Guerra Rússia - Ucrânia

AjpAlmeida

Bancada central
22 Janeiro 2022
2,214
3,328
Conquistas
5
40
Porto
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Fernando "Bibota" Gomes
A potência de um país é medida pela sua economia e a indústria.
É só ver a Rússia com montes de armas nucleares e uma das maiores armadas do mundo está a levar no pelo por agricultores com tratores.
Duas semanas de guerra e já estão perto da bancarrota.




Portugal tentou ocupar Macau “pela força” e a frota Portuguesa foi destruída umas poucas vezes.
Os Chineses aceitaram Portugal estabelecer um povoamento em troca de eles lutaram contra a pirataria. Ou seja Portugal a trabalhar para os Chineses.

Já Portugal conseguiu com uma centena de soldados vencer uma armada indiana de 80 000 homens. Isso dava um bom filme à la 300 😂.
Refere-se se não estou em erro á
A potência de um país é medida pela sua economia e a indústria.
É só ver a Rússia com montes de armas nucleares e uma das maiores armadas do mundo está a levar no pelo por agricultores com tratores.
Duas semanas de guerra e já estão perto da bancarrota.




Portugal tentou ocupar Macau “pela força” e a frota Portuguesa foi destruída umas poucas vezes.
Os Chineses aceitaram Portugal estabelecer um povoamento em troca de eles lutaram contra a pirataria. Ou seja Portugal a trabalhar para os Chineses.

Já Portugal conseguiu com uma centena de soldados vencer uma armada indiana de 80 000 homens. Isso dava um bom filme à la 300 😂.
Agora fiquei confuso essa batalha não sei se é a batalha de Mazagão ou a defesa da fortaleza de chaul desculpem o oftopic
 

Edgar Siska

Não há derrotas, quando é firme o passo
9 Julho 2016
64,410
107,916
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
A potência de um país é medida pela sua economia e a indústria.
É só ver a Rússia com montes de armas nucleares e uma das maiores armadas do mundo está a levar no pelo por agricultores com tratores.
Duas semanas de guerra e já estão perto da bancarrota.




Portugal tentou ocupar Macau “pela força” e a frota Portuguesa foi destruída umas poucas vezes.
Os Chineses aceitaram Portugal estabelecer um povoamento em troca de eles lutaram contra a pirataria. Ou seja Portugal a trabalhar para os Chineses.

Já Portugal conseguiu com uma centena de soldados vencer uma armada indiana de 80 000 homens. Isso dava um bom filme à la 300 😂.
Depois os chineses esfaquearam Portugal pelas costas ao tentar cobrar impostos duplos e ao assassinarem o regente de Macau de forma torpe.
Começaram a bombardear Macau desde o forte de Zuhai e Portugal conseguiu tomar o forte, guardado por 2 mil chineses, com 36 homens e um canhão que se desfez ao único tiro (e certeiro que deitou abaixo parte da muralha).
Envergonhado pela derrota e pelas acções do mandarim de Zuhai (embora o Imperador o tivesse instigado a tentar aldrabar Portugal em Macau) o Imperador ofertou o território a Portugal para sempre.
Claro que o para sempre foi transformado num "até a China ter uma posição dominante no conselho da UN e poder fazer pressões".
 
  • Like
Reações: Czarli9 e Ruben1893

AjpAlmeida

Bancada central
22 Janeiro 2022
2,214
3,328
Conquistas
5
40
Porto
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Fernando "Bibota" Gomes

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
14,197
6,013
Eu defendi o putin?? Em que caralho? Já te disse que andares sempre a cuspir em tudo o que mexe não te dá o monopólio dessa virtude.
Só te torna mais parecido com ele.

Só dizes idiotices, não tens um raciocínio conexo e não sabes ler. Parabéns pelo jackpot.
Este gajo é só ridículo.
Faz como às avestruzes e enfia a cabeça no buraco.

Vamos estar todos atentos aos teus comentários. O mais certo é fechares a matraca...
 

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
14,197
6,013
Era no geral. Porque vejo muita gente com esta postura. E aqui não pode haver "mas" . Ou és contra a agressão e não repetes os argumentos falsos dos invasores, ou então assumes que apoias o Putin e de preferência vais para lá viver já que abominas as democracias ocidentais
É como digo é gente com um enorme ódio aos Estados Unidos, que mesmo que nesta situação tenham razão nunca irão dar o braço a torcer. Gente sem ponta de inteligência que não sabe distinguir as coisas.
 

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,414
18,913
Não percebo bem a dificuldade. Já escrevi aqui isso, sempre achei que devia haver uma zona tampão entre a NATO e a Rússia, a exemplo do que acontece com a Finlândia. Ao mesmo tempo acho edionda esta guerra e odeio quem a provocou tanto como tu. Não percebo a dificuldade de aceitar esta opinião. Não há aqui nada de altamente contraditório. É simples.
Todos condenam a guerra.
O que está em discussão é a desculpabilização da mesma.

