Que nos lembremos todos do ponto de partida... De tempos a tempos devíamos ver uns minutinhos daquele jogo com o Al Ahly do Mundial de Clubes.
Aparentemente controlar o jogo e meter 11 gajos atras da bola, a certa altura 5 gajos na linha de defesa e depois ter 30% de posse e chutao pra frente.
O benfiquismo fala sempre mais alto do que o profissionalismo e o falar enquanto treinador do Moreirense…
Vitória importante contra alguém que fez tudo o que pode e não pode para tentar tirar pontos ao FCP e fracassou…
Concordo. Com o papel que têm os nossos laterais, mais preponderantes na construção do que no último terço, necessitamos de alas que sejam verdadeiros abre latas, fortes no 1vs1, que desequilibrem, Pepe e Borja, principalmente este último, não têm conseguido dar isso a equipa, o William é o que se aproxima mais das características que precisamos, mas já era evidente quando estávamos no fim do mercado que falta qualidade para a linha da frente.O nosso grande problema ofensivamente é nas alas e eles insistem no Varela![]()
Como é possível dizer que o mês foi penoso? Queriam chocolate e vitórias por mais de três golos em todos os jogos?Outubro chegou ao fim e, em suma, foi um mês penoso. Não tanto pelos resultados que, apesar de tudo, não foram desastrosos nem decisivos de forma negativa, mas sobretudo pela falta de qualidade exibicional. As últimas partidas expuseram várias fragilidades, especialmente a nível ofensivo, e evidenciaram algumas das nossas lacunas mais preocupantes.
Ficou claro que, quando o Varela é pressionado, a equipa perde grande parte da sua capacidade de construção. O jogo torna-se lento, previsível e sem progressão, o que dificulta a criação de oportunidades de qualidade. Alguns jogadores acabam por estar em campo apenas “a fazer número”.
O Samu é um bom exemplo disso: esforça-se, trabalha, luta e corre, mas o seu papel é ser servido e finalizar jogadas, não vir buscar a bola atrás do meio-campo e tentar progredir. A equipa não consegue colocar-lhe a bola com qualidade, e ele acaba por desempenhar funções que não se adequam às suas características.
Depois há as chamadas “vacas sagradas”, como o Borja, que continuam a justificar pouco esta titularidade constante. Corre e luta, é verdade, mas ofensivamente é uma nulidade, não acrescenta absolutamente nada ao jogo. O Froholdt também atravessa uma fase negativa, possivelmente fruto do desgaste físico acumulado com tantos jogos de 90 minutos. E isso reflete-se claramente no rendimento coletivo.
Quanto ao jogo de ontem, já referi a questão do Varela: basta que seja bem pressionado para a equipa perder grande parte da sua identidade na construção, e não parece haver soluções alternativas devidamente pensadas. Além disso, quando estávamos por cima e a criar perigo, o Farioli errou nas substituições. Ao tirar o Pepê e o Moura, desmantelou todo o lado esquerdo, e colocar o Gul na esquerda quase nos custou caro. Felizmente, ainda foi a tempo de corrigir, ao retirar o Samu e voltar a colocar um extremo aberto, ainda que Karamoh não tenha acrescentado nada, pelo menos voltou a dar largura e a expandir o jogo da equipa.
Em suma, há muito por melhorar. Que novembro traga um recomeço e, sobretudo, o regresso do futebol de qualidade.
Pepê na esquerda subiu muito de rendimento e Mora também entrou bem. O problema é sem dúvida à volta de Borja, ajuda a defender, pessiona, corre bastante, faz isso tudo, menos a aquilo que se pede a um extremo. Não arrisca no 1 vs 1, não desequilibra, até para passar demora uma eternidade.Concordo. Com o papel que têm os nossos laterais, mais preponderantes na construção do que no último terço, necessitamos de alas que sejam verdadeiros abre latas, fortes no 1vs1, que desequilibrem, Pepe e Borja, principalmente este último, não têm conseguido dar isso a equipa, o William é o que se aproxima mais das características que precisamos, mas já era evidente quando estávamos no fim do mercado que falta qualidade para a linha da frente.
