Impacto económico do Covid-19

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,259
4,887
Conquistas
1
  • Junho/18
ixnay disse:
Por acaso há muita gente que acha o contrário: porque consideram que quando o problema do vírus estiver resolvido (minimizado) a economia voltará a recuperar (em formato de V). Na crise de 2008 o problema era mais estrutural.
Tudo depende do tempo que as economias ficarem paradas, embora sim, a recuperação nestas circunstâncias tem condições de ser mais rápida, eu diria que se até ao fim de Maio a maior parte das economias ocidentais já tiver a funcionar mais ou menos de forma aberta, que evitamos cenários piores que os de 2008 e temos depois uma recuperação mais rápida.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,837
5,974
45
Lisboa
Branco disse:
Tudo depende do tempo que as economias ficarem paradas, embora sim, a recuperação nestas circunstâncias tem condições de ser mais rápida, eu diria que se até ao fim de Maio a maior parte das economias ocidentais já tiver a funcionar mais ou menos de forma aberta, que evitamos cenários piores que os de 2008 e temos depois uma recuperação mais rápida.
Maio deste ano? Sem uma vacina?
 

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
16,346
22,685
Conquistas
4
41
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
A única esperança aqui é os USA e a China precisarem que uma vacina apareça para ontem, ou os seus sistemas e modelos económicos colapsarem.

Antes da vacina irão certamente aparecer medicamentos eficazes no tratamento, e aposto que estarão disponíveis antes do próximo Outono e presumível 2 vaga.
 

CubaLibre

Bancada lateral
10 Junho 2019
995
1
Também podemos beneficiar da competição entre certos países para ver quem lança primeiro a vacina... pode ser que venha mais cedo do que estão a prever
 

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
Branco disse:
Tudo depende do tempo que as economias ficarem paradas, embora sim, a recuperação nestas circunstâncias tem condições de ser mais rápida, eu diria que se até ao fim de Maio a maior parte das economias ocidentais já tiver a funcionar mais ou menos de forma aberta, que evitamos cenários piores que os de 2008 e temos depois uma recuperação mais rápida.
Temos que marcar um jantar para me transmitires um bocado desse optimismo...estou mesmo a precisar.
Se no final de maio estiver tudo a funcionar como dizes é sinal que este esforço foi em vão, infelizmente.

Na minha opinião (que acho realista), embora admita que possa estar a ser pessimista, este período que estamos a atravessar vai durar ainda durante o mês de abril e maio mínimo dos mínimos... e tudo que seja diferente que isto, ou é porque apareceu uma cura milagrosa ou porque se cedeu aos interesses económicos e todo o esforço feito durante março e abril foi por água abaixo.

Depois em junho prevejo que alguns sectores como o comércio tradicional reabram lentamente, aqui tudo vai depender da quantidade de produtos de álcool e mascaras que possa haver no mercado, pois essas lojas só poderão abrir com grandes medidas de higiene, limite de pessoas e uso de mascara obrigatório. Ainda durante o mês de junho tudo que seja festa e romaria continuarão proibidas, centros comerciais continuam encerrados (aqui tenho duvidas se o governo consegue resistir)..

Talvez em julho se abrandem as medidas, muito por pressão do turismo que no fundo é um dos motores económicos do país...acredito que em julho tudo esteja a funcionar, mas sempre com numero limitado de pessoas, sejam dentro dos hotéis, sejam dentro dos centros comerciais, ou até mesmo em lugares públicos ao ar livre.

Depois em setembro, ai sim, tudo voltará ao normal, com as escolas a voltarem a funcionar e tudo...

Mas sempre dentro de limites de segurança e higiene...uso de mascara obrigatório, desinfectante à entrada de cada estabelecimento, etc, etc...

Muito negócio entretanto foi à vida, principalmente os ligados ao sector do turismo, muita alteração do quotidiano do cidadão comum vai mudar, muito negócio vai à falência por causa dessa alteração comportamental, contudo neste aspecto, vão surgir outros negócios para a ribalta...
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,112
39,773
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
nuno queiros disse:
Temos que marcar um jantar para me transmitires um bocado desse optimismo...estou mesmo a precisar.
Se no final de maio estiver tudo a funcionar como dizes é sinal que este esforço foi em vão, infelizmente.

