti a equipa completamente perdida e que demos muitas oportunidades ao adversário. Claro que ganhamos, e não se falou tanto. No jogo com o Nottingham , não foi de facto o melhor dos jogos que fizemos. Mas fomos inferiores ? Não fomos claramente inferiores. Até porque os ingleses marcam 2 golos de penalty e têm mais um remate fora da área para a defesa do Diogo. Claro que também não conseguimos criar muito mais. Mas são jogos que acontecem. Há dias que as coisas correm menos bem. O esforço dos atletas, a vontade e a organização parece-me claramente que está lá toda. E isso é o que se exige à equipa quando as coisas não estão inspiradas.

Relaxem. Vai ser um alonga jornada. Jogos como no Nottingham , benfica e salzburg vão acontecer muitos mais esta época. Uns vamos ser mais felizes , outros não.

Para dizer que confio a 100% no treinador e na equipa. Sim , também acho que não temos um plantel totalmente "certo". Acho que faltam pelo menos mais 2 jogadores do meio campo para a frente com outra "estaleca" e que consigam resolver jogos "sozinhos" quando o coletivo está em dia não. A rever em Janeiro se for possível.

Para o pouco tempo que temos com uma equipa e treinador novo as sensações são positivas. Não podemos exigir que depois de 3 anos horríveis, de repente como por magia atropelássemos tudo e todos.
O que chateia e entristece é que, mesmo estando a equipa a superar as expectativas da generalidade dos adeptos, aos primeiros desaires, em vez de sentirem o apoio desses adeptos, ouvem críticas e sentem desconfiança.

Cada vez mais os adeptos parecem ser apenas adeptos de vitórias e nada mais...

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
10,983
6,855
36
Porto
O que chateia e entristece é que, mesmo estando a equipa a superar as expectativas da generalidade dos adeptos, aos primeiros desaires, em vez de sentirem o apoio desses adeptos, ouvem críticas e sentem desconfiança.

Cada vez mais os adeptos parecem ser apenas adeptos de vitórias e nada mais...
Felizmente isso ainda não se mostra nos estádios. Mesmo contra benfica e em Inglaterra , os adeptos mostraram estar com a equipa. E não há razão para não estarem

Estamos a fazer MAIS coisas boas que más este ano. De longe.

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
25,530
21,684
Vila Nova de Gaia, 1975
Felizmente isso ainda não se mostra nos estádios. Mesmo contra benfica e em Inglaterra , os adeptos mostraram estar com a equipa. E não há razão para não estarem

Olha que no jogo com o regime já se ouviram alguns assobios.

Espera pelo próximo jogo não ganho...

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
97,369
235,357
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas

Atirar-se para a frente à maluca, partir a equipa, não são, necessariamente, as melhores estratégias apesar de normalmente serem apelidadas de "ter tomates".

Estando certo ou errado, já se viu que o Farioli pensa que só estando equilibrado terá mais probabilidades de obter bons resultados.
Acho que muitas vezes se critica um treinador por não ver ou pensar o futebol da mesma maneira que nós vemos

E a realidade é que não há uma forma única de pensar o jogo

(Isto aqui não inclui decisões que se poderá dizer que são objectivamente erradas lol)

Ruben1893

24 Julho 2019
97,369
235,357
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Um treinador que chega após o caos que vivemos, faz o início de época que faz e anda se a analisar sílaba a sílaba do que diz…

Secalhar merecíamos mais três ou quatro anos como os dois últimos.
É só o Farioli a "pagar" pelo sucesso repentino que conseguiu

A equipa vai fazer o seu caminho independentemente de qualquer filme que façam fora dela
Esperemos que faça o caminho em direção à glória

Dragão_1977

Bancada lateral
27 Maio 2024
670
1,199

Quando sofremos o golo contra o Estrela Vermelha a grande maioria do Dragão aplaudiu e animou a equipa.

• Like
Reações: K92, Roma e JJ1893

Sonic

Tribuna
13 Fevereiro 2024
3,697
6,330
Mas agora uma pessoa nao gostar desse mindset demasiado cauteloso do treinador é sinonimo de dizer : RUA?

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
10,983
6,855
36
Porto
Mas agora uma pessoa nao gostar desse mindset demasiado cauteloso do treinador é sinonimo de dizer : RUA?
Em alvalade foste a jogo com Mora em campo. ( Olha , curiosamente foi quando entrou o rosário para aquele lugar que marcamos os dois golos). Contra o benfica não foste ousado nem cauteloso. Fez o jogo que tinha que fazer naquela altura , acho que foi inteligente porque não arriscou demasiado nem baixou nada ( volto a dizer, não fosse o roubo escandaloso ganhavas o jogo ). Contra o Nottignham é o unico jogo que acho que errou sim ao meter o Rosário. Em salzburg foi normal. Falando de jogos mais complicados.

Demasiado cauteloso foi em Nottingham. Em 4 jogos, tens 1 exemplo. Se achas que é uma amostra grande...

Ruben1893

24 Julho 2019
97,369
235,357
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Em alvalade foste a jogo com Mora em campo. ( Olha , curiosamente foi quando entrou o rosário para aquele lugar que marcamos os dois golos). Contra o benfica não foste ousado nem cauteloso. Fez o jogo que tinha que fazer naquela altura , acho que foi inteligente porque não arriscou demasiado nem baixou nada ( volto a dizer, não fosse o roubo escandaloso ganhavas o jogo ). Contra o Nottignham é o unico jogo que acho que errou sim ao meter o Rosário. Em salzburg foi normal. Falando de jogos mais complicados.

