S
sinal
Guest
Tópico para discutir o conflito Sírio.
No que que diz respeito à Síria, a única coisa que interessa ao Putin é continuar a vender e "alugar" armas e serviços ao Assad e chatear os americanos.sinal disse:As tropas iraquianas, já começaram a entrar em Mosul. Primeiro bairro urbano libertado.
https://twitter.com/iraqi_day/status/794256914448285696
Enquanto isso em Aleppo, os russos e as tropas do Assad continuam em grande, ou seja... a única coisa que desenvolve, são os mortos e o entulho. O Putin, aquele génio da politica internacional.
Só um conselho, informa-te antes de escrever certas coisas.Dagerman disse:A Rússia nunca vai permitir que os EUA façam da Síria um novo Iraque/Líbia/Afeganistão, etc. A Síria é demasiado importante, em termos económicos e geo-estratégicos, para que o Putin ceda.
Quanto ao resto, o que está em jogo ali é um conflito de interesses entre NATO/Quatar/Turquia/Arábia Saudita por um lado, e Rússia/Irão/Síria por outro. OS EUA decidiram derrubar o regime de Assad, para que os seus amigos do Quatar pudessem construir o gasoduto que tanto desejam, e a Rússia têm todo o interesse em ser ela a fornecer o seu gás à Europa, logo, não pode permitir que o regime de Assad caia.
Tudo o resto é propaganda americana.
Se não concordas, diz exactamente onde é que achas que estou errado. Pessoalmente, considero-me muito bem informado.sinal disse:Só um conselho, informa-te antes de escrever certas coisas.
E não é Quatar, é Qatar.
Começa logo na 1ª frase! Basta ver como está a Síria e como tem sido a brilhante intervenção da Rússia. O Estados Unidos são uma miséria na politica externa, a Rússia não são uma miséria, conseguem ser 1000x piores.Dagerman disse:Se não concordas, diz exactamente onde é que achas que estou errado. Pessoalmente, considero-me muito bem informado.
Não acho que os russos sejam mil vezes piores. Afinal, quem arma e financia o ISIS e Alqaeda são os amigos dos EUA (Quatar e Arábia Saudita). Quem desestabilizou a Síria, só porque não gostava do ditador Assad? Foi a Rússia? Não, foram os EUA e seus aliados árabes. O Putin limitou-se a ir dar uma mãozinha ao seu amigo Assad, e o que é certo é que o Isis só começou a perder terreno quando os russos entraram em cena. Coincidência? Não. O facto óbvio é que os EUA fazem jogo duplo. Fingem-se inimigos da Alqaeda e do ISIS, mas usam-nos para tentar derrubar Assad. E se querem derrubar Assad, não é por ele ser um ditador (os EUA fartam-se de apoiar ditadores, desde que sejam amigos), mas por ser um ditador que contraria os interesses dos EUA. É o que acontece sempre a todos os ditadores ou não-ditadores que se lembram de questionar o poder dos americanos. Tão simples quanto isto. É por isso que eu digo que aqui não há bons nem maus, mas apenas interesses.sinal disse:Começa logo na 1ª frase! Basta ver como está a Síria e como tem sido a brilhante intervenção da Rússia. O Estados Unidos são uma miséria na politica externa, a Rússia não são uma miséria, conseguem ser 1000x piores.
Mas claro que quem fala em propagandas americanas, vai dizer que o Putin tem estado fantástico.
Não esperava outra coisa de um fã do democrata Putin.Dagerman disse:Não acho que os russos sejam mil vezes piores. Afinal, quem arma e financia o ISIS e Alqaeda são os amigos dos EUA (Quatar e Arábia Saudita). Quem desestabilizou a Síria, só porque não gostava do ditador Assad? Foi a Rússia? Não, foram os EUA e seus aliados árabes. O Putin limitou-se a ir dar uma mãozinha ao seu amigo Assad, e o que é certo é que o Isis só começou a perder terreno quando os russos entraram em cena. Coincidência? Não. O facto óbvio é que os EUA fazem jogo duplo. Fingem-se inimigos da Alqaeda e do ISIS, mas usam-nos para tentar derrubar Assad. E se querem derrubar Assad, não é por ele ser um ditador (os EUA fartam-se de apoiar ditadores, desde que sejam amigos), mas por ser um ditador que contraria os interesses dos EUA. É o que acontece sempre a todos os ditadores ou não-ditadores que se lembram de questionar o poder dos americanos. Tão simples quanto isto. É por isso que eu digo que aqui não há bons nem maus, mas apenas interesses.
Mas se queres ter outra opinião, a mim tanto me faz.
Não vale a pena tentar argumentar contigo, porque está visto que nem te dás ao trabalho de ler o que eu escrevo. Se lesses, não dirias que sou fã do Putin. Já disse várias vezes que aqui não há bons e maus, mas apenas conflitos de interesses, ambos igualmente legítimos ou ilegítimos. O mundo da política não é um filme a preto e branco, não é um filme de cowboys, em que os índios são sempre os maus e os cowboys são os bonzinhos. Tu achas que quem critica os EUA só pode ser pró-russo, e eu digo-te que o mundo é bem mais complexo do que tu imaginas.sinal disse:Não esperava outra coisa de um fã do democrata Putin.
Esta frase resume que o que tu pensas:"Fingem-se inimigos da Alqaeda e do ISIS, mas usam-nos para tentar derrubar Assad."
Por acaso tenho aqui uns livros a falar sobre isto, até os partilhava contigo, mas como tu não comes toda patranha, não deves estar interessado.
Quanto à última frase, estamos num fórum Português, não estamos num fórum Russo, aqui há diversidade de opinião.
Nota-se que pouco andas por cá. Logo para começar sou um critico da politica externa americana e por acaso cheguei a ter alguns debates interessantes com o desaparecido em combate, @AntonioTeixeira , esse sim grande defensor da politica externa americana.Dagerman disse:Não vale a pena tentar argumentar contigo, porque está visto que nem te dás ao trabalho de ler o que eu escrevo. Se lesses, não dirias que sou fã do Putin. Já disse várias vezes que aqui não há bons e maus, mas apenas conflitos de interesses, ambos igualmente legítimos ou ilegítimos. O mundo da política não é um filme a preto e branco, não é um filme de cowboys, em que os índios são sempre os maus e os cowboys são os bonzinhos. Tu achas que quem critica os EUA só pode ser pró-russo, e eu digo-te que o mundo é bem mais complexo do que tu imaginas.
muito "bom"!sinal disse: