Investimentos financeiros

ManelFCP

Superior
30 Março 2022
45
64
Depositei 1000€ nos CA. Simulação 10 anos pode render mais de 200€ juros. Mas vai sempre depender da evolução das taxas
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,901
14,546
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Desde que o @apostador87 perguntou neste topico como apostar na bolsa na sexta feira passada...as accoes ja perderam mais de 10% e nao deve ficar por ai (com ressaltos pelo meio)...é por isso que neste altura é muito perigoso...
O euro/dollar ja vai em 0.95...cuidado com os tempos maus que se avizinham...
Eu sou pago em dolares 🤩
 
  • Like
Reações: Yggyfcp

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
8,401
6,560
44
Lisboa
ja andei mais empolgado com isto, do que agora...andei ver os fundos PPR e os ETFs....mas por agora, dei uns passos atras, no que respeita a decisão de avançar...
não percebo muito disto, queria investir mas de maneira segura, sabendo de antemão que a % de lucro será menor...
mas nos tempos que correm, guerra e perigo do uso de armas nucleares, não sei até que ponto os mercados nao vao ter mais uma queda...apos pandemia...
neste momento, estou mais inclinado para os certificados de aforro....dado que a Euribor até está a subir...penso que deve ser a melhor escolha, das opções seguras....dado que as contas de poupança dos bancos nao tem juros...
 
  • Like
Reações: MiguelDeco

FCP07

Tribuna Presidencial
4 Dezembro 2007
6,541
1,439
na minha opinião convém ter um pouco de tudo.
No caso dos produto de capital garantido os mais rentáveis neste momento é os certificados aforro, que dependem euribor e que em principio irão garantir rentabilidade maxima possivel que é 3.5 bruto, depois há a juntar premio permanecia de 0,5 e 1% com os anos. Os juros somam ao capital e podem ser levantados após 3 meses e tem salvo erro validade 10 anos.
No caso de capital não garantido sugeria começarem fundo/etf de acções globais ou que replique o sp500, ,maior indice da maior economia e a que irá passar menos nal nos próximos tempos.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,065
39,648
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
na minha opinião convém ter um pouco de tudo.
No caso dos produto de capital garantido os mais rentáveis neste momento é os certificados aforro, que dependem euribor e que em principio irão garantir rentabilidade maxima possivel que é 3.5 bruto, depois há a juntar premio permanecia de 0,5 e 1% com os anos. Os juros somam ao capital e podem ser levantados após 3 meses e tem salvo erro validade 10 anos.
No caso de capital não garantido sugeria começarem fundo/etf de acções globais ou que replique o sp500, ,maior indice da maior economia e a que irá passar menos nal nos próximos tempos.
Para atingir 3,5% a euribor teria que atingir os 2,5%, pode ser que não chegue la..
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,065
39,648
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
No mesmo sentido, a Euribor a três meses, que entrou em 14 de julho em terreno positivo pela primeira vez desde abril de 2015, desceu hoje, ao ser fixada em 1,173%, menos 0,012 pontos, depois de ter subido em 27 de setembro até 1,228%, um novo máximo desde janeiro de 2012.
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,901
14,546
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Like
Reações: apostador87

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
8,401
6,560
44
Lisboa
Hoje já entrei nos certificados de aforro.
Tinha algum dinheiro parado, perdia dinheiro mensalmente devido as comissões.
Fechei conta e passei para certificados.
Passei de 0,02% de juro para 2.45%, de um produto seguro.
Sempre rende alguma coisa em vez de perder.
Agora vou ver como funciona isto das etfs para experimentar. Não é para colocar muito dinheiro.
Queria ver corretora gratuita(degiro ou xtb)e ver que etfs tem mais probabilidade de aumentar pos-guerra e inflação.
Entrar agora que estão baixas, com um pouco, para ver como funciona.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,065
39,648
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Em resumo, perante estes esclarecimentos oficiais do Grupo Parlamentar do PS, posso dizer-vos quais são as minhas conclusões para vocês avaliarem se precisam e se querem fazer alguma coisa:

