Guerra Rússia - Ucrânia

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,529
5,705
Fiz tropa...disparei o LAW em treinos, que era o antecessor do NLAW. Vejo uns vídeos no youtube porque gosto da matéria. Deviam ir ver como atua o Javelin que até está na minha foto de perfil. Qualquer sistema RPG ou anti carro é extremamente perigoso pela maneira como penetra a blindagem. Dentro do projétil está um cubo de cobre sólido, que na altura do impacto derrete a uma temperatura de 1000 Graus....coisas da quimica e da fisica, o cobre a essa temperatura passa pelo Aço dos tanques como manteiga e esse mesmo liquido incandescente mata instantaneamente a tripulação que for atingida por ele.
Esses projecteis são os AP.
Os HE funcionam de forma diferente
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,687
7,596
Esmoriz
Permite-me discordar. Essa parte não me parece credível, para isso entrava só nas regiões que pretendia e não fazia as figuras que temos visto no resto do país. Salvava mais ou menos a face (afinal já eram regiões separatistas e a Rússia só ía para lá "garantir a paz" na região), a partir do momento que o argumento virou para a desnazificação da Ucrânia, ficou sem tapete. Algo no plano falhou, certamente.

Ontem ouvi na rádio um escritor/professor azeri qualquer, com longas ligações à Rússia e ao regime de putin, que garantiu que esta operação militar especial tinha como principal propósito o reforço do poder interno de Putin. Afinal, foi essa estratégia que tomou quando invadiu a Chechénia e posteriormente a Geórgia, até à intervenção na Síria. Faz algum sentido, um líderi do país sai sempre reforçado quando se trata de lutar e defender a nação. Ver o exemplo de George Bush Jr com o 11/9 e a guerra no Iraque. Há sempre um propósito escondido por trás de uma guerra qualquer que só mata inocentes.
Poderiam estar às portas de Kiev numa hipotética deserção do Zelenski, desmoralização dos ucranianos e queda do governo ucraniano para meter lá um boneco qualquer.
As tropas estavam por perto para exterminar rapidamente qualquer movimento de subvelação.

No fundo, esperavam que a Ucrânia fosse uma espécie de Afeganistão em que a fuga do actual governo fosse equivalente à saída dos americanos. Exército mal preparado que sem uma cadeia de comando, rapidamente seria dominado e deporia as armas. Não sei onde foram buscar esta ideia, mas o plano de ocupar a Ucrânia em 4 ou 5 dias parece sugerir que esperavam nenhuma resistência de Kiev.
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,663
65,016
Conquistas
8
  • Dezembro/20
Tive a ver um documentário sobre a fragilidade demonstrada pelos T90 às armas ligeiras anti tanque dos ucranianos.
Ao que parece os tanques russos tem menos 1 tripulante porque tem um autoloader de.municoes.
Esse autoloader ( e o depósito de munições)está na torre do tanque.
O design foi feito com o intuito de ter maior "rate of fire" comparado com por exemplo ao M1 Abrahams.

O problema é que as ogivas HE e AP dos Javelin e dos NLAW são último grito( com penetração te 70cm de blindagem) o que leva que à distância que são disparados( 200m a 300m em média) é como faca a cortar manteiga com a agravante de muitas vezes o tanque atingido exploda porque as munições na torre sejam activadas pelo impacto e explosão das ogivas anti tanque.
Daí as imagens de tanques destruídos com as torres a 50m por vezes.

Moral da história a tripulacão morre quase instantanente( tipo barbacue à russa)
Os mbt's que se tem visto são t72 modernizados.

Só se viu ainda uns pares de t80 e t90"s acho que ainda não apareceu nenhum. E sim os t72 são caixões envoltos em aço. Tal como boa parte dos mbt's russos.

Algo que ainda não vi referido é que estou curioso se lançam no terreno o novíssimo t14 Armata que ( dizem os russos ) vai revolucionar o sector dos blindados visto que, a torre não é tripulada, estando os ocupantes numa espécie de cápsula na frente do blindado.
 
  • Like
Reações: fgomes

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,663
65,016
Conquistas
8
  • Dezembro/20
Fiz tropa...disparei o LAW em treinos, que era o antecessor do NLAW. Vejo uns vídeos no youtube porque gosto da matéria. Deviam ir ver como atua o Javelin que até está na minha foto de perfil. Qualquer sistema RPG ou anti carro é extremamente perigoso pela maneira como penetra a blindagem. Dentro do projétil está um cubo de cobre sólido, que na altura do impacto derrete a uma temperatura de 1000 Graus....coisas da quimica e da fisica, o cobre a essa temperatura passa pelo Aço dos tanques como manteiga e esse mesmo liquido incandescente mata instantaneamente a tripulação que for atingida por ele.
Daí as grades por cima dos tanques russos, que não servem para merda nenhuma, mas usam aquilo para um efeito psicológico para a tripulação.
 
C

Campeões de Tudo

Guest
Eu sei que o leite Mimosa já chegou e as nossas G3, já lá estão?
 

malmeida

Tribuna
2 Dezembro 2021
4,703
4,811
A guerra vai agora entrar numa fase ainda mais suja.

Os russos vão tentar retirar alguma coisa do conflito, os ucranianos não vão querer ceder um palmo, a dificuldade dos civis em sair daquela zona deve ser bem mais complicado do que estarem em outra qualquer parte da Ucrânia.
 

Ruben1893

"Clube aparenta ser um quintal"
24 Julho 2019
88,972
190,346
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Sérgio Conceição
  • Fernando "Bibota" Gomes

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,293
13,402
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Não consigo compreender, as reservas que algumas pessoas estão a levantar à ajuda humanitária aos refugiados Ucranianos, com o argumento que a sociedade civil em Portugal não se organizou para ir levar alimentos e trazer refugiados do Afeganistão, da Síria e dos quatro cantos do Mundo. Esse tipo de argumento equivale a dizer que se eu vir a casa do meu vizinho do lado a arder nada devo fazer, porque como houve na semana passada um incêndio do outro lado do rio e eu não pude ir lá ajudar a apagar agora não posso ou não devo ajudar o meu vizinho do lado. E se o fizer estou a ser racista!
E este meu argumento serve para aqueles que se sentem equidistantes nesta guerra porque se outros fizeram guerra a outros anteriormente e eu não condenei ou me calei também me devo calar agora.