Iker Casillas

M

MVB

Guest
Nirvanes disse:
Foi-lhe oferecida, ele nunca quis. Não inventem erros onde não há nenhum. Ele só não é um capitão porque não quer, e acho que até faz bem porque já chegou bem a responsabilidade que teve durante quase uma década. Ele agora está a viver uma segunda vida aqui, voltar a ser jovem.
Como qualquer outra pessoa vinculada FCPorto, ele está cá mas é para dar o contributo para o clube ser campeão fazendo o que é preciso, incluindo assumir a braçadeira ser lhe for pedido. Farto de indivíduos que não dão 120% e todo o esforço fisicamente possível para ajudar o clube estou eu. Ele não está aqui a fazer favor nenhum ao clube, que lhe remunera o trabalho que tem mais do que adequadamente. Nenhum jogador/elemento está cá por favor que eu saiba.

Edit: desculpa se isto parece meio grumpy mas é assim que vejo as coisas, e digo o que penso

jpcardoso

Bancada lateral
29 Maio 2015
721
0
35
Porto
MVB disse:
Como qualquer outra pessoa vinculada FCPorto, ele está cá mas é para dar o contributo para o clube ser campeão fazendo o que é preciso, incluindo assumir a braçadeira ser lhe for pedido. Farto de indivíduos que não dão 120% e todo o esforço fisicamente possível para ajudar o clube estou eu. Ele não está aqui a fazer favor nenhum ao clube, que lhe remunera o trabalho que tem mais do que adequadamente. Nenhum jogador/elemento está cá por favor que eu saiba.

Edit: desculpa se isto parece meio grumpy mas é assim que vejo as coisas, e digo o que penso
Ele já uma vez falou publicamente sobre isso e disse que não queria ser capitão para já, porque como todos os jogadores tinha de fazer o seu percurso natural no clube, e se há outros "líderes" com mais anos de casa que ele, que não fazia sentido passar à frente de ninguém. Acrescentou ainda que para se ser um líder e passar a experiência que tem aos outros jogadores, não precisa de usar a braçadeira. Postura completamente acertadíssima, como tem sido desde que chegou ao Porto.

Blue_Velvet

Bancada central
22 Agosto 2013
1,276
1,542
MVB disse:

O que eu li é que não quis ser capitão por considerar que faz mais sentido o capitão ser um jogador de campo. Se assim for, faz todo o sentido. De resto já faz uma grande parte do papel de capitão, dá para ver o quanto a equipa (especialmente o Óliver e os jogadores da defesa) o respeitam e "veneram"

Tunes

Tribuna Presidencial
4 Agosto 2016
8,826
4,854
Conquistas
5
  • Deco
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • Bobby Robson
Blue_Velvet disse:
O que eu li é que não quis ser capitão por considerar que faz mais sentido o capitão ser um jogador de campo. Se assim for, faz todo o sentido. De resto já faz uma grande parte do papel de capitão, dá para ver o quanto a equipa (especialmente o Óliver e os jogadores da defesa) o respeitam e "veneram"
entao, e em madrid?

Nirvanes

Tribuna Presidencial
23 Julho 2015
6,444
2,257
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
MVB disse:

Já te justificaram em baixo mas vinco ainda mais a ideia de que não faz sentido e realmente ele fez bem em dar a vez a quem conhecia melhor o clube e estava vinculado à mais tempo. Por muito prazer que seja ver o Casillas com a nossa braçadeira, faz mais sentido o Marcano por exemplo (claro que preferia o Casillas ao Herrera, mas tem a sua lógica).

Ele tomou a decisão correcta, aliviou-se de uma responsabilidade que não devia ser de um jogador que acaba de chegar ao clube. A partir desta época começa a fazer mais sentido, mas se as coisas estão bem como estão mais vale continuar.

