Para quando um centro de Formação no FC Porto?

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,401
20,999
Gaia
Para ser sincero...

O jogador que gosto mais da nossa formação... é o Francisco Conceição...

E realmente dou valor à formação que ele fez no Sporting...

Muito obrigado excelentes complexos desportivos de Alcochete.

Outro que gostava muito era o Fábio Silva.

Também temos muito a agradecer aos complexos desportivos do Seixal...
-----------------------------

Por essa ordem de ideias, o felix, nuno gomes, andré gomes, joao mario, e outros também ficam agradecidos ao Olival.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,401
20,999
Gaia
Só por miseravilismo ou por ignorancia se quer fazer passar a ideia de que o RM, Chelsea, Liverpool, Barça e todos os grandes europeus têm investido muitos milhoes porque sim.

Nós estamos ricos e podemos deixar fugir o Trincao, o Bruno Fernandes, Diogo Jota, o Rafa, o Pedro neto, Felix e tantos outros que no raio de 30 Km nos escapam todos os anos.

Claro que depois todos os anos chegam ao Olval as pérolas brasieliras, nigerianas, ganeses, colombianos, Só que após 10 anos de descobertas de tantas pérolas chegadas ao Olival entre os 17 e os 22 anos e é preciso microscopio eletronico para detetar o talento e a evolução dessas pérolas.
Para alguns é melhor manter o status quo de alimentar sempre os mesmos empresarios e seus representantes.
Alguns andam aqui, notam-se.
 

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
34,505
24,941
Conquistas
1
Tenho me esforçado para tentar perceber a ideia que defendes, mas confesso que ainda não consegui compreender.
A minha ideia é... quanto é que tens de investir para teres uma academia? Quanto tempo demoras a construí-la? Quanto tempo demora a ter rentabilidade?

Uns dizem que tens de investir 30 milhões, outros 300 milhões...

Falas em efeitos daqui a 10 anos... mas efeitos é o quê? É teres um onze inicial só da formação?

Eu não vejo uma causa efeito tão linear como vocês vêm... entre investir em infra-estruturas e relevância da formação nos 11s competitivos

Acho que os 11s competitivos é mais uma questão de bom scouting do que ter bons recreios e muitos relvados todos no mesmo sítio...

E depois o que se faz com o Olival? O que se faz con a constituição?

Ganhamos à Youth League e quantos estão a ser aposta na A? Quando vão ser aposta na A?

Queres uma academia para lavar dinheiro com putos para o Wolves?
 

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
23,823
40,656
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
Sem o centro de formação ou se preferirem a cidade desportiva é uma questão de tempo até a nossa formação baixar drasticamente de qualidade, devido a entraves logísticos e falta de apurado scouting, logo tal obra é crucial para garantir o nosso presente e futuro, tanto em termos desportivos como financeiros, pois devidamente aproveitada ou gerida pode ser muito mais que um mero conjunto de edifícios, basta que haja competência e vontade para tal.
 
  • Like
Reações: Moreira

Ruben1893

"Clube aparenta ser um quintal"
24 Julho 2019
88,972
190,346
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Sérgio Conceição
  • Fernando "Bibota" Gomes
A minha ideia é... quanto é que tens de investir para teres uma academia? Quanto tempo demoras a construí-la? Quanto tempo demora a ter rentabilidade?

Uns dizem que tens de investir 30 milhões, outros 300 milhões...

Falas em efeitos daqui a 10 anos... mas efeitos é o quê? É teres um onze inicial só da formação?

Eu não vejo uma causa efeito tão linear como vocês vêm... entre investir em infra-estruturas e relevância da formação nos 11s competitivos

Acho que os 11s competitivos é mais uma questão de bom scouting do que ter bons recreios e muitos relvados todos no mesmo sítio...

E depois o que se faz com o Olival? O que se faz con a constituição?

Ganhamos à Youth League e quantos estão a ser aposta na A? Quando vão ser aposta na A?