Nao só contra eles... é geral frente às iguanas e chimpanzésEste é o Futebol português nos jogos do Porto. Nos jogos do Benfica o autocarro dos adversários muitas vezes ficam na garagem.
Depende contra o Santa Clara, o Toupeirense teve imensas dificuldades em desmontar aquele autocarro.Este é o Futebol português nos jogos do Porto. Nos jogos do Benfica o autocarro dos adversários muitas vezes ficam na garagem.
Eu tenho a minha opinião e tu tens a tua, a minha foi justificada a tua foi uma questãoComo é possível dizer que o mês foi penoso? Queriam chocolate e vitórias por mais de três golos em todos os jogos?
Escrevi isto sem sequer saber/lembrar que o Braga ainda tem mais um jogo antes de jogar contra nós, joga quarta!A mim preocupa-me mais o do Famalicão, depois da deslocação à Holanda, quinta/domingo.
Braga é em casa, estádio cheio, 5 dias inteiros para descansar.
Braga mesmo tendo mais armas, não vai passar o jogo todo só a defender, há sempre mais espaço.
Nós até agora, temos o auto golo no wc e hoje um golo de ressalto, há esta nova corrente depressiva que acha que toda a gente já sabe jogar contra nós mas até ver, ocasiões de golo é que nada.
O jogo com o braga será o mais fácil até à paragem das seleções.A mim preocupa-me mais o do Famalicão, depois da deslocação à Holanda, quinta/domingo.
Braga é em casa, estádio cheio, 5 dias inteiros para descansar.
Braga mesmo tendo mais armas, não vai passar o jogo todo só a defender, há sempre mais espaço.
Nós até agora, temos o auto golo no wc e hoje um golo de ressalto, há esta nova corrente depressiva que acha que toda a gente já sabe jogar contra nós mas até ver, ocasiões de golo é que nada.
Mesmo assim, a equipa melhorou com a troca e acabou por ganhar o jogo...Por acaso acho que essa substituição na teoria fazia sentido (por duas razoes):
1- a equipa rende mais a jogar com um avançado (em vez de dois).
2- O adversário tinha ajustado a táctica para o facto de estarmos com dois avançados e, por isso mesmo, passou a jogar com 3 centrais. Nesse momento o treinador tira um dos PL (o mais fixo) e aposta numa ala rápido, de forma a explorar o espaço na ala.
Na teoria fazia sentido (na minha opinião)... o problema é que o jogador que entrou nao rendeu o que era suposto.
O Botelho é o novo fetiche dos treinadores do Twitter.
O benfiquismo fala sempre mais alto do que o profissionalismo e o falar enquanto treinador do Moreirense…
Vitória importante contra alguém que fez tudo o que pode e não pode para tentar tirar pontos ao FCP e fracassou…
Esses caralhos têm sempre mijo contra nósO jogo com o braga será o mais fácil até à paragem das seleções.
Podem estar sossegados e quotar à vontade.
E isso faz dele um mau treinador? Se essa for a melhor estratégia para jogar contra nós com aqueles jogadores...O Botelho é o novo fetiche dos treinadores do Twitter.
Ontem viu-se a visão do mestre. Como dizia o Jaime Pacheco: "Fechados e fechadinhos cá atrás."
www.fcporto.pt
Acho muito bem. Acredito que os treinos têm sido intensos, o ciclo de jogos também e vamos ter agora 3 jogos que vão exigir bastante. Dar este tempo aos jogadores para limparem a cabeça, descansarem, estarem com a familia. Na quinta é voltar a todo gás.O mister está generoso
![]()
FC Porto - Notícias - Regresso ao trabalho na quinta-feira
Arranca a preparação para a receção ao SC Braga, na 10.ª jornada (domingo, 20h30)www.fcporto.pt