Guerra Rússia - Ucrânia

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,656
15,076
Invicta
www.google.com
A China não tomou uma única decisão ainda para apoiar a Russia. A China tem mantido toda a neutralidade e assim continuará pq essa é a posição que lhes dá mais jeito. Mantém as mesmas importações da Russia, nem mais, nem menos.
Como é óbvio. A china manterá sempre uma posição de neutralidade nesta situação. A eles interessa-lhes não perder os negócios e os muitos contratos de milhões que tem com ambas as partes.



Enviado do meu SM-A105FN através do Tapatalk
 
  • Like
Reações: Tiago Esteves

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,265
4,914
Conquistas
1
  • Junho/18
Óbvio que vai ter que haver negociações, mas em primeiro lugar está em jogo as concessões que Ucrânia tiver disposta a fazer.

E neste momento, a Ucrânia, e muito bem, não dar entregar o seu país como é pretendido pela Rússia.

A Ucrânia tem o direito de ser um país soberano e independente, mesmo que a UE, NATO ou ONU defendam outra solução.

A vontade dos Ucranianos é que conta.
A vontade dos ucranianos só conta a 100% naquilo que conseguirem fazer sozinhos, no restante depende de quem a ajudar e do que for possível ser feito nesse sentido, e isso pode não encaixar perfeitamente naquilo que os ucranianos julgam ser justo (e provavelmente será) para o seu país.

Dificilmente os ucranianos não perderão coisas que julgam importantes num eventual acordo de paz, ainda não sabemos quais porque a Rússia ainda procura uma posição mais forte no terreno para forçar essas concessões, e muito dependerá do que essa posição for, o ocidente deve dentro do possível tentar salvaguardar a posição ucraniana, mas não deve ter ilusões que vai ter que ceder em algumas coisas e que provavelmente a dado momento terá que fazer ver aos ucranianos aquilo que realmente é possível para haver um acordo de paz.

A alternativa é a guerra se prolongar indefinidamente, com a Rússia a ter clara vantagem por causa do suporte aéreo e mesmo que lentamente a continuar a se expandir no terreno a menos que aconteça algo interno que a faça recuar, mas isso pode demorar imenso tempo a se materializar, talvez anos e até lá já pouco restará da Ucrânia.

É porque convém lembrar que mesmo antes desta guerra a Ucrânia já era daqueles países em que grande parte da sua população queria emigrar pela falta de oportunidades, agora que foram obrigados a isso e que lhes será concedido estatuto e via para naturalização em países com melhor nível de vida, é dúbio se alguma vez quererão voltar a um país com uma economia completamente destruída, a maior parte de quem já saiu e ainda vai sair da Ucrânia nunca mais volta a esse país, e podemos daqui a algum tempo estar a falar de uma parte considerável da sua população.
 
  • Like
Reações: Vinha

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,846
5,987
45
Lisboa
A NATO nunca utilizaria nukes em primeiro lugar.
Usaria em segundo
Nukes, nukes e + nukes ...

No fundo, tudo não passa de + uma tática de bluff e intimidação por parte do Russo que está a ver a sua estratégia na Ucrânia a não correr conforme o planeado e o seu país a entrar numa recessão profunda onde hoje já se fala em racionamento de comida.

Nem ele acredita naquilo que diz. Ainda para mais sabendo que só o faria uma vez e desapareceria do mapa, ele e a sua "madre russa".



Enviado do meu SM-A105FN através do Tapatalk
E pelo menos 1/5 da população mundial ia com o caralho.

O gajo da Ucrânia não está disposto a dar a vida pelo país? Porque é que o Putin não estaria disposto o a fazê-lo? É preciso um cuidado do caralho a lidar com este lunático. Nunca poderá sair daqui humilhado, para bem de todos.

Eu tenho filhos, e para mim haver 0,1% de hipóteses de uma guerra mundial já é absolutamente aterrador.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
19,594
12,090
O meu medo é que o Zelinski tenha razão, " 3º guerra mundial já começou só que vocês ainda não repararam.".
Isso é o discurso de desespero a ver se atrai a NATO para a guerra. Como o do ataque à central que ia mandar a Europa ao ar, etc… ele faz o seu papel. E faz bem.
 
  • Like
Reações: Vinha

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,788
65,698
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Isso é o discurso de desespero a ver se atrai a NATO para a guerra. Como o do ataque à central que ia mandar a Europa ao ar, etc… ele faz o seu papel. E faz bem.
Eu vejo a malta muito confiante...
Esperemos que tenham razão!
 
  • Like
Reações: Vlk

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,656
15,076
Invicta
www.google.com
Usaria em segundo


E pelo menos 1/5 da população mundial ia com o caralho.

O gajo da Ucrânia não está disposto a dar a vida pelo país? Porque é que o Putin não estaria disposto o a fazê-lo? É preciso um cuidado do caralho a lidar com este lunático. Nunca poderá sair daqui humilhado, para bem de todos.