Queres uma academia para lavar dinheiro com putos para o Wolves?
É o que já disseram, conseguimos formar grandes jogadores sem ter condições de top

Imagina o que faríamos com condições de top onde conseguiríamos atrair ainda melhores jogadores de mais pontos no país

Sobre o Olival e a Constituição
A e B no Olival
Formação no centro de formação criado para isso
Constituição vira Dragon Force Constituição e fica só para miudinhos
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,268
13,265
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Falaram na Constituição e nos Dragon Force. É bom relembrar ou informar quem não sabe que na Constituição e outros locais portugueses onde anda a Dragon Force as crianças pagam para jogar e não pagam pouco atenção, sei o que estou a dizer porque conheço um menino que agora anda no ténis (e aí ainda é pior a pagar) que andou no Dragon Force e a avó (minha namorada) pagava bom dinheiro para ele lá andar.
Agora imaginem um Maradona (sinónimo de criança pobre) esse nunca irá para uma Constituiição desta vida e um dia como é bom vão buscá-lo ao clube onde jogava sem pagar. A Dragon Force é um negócio meus amigos por muito que custe a dizer.
 
  • Like
Reações: Moreira

mifisarte

Tribuna Presidencial
19 Abril 2018
6,813
5,043
Conquistas
5
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Pinto da Costa
  • Hulk
Falaram na Constituição e nos Dragon Force. É bom relembrar ou informar quem não sabe que na Constituição e outros locais portugueses onde anda a Dragon Force as crianças pagam para jogar e não pagam pouco atenção, sei o que estou a dizer porque conheço um menino que agora anda no ténis (e aí ainda é pior a pagar) que andou no Dragon Force e a avó (minha namorada) pagava bom dinheiro para ele lá andar.
Agora imaginem um Maradona (sinónimo de criança pobre) esse nunca irá para uma Constituiição desta vida e um dia como é bom vão buscá-lo ao clube onde jogava sem pagar. A Dragon Force é um negócio meus amigos por muito que custe a dizer.
Confirmo, já paguei para o meu filho lá andar, a minha sorte é que ele é perna de pau e foi logo "dispensado".
 

Mirif

Tribuna
9 Outubro 2006
4,697
1,596
Falaram na Constituição e nos Dragon Force. É bom relembrar ou informar quem não sabe que na Constituição e outros locais portugueses onde anda a Dragon Force as crianças pagam para jogar e não pagam pouco atenção, sei o que estou a dizer porque conheço um menino que agora anda no ténis (e aí ainda é pior a pagar) que andou no Dragon Force e a avó (minha namorada) pagava bom dinheiro para ele lá andar.
Agora imaginem um Maradona (sinónimo de criança pobre) esse nunca irá para uma Constituiição desta vida e um dia como é bom vão buscá-lo ao clube onde jogava sem pagar. A Dragon Force é um negócio meus amigos por muito que custe a dizer.
Mas para tenra idade e nos outros sitios também se paga ou não?
É quen hoje em dia na cidade do Porto só conheço a pagar.
 
P

Paul Ashworth

Bancada central
23 Maio 2007
1,525
2,275
A minha ideia é... quanto é que tens de investir para teres uma academia? Quanto tempo demoras a construí-la? Quanto tempo demora a ter rentabilidade?

Uns dizem que tens de investir 30 milhões, outros 300 milhões...

Falas em efeitos daqui a 10 anos... mas efeitos é o quê? É teres um onze inicial só da formação?

Eu não vejo uma causa efeito tão linear como vocês vêm... entre investir em infra-estruturas e relevância da formação nos 11s competitivos

Acho que os 11s competitivos é mais uma questão de bom scouting do que ter bons recreios e muitos relvados todos no mesmo sítio...

E depois o que se faz com o Olival? O que se faz con a constituição?

Ganhamos à Youth League e quantos estão a ser aposta na A? Quando vão ser aposta na A?

Queres uma academia para lavar dinheiro com putos para o Wolves?
Vou tentar dar a minha opinião ponto a ponto, apesar de vários pontos estarem interligados.

