Miguel, estás a defender. Toda a gente sabe que eles faziam parte do governo, mesmo que oficiosamente. Foram e são responsáveis, tal como o BE, da carga fiscal que apresentamos (eles é que aprovavam ou não o OE).Não quero defender o pcp mas eles não formaram governo. Se existe alguém responsável pela carga fiscal gigante que temos será certamente o ps.. Poder-se-à argumentar que foram coniventes com esse aumento. Mas isso não implica que sejam os responsáveis. Porque a alternativa passista a isto toda a gente sabe o que queria fazer em termos de impostos, salários e direitos.
De resto concordo contigo, vivemos num país que asfixia quem trabalha e que esmaga com impostos e burocracia quem tenta criar valor.. Mas o governo teve maioria absoluta, por isso a maior parte das pessoas não se importa de viver assim..
Quanto ao Passos, é o saco de pancada da esquerda. Teve de limpar a merda que o PS fez (relembro que o Estado não tinha liquidez para pagar 2 meses de salários aos FP). Mas eu não sou passista (nessa altura, era adolescente). Tenho as minhas ideias e não passam por asfixiar tudo com impostos e mesmo em matéria laboral, acho possível diminuir horas de trabalho.
Sem me querer armar em superior, Portugal tem muito ignorante, principalmente em termos económicos. E essa maioria é reflexo disso.