Eu tenho filhos, e para mim haver 0,1% de hipóteses de uma guerra mundial já é absolutamente aterrador.
Mas vocês acham mesmo que o Putin decide tudo sozinho e que bastará ele abanar a cabeça e os carneiros vão todos atrás? ... acham que os milhões da guerra vem de onde ? A menos que fosse ele próprio a carregar no botão de "launch" tenho sérias dúvidas que mais alguém o fizesse ...

Hirochima e Nagasaki houveram duas e não haverá mais nenhuma. Esqueçam isso.

Enviado do meu SM-A105FN através do Tapatalk
 

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,414
18,913
O meu medo é que o Zelinski tenha razão, " 3º guerra mundial já começou só que vocês ainda não repararam.".
Vieria, não vale a pena extrapolar muito.
Basta revisitar a história do séc XX e ver o modus operandi do Hitler.

Também começou a anexar territórios que eram germânicos e era tudo o mesmo povo.
Ninguém fez nada porque não queríamos a guerra.

Quando demos por ela...
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,846
5,987
45
Lisboa
Hoje estava um gajo na sic n a falar da solução proposta pelo kissinger há uns 4 ou 5 anos. E que a.mim me fez todo o sentido.

A Ucrânia caga na NATO, é consideravelmente desmilitarizada (isso já vai acontecer com a invasão) mas é-lhe permitida a entra para a UE. (isto só faria sentido se a UE não avançasse para um exército próprio).
 

JPA84

Tribuna Presidencial
19 Fevereiro 2018
12,306
9,968
Mas vocês acham mesmo que o Putin decide tudo sozinho e que bastará ele abanar a cabeça e os carneiros vão todos atrás? ... acham que os milhões da guerra vem de onde ? A menos que fosse ele próprio a carregar no botão de "launch" tenho sérias dúvidas que mais alguém o fizesse ...

Hirochima e Nagasaki houveram duas e não haverá mais nenhuma. Esqueçam isso.

Enviado do meu SM-A105FN através do Tapatalk
Isto...
O mundo já esteve perto do conflito nuclear e este não aconteceu porque houve pessoas dos 2 lados que se recusaram a cumprir ordens
 

madjer1987

Tribuna Presidencial
18 Julho 2016
5,269
5,896
AVB2024
Eu não tenho nada contra o PCP (ou outro qualquer movimento ou pessoa) apoiar a Rússia publicamente neste momento, das poucas coisas boas que esta tragédia trouxe e que no geral o direito à livre expressão traz, é o esclarecimento sobre o que algumas pessoas e movimentos realmente pensam sobre certos temas, e assim a população em geral finalmente tem oportunidade de ficar esclarecida sobre os princípios (ou falta deles) que defendem, e talvez não se deixam mais levar pelo romantismo.

E também importa referir que este direito ao contraditório é relevante mesmo dentro de quem percebe o óbvio da Rússia ser um invasor imperialista de um país democrático que apenas procurava a sua auto determinação, isto independentemente da expansão da NATO a leste que certamente terá favorecido este desfecho mas nunca pode ser desculpa para isso (porque quem atacou a Ucrânia foi a Rússia e não o inverso), é porque quer se queira quer não, a Rússia é uma potência nuclear e é preciso uma conversa construtiva sobre o que se deve fazer para ajudar os ucranianos mas também uma sobre o que não se deve fazer para tornar a situação ainda pior, e essa se calhar será uma mais complicada de ter neste momento por quem não se quer sentir impotente perante tudo isto.

Esta imbecilidade de defender que a NATO entre em conflito directo com os russos sem que seja atacada primeiro pode não ser eticamente reprovável como as ideias do PCP porque se percebe que o que está por detrás dessa vontade é tentar ajudar quem precisa, mas as ramificações disso podem acabar por se revelar bem piores, haja juízo, nós já estamos via sanções e fornecimento massivo de equipamento militar a dar uma hipótese de luta aos ucranianos, é verdade que os russos estão em clara vantagem pelo apoio aéreo mas aí não dá como inverter isso sem confronto directo, a única coisa que neste momento podemos esperar é que os ucranianos ofereçam de tal forma resistência que os russos se sintam obrigados a tentar um qualquer acordo para evitar perdas humanas maiores num futuro não muito distante.

E sejamos claros esse acordo vai incluir algumas concessões aos russos, ainda não sabemos bem quais, dependerá sempre da posição dos russos no terreno quando o mesmo for assinado, mas alguma coisa o Putin vai ter que levar com ele para salvar a face e justificar tudo isto à sua população.
Concessões à Rússia?
Duvido, eles vão sofrer uma derrota militar histórica.

A armada deles está aquém das expectativas, seja a nível de pessoal, equipamento e logística. Nem entendo como não foram capazes de tomar conta do espaço aéreo, mas pelos vistos os stingers estão a fazer um bom trabalho.
E acredito que os soldados ucranianos treinados pela NATO serão bastante superiores nos combates urbanos.