Começando pelo investimento. Olhando ao custo de outras Academias, e face ao projecto que já foi apresentado, acredito que possa andar à volta dos 30 milhões. É verdade que não somos um clube com grande "folga" a nível financeiro, mas se pensarmos no valor que já arrecadamos com a venda de atletas da Formação, podemos sempre considerar que será um investimento que dará retorno sem grande dificuldade.

Os efeitos poderão ser a perda de qualidade dos atletas saídos da Formação. Eu sei que vamos continuar a produzir bons valores na Formação mesmo com as condições actuais, e mesmo que essas condições se perpetuem no tempo. Mas se há 10 anos tinhas o clube do regime a chatear-nos na nossa zona geográfica apenas pontualmente, neste momento tens os escalões de formação deles com 30% de atletas oriundos de distritos do Norte (antes nem chegavam a 10%), valor que terá tendência a aumentar enquanto nós mantivermos estas condições e eles continuarem a melhorar as deles. Agora temos também o Braga bastante mais competitivo, mas o verdadeiro rival é mesmo o clube do regime. Tendo em conta a gestão do clube nos últimos tempos, onde a venda dos atletas da Formação tem sido a maior fonte de receita do clube a par da Champions, é uma questão matemática percebermos que menos talento = menos receita. Ou seja, imaginando que esta dinâmica se mantém nos próximos anos, os efeitos até nem vão ser tanto no âmbito desportivo, mas sim a nível financeiro, porque o clube tem usado a Formação sobretudo como fonte de receita e não como mais valia desportiva (pelo menos directamente).

Não vai ser o ter uma Academia que nos vai permitir ter um onze inicial só com atletas da Formação. Aliás, arrisco-me a dizer que nenhum clube conseguirá isso sendo na mesma competitivo ao nível que estamos habituados a ser. Isso é utópico e usar isso como argumento para construir uma Academia seria lirismo. Agora podemos formar ainda mais atletas de qualidade por geração. E para mim, o formar bem não é só formar atletas para a equipa A. Esse é o objectivo primordial, mas formar bem é mais abrangente que isso, é ter atletas a darem retorno financeiro mesmo que não se afirmem na A, seja porque são vendidos antes disso, seja porque ficamos com percentagens de passe e são depois potenciados por terceiros. Formar bem é ter atletas que vão para os clubes de nível médio/baixo na nossa Liga e são mais-valias para esses clubes, aumentando a competitividade da nossa Liga... É preciso perceber que os três grandes são responsáveis pela formação de cerca de 2/3 dos atletas portugueses a competir em campeonatos profissionais, por isso, quanto melhor for a Formação dos grandes, melhor será o nosso produto, a nossa Liga, as nossas selecções jovens.... E tudo isso se transforma em retorno financeiro, por mais pequeno que possa ser.

Concordo contigo que o Scouting é peça determinante em todo o processo, talvez a mais importante. E a verdade é que com um excelente Scouting internacional, minimizamos a necessidade de ter jogadores da Formação, seja pela parte desportiva, seja financeira. Mas não podemos ambicionar ter as duas coisas, um Scouting e Formação Top? Não me vou alongar sobre o Scouting para a equipa A, que às vezes mais parece ser apenas figura decorativa, mas para a Formação a Academia é um argumento de peso. Porque é fácil dizer "como é que o jogador A preferiu ir para o Seixal do que para o Porto?". Se calhar porque no Seixal parece que está a morar num campo de férias, enquanto no FC Porto temos a Casa do Dragão, com as limitações que todos conhecem. E mesmo que não implique residir cá, para estar no FC Porto um atleta de Braga, Guimarães, Penafiel, etc., no sistema de ensino do clube tem de se levantar todos os dias às 06h00 da manhã para apanhar o transporte para o Porto, ir à escola, treinar, e voltar para casa ao fim do dia. Sabendo que as crianças/adolescentes são cada vez mais comodistas, e vendo todos os dias na comunicação social a publicidade incessante sobre o Seixal, a escolha fica facilitada. Porque o problema muitas vezes não é chegar ao jogador. Na maioria das vezes o problema maior é convencer uma família que o melhor projecto para o filho é o projecto de um clube que ainda nem sequer oferece aos seus atletas um local para residir que tenha menos de um século, ou um clube que tem uma logística que obriga um atleta de Braga a acordar todos os dias às 06h00 da manhã. Tudo isto mudaria com uma nova Academia. Não apenas o alojamento, mas também esta logística pesadíssima que obriga o clube a distribuir os treinos dos escalões todos durante o dia, porque não tem campos para fazer de outra forma. Os muitos campos são sobretudo para isto. E isto ajuda a convencer as famílias. E tu só tens 11's competitivos se convenceres as famílias. Como disse antes, há muitos temas que estão interligados, e que para melhorar um dependes do outro.

