Guerra Rússia - Ucrânia

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,942
9,469
O ocidente não tem culpa de um suicidio russo.
Isso claramente não tem, alias nesta Guerra a Nato e o Ocidente não tem qualquer responsabilidade.
Na minha modesta opinião esse suicídio russo não será imediato, demorará anos e será doloroso não será um enforcamento rápido, mas sim daqueles longos e penosos. E duvido sequer que ele aconteça.
Reconhecer que a Rússia não é o Iraque nem a Líbia é o primeiro passo para que esta guerra que irá arrastar toda a Europa, termine.
Por todas fichas na pretensão que basta umas sanções, para eles recuarem, ou que internamente na Rússia resolvem o problema é na opinião um jogo muito arriscado.
Se estão preparados para que a Europa se transforme no novo médio oriente( com a China e a Rússia de um lado e os USA noutro) eu sinceramente não estou.

Dragaostki

Bancada lateral
10 Março 2012
748
1,745
Conquistas
6
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • José Maria Pedroto
  • João Pinto
Esta vai ser longa, desculpem os que tiverem paciência para a ler:

a) Não compreendo nem os comentadores putinistas (alexandre guerreiro, e generais e pseudo-generais como o da GNR) nem o PCP, se os primeiros ainda tem desculpa já que foram pagos para fazerem umas visitas à russia e participarem nuns congressos, dois deles pelo menos, o PCP que para mim sempre foi um partido que lutou contra a nossa ditadura ter-se colocado ao lado de um ditador não é aceitável. Foi talvez, a do PCP, a minha maior desilusão.

b) Como tantos aqui ja disseram, repito, não se pode culpar o agredido pelo comportamento do agressor, os ucranianos não têm qualquer responsabilidade nesta guerra, nem eles nem a UE, EUA ou NATO. Aliás a única critica que se pode fazer aos poderes ocidentais é terem-se cagado para a Ucrania desde 2014 quando a russia invadiu a Crimeia.

c) O medo do poderio russo tolheu os poderes ocidentais que nem com o abate de um avião comercial com a morte de mais de duzentas almas decidiram reagir, por muito menos já começaram guerras.

d) O regime de Putin não é aceitável entre as nações e tem que cair, espero que caía pelas mãos dos russos, porque se tal nao acontecer antevejo muitas dificuldades para aquele povo.

e) A guerra não é só militar, ha muitos tipos de guerra, e no seu conjunto o Putin já a perdeu, o mundo ocidental ainda que com tibieza já deu a resposta e nada poderá fazer o UE, os EUA ou a NATO voltar atrás, até porque o Putin já foi longe demais e parece nao querer parar.

Nao gosto de fazer previsões, mas acredito que na proximas semanas será decidido o mundo em que viveremos, a vitória do putin (em que não acredito) empurra o mundo para o medo, a vitória da Ucrania para a esperança, nós os portugueses temos dois caminhos ou defendemos o futuro ou sucumbimos ao medo do presente.

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,144
Olha, concordo 100% contigo.

Mas ha um problema.

Analisar esta situação apenas pelo justo, pelo correcto, pelo lógico nao nos vai levar a perceber a situação.

Como eu ja tive oportunidade de escrever, basicamente a historia resume se a um acordo de cavalheiros entre George Bush Pai e Gorbachev, em que em troca da dissolução do pacto de Varsovia, e de os russos facilitarem a paz e unificação da RDA e da RFA, a NATO se comprometia com os russos, a nao aceitar mais membros cuja geografia levasse a NATO a aproximar se das fronteiras da, na altura, Uniao Soviética. a NATO nao passaria das fronteiras da Alemanha.

Isto, se pesquisarmos, é algo historico, ha imensos videos bem anteriores a esta guerra onde se percebe a veracidade deste acordo.

Infelizmente a Uniao Soviética cumpriu com o acordo e a NATO, não.

E muito facil encontrares videos, ate do Putin, a queixar se que a NATO traiu o acordo ( o que é verdade ), ha muitos anos atras.

Os Russos ate toleraram que 3 paises, ex união soviética aderissem a NATO.