Demasiado cauteloso foi em Nottingham. Em 4 jogos, tens 1 exemplo. Se achas que é uma amostra grande...
Eu acho que errou mais em não tirar o Rosario ao intervalo do que a metê-lo de início

A ideia inicial acho que tinha sentido mas não correu bem porque surgiu o penalti na primeira parte e muda um bocado o que o jogo exige

• Like
Reações: Roma

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
10,983
6,855
36
Porto
Eu acho que errou mais em não tirar o Rosario ao intervalo do que a metê-lo de início

A ideia inicial acho que tinha sentido mas não correu bem porque surgiu o penalti na primeira parte e muda um bocado o que o jogo exige
Ora nem mais. Aí sim , acho que errou mesmo. Viu que não estava a resultar , mudava

matias

Bancada central
4 Setembro 2015
1,700
928
Acho que muitas vezes se critica um treinador por não ver ou pensar o futebol da mesma maneira que nós vemos

E a realidade é que não há uma forma única de pensar o jogo
O que é perfeitamente legítimo, desde que sejam críticas fundamentadas e não mero achincalho. Um adepto pode criticar um treinador por não concordar com as suas opções precisamente por ver o futebol de forma diferente, não vejo qual o problema.

No caso do jogo com o Benfica, é 100% legítimo que um adepto critique o treinador por ter optado por ser conservador e preferir garantir 1 ponto para não arriscar perder 3. O adepto pode achar que em casa o Porto deve procurar sempre a vitória, especialmente contra uma equipa que nos humilhou duas vezes no ano passado e criticar o treinador por ser meramente calculista e não transmitir aos jogadores o simbolismo que o jogo também tem.

Ruben1893

24 Julho 2019
97,369
235,357
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
O que é perfeitamente legítimo, desde que sejam críticas fundamentadas e não mero achincalho. Um adepto pode criticar um treinador por não concordar com as suas opções precisamente por ver o futebol de forma diferente, não vejo qual o problema.

No caso do jogo com o Benfica, é 100% legítimo que um adepto critique o treinador por ter optado por ser conservador e preferir garantir 1 ponto para não arriscar perder 3. O adepto pode achar que em casa o Porto deve procurar sempre a vitória, especialmente contra uma equipa que nos humilhou duas vezes no ano passado e criticar o treinador por ser meramente calculista e não transmitir aos jogadores o simbolismo que o jogo também tem.
Isso é legítimo
O que não é legítimo é achar que só a nossa visão é a correta

Eu se fosse treinador era capaz de nunca empatar um jogo 0-0; era tudo na frente e marcava ou perdia o jogo
Não quer dizer que um treinador tenha que ser igual

Para veres, eu até acho que o 0-0 devia dar 0 pontos para as duas equipas
Mas um treinador que vai na frente com 4 pontos também tem que pensar nas consequências de perder

• Like
Reações: Gatão1983

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
43,944
75,098
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Para veres, eu até acho que o 0-0 devia dar 0 pontos para as duas equipas tal o meu gosto por esse resultado
Por acaso já tinha falado de um sistema de pontuação que premiasse o objectivo maior do jogo: o golo. 1 ponto pelos: 0-0, 1.5 pontos pelos empates com golos, 3.5 pontos por vitórias por igual ou mais de 3 golos.

• Like
Reações: Ruben1893

Ruben1893

24 Julho 2019
97,369
235,357
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Por acaso já tinha falado de um sistema de pontuação que premiasse o objectivo maior do jogo: o golo. 1 ponto pelos: 0-0, 1.5 pontos pelos empates com golos, 3.5 pontos por vitórias por igual ou mais de 3 golos.
Tudo que obrigasse as equipas a sair da toca era bem vindo

Mas isto também é a nossa visão como adeptos de quem ganha a maioria dos jogos e não quer adversários anti futebol

• Like
Reações: Dexter2020

Sonic

Tribuna
13 Fevereiro 2024
3,697
6,330

Nao sabia que a unica forma de "ter tomates" era atirar-se para a frente à maluca.

Podes jogar nitidamente para ganhar e isso ser muito visivel na postura da equipa sem "atirar-se para a frente à maluca" e deixar crateras à la farsa de Flick.

A realidade é que Farioli mostrou no jogo contra os lampioes que o pragmatismo se sobrepoe ao "risco" e à vontade de ganhar. Tranquaram a porta e nós quisemos "abri-la" com um pontapézinho inofensivo. Lampioes numa fase negativa e com uma enorme pressao ao contrario de um FCP totalmente vitorioso (à data).

Estou bastante curioso para ver como vamos reagir em jogos em que nao estamos a ganhar cedo. Ainda nao aconteceu frente aos pequenos. Fomos sempre para o intervalo a ganhar pelo menos por um golo. Mas é muito improvavel isso continuar assim até maio. Será interessante ver se nesses jogos vai preferir "garantir no minimo um ponto" ou ir procurar os três quiça metendo a carne toda no assador e cagar para o equilibrio total e dogmatico.
Ou pior ainda em jogos em que estaremos a perder.
Era bom nao precisaremos de saber isso mas é muito improvavel nao acontecer uma época inteira.

A equipa está "encurralada" no seu desejo de nao se desequilibrar que é quase impossivel ela nao reagir mal quando aparecerem adversidades e precisarmos de correr atras do prejuizo.