  1. Pode levantar 1 IAS por mês entre Outubro de 2022 e Dezembro de 2023, num total de 15 IAS.
  2. Ao fazer o pedido na sua instituição deve mencionar especificamente a lei n.º 19/2022, de 21 de outubro: https://dre.pt/dre/detalhe/lei/19-2022-202455960
  3. Se subscreveu valores de PPR este ano (2022) e os levantar ainda este ano (2022) só receberá dedução sobre o valor que não resgatou. Parece-me óbvio e justo.
  4. Pode em 2022 resgatar valores do PPR que subscreveu em 2021 e anos anteriores sem ter de devolver a dedução que teve no ano seguinte ao ano que os subscreveu e sem a respectiva multa.
  5. Vai poder resgatar em 2023, sem penalização das Finanças, valores que subscreveu em 2022 e que deram origem a deduções no IRS relativo a 2022, entregue em 2023.
  6. Vai poder reinvestir o valor resgatado no mesmo ou em outro PPR e assim dar origem a nova dedução de entre 300 a 400 euros com o mesmo dinheiro. (Tem de avaliar esta situação de acordo com os seus valores, na medida em que a lei não tem exceções e você pode usar o seu dinheiro resgatado da forma como você entender). Como respondeu o legislador, o objetivo é ajudar famílias aflitas, mas uma coisa não tem a ver com a outra: “São processos independentes”.
Perante estas respostas, já tem todos os dados para decidir o que fazer com o seu PPR ou mesmo fazer o seu primeiro PPR em 2022, resgatá-lo em 2023, ter direito à dedução no IRS relativamente a 2022 e voltar a reinvesti-lo em 2023 e ter nova dedução no IRS em 2023, a entregar em 2024.
Em teoria, e na melhor das situações, com os mesmos 2 mil euros pode ter uma dedução de 800 euros no IRS nos próximos dois anos. Estamos a falar de uma “taxa de juro” de 40% a dividir por 2 anos, o que dá um juro anualizado de 20% (líquido).

O valor a receber não é líquido
Tenha em atenção alguns detalhes: não ter uma penalização das Finanças não quer dizer que não tenha uma penalização do banco se resgatar o seu PPR antes de 1 ano. Por exemplo, eu tenho de pagar 1% de resgatar antes de 12 meses. Mesmo assim, ganharia 19%. Veja as condições do seu PPR especificamente.
Não se esqueça também que na maior parte dos casos, ao resgatar dinheiro do seu PPR, a instituição vai bucar os valores mais antigos (FIFO – First In, First Out). Veja se esses valores estão a render bastante antes de os resgatar.
Se tiver o seu fundo PPR negativo talvez seja mau negócio resgatar. Se tem um seguro PPR, pode ser uma extraordinária forma de o mudar para outro que lhe pareça mais rentável ou mesmo para ganhar dinheiro com ele outra vez.
Por último, tem de pagar sempre imposto sobre as mais-valias. Vai de 21,5% a 8% conforme o tempo que passou e a razão do resgate.
Faça as suas contas.

 
  • Like
Reações: LR
B

BSilva

Guest
Colegas, comecem a estudar fundos PPR, e/ou ETF's.

Há um fundo interessante, que estou a pensar em investir que é o fundo Alves Ribeiro (AR) do Banco Invest..
Se forem ao site deste banco, tem um simulador muito bom!

Ando a ver no YouTube, algumas análises a estas formas de investimento também...
 
B

BSilva

Guest
Nao é facil...responder...
Mas neste momento...acredito que o melhor é ter o dinheiro nessas contas (pode ser os certificados de aforro que estao indexados a euribor que ja vai acima dos 2,25%).
Neste momento o mercado está em queda... a perpsectiva é que haja uma recessão no horizonte (os mercados antecipam os cilcos economicos em media seis meses antes..)...ou seja o mais certo é meteres guito na bolsa e perders 10% em 2-3 semanas se nao for mais. POdes ate apostar em accoes que nao sao impactadas pela recessao...ou apostar na queda das accoes...
Neste momento o que se ve a nivel economico é 1 nuvem negra no horizonte.
O que pode ser bom, agora, para investir...
 