Na minha opinião (que acho realista), embora admita que possa estar a ser pessimista, este período que estamos a atravessar vai durar ainda durante o mês de abril e maio mínimo dos mínimos... e tudo que seja diferente que isto, ou é porque apareceu uma cura milagrosa ou porque se cedeu aos interesses económicos e todo o esforço feito durante março e abril foi por água abaixo.

Depois em junho prevejo que alguns sectores como o comércio tradicional reabram lentamente, aqui tudo vai depender da quantidade de produtos de álcool e mascaras que possa haver no mercado, pois essas lojas só poderão abrir com grandes medidas de higiene, limite de pessoas e uso de mascara obrigatório. Ainda durante o mês de junho tudo que seja festa e romaria continuarão proibidas, centros comerciais continuam encerrados (aqui tenho duvidas se o governo consegue resistir)..

Talvez em julho se abrandem as medidas, muito por pressão do turismo que no fundo é um dos motores económicos do país...acredito que em julho tudo esteja a funcionar, mas sempre com numero limitado de pessoas, sejam dentro dos hotéis, sejam dentro dos centros comerciais, ou até mesmo em lugares públicos ao ar livre.

Depois em setembro, ai sim, tudo voltará ao normal, com as escolas a voltarem a funcionar e tudo...

Mas sempre dentro de limites de segurança e higiene...uso de mascara obrigatório, desinfectante à entrada de cada estabelecimento, etc, etc...

Muito negócio entretanto foi à vida, principalmente os ligados ao sector do turismo, muita alteração do quotidiano do cidadão comum vai mudar, muito negócio vai à falência por causa dessa alteração comportamental, contudo neste aspecto, vão surgir outros negócios para a ribalta...
Tambem gostava de ser optimista, mas também estou +- como tu, o turismo/restauração vai ser um rombo brutal, é preciso ter noção que em PT esse negocio vive ao mês não á fundo nenhum,muitos já estavam enterrados,

E a tudo isso soma-se a bolha imobiliária que existe em Portugal, por duas vias pelo lado obvio em que muita gente se endividou para comprar casas sobrevalorizadas, e os milhares de empregos que existiam no pessoal que andava a vender casa conheço um casal que se despediu há 2 anos de empregos estáveis e bem pagos para ir para essa via profissional e estava a render bem, mas agora..

E depois eu não percebo bem porque é que se pensa que se pode voltar a bombar sem uma vacina sem um tratamento eficaz que ainda não existe...
 

CubaLibre

Bancada lateral
10 Junho 2019
995
1
O meu trabalho depende que haja muito movimento e muito espectaculo no Verão e agora estou completamente fodido...
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,259
4,887
Conquistas
1
  • Junho/18
Vlk disse:
Maio deste ano? Sem uma vacina?
A vacina pode levar 12 a 18 meses a aparecer, é surreal acreditar que algum país do mundo tem condições de ficar em quarentena tanto tempo, nem que este vírus tivesse a taxa de mortalidade da peste negra isso seria possível.

A única coisa que andamos a fazer foi tentar ganhar tempo para supostamente termos capacidade instalada para lidar com os casos críticos em termos de equipamento médico e afins, assim como desenvolver terapias que mesmo que ainda não sejam 100% eficazes, ajudem a baixar consideravelmente as consequências dos casos mais graves.

Depois também supostamente temos que estar a criar condições de estar constantemente a fazer testes em massa, e depois de controlarmos o surto em Portugal só podemos até termos uma vacina permitir rotas de migração com países que dêem garantias de ter o surto controlado, e suspeito que essa será uma questão que vai dar grande discussão.

Mas basicamente o que se segue é o contágio controlado, as temperaturas altas vão ajudar um pouco e creio que só teremos em risco de nova explosão de casos em Outubro/Novembro, e aí logo vemos se será preciso apertar nas medidas novamente, talvez se despachem com a vacina.

 

ChamaDoDragao

Bancada central
13 Maio 2016
1,900
1,515
CubaLibre disse:
O meu trabalho depende que haja muito movimento e muito espectaculo no Verão e agora estou completamente fodido...
Pois...como eu. Acabei de ser informado de que a minha empresa adoptou o regime de lay-off :/ 1 mês pelo menos, mas pode ser 3 meses ou mais.