Mas a Ucrania ja era demais na perspectiva dos russos.

Posto isto, esta situação legitima esta invasão? Obvio que NÃO.

Esta situação, diminui as culpas de Putin? Obvio que NÃO.

A NATO nao tem responsabilidade nenhuma na situação? Obvio que tem.

O Mundo devia ser justo e livre, e todos viverem bem e em Paz. Mas o Mundo nao é justo, o Mundo é competitivo, e quando ha um Pais com o poder nuclear da Rússia, por muito que se queira defender a liberdade de cada pessoa, de cada País, nao se pode ser indiferente aquilo que eles pensam.

Podemos dizer que eles sao uns fdp, que nao merecem viver, o que quisermos. Mas isso nao altera o facto de eles terem poder para desencadear um evento de extinção no Planeta.

E portanto, o que eu digo, é que a NATO devia ter cumprido com aquilo que concordou. E ao nao o fazer, esta independentemente de nos acreditarmos ou não que os russos tem razão para isso, estao a encurralar os russos.

Nos dizemos, que estupidez, eles nao tem razão nenhuma para isso, a NATO é uma organização de Paz, mas a verdade é que eles sentem isso, ja se queixam disso ha décadas, e sao perigosos.

Portanto, na minha opinião, a situação actual tambem é responsabilidade da NATO.

E a prova que as coisas sao assim, é que se percebe perfeitamente o MEDO da NATO, a passividade militar da NATO.

No meio disto tudo, quem se lixa a grande sao os ucranianos.
Se o George Bush pai prometeu isso ao Gorbachev de forma verbal.. se é verdade q isso aconteceu porque nem há provas, que vínculo isso tem no mundo de hoje? Esses já nem vivos estão! Não há qq tratado assinado nesse sentido!

E se calhar não há porque não fazia sentido. Mesmo que tenha havido uma promessa pessoal, não passa disso.

Isso faz-me lembrar o vagandas quando veio dizer que o árbitro pediu desculpa no túnel ao viana pelo amarelo ao coates…

fjpfcp

Falar com gente Boa, fanáticos egocentricos longe
26 Março 2012
41,695
82,939
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
Eu ate dou um exemplo, que na actualidade parece utopico.

Imaginem que o Canada saia da NATO, e fazia um acordo com os Russos.

Os russos começavam a colocar ogivas nucleares no Canada, perto da fronteira com os USA.

Russos e canadianos juravam a pes juntos que eram apenas manobras de Paz, que os USA nao tinham razão nenhuma para se sentir ameaçados.

O que é que acham que os americanos faziam?

AjpAlmeida

Tribuna
22 Janeiro 2022
4,326
6,378
Conquistas
6
41
Porto
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Pinto da Costa
  • André Villas-Boas
Olha, concordo 100% contigo.

Mas ha um problema.

Analisar esta situação apenas pelo justo, pelo correcto, pelo lógico nao nos vai levar a perceber a situação.

Como eu ja tive oportunidade de escrever, basicamente a historia resume se a um acordo de cavalheiros entre George Bush Pai e Gorbachev, em que em troca da dissolução do pacto de Varsovia, e de os russos facilitarem a paz e unificação da RDA e da RFA, a NATO se comprometia com os russos, a nao aceitar mais membros cuja geografia levasse a NATO a aproximar se das fronteiras da, na altura, Uniao Soviética. a NATO nao passaria das fronteiras da Alemanha.

Isto, se pesquisarmos, é algo historico, ha imensos videos bem anteriores a esta guerra onde se percebe a veracidade deste acordo.

Infelizmente a Uniao Soviética cumpriu com o acordo e a NATO, não.

E muito facil encontrares videos, ate do Putin, a queixar se que a NATO traiu o acordo ( o que é verdade ), ha muitos anos atras.

Os Russos ate toleraram que 3 paises, ex união soviética aderissem a NATO.

Mas a Ucrania ja era demais na perspectiva dos russos.

Posto isto, esta situação legitima esta invasão? Obvio que NÃO.

Esta situação, diminui as culpas de Putin? Obvio que NÃO.

