Investimentos financeiros

vitor_silva

vitor_silva

Tribuna
9 Agosto 2006
4,676
2,971
39
Porto, Portugal
Então como aprendo?
tens de ler. compra um livro e informa-te. entende as coisas basicas como Hedge Funds, ETFs, bonds, commodities, FX, e dentro do stock market a diferença entre o NASDAQ, S&P etc
Se queres entrar e fazer investimento, diversifica o teu portfolio e lembra-te que o mercado financeiro está actualmente em bear market, significa que por cada euro que investes podes ter de esperar uns anos a recuperar. Investir em fundos ou etfs é mais seguro mas tens de analisar os custos anuais (imagina que pagas 2.5% ao ano por custos de gestao, mas o fundo so ganhou 2% ficas a perder dinheiro). Em cima disso questoes como inflacçao podemte comer o lucro de investimento (é quase certo este ano) e no fim o sr estado portugues ainda vao la rapar 28% do "lucro". Muito cuidadinho

podes começar por fazer "paper trading". significa apontas num papel o que ias comprar e quanto (especie de simulaçao), verifica se isso te iria fazer ganhar ou perder dinheiro, faz isso uns meses
pegar em 1000 paus e meter nos nas acçoes dos CTTs nao é investir, a nao ser que saibas a previsao de lucros da empresa, o seu historico, tens em consideraçao o estado do mercado e a sua direcçao a curto / medio prazo etc.
 
Última edição:
MiguelDeco

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,596
25,426
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Então como aprendo?
Na Universidade de Nebraska :)
Mais a sério, a bolsa é uma cena muito complicada de investir. Tens que ter coração de ferro e uma capacidade de decisão acima da média. Não é algo que seja fácil de aprender com meia dúzia de tutoriais. Tens que ter estomago para perder algum dinheiro algumas vezes e acredita que isso é muito complicado. E falo por experiência própria (não na bolsa mas em fundos). Tens que acompanhar as notícias diárias dos mercados onde te vais enfiar e tentar antecipar certos movimentos. O que sem a correta informação é meio complicado.
Deixo-te uma história curiosa, o meu gestor da caixa agrícola investia na bolsa. Curiosamente tentou-me atrair para esse mundo. Eu acabei por ir mais no caminho dos fundos e não da bolsa. Mas curiosamente íamos sempre conversando sobre a evolução do portefólio dele (ele o meu via online a evolução) e achei curioso quando ele percebeu que tinha que desistir urgentemente do mercado bolsista (maior parte era investimento na bolsa nacional) e dedicar-se a outra coisa. E estamos a falar de um fulano que supostamente tem uma formação na área.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,596
25,426
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Sei que não é um mar de rosas , estou preparado para investir , e sei que investir tem os seus riscos.
Gostaria de começar com pouquinho depois ir investindo mais á medida que vou percebendo e sentindo me confortável.
E quanto esperas ganhar? Curto ou longo prazo?
Convém que saibas estas respostas porque isso é importante nas decisões que terás que tomar..
 

apostador87

Tribuna Presidencial
26 Novembro 2013
11,920
15,361
Conquistas
7
36
Lagos
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Deco
  • Sérgio Conceição
E quanto esperas ganhar? Curto ou longo prazo?
Convém que saibas estas respostas porque isso é importante nas decisões que terás que tomar..
Gostaria de ganhar pelo menos mais do que se ganha numa conta poupança por exemplo , esses juros não me atraem nada.
E gostaria de ganhar a curto e a longo prazo.
O que sugerem então , senão a bolsa?
 