Enoturismo e turismo em geral a sofrer massivamente com isto.
 

naraujo

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,893
1,841
Conquistas
5
45
Vila Nova de Gaia
  • André Villas-Boas
  • Sérgio Conceição
  • Lucho González
  • Deco
ChamaDoDragao disse:
Pois...como eu. Acabei de ser informado de que a minha empresa adoptou o regime de lay-off :/ 1 mês pelo menos, mas pode ser 3 meses ou mais.

Enoturismo e turismo em geral a sofrer massivamente com isto.
Fui informado ontem... acerca do lay-off
Sector automóvel. Nem ao final de 3 meses vamos retomar 25% do estimado antes desta crise

Enviado do meu SM-G975F através do Tapatalk

 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,837
5,974
45
Lisboa
Branco disse:
A vacina pode levar 12 a 18 meses a aparecer, é surreal acreditar que algum país do mundo tem condições de ficar em quarentena tanto tempo, nem que este vírus tivesse a taxa de mortalidade da peste negra isso seria possível.

A única coisa que andamos a fazer foi tentar ganhar tempo para supostamente termos capacidade instalada para lidar com os casos críticos em termos de equipamento médico e afins, assim como desenvolver terapias que mesmo que ainda não sejam 100% eficazes, ajudem a baixar consideravelmente as consequências dos casos mais graves.

Depois também supostamente temos que estar a criar condições de estar constantemente a fazer testes em massa, e depois de controlarmos o surto em Portugal só podemos até termos uma vacina permitir rotas de migração com países que dêem garantias de ter o surto controlado, e suspeito que essa será uma questão que vai dar grande discussão.

Mas basicamente o que se segue é o contágio controlado, as temperaturas altas vão ajudar um pouco e creio que só teremos em risco de nova explosão de casos em Outubro/Novembro, e aí logo vemos se será preciso apertar nas medidas novamente, talvez se despachem com a vacina.
A economia vai ter que se adaptar lentamente a esta situação enquanto não houver vacina. Nunca vais ter uma disseminação controlada se não tiveres 60% da população com anti-corpos. Se não o fizeres voltas a entupir os Hospitais, e com pessoas novas, que mesmo que em percentagem sejam mais reduzidas, em termos absolutos serão aos milhares.
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
ixnay disse:
Agora vê nos EUA:


10M de pedidos de desemprego nas últimas 2 semanas.
Vai ser lindo, vai.

Esta reportagem fala que pode chegar aos 47 milhões.

https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2020-04-02-Desemprego-pode-afetar-47-milhoes-de-pessoas-nos-EUA
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
Branco disse:
(...) assim como desenvolver terapias que mesmo que ainda não sejam 100% eficazes, ajudem a baixar consideravelmente as consequências dos casos mais graves.
Acredito muito mais nisto do que numa vacina.
 

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,270
2,395
Branco disse:
A vacina pode levar 12 a 18 meses a aparecer, é surreal acreditar que algum país do mundo tem condições de ficar em quarentena tanto tempo, nem que este vírus tivesse a taxa de mortalidade da peste negra isso seria possível.

A única coisa que andamos a fazer foi tentar ganhar tempo para supostamente termos capacidade instalada para lidar com os casos críticos em termos de equipamento médico e afins, assim como desenvolver terapias que mesmo que ainda não sejam 100% eficazes, ajudem a baixar consideravelmente as consequências dos casos mais graves.

Depois também supostamente temos que estar a criar condições de estar constantemente a fazer testes em massa, e depois de controlarmos o surto em Portugal só podemos até termos uma vacina permitir rotas de migração com países que dêem garantias de ter o surto controlado, e suspeito que essa será uma questão que vai dar grande discussão.

Mas basicamente o que se segue é o contágio controlado, as temperaturas altas vão ajudar um pouco e creio que só teremos em risco de nova explosão de casos em Outubro/Novembro, e aí logo vemos se será preciso apertar nas medidas novamente, talvez se despachem com a vacina.
https://twitter.com/cassemuseau/status/1245762900490403848

Nenhum doente que usou o tratamento do Pr.Raoult para diminuir a carga viral precisou de assistência respiratoria.
 