LeaveYD

Tribuna Presidencial
18 Setembro 2016
6,709
2,673
Em resumo, perante estes esclarecimentos oficiais do Grupo Parlamentar do PS, posso dizer-vos quais são as minhas conclusões para vocês avaliarem se precisam e se querem fazer alguma coisa:

  1. Pode levantar 1 IAS por mês entre Outubro de 2022 e Dezembro de 2023, num total de 15 IAS.
  2. Ao fazer o pedido na sua instituição deve mencionar especificamente a lei n.º 19/2022, de 21 de outubro: https://dre.pt/dre/detalhe/lei/19-2022-202455960
  3. Se subscreveu valores de PPR este ano (2022) e os levantar ainda este ano (2022) só receberá dedução sobre o valor que não resgatou. Parece-me óbvio e justo.
  4. Pode em 2022 resgatar valores do PPR que subscreveu em 2021 e anos anteriores sem ter de devolver a dedução que teve no ano seguinte ao ano que os subscreveu e sem a respectiva multa.
  5. Vai poder resgatar em 2023, sem penalização das Finanças, valores que subscreveu em 2022 e que deram origem a deduções no IRS relativo a 2022, entregue em 2023.
  6. Vai poder reinvestir o valor resgatado no mesmo ou em outro PPR e assim dar origem a nova dedução de entre 300 a 400 euros com o mesmo dinheiro. (Tem de avaliar esta situação de acordo com os seus valores, na medida em que a lei não tem exceções e você pode usar o seu dinheiro resgatado da forma como você entender). Como respondeu o legislador, o objetivo é ajudar famílias aflitas, mas uma coisa não tem a ver com a outra: “São processos independentes”.
Perante estas respostas, já tem todos os dados para decidir o que fazer com o seu PPR ou mesmo fazer o seu primeiro PPR em 2022, resgatá-lo em 2023, ter direito à dedução no IRS relativamente a 2022 e voltar a reinvesti-lo em 2023 e ter nova dedução no IRS em 2023, a entregar em 2024.
Em teoria, e na melhor das situações, com os mesmos 2 mil euros pode ter uma dedução de 800 euros no IRS nos próximos dois anos. Estamos a falar de uma “taxa de juro” de 40% a dividir por 2 anos, o que dá um juro anualizado de 20% (líquido).

O valor a receber não é líquido
Tenha em atenção alguns detalhes: não ter uma penalização das Finanças não quer dizer que não tenha uma penalização do banco se resgatar o seu PPR antes de 1 ano. Por exemplo, eu tenho de pagar 1% de resgatar antes de 12 meses. Mesmo assim, ganharia 19%. Veja as condições do seu PPR especificamente.
Não se esqueça também que na maior parte dos casos, ao resgatar dinheiro do seu PPR, a instituição vai bucar os valores mais antigos (FIFO – First In, First Out). Veja se esses valores estão a render bastante antes de os resgatar.
Se tiver o seu fundo PPR negativo talvez seja mau negócio resgatar. Se tem um seguro PPR, pode ser uma extraordinária forma de o mudar para outro que lhe pareça mais rentável ou mesmo para ganhar dinheiro com ele outra vez.
Por último, tem de pagar sempre imposto sobre as mais-valias. Vai de 21,5% a 8% conforme o tempo que passou e a razão do resgate.
Faça as suas contas.

Isto é de facto muito bom. Nunca pensei que eles fossem deixar retirar do PPR o dinheiro investido no ano anterior (2022). Sendo assim, com 2k fazer 800€ num prazo de 2 anos é um excelente investimento. Eu cá ja subscrevi a um PPR (NB PPR) com 2k.
 

Emanuel85

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
9,886
4,497
Isto é de facto muito bom. Nunca pensei que eles fossem deixar retirar do PPR o dinheiro investido no ano anterior (2022). Sendo assim, com 2k fazer 800€ num prazo de 2 anos é um excelente investimento. Eu cá ja subscrevi a um PPR (NB PPR) com 2k.
Mas pode levantar esse valor em 2023? Sem penalização?

Mas pelo que percebi tem de voltar a apostar no mesmo PPR ou em outro diferente?