apostador87

Tribuna Presidencial
26 Novembro 2013
11,920
15,361
Conquistas
7
36
Lagos
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Deco
  • Sérgio Conceição
tens de ler. compra um livro e informa-te. entende as coisas basicas como Hedge Funds, ETFs, bonds, commodities, FX, e dentro do stock market a diferença entre o NASDAQ, S&P etc
Se queres entrar e fazer investimento, diversifica o teu portfolio e lembra-te que o mercado financeiro está actualmente em bear market, significa que por cada euro que investes podes ter de esperar uns anos a recuperar. Investir em fundos ou etfs é mais seguro mas tens de analisar os custos anuais (imagina que pagas 2.5% ao ano por custos de gestao, mas o fundo so ganhou 2% ficas a perder dinheiro). Em cima disso questoes como inflacçao podemte comer o lucro de investimento (é quase certo este ano) e no fim o sr estado portugues ainda vao la rapar 28% do "lucro". Muito cuidadinho

podes começar por fazer "paper trading". significa apontas num papel o que ias comprar e quanto (especie de simulaçao), verifica se isso te iria fazer ganhar ou perder dinheiro, faz isso uns meses
pegar em 1000 paus e meter nos nas acçoes dos CTTs nao é investir, a nao ser que saibas a previsao de lucros da empresa, o seu historico, tens em consideraçao o estado do mercado e a sua direcçao a curto / medio prazo etc.
Gosto da ideia do paper trading , mas neste momento é tudo chinês para mim , dai a minha pergunta , onde posso dar iniciação.
Melhor , se tivessem entre 1000 a 10 mil euros para investir , qual seria a primeira coisa em que investiriam?
Gostava de ter capital suficiente para investir em mais propriedade , á uns meses atrás havia casas á venda no valor de 90 , 100 mil , agora há muita casa á venda do mesmo tipo mas no minimo custa 140 mil.Só para se ver o que aumentou em tão pouco tempo.
 

Yggyfcp

Bancada central
25 Maio 2019
1,358
1,012
Gostaria de ganhar pelo menos mais do que se ganha numa conta poupança por exemplo , esses juros não me atraem nada.
E gostaria de ganhar a curto e a longo prazo.
O que sugerem então , senão a bolsa?
Nao é facil...responder...
Mas neste momento...acredito que o melhor é ter o dinheiro nessas contas (pode ser os certificados de aforro que estao indexados a euribor que ja vai acima dos 2,25%).
Neste momento o mercado está em queda... a perpsectiva é que haja uma recessão no horizonte (os mercados antecipam os cilcos economicos em media seis meses antes..)...ou seja o mais certo é meteres guito na bolsa e perders 10% em 2-3 semanas se nao for mais. POdes ate apostar em accoes que nao sao impactadas pela recessao...ou apostar na queda das accoes...
Neste momento o que se ve a nivel economico é 1 nuvem negra no horizonte.
 
  • Like
Reações: apostador87

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,596
25,426
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Gostaria de ganhar pelo menos mais do que se ganha numa conta poupança por exemplo , esses juros não me atraem nada.
E gostaria de ganhar a curto e a longo prazo.
O que sugerem então , senão a bolsa?
Eu não tenho a audácia de sugerir nada :) Estou só a dar-te a minha experiência pessoal.
Por exemplo, eu investi algum tempo num fundo que se chamava Nordea Stable Return. Quando veio os inícios do Brexit, e aquela trapalhado do referendo, eu ia ver aquilo todos os dias e quase morri do coração.. o dinheiro desaparecia literalmente.. A única solução que tive foi desligar-me daquele dinheiro e esquecer.. Quando lá voltei, passado meio ano ou um ano, já não me recordo bem, o meu coração tremia só de imaginar iniciar a sessão no banco e ver como estava.. Quando ganhei tomates para fazer vi que tinha recuperado o que tinha perdido e tinha ganho já 100 euros +/-.. Entretanto o mercado tinha lidado bem com aquilo e continuou a subir.. Mas eu fiquei assustado e ia começar a fazer a minha casa e acabei por levantar esse fundo.. Por curiosidade fui ver hoje o gráfico e vê o quão perigoso pode ser este tipo de investimentos. Imagina que entras ali no final de 2021.. Agora tens que decidir por ti próprio :)
Se queres um bocado mais que uma conta poupança metes num fundo de investimento de algo mais seguro ou de algo que acredites que no futuro renderá dividendos e deixas lá estacionado. Se queres algo mais agressivo o que não faltam são soluções. Mas nenhuma fácil :)

1663940151892.png
 

Yggyfcp

Bancada central
25 Maio 2019
1,358
1,012
A verdade é que agora neste momento o mercado está muito instavel...e com os juros a subir...ha 1 certo medo do futuro...
POr isso, para mim neste momento, o melhor é ter liquidez mesmo a render pouco...para daqui uns tempos...entrar no mercado e comprar mais barato...
Atencção que ninguem adivinha o futuro...ha muita gente a ganhar donheiro mesmo com os mercados em baixa...
 
