Olha, concordo 100% contigo.
Mas ha um problema.
Analisar esta situação apenas pelo justo, pelo correcto, pelo lógico nao nos vai levar a perceber a situação.
Como eu ja tive oportunidade de escrever, basicamente a historia resume se a um acordo de cavalheiros entre George Bush Pai e Gorbachev, em que em troca da dissolução do pacto de Varsovia, e de os russos facilitarem a paz e unificação da RDA e da RFA, a NATO se comprometia com os russos, a nao aceitar mais membros cuja geografia levasse a NATO a aproximar se das fronteiras da, na altura, Uniao Soviética. a NATO nao passaria das fronteiras da Alemanha.
Isto, se pesquisarmos, é algo historico, ha imensos videos bem anteriores a esta guerra onde se percebe a veracidade deste acordo.
Infelizmente a Uniao Soviética cumpriu com o acordo e a NATO, não.
E muito facil encontrares videos, ate do Putin, a queixar se que a NATO traiu o acordo ( o que é verdade ), ha muitos anos atras.
Os Russos ate toleraram que 3 paises, ex união soviética aderissem a NATO.
Mas a Ucrania ja era demais na perspectiva dos russos.
Posto isto, esta situação legitima esta invasão? Obvio que NÃO.
Esta situação, diminui as culpas de Putin? Obvio que NÃO.
A NATO nao tem responsabilidade nenhuma na situação? Obvio que tem.
O Mundo devia ser justo e livre, e todos viverem bem e em Paz. Mas o Mundo nao é justo, o Mundo é competitivo, e quando ha um Pais com o poder nuclear da Rússia, por muito que se queira defender a liberdade de cada pessoa, de cada País, nao se pode ser indiferente aquilo que eles pensam.
Podemos dizer que eles sao uns fdp, que nao merecem viver, o que quisermos. Mas isso nao altera o facto de eles terem poder para desencadear um evento de extinção no Planeta.
E portanto, o que eu digo, é que a NATO devia ter cumprido com aquilo que concordou. E ao nao o fazer, esta independentemente de nos acreditarmos ou não que os russos tem razão para isso, estao a encurralar os russos.
Nos dizemos, que estupidez, eles nao tem razão nenhuma para isso, a NATO é uma organização de Paz, mas a verdade é que eles sentem isso, ja se queixam disso ha décadas, e sao perigosos.
Portanto, na minha opinião, a situação actual tambem é responsabilidade da NATO.
E a prova que as coisas sao assim, é que se percebe perfeitamente o MEDO da NATO, a passividade militar da NATO.
No meio disto tudo, quem se lixa a grande sao os ucranianos.