A questão do Olival e da Constituição é simples. Olival para as equipas A e B, Constituição para a Dragon Force à semana e para jogos da Formação sempre que possível ao fim de semana, para não perderem a ligação com este espaço mítico.

Quanto à aposta na equipa A, é uma questão complexa. O sonho de qualquer Portista apaixonado pela Formação é que os atletas que vemos crescer consigam se afirmar na equipa A e que nos ajudem a ganhar títulos. E deve ser essa a grande força motriz de todos os que trabalham na Formação. Mas o serem aproveitados na equipa A não pode ser algo imposto, e esse aproveitamento estará sempre dependente de questões que são muito difíceis de controlar, que vão desde a própria capacidade de afirmação do atleta, ao treinador, à necessidade do clube no momento. Nesta geração que falas o clube optou sobretudo por ter retorno financeiro. É algo que custa, mas não podes por todo o resto em causa simplesmente porque foi essa a opção de quem nos gere neste momento. Não podes dizer "andamos a formar para quê?" e deixar de apostar na Formação porque depois amanhã vais querer apostar e tens de andar a recuperar os anos que perdeste. E como disse, na Formação não há resultados imediatos.

Peço desculpa pelo enorme texto. Sei que muito do que digo pode soar um pouco utópico Se calhar, eu e outros agarramo-nos à ideia de uma nova Academia como algo que fará também com que se mude outras coisas no clube. Talvez eu próprio exagere naquilo que é o verdadeiro potencial da nossa Formação e "sonhe" demasiado, mas tento dar a minha visão baseado em dados concretos, podendo às vezes não conseguir passar bem o meu ponto de vista.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,268
13,265
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Mas para tenra idade e nos outros sitios também se paga ou não?
É quen hoje em dia na cidade do Porto só conheço a pagar.
Por exemplo o meu neto joga no Guifões basquetebol (tem 9 anos) e creio que a única coisa que paga são os equipamentos e os pais levam as crianças aos treinos e a jogos. Já jogou com os do FCP mesmo escalão e deram uma "abada" e segundo o meu genro me disse, e é sócio do FCP e lugar anual, fica muito mais caro andar no FCP, no slb e scp deve ser igual. Antigamente recrutavam se bem me faço entender, agora paga-se - é outros tempos. Eu nunca paguei para jogar rugby no CDUP (aonde fui campeão nacional juniores) depois fui para o CDUL onde não se pagava nem se recebia (o benfica pagava-me nessa época um salário razoável mas recusei) e fui lá campeão nacional seniores, depois fui para França aonde havia campeonatos profissionais e onde fui também campeão nacional pelo Stade Toulousain 2x e ganhava 90.000 escudos mensais em francos o que equivalia aqui não sei a quê mas por exemplo um gerente bancário ganhava 7.000 escudos mensais e um bancário comum 3.000 escudos. isto em 74 e 75. Podia ter ido para Inglaterra ganhar 6 x mais (tive propostas) mas decidi voltar a Portugal e concluir os estudos universitários.
 

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
10,758
2,477
Porto
O grande FCP cresceu muito a custa do grande trabalho da sua Formaçao :

Pavao, Rolando, Oliveira, Gomes, Rodolfo, Gomes, Gabriel, Joao Pinto, Jaime Magalhaes, Fernando Couto, Semedo, Jorge Costa, Bandeirinha, Vitor Baíã, Secretario, Folha, Domingos, Sergio Conceiçao, Rui Barros, Postiga, Sergio Oliveira, Bruno Alves, Andre Silva, Ruben Neves, Fabio Silva, Vitinha etc.