A NATO nao tem responsabilidade nenhuma na situação? Obvio que tem.

O Mundo devia ser justo e livre, e todos viverem bem e em Paz. Mas o Mundo nao é justo, o Mundo é competitivo, e quando ha um Pais com o poder nuclear da Rússia, por muito que se queira defender a liberdade de cada pessoa, de cada País, nao se pode ser indiferente aquilo que eles pensam.

Podemos dizer que eles sao uns fdp, que nao merecem viver, o que quisermos. Mas isso nao altera o facto de eles terem poder para desencadear um evento de extinção no Planeta.

E portanto, o que eu digo, é que a NATO devia ter cumprido com aquilo que concordou. E ao nao o fazer, independentemente de nos acreditarmos ou não que os russos tem razão para isso, estao a encurralar os russos.

Nos dizemos, que estupidez, eles nao tem razão nenhuma para isso, a NATO é uma organização de Paz, mas a verdade é que eles sentem isso, ja se queixam disso ha décadas, e sao perigosos.

Portanto, na minha opinião, a situação actual tambem é responsabilidade da NATO.

E a prova que as coisas sao assim, é que se percebe perfeitamente o MEDO da NATO, a passividade militar da NATO.

No meio disto tudo, quem se lixa a grande sao os ucranianos.
Mas desde quando os USA e Rússia tem direitos sobre a soberania e independência de um estado isso é pura arrogância dos 2 que fizeram esse acordo sem noção...

• Love
Reações: Pinetree

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,955
12,182
O ataque à Ucrânia pela Rússia tem muito mais haver com questões imperialistas e economicas que com a NATO.

Donbas, Crimeia.. O caminho estava a ser trilhado. O que faltava era a parceria com a China, mercado imenso que a Rússia precisava para sobreviver financeiramente.

Putin queria a Ucrânia à anos..

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,144
Eu ate dou um exemplo, que na actualidade parece utopico.

Imaginem que o Canada saia da NATO, e fazia um acordo com os Russos.

Os russos começavam a colocar ogivas nucleares no Canada, perto da fronteira com os USA.

Russos e canadianos juravam a pes juntos que eram apenas manobras de Paz, que os USA nao tinham razão nenhuma para se sentir ameaçados.

O que é que acham que os americanos faziam?
Nem era preciso tanta imaginação, tiveste Cuba…

Mas quem é q está colocar ogivas nucleares à porta da Russia? Só se for no Alasca.

fjpfcp

26 Março 2012
41,695
82,939
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
Se o George Bush pai prometeu isso ao Gorbachev de forma verbal.. se é verdade q isso aconteceu porque nem há provas, que vínculo isso tem no mundo de hoje? Esses já nem vivos estão! Não há qq tratado assinado nesse sentido!

E se calhar não há porque não fazia sentido. Mesmo que tenha havido uma promessa pessoal, não passa disso.

Isso faz-me lembrar o vagandas quando veio dizer que o árbitro pediu desculpa no túnel ao viana pelo amarelo ao coates…
A palavra é algo muito importante na confiança.

Alias nada mais te da tanta confiança como perceberes que alguem respeita a palavra que te da.

A questao é simples

Eu concordo que qualquer Pais devia ter a liberdade de aderir a NATO.

E concordo que os russos nao tem o direito de se intrometer na vida de qualquer outra nação

Mas esse nao e o Mundo em que vivemos. Infelizmente.

Eu diria que seria sensato ter em atenção o que aqueles que tem um poder, que no fundo todos temem, pensam.

Faz me lembrar um amigo que ia sendo atropelado numa passadeira.

” Ah e tal, o outro é que tinha a culpa”

Pois, e verdade. Mas quem sofria na pele a pancada era ele…

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,144
O ataque à Ucrânia pela Rússia tem muito mais haver com questões imperialistas e economicas que com a NATO.

Donbas, Crimeia.. O caminho estava a ser trilhado. O que faltava era a parceria com a China, mercado imenso que a Rússia precisava para sobreviver financeiramente.