Em relação à zona tampão, sinceramente, não compreendo.
Um país como a Ucrânia não pode tomar qualquer decisão porque houve dois grandes blocos que não se entenderam na história?

A soberania dum país, a vontade dum povo, é posta completamente de lado para agradar a um ditador?

Que belo exemplo de democracia que por aqui vai!
 

malmeida

Tribuna
2 Dezembro 2021
4,703
4,811
Todos condenam a guerra.
O que está em discussão é a desculpabilização da mesma.

Em relação à zona tampão, sinceramente, não compreendo.
Um país como a Ucrânia não pode tomar qualquer decisão porque houve dois grandes blocos que não se entenderam na história?

A soberania dum país, a vontade dum povo, é posta completamente de lado para agradar a um ditador?

Que belo exemplo de democracia que por aqui vai!
Mas a questão é mesmo essa, ou se faz a tal zona tampão ou terceira guerra mundial, não existe uma terceira via.
 

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,414
18,913
Mas a questão é mesmo essa, ou se faz a tal zona tampão ou terceira guerra mundial, não existe uma terceira via.
Mas quem é que manda nesses países?
A Ucrânia não tem poder de decisão? Não pode pertencer à Nato ou UE porque o vizinho não deixa?

O povo ucraniano quer pertencer a um bloco estratégico mas porque dois países exteriores têm divergências, a Ucrânia e o povo perde o direito a decidir o seu próprio destino.

O vosso conceito de democracia é mais pálido que o cu dum albino.
 

malmeida

Tribuna
2 Dezembro 2021
4,703
4,811
Mas quem é que manda nesses países?
A Ucrânia não tem poder de decisão? Não pode pertencer à Nato ou UE porque o vizinho não deixa?

O povo ucraniano quer pertencer a um bloco estratégico mas porque dois países exteriores têm divergências, a Ucrânia e o povo perde o direito a decidir o seu próprio destino.

O vosso conceito de democracia é mais pálido que o cu dum albino.
Claro que sim, mas vão ter que se desenrascar sozinhos.
 

malmeida

Tribuna
2 Dezembro 2021
4,703
4,811
Claro que sim?
Não tem sido essa a postura de alguns que acusam a nato de estar no cerne desta guerra. Mas prezo em saber que já mudaste a tua retórica.
Sim, o problema é mesmo esse, eu quero que a russia se foda, mas não se pode negligenciar o peso que eles têm no mundo e o peso das armas nucleares que têm.

Eu não defendo a russia, por mim até se desmantelava esses arsenais que essa malta tem, a unica coisa que digo é que temos que compreender a situação pelo ponto de vista dos russos.

Algum dia os americanos permitiam bases russas no mexico?

Isto é uma super-potencia de um lado, outra super-potencia de outro e nós no meio.

Pelos vistos já havia bases militares da nato na ucrania, eu compreendo que os russos se sintam encurralados devido a isso.
 
  • Haha
Reações: Pinetree

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
3,956
5,919
Bragança
  • Like
Reações: mesenga

malmeida

Tribuna
2 Dezembro 2021
4,703
4,811
Claro que sim?
Não tem sido essa a postura de alguns que acusam a nato de estar no cerne desta guerra. Mas prezo em saber que já mudaste a tua retórica.
Desculpa estar a fazer quote uma segunda vez, mas o que defendes? Que a nato intervenha? O risco de uma terceira guerra mundial que pode acabar com o mundo como alguns aqui defendem?
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,719
7,699
Esmoriz
Mas quem é que manda nesses países?
A Ucrânia não tem poder de decisão? Não pode pertencer à Nato ou UE porque o vizinho não deixa?

O povo ucraniano quer pertencer a um bloco estratégico mas porque dois países exteriores têm divergências, a Ucrânia e o povo perde o direito a decidir o seu próprio destino.

O vosso conceito de democracia é mais pálido que o cu dum albino.
o conceito de democracia tem limites e vou só dar um exemplo, o referendo pela independência da Catalunha. para os russos, a Ucrânia ser da NATO é o equivalente ao Novo México se tornar independente e querer fazer parte do pacto de varsóvia. É o argumento deles. Não estou a fazer juízos de valor. A Ucrânia não consegue ser um país independente e democrático sem fazer algumas cedências (como por exemplo, fazem a Suécia ou a Finlândia) com a agravante do lado da Rùssia estar um cavalheiro que nem sequer reconhece à Ucrânia o direito a ser um país independente. Daí a importância da via diplomática. Posso achar que os argumentos da Rússia são uma treta mas isso não muda a realidade. E a realidade é que ao lado da Ucrânia está um país militarmente 10x mais poderoso que não aceita que a Ucrânia faça parte da NATO.
 
  • Like
Reações: Tails, fjpfcp e Vlk