Muita desta gente ajudou e muito desportivamente o FCP no seu fantastico crescimento e outros ajudaram nas suas transferencias a tapar "buracos" financeiros.


Um Clube com as caracteristicas do FCP e tudo que o envolve, só pode OPTAR por ter uma FORMAçAO que o prestigie e o ajude a ter dimensao futebolistica e musculo financeiro.
 
Última edição:

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,401
20,999
Gaia
O Fc do Porto tem de voltar a ser o grande alforbe do Norte, tem de ser aquele clube que os miúdos querem representar em Portugal e os pais reconhecem qualidade tecnica, pedagógica, desportiva, médica e logística para deixar os filhos evoluir.
Não pode acontecer o miudo querer o clube e os pais acharem que o clube não tem condiçoes nem projeto como já aconteceu.
 
  • Like
Reações: Moreira e moutinho

moutinho

Arquibancada
28 Junho 2019
499
640
A grande urgência do centro de formação, é a capacidade de hospedar miúdos que atualmente é muito reduzida. Penso que só temos a casa do jogador que é pequena, e acredito que haja casas alugadas para miúdos mais velhos, mas neste momento não conseguimos ter a morar no Porto miúdos mais novos.
Imagino que já tenhamos perdido muitos miúdos por causa disso, porque de resto em termos de treino e recursos humanos temos do melhor do país.

Quanto a treinar em metade do campo, pelo menos dos iniciados para cima acho que não acontece, digo isto porque já vi alguns treinos.
 

moutinho

Arquibancada
28 Junho 2019
499
640
O Fc do Porto tem de voltar a ser o grande alforbe do Norte
Concordo em absoluto que devíamos captar todos os grandes talentos do Norte.
Não pode acontecer o miudo querer o clube e os pais acharem que o clube não tem condiçoes nem projeto como já aconteceu.
Todos os pais querem os filhos joguem no Porto, os miúdos só não ficam se forem de longe e os pais não quiserem fazer muitos km ou então se outro clube lhes pagar para não ficarem no Porto, como sei que acontece em alguns casos
 

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
23,823
40,656
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
Falaram na Constituição e nos Dragon Force. É bom relembrar ou informar quem não sabe que na Constituição e outros locais portugueses onde anda a Dragon Force as crianças pagam para jogar e não pagam pouco atenção, sei o que estou a dizer porque conheço um menino que agora anda no ténis (e aí ainda é pior a pagar) que andou no Dragon Force e a avó (minha namorada) pagava bom dinheiro para ele lá andar.
Agora imaginem um Maradona (sinónimo de criança pobre) esse nunca irá para uma Constituiição desta vida e um dia como é bom vão buscá-lo ao clube onde jogava sem pagar. A Dragon Force é um negócio meus amigos por muito que custe a dizer.
Lamento imenso que tal suceda, pois o F.C.Porto deveria cativar os miúdos a praticar desporto, a sentir o nosso emblema e conquistar famílias inteiras por gerações para que o amor pelo nosso perdure, em vez de tratar os sócios e adeptos como meros clientes.
 
  • Like
Reações: Moreira

moutinho

Arquibancada
28 Junho 2019
499
640
Falaram na Constituição e nos Dragon Force. É bom relembrar ou informar quem não sabe que na Constituição e outros locais portugueses onde anda a Dragon Force as crianças pagam para jogar e não pagam pouco atenção, sei o que estou a dizer porque conheço um menino que agora anda no ténis (e aí ainda é pior a pagar) que andou no Dragon Force e a avó (minha namorada) pagava bom dinheiro para ele lá andar.
Agora imaginem um Maradona (sinónimo de criança pobre) esse nunca irá para uma Constituiição desta vida e um dia como é bom vão buscá-lo ao clube onde jogava sem pagar. A Dragon Force é um negócio meus amigos por muito que custe a dizer.
A Dragon Force também tem bolseiros, se viram um miúdo bom noutra equipa mas que não seja ainda para o Porto, metem-no a jogar lá e ele não paga nada