Putin queria a Ucrânia à anos..
Óbvio. Putin não concebe uma Ucrania prospera e independente numa UE. Isso é uma afronta ao imperialismo russo.

fjpfcp

26 Março 2012
41,695
82,939
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
Nem era preciso tanta imaginação, tiveste Cuba…

Mas quem é q está colocar ogivas nucleares à porta da Russia? Só se for no Alasca.
Sim, os americanos tem colocado armas nucleares em alguns paises proximos.

Do que li, apesar das forcas nucleares serem equivalentes, enquanto os russos tem quase todas as suas armas em território russo, os USA so tem cerca de metade em territorio americano, e o resto colocado em varios Paises da NATO, alguns proximos da Russia.

AjpAlmeida

Tribuna
22 Janeiro 2022
4,326
6,378
Conquistas
6
41
Porto
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Pinto da Costa
  • André Villas-Boas
Óbvio. Putin não concebe uma Ucrania prospera e independente numa UE. Isso é uma afronta ao imperialismo russo.
Também poderia a vir causar transtornos e perturbação ao sistema posto na Rússia e isso também não convinha ao Putin e sus muchacos.

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,144
A palavra é algo muito importante na confiança.

Alias nada mais te da tanta confiança como perceberes que alguem respeita a palavra que te da.

A questao é simples

Eu concordo que qualquer Pais devia ter a liberdade de aderir a NATO.

E concordo que os russos nao tem o direito de se intrometer na vida de qualquer outra nação

Mas esse nao e o Mundo em que vivemos. Infelizmente.

Eu diria que seria sensato ter em atenção o que aqueles que tem um poder, que no fundo todos temem, pensam.

Faz me lembrar um amigo que ia sendo atropelado numa passadeira.

” Ah e tal, o outro é que tinha a culpa”

Pois, e verdade. Mas quem sofria na pele a pancada era ele…
Esse mundo em que vivemos já vem da guerra fria. Nesse tempo o espaço entre a NATO e a Rússia era uma linha a meio da Alemanha.

Se calhar devíamos ainda ter meia Alemanha fora da NATO.

fjpfcp

26 Março 2012
41,695
82,939
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
Mas desde quando os USA e Rússia tem direitos sobre a soberania e independência de um estado isso é pura arrogância dos 2 que fizeram esse acordo sem noção...
Certo. 100% de acordo.

La esta, uma coisa é o que devia ser, outra é aquilo que na realidade é.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,826
7,086
A Geopolítica é o que é desde a 2 guerra mundial.
Não mudou pela dissolução da URSS.
Agora chama se Federação Russa.

A diferença é que a globalização trás novas formas de pensar, novas formas de estar, existe contraditório, etc.

O povo russo hoje sabe que há outra forma de ver o mundo e a mudança virá mais tarde ou mais cedo.
Acho que até Putin sabe isso embora este quererá escrever o seu nome na História como um estadista que não vergou.

Uma palavra para China que diz se é aliada dos russos.
A China não é aliada de ninguém, apenas pensa nos seus interesses.
E se esses interesses coincidirem com os interesses da Rússia, são aliados
Se não, logo deixam de o ser.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,826
7,086
Desde sei lá...que livraram o Mundo da Alemanha Nazi.

Eles determinam o que é e o que não é

fjpfcp

26 Março 2012
41,695
82,939
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
Esse mundo em que vivemos já vem da guerra fria. Nesse tempo o espaço entre a NATO e a Rússia era uma linha a meio da Alemanha.

Se calhar devíamos ainda ter meia Alemanha fora da NATO.
Daikan, espero que percebas que eu nao estou em desacordo contigo. Muito pelo contrario.

Mas com o poder nuclear que os russos têm, nos nao podemos simplesmente ignorar o lado deles da questão.

Ate podem ter 0 de razao, mas se decidirem iniciar uma guerra nuclear porque o Ocidente simplesmente os ignora, acho que nao é preciso dizer que TODOS vamos perder.

A Humanidade nao pode tolerar o massacre do povo ucraniano, mas por outro lado, tambem tem a responsabilidade de se preservar e nao permitir um acontecimento que no pior dos cenarios leve o planeta a ser inabitável.