Blue_Velvet

Bancada central
22 Agosto 2013
1,276
1,542
Tunes disse:
entao, e em madrid?
Repito, foi o que li e nem me lembro onde. Também pensei nisso enquanto escrevia o post anterior mas provavelmente teria que ver com o facto de em Madrid ser guarda-redes mas uma lenda do clube enquanto que aqui é guarda-redes mas tem menos anos de casa que outros jogadores de campo.

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
12,233
11,226
No sábado fez uma grande defesa. Apesar do lance ter sido anulado por fora de jogo, mostrou serviço quando necessário.

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
30,563
24,634
Casillas aponta dois motivos  ter decidido continuar no FC Porto :

«Em primeiro lugar, as coisas correram-me bem nos dois anos anteriores. O FC Porto apostou em mim, ajudou-me a estar em cima. Estou satisfeito.»

«Em segundo lugar, porque estive aqui durante duas épocas e não consegui nenhum título. Sair assim seria um amargo de boca pessoal, e a nível do clube também.»

Duraes

Bancada lateral
10 Março 2012
860
31
MVB disse:
Adoro o Iker mas para isto o José Sá servia perfeitamente. Erro de gestão mantê-lo quando estamos tão apertados de dinheiro.
Estas análises fazem-se no final do campeonato.... Parece-me no mínimo precipitado.

Nirvanes

Tribuna Presidencial
23 Julho 2015
6,444
2,257
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
MVB disse:
Com dinheiro que poupavas podias ir buscar outras opções para equipa que ou não resultariam nisso em primeiro lugar ou marcariam mais golos para compensar esse suposto défice na defesa. A diferença é que o Sá e essas opções só iriam valorizar.

O SC gosta de jogadores feitos, é um grande treinador e o ideal para sermos campeões este ano. Mas não é perfeito.
Estamos com défice de golos?

VAMOS PORTO

Bancada lateral
26 Maio 2014
604
64
Para mim o Iker Casillas  vale todo dinheiro investido pelos salários investidos pelo NGC. Pena não termos um marketing decente que aproveite o representa o Iker a nível mundial . Se há algum dinheiro mal gasto a nível de salários é do Maxi, onde temos jogadores superiores para a mesma posição.

M

MVB

Guest
Nirvanes disse:
Estamos com défice de golos?
Com 5 jornadas o que estamos é irrelevante, o nosso 11 resolve. Depois não sei, possivelmente estaremos. Já de guarda-redes não estaremos.

biancazzurro

Tribuna
14 Março 2017
3,001
0
Se o clube não ganha um título este ano a coisa fica mais embaraçosa.
É pena ver Casillas no clube neste estado.

Ele está "a gusto" quer no aspecto profissional, onde joga num clube em que se sente bem, mas essencialmente no pessoal onde no Porto está tão perto e tão longe daquilo que tanto lhe foi nocivo.
Conseguiu encontrar aqui um equilíbrio perfeito e é perceptível.

Faltam os títulos e também falta saber aproveitar a estada de um dos nomes mais consagrados e importantes deste desporto a nível mundial.
Parte integrante do salto que nunca se deu.

Nirvanes

Tribuna Presidencial
23 Julho 2015
6,444
2,257
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
MVB disse:
Com 5 jornadas o que estamos é irrelevante, o nosso 11 resolve. Depois não sei, possivelmente estaremos. Já de guarda-redes não estaremos.
Pois não. Bem que podiam ter despachado o Sá já que contratamos um GR este defeso. Agora o titular pelo amor de Deus...
5M não iam resolver grande coisa para a perda que seria.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,776
52,605
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
MVB disse:
Adoro o Iker mas para isto o José Sá servia perfeitamente. Erro de gestão mantê-lo quando estamos tão apertados de dinheiro.
Achas que era melhor ter pago para ele rescindir?

M

MVB

Guest
Nirvanes disse:
Pois não. Bem que podiam ter despachado o Sá já que contratamos um GR este defeso. Agora o titular pelo amor de Deus...
5M não iam resolver grande coisa para a perda que seria.
O titular não se valoriza de ano para ano como o Sá, vai perdendo valor, depois o salário.

sirmister disse:
Achas que era melhor ter pago para ele rescindir?
O problema foi quem lhe deu aquela opção.

