Nirvanes disse:
Que é que isso interessa? O que interessa neste momento é sobretudo o valor desportivo. E o valor desportivo dele tem-se visto este ano e no ano passado. O Sá não é metade do GR... Desperdiçar um super valor para poupar 5M porque talvez o outro GR desenrasque?
Estamos há 5 jogos sem sofrer golos. O ano passado teve uns números óptimos. O que é que é preciso fazer mais para as pessoas perceberem que é valioso para nós?
A poupar seria sempre no Maxi. O iker sair não fazia qualquer sentido a não ser que ele quisesse.
Se calhar o pessoa do Benfica também achava que sem o Ederson estavam bem. Estava lá o Varela...
O que é que isso interessa? Bem, alguém tem que pensar na situação financeira do clube. E metade do GR é simplesmente estatisticamente falso, a este nível a diferença entre o Sá e o Casillas estaria ao nível dos 10% da performance, não 50%. Quanto aos 5 jogos, o Porto deve ser neste momento a equipa na Europa que menos remates enquadrados concedeu, apenas 8. Para isso nem o Sá seria preciso, bastava o Vana.
Já quanto ao valor, bem esse mede-se pela mais valia que dá ao clube, ou seja, quanto seria o custo de mercado por um jogador com as características do Casillas (%defesas a remates enquadrados; %boas saídas à bola; ...; etc.) versus o custo efectivo que temos com ele para isso. Essa é verdadeira forma de medir o valor de um jogador, usando obviamente estatísticas muito mais profundas do que estas um tanto superficiais. Mais uma vez, o clube não lhe está a fazer um favor, remunera a performance dele adequadamente.
Explica-me melhor essa dos 5 milhões pf, genuinamente não tenho andado em cima dos assuntos financeiros do clube tanto quanto no ano passado, mas duvido que fosse tão pouco. E ainda é preciso considerares a depreciação associada ao Casillas e subtraíres a mais valia potencial do Sá, o mercado está muito quente e favorável à venda de jogadores como ele.
Por fim, quanto a poupar no Maxi, isso seria por motivos óbvios muito difícil, dadas as condições que lhe ofereceram cá (ainda outro erro de gestão, ir roubar vedetas ao rival com reformas douradas não corre bem em média).
Edit: admitidamente, não entendo tanto do jogo em si como muita gente que está aqui neste forum, mas fazer este tipo de análises financeiras mais matematizadas a problemas e mais desligadas de considerações emocionais é provavelmente a única coisa que sei fazer bem nesta vida, será esse o meu ganha pão quando concluir os estudos de vez, e para alem da mensalidade de sócio que já pago é a única coisa que posso dar no apoio ao clube