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
3,783
3,358
Hulk27 disse:
https://twitter.com/cassemuseau/status/1245762900490403848

Nenhum doente que usou o tratamento do Pr.Raoult para diminuir a carga viral precisou de assistência respiratoria.
No podcast do joe rogan ontem com o Dr. Peter Hotez (um professor conceituado em doenças infecciosas) deu para perceber que o problema por enquanto com o tratamento do Pr. Raoult, é porque é uma escala pequena em termos de tratamentos, precisa de ser confirmado em outros lados, algo que ja ta a ser feito, mas é necessário entender dosages, diferenças geneticas etc. quando for confirmado o medicamento vai ser produzido em abundância, porque é barato de fazer e fácil, digo eu é ter cuidado para nao apostar no cavalo errado. Vacina ele diz so daqui a 12 meses, e ele até tem duas para serem aprovadas, so precisam de investimento, mas ele diz a dele vai certamente so ser usada daqui a 2 anos em eventuais novas vagas.

Sent from my SM-G975F using Tapatalk

 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,112
39,773
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
D10s disse:
No podcast do joe rogan ontem com o Dr. Peter Hotez (um professor conceituado em doenças infecciosas) deu para perceber que o problema por enquanto com o tratamento do Pr. Raoult, é porque é uma escala pequena em termos de tratamentos, precisa de ser confirmado em outros lados, algo que ja ta a ser feito, mas é necessário entender dosages, diferenças geneticas etc. quando for confirmado o medicamento vai ser produzido em abundância, porque é barato de fazer e fácil, digo eu é ter cuidado para nao apostar no cavalo errado. Vacina ele diz so daqui a 12 meses, e ele até tem duas para serem aprovadas, so precisam de investimento, mas ele diz a dele vai certamente so ser usada daqui a 2 anos em eventuais novas vagas.

Sent from my SM-G975F using Tapatalk
Neste momento não dá para escolher cavalos, vais com o que tens, usar este tratamento não impede que se procurem outros. 

O resto é esperar que se confirme, e daqui a uns tempos vamos saber porque já está a ser bastante testado.


https://twitter.com/ruimalbuquerque/status/1245020453917294594
 

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
3,783
3,358
sirmister disse:
Neste momento não dá para escolher cavalos, vais com o que tens, usar este tratamento não impede que se procurem outros. 

O resto é esperar que se confirme, e daqui a uns tempos vamos saber porque já está a ser bastante testado.


https://twitter.com/ruimalbuquerque/status/1245020453917294594
Oxala sirmister, era muito bom mesmo!
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,867
25,948
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
CubaLibre disse:
O meu trabalho depende que haja muito movimento e muito espectaculo no Verão e agora estou completamente fodido...
Eu já estou de layoff num dos meus empregos. E estão a ponderar, como sou part time, se tenho direito a receber por ter um outro emprego.. Esta gente não sabe o que anda a fazer. Vão acabar por destruir todo o tecido económico. E depois, vai ficar tudo saudável mas sem nada para comer e sem emprego, sem futuro. E veremos quando chegarmos a esse ponto aquilo que será dito..
 

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,886
317
MiguelDeco disse:
Esta gente não sabe o que anda a fazer. Vão acabar por destruir todo o tecido económico. E depois, vai ficar tudo saudável mas sem nada para comer e sem emprego, sem futuro. E veremos quando chegarmos a esse ponto aquilo que será dito..
Qual é a melhor alternativa neste momento Miguel? Permitir a infeção descontrolada? Arriscar a sobrecarga do SNS? Não vejo como seriamos capazes de isolar completamente os mais vulneráveis de uma população completamente infetada.
 

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,270
2,395
sirmister disse:
Neste momento não dá para escolher cavalos, vais com o que tens, usar este tratamento não impede que se procurem outros. 

O resto é esperar que se confirme, e daqui a uns tempos vamos saber porque já está a ser bastante testado.


https://twitter.com/ruimalbuquerque/status/1245020453917294594
E o problema é que muitos dos testes(Discovery por exemplo) nem sequer respeitam o protocolo do Pr.Raoult. Alias toda esta historia sobre a cloroquina em França(Buzyn-Levy/Raoult) desde o inicio(janeiro 2020) é bastante estranha.