Nirvanes

Tribuna Presidencial
23 Julho 2015
6,444
2,257
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
MVB disse:
O titular não se valoriza de ano para ano como o Sá, vai perdendo valor, depois o salário.

O problema foi quem lhe deu aquela opção.
Que é que isso interessa? O que interessa neste momento é sobretudo o valor desportivo. E o valor desportivo dele tem-se visto este ano e no ano passado. O Sá não é metade do GR... Desperdiçar um super valor para poupar 5M porque talvez o outro GR desenrasque?

Estamos há 5 jogos sem sofrer golos. O ano passado teve uns números óptimos. O que é que é preciso fazer mais para as pessoas perceberem que é valioso para nós?

A poupar seria sempre no Maxi. O iker sair não fazia qualquer sentido a não ser que ele quisesse.

Se calhar o pessoa do Benfica também achava que sem o Ederson estavam bem. Estava lá o Varela...

M

MVB

Guest
Nirvanes disse:
Que é que isso interessa? O que interessa neste momento é sobretudo o valor desportivo. E o valor desportivo dele tem-se visto este ano e no ano passado. O Sá não é metade do GR... Desperdiçar um super valor para poupar 5M porque talvez o outro GR desenrasque?

Estamos há 5 jogos sem sofrer golos. O ano passado teve uns números óptimos. O que é que é preciso fazer mais para as pessoas perceberem que é valioso para nós?

A poupar seria sempre no Maxi. O iker sair não fazia qualquer sentido a não ser que ele quisesse.

Se calhar o pessoa do Benfica também achava que sem o Ederson estavam bem. Estava lá o Varela...
O que é que isso interessa? Bem, alguém tem que pensar na situação financeira do clube. E metade do GR é simplesmente estatisticamente falso, a este nível a diferença entre o Sá e o Casillas estaria ao nível dos 10% da performance, não 50%. Quanto aos 5 jogos, o Porto deve ser neste momento a equipa na Europa que menos remates enquadrados concedeu, apenas 8. Para isso nem o Sá seria preciso, bastava o Vana.

Já quanto ao valor, bem esse mede-se pela mais valia que dá ao clube, ou seja, quanto seria o custo de mercado por um jogador com as características do Casillas (%defesas a remates enquadrados; %boas saídas à bola; ...; etc.) versus o custo efectivo que temos com ele para isso. Essa é verdadeira forma de medir o valor de um jogador, usando obviamente estatísticas muito mais profundas do que estas um tanto superficiais. Mais uma vez, o clube não lhe está a fazer um favor, remunera a performance dele adequadamente.

Explica-me melhor essa dos 5 milhões pf, genuinamente não tenho andado em cima dos assuntos financeiros do clube tanto quanto no ano passado, mas duvido que fosse tão pouco. E ainda é preciso considerares a depreciação associada ao Casillas e subtraíres a mais valia potencial do Sá, o mercado está muito quente e favorável à venda de jogadores como ele.

Por fim, quanto a poupar no Maxi, isso seria por motivos óbvios muito difícil, dadas as condições que lhe ofereceram cá (ainda outro erro de gestão, ir roubar vedetas ao rival com reformas douradas não corre bem em média).

Edit: admitidamente, não entendo tanto do jogo em si como muita gente que está aqui neste forum, mas fazer este tipo de análises financeiras mais matematizadas a problemas e mais desligadas de considerações emocionais é provavelmente a única coisa que sei fazer bem nesta vida, será esse o meu ganha pão quando concluir os estudos de vez, e para alem da mensalidade de sócio que já pago é a única coisa que posso dar no apoio ao clube

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
12,233
11,226
Está conversa de desvalorizar o Casillas e dizer que o Sá servia perfeitamente, quem lê isto até ficam com ideia que o GR não faz nada no Porto é podiam poupar ainda mais sorteando um adepto para GR...