A economia deles vai com um caralho. Com ou sem China não podem continuar com essas sanções.
O mais provável é uma mudança de governo, ou pelo menos mandem embora o Putin metendo lhe todas as culpas. Para o levantamento das sanções vão ter de libertar no mínimo o Dombas. A Crimeia já acho mais difícil, mas talvez seja possível negociar um estatuto especial.
 
  • Like
Reações: bertobrb

mitla

Bancada central
19 Abril 2013
2,435
2,383
Conquistas
6
  • Domingos
  • Kostadinov
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
Hoje estava um gajo na sic n a falar da solução proposta pelo kissinger há uns 4 ou 5 anos. E que a.mim me fez todo o sentido.

A Ucrânia caga na NATO, é consideravelmente desmilitarizada (isso já vai acontecer com a invasão) mas é-lhe permitida a entra para a UE. (isto só faria sentido se a UE não avançasse para um exército próprio).
Mau é se a Europa, depois disto, não avança para um exército próprio.
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,265
4,914
Conquistas
1
  • Junho/18
Isso é o discurso de desespero a ver se atrai a NATO para a guerra. Como o do ataque à central que ia mandar a Europa ao ar, etc… ele faz o seu papel. E faz bem.
Eu se tivesse no lugar dele estaria a fazer isso e muito mais, assim como a clara desinformação de ucranianos nas redes sociais para dar esperança e tentar garantir apoio ocidental são perfeitamente compreensíveis numa altura destas, mas a realidade geopolitica de um mundo nuclear infelizmente não nos permite os ajudar para além daquilo que já estamos a fazer, é triste tanto para ele que muito provavelmente não vai sobreviver a este conflito como para o seu país que veremos em que condições acabará, mas não há grande alternativa.
 
  • Like
Reações: AjpAlmeida e Vinha

madjer1987

Tribuna Presidencial
18 Julho 2016
5,269
5,896
AVB2024
Ouvi dizer que estão a caminho 96 000 soldados estrangeiros para se juntar à legião estrangeira Ucrânia. Tudo gente com mais 5 anos de experiência e bem equipada.

O faltava mais era mas é aviões e pilotos experientes, mas isso custa muito dinheiro.
 

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,746
18,809
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Vieria, não vale a pena extrapolar muito.
Basta revisitar a história do séc XX e ver o modus operandi do Hitler.

Também começou a anexar territórios que eram germânicos e era tudo o mesmo povo.
Ninguém fez nada porque não queríamos a guerra.

Quando demos por ela...
Se a Polónia fizesse parte da NATO e tivesse armas nucleares o Hitlaer não invadia.
 
  • Like
Reações: fjpfcp

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,962
26,057
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Mas vocês acham mesmo que o Putin decide tudo sozinho e que bastará ele abanar a cabeça e os carneiros vão todos atrás? ... acham que os milhões da guerra vem de onde ? A menos que fosse ele próprio a carregar no botão de "launch" tenho sérias dúvidas que mais alguém o fizesse ...

Hirochima e Nagasaki houveram duas e não haverá mais nenhuma. Esqueçam isso.

Enviado do meu SM-A105FN através do Tapatalk
Tu não sabes como funciona uma autocracia..
E nunca se pode dizer nunca..
 

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,656
15,076
Invicta
www.google.com
Tu não sabes como funciona uma autocracia..
E nunca se pode dizer nunca..
Para mim basta-me saber que quem o mantém no "poder" não lhes interessa acabar com o Mundo e perderem tudo o que tem, pelo contrário ...

Não é há toa que muitos dos que o apoiam, com as sanções, já começam a virar o bico ao prego ...



Enviado do meu SM-A105FN através do Tapatalk
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
19,594
12,090
Vieria, não vale a pena extrapolar muito.
Basta revisitar a história do séc XX e ver o modus operandi do Hitler.

Também começou a anexar territórios que eram germânicos e era tudo o mesmo povo.
Ninguém fez nada porque não queríamos a guerra.

Quando demos por ela...
Putin parece mesmo o Hitler. Mas mais rápido. De facto parece o Hitler… mas o de 1945. O que levou a um mais de 5 anos, levou ao outro umas 2 semanas.
 

fjpfcp

Falar com gente Boa, fanáticos egocentricos longe
26 Março 2012
29,678
54,462
Conquistas
4
  • Sérgio Conceição
  • Pinto da Costa
  • Deco
  • Hulk
Vieria, não vale a pena extrapolar muito.
Basta revisitar a história do séc XX e ver o modus operandi do Hitler.

Também começou a anexar territórios que eram germânicos e era tudo o mesmo povo.
Ninguém fez nada porque não queríamos a guerra.

Quando demos por ela...
Ninguém pode dizer que isso é impossível, mas a situação actual nao e comparável.

O Hitler se soubesse que invadindo paises vizinhos podia levar com as nukes de hoje, nao o fazia.