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
15,217
8,030
Segundo dizem na SIC Notícias desconfia se que a russia já está a usar armas químicas, fósforo branco.

Onde andam os comunas defensores de putin?

Se se confirmaro uso de armas químicas, a Nato pode ter que intervir.

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,942
9,469
Esta vai ser longa, desculpem os que tiverem paciência para a ler:

a) Não compreendo nem os comentadores putinistas (alexandre guerreiro, e generais e pseudo-generais como o da GNR) nem o PCP, se os primeiros ainda tem desculpa já que foram pagos para fazerem umas visitas à russia e participarem nuns congressos, dois deles pelo menos, o PCP que para mim sempre foi um partido que lutou contra a nossa ditadura ter-se colocado ao lado de um ditador não é aceitável. Foi talvez, a do PCP, a minha maior desilusão.

b) Como tantos aqui ja disseram, repito, não se pode culpar o agredido pelo comportamento do agressor, os ucranianos não têm qualquer responsabilidade nesta guerra, nem eles nem a UE, EUA ou NATO. Aliás a única critica que se pode fazer aos poderes ocidentais é terem-se cagado para a Ucrania desde 2014 quando a russia invadiu a Crimeia.

c) O medo do poderio russo tolheu os poderes ocidentais que nem com o abate de um avião comercial com a morte de mais de duzentas almas decidiram reagir, por muito menos já começaram guerras.

d) O regime de Putin não é aceitável entre as nações e tem que cair, espero que caía pelas mãos dos russos, porque se tal nao acontecer antevejo muitas dificuldades para aquele povo.

e) A guerra não é só militar, ha muitos tipos de guerra, e no seu conjunto o Putin já a perdeu, o mundo ocidental ainda que com tibieza já deu a resposta e nada poderá fazer o UE, os EUA ou a NATO voltar atrás, até porque o Putin já foi longe demais e parece nao querer parar.

Nao gosto de fazer previsões, mas acredito que na proximas semanas será decidido o mundo em que viveremos, a vitória do putin (em que não acredito) empurra o mundo para o medo, a vitória da Ucrania para a esperança, nós os portugueses temos dois caminhos ou defendemos o futuro ou sucumbimos ao medo do presente.
O PCP é um partido russófilo teve e tem quadros que se formaram na ex-URSS( inclusive o José Milhazes ) e isso explica todas as suas posições e meteu-se num beco sem saída.
Quem é da margem sul do Tejo que é o meu caso, encara o PCP de forma diferente, a Festa do Avante é uma festa que recebe toda a gente, muitas de direita, para um jovem da margem sul ou de Lisboa, mesmo que seja um betinho e do CDS é perfeitamente normal ir á festa do avante apanhar as primeiras bebedeiras.
Para não falar no mundo artístico, se entrarmos no anti- PCP total teremos de considerar que todo o Mundo artístico é comuna e Putinista... porque todos passaram por lá( Rui veloso, Abrunhosa,Clã,Xutos,etc não saia daqui) .
Já aqui o disse disse distingo o PCP internamente um partido importantíssimo na historia recente em Portugal que defende reformas progressistas entre uma delas a regionalização e sem rodeios. Interessante que o FCP nunca desde que eu me lembre sempre foi um clube politicamente aberto a todos, exemplo disso José Maria Pedroto ou mesmo Jorge Nuno Pinto da Costa( tudo menos reacionários ou intolerantes) . E o PCP a nível externo com as suas posições, que é totalmente abjeto condenável e indesculpável.

Última edição:
  • Haha
Reações: SD_1995 e Pinetree

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,826
7,086
Segundo dizem na SIC Notícias desconfia se que a russia já está a usar armas químicas, fósforo branco.

Onde andam os comunas defensores de putin?

Se se confirmaro uso de armas químicas, a Nato pode ter que intervir.
Ao que parece segundo o CWC esse uso de fósforo branco não é ilegal nem considerado arma química...a não ser contra alvos civis.
Mas isso qualquer arma é