#Futebol Francesco Farioli - Treinador

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
8,621
19,047
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Madjer
Gosto muito do facto de se ver a equipa quase sempre equilibrada. Neste jogo as duas oportunidades do Vitória surgem de erros de abordagem individuais (nos dois lances os defesas estavam onde tinham de estar, interceptaram a bola, só que tomaram a decisão errada quanto à forma de a tirar da zona de perigo) e não por termos sido apanhados em contrapé. E isso é uma grande mudança quando comparamos com os últimos anos (quer com Conceição, quer com Vítor Bruno, quer com Anselmi).
A forma como a equipa se coloca em campo quando em momento defensivo e depois na exploração rápida das saídas em transição fez me mais lembrar o FC Porto de Jesualdo do que o de AVB, por acaso.
O facto de Farioli estar a conseguir em tão pouco tempo e com tantos jogadores novos que o seu modelo seja tão claro é prova da sua qualidade enquanto treinador.

P.S - Há quanto tempo não marcavamos um golo a partir de um canto?

Última edição:

Maressi

Tribuna Presidencial
20 Novembro 2017
7,995
8,275
A transição ofensiva é muito boa, pressão também mas há coisas que ainda me preocupam e agora que se passou um bocado da euforia, mais a frio, começam a "incomodar"

-fomos saindo a jogar sem muita pressão do Vitória , quero ver como esta equipa vai reagir a uma equipa que pressione alto
-nao tivemos no Vitória um PL rápido que podia oferecer riscos à nossa pressão alta que nos obriga a jogar com a linha da defesa bem alta e como antídoto os adversários podem atacar a profundidade se tiverem um jogador rápido, acho que bednarek e neuhen não são propriamente umas motas.
-preocupa-me o afundamento do Varela para o meio dia centrais para fazer uma linha de 5 e deixa todo um espaço na frente desses 5 que obriga froholdt a ter de correr muito para diminuir esse espaço, acho até que o menos virtuosismo dele neste jogo possa ter estado relacionado a isso. (Mas se há coisa que o farioli sabe é preparar as duas equipas defensivamente, olhando para o histórico, então benefício da dúvida total)
-preocupa-me, mas não muito, erros do Diogo no passe mas já o vimos fazer diferente
-falta lateral esquerdo
-e por fim acho importante corrigir erros de sobreposição no caso dos laterais e extremos que na dinâmica de um vir para dentro e o outro dar largura acabaram algumas vezes neste jogo a ficarem na mesma linha e isso tornou a circulação em alguns momentos mais lenta e menos fluida por falta de passe.

Mucho trabalho mucha ilusion

VitorPT

Tribuna
14 Abril 2012
3,853
4,848
Por ai
O Anselmi mostrou ZERO. Achas que era com isso que o presidente contava? Obviamente que não e obviamente que fez muito bem em mandá-lo embora.

E vocês são todos muito frágeis e de cristal, acham logo que isto é um ataque. Por amor da santa, que sociedade de florzinhas.
Mais uma vitima do sistema, precisas de um copinho de agua com açúcar para acalmar? respira fundo, que isso passa.

Danoak

Lugar Anual
21 Maio 2025
719
1,930
Mais uma vitima do sistema, precisas de um copinho de agua com açúcar para acalmar? respira fundo, que isso passa.
Tu levaste aquilo para um ataque e a falta de calma dos outros. Vai lá bater palminhas à mediocridade para Argentina, daqui a 6 meses é que é.

PedroGrande

Bancada lateral
25 Maio 2014
698
1,279
A maneira como se chama a pressão sem ser necessariamente a passar para o lado. Esperar mesmo o defesa com a bola no pé (PrPic ou bednarek) e mal sai o jogador da pressão nota se que o objetivo é por a bola no Varela na segunda ajuda (passa para o lateral e o lateral para o Varela) e o Varela a tentar jogar nas costas do lateral para o extremo. É um sinal óptimo que é possível chamar a pressão sem expor demasiado ao risco e simplificando e passando rapidamente para o ataque em 2 ou 3 passes.

Arrisco me a dizer que temos aqui algo inteligente mas nao complexo demais que assuste os jogadores.

E a pressão homem a homem teve nomes bem identificados. Cada jogador teve constantemente o mesmo jogador a marcar e com alturas em que os jogadores se trocavam para terem o seu homem. Isto se for bem emparelhado em relação as características de cada um. Nota se trabalho. E mais do que trabalho nota se eficiência para que consiga ser executado.

Bitaites

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
13,841
11,400
Italia
A transição ofensiva é muito boa, pressão também mas há coisas que ainda me preocupam e agora que se passou um bocado da euforia, mais a frio, começam a "incomodar"

-fomos saindo a jogar sem muita pressão do Vitória , quero ver como esta equipa vai reagir a uma equipa que pressione alto
-nao tivemos no Vitória um PL rápido que podia oferecer riscos à nossa pressão alta que nos obriga a jogar com a linha da defesa bem alta e como antídoto os adversários podem atacar a profundidade se tiverem um jogador rápido, acho que bednarek e neuhen não são propriamente umas motas.
-preocupa-me o afundamento do Varela para o meio dia centrais para fazer uma linha de 5 e deixa todo um espaço na frente desses 5 que obriga froholdt a ter de correr muito para diminuir esse espaço, acho até que o menos virtuosismo dele neste jogo possa ter estado relacionado a isso. (Mas se há coisa que o farioli sabe é preparar as duas equipas defensivamente, olhando para o histórico, então benefício da dúvida total)
-preocupa-me, mas não muito, erros do Diogo no passe mas já o vimos fazer diferente
-falta lateral esquerdo
-e por fim acho importante corrigir erros de sobreposição no caso dos laterais e extremos que na dinâmica de um vir para dentro e o outro dar largura acabaram algumas vezes neste jogo a ficarem na mesma linha e isso tornou a circulação em alguns momentos mais lenta e menos fluida por falta de passe.

Mucho trabalho mucha ilusion
Muito bem descrito.

O Vitória foi um bom adversário para as ideias do treinador e há algumas coisas que usufruíram da postura do adversário: saída de bola, espaços nas alas e nas costas, adversário a tentar sair a jogar e a expor se muito à primeira pressão...
Eu não acredito que o PP e o Sanz tenham tanto espaço como tiveram neste jogo e por isso terão mais dificuldades, nomeadamente o pp

• Like
Reações: pauloans e Maressi

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
8,451
16,886
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
eu fui um dos que defendi isso.

não defendi por ver valor ou não no Anselmi.
defendi porque foi-lhe prometido isso pelo presidente quando o contratou.
se o presidente achou que falhou, assumiu o erro e mudou.

O farioli é o meu treinador, até já não ser.

O FC Porto não é um treinador, um presidente e um jogador.
O FC Porto continua depois de todos estes, mesmo depois de nós que aqui estamos neste forum agora.
Mas para mim, quando alguém dá a sua palavra EM DIRECTO na televisão, deve cumprir com o que prometeu, se ele achou que era melhor mudar, o farioli é o melhor do mundo, e o Anselmi o pior, a partir desse momento.
Agora não vale a pena estarem smp a gozar com quem tem uma opinião que difere da vossa.
Defendeste porque era o treinador do Porto e és daquelas pessoas que defende quem quer que esteja no cargo, independentemente de ser bom ou mau, de concordares com as opções que toma ou não. É uma forma acrítica de estar, mas cada um sabe de si.

• Like
Reações: andremaisfcp

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
10,418
16,410
Se no final da época conseguir o apuramento para a Champions, é renovar logo com o homem por mais uma época ou duas.

Precaver já a posição do clube.

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
30,594
24,721
Villas-Boas:

"A chegada de Francesco Farioli, que traz consigo uma visão moderna e esclarecida do treino, dos processos e do jogo, não representa apenas uma aposta inovadora, mas também a afirmação do investimento num modelo que valoriza sem concessões o desenvolvimento do talento, a disciplina, o rigor do trabalho e o potencial de crescimento dos atletas e dos plantéis, pois esses são os traços que definem a nossa identidade vencedora."