  • Like
Reações: MiguelDeco

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,596
25,426
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
A verdade é que agora neste momento o mercado está muito instavel...e com os juros a subir...ha 1 certo medo do futuro...
POr isso, para mim neste momento, o melhor é ter liquidez mesmo a render pouco...para daqui uns tempos...entrar no mercado e comprar mais barato...
Atencção que ninguem adivinha o futuro...ha muita gente a ganhar donheiro mesmo com os mercados em baixa...
 
  • Like
Reações: Yggyfcp

vitor_silva

Tribuna
9 Agosto 2006
4,676
2,971
39
Porto, Portugal
A verdade é que agora neste momento o mercado está muito instavel...e com os juros a subir...ha 1 certo medo do futuro...
POr isso, para mim neste momento, o melhor é ter liquidez mesmo a render pouco...para daqui uns tempos...entrar no mercado e comprar mais barato...
Atencção que ninguem adivinha o futuro...ha muita gente a ganhar donheiro mesmo com os mercados em baixa...
A unica forma de ganhar muito dinheiro é com os mercados em baixa
Comprar em baixo e vender alto, mas ha stocks que cairam mais de 50% e que podem continuar a cair desde fim de novembro de 2021. Estou fora de mercados, vendi os fundos e etfs no fim de novembro e foi a decisao acertada. mantive as acçoes da empresa onde trabalho e foi um erro.
de resto faço investimentos muito pequenos, tenho seguramente menos de 10% do meu capital em accoes neste momento, em empresas que gosto e sao quase commodities como a netflix, apple, amazon, coca cola
esperar uns meses que a bolsa de mais uns trambolhoes e depois tentar comprar agressivamente stock em baixa e fazer figas
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,671
38,998
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
A verdade é que agora neste momento o mercado está muito instavel...e com os juros a subir...ha 1 certo medo do futuro...
POr isso, para mim neste momento, o melhor é ter liquidez mesmo a render pouco...para daqui uns tempos...entrar no mercado e comprar mais barato...
Atencção que ninguem adivinha o futuro...ha muita gente a ganhar donheiro mesmo com os mercados em baixa...
Fazer o timing do mercado é sempre muito complicado, a historia vai dizendo que o mais importante é consistencia e tempo, mas a historia não precisa de se repetir.


 
  • Like
Reações: BSilva

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,671
38,998
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Nao é facil...responder...
Mas neste momento...acredito que o melhor é ter o dinheiro nessas contas (pode ser os certificados de aforro que estao indexados a euribor que ja vai acima dos 2,25%).
Neste momento o mercado está em queda... a perpsectiva é que haja uma recessão no horizonte (os mercados antecipam os cilcos economicos em media seis meses antes..)...ou seja o mais certo é meteres guito na bolsa e perders 10% em 2-3 semanas se nao for mais. POdes ate apostar em accoes que nao sao impactadas pela recessao...ou apostar na queda das accoes...
Neste momento o que se ve a nivel economico é 1 nuvem negra no horizonte.
É a euribor a 3M.
 
Y

Yggyfcp

Bancada central
25 Maio 2019
1,358
1,012
Desde que o @apostador87 perguntou neste topico como apostar na bolsa na sexta feira passada...as accoes ja perderam mais de 10% e nao deve ficar por ai (com ressaltos pelo meio)...é por isso que neste altura é muito perigoso...
O euro/dollar ja vai em 0.95...cuidado com os tempos maus que se avizinham...
 

LeaveYD

Tribuna Presidencial
18 Setembro 2016
6,715
2,675
Eu posso dizer que comecei a investir este ano. Estou a perder cerca de 700€ já (entre crypto, stocks e ETFs).

Ultimamente tenho metido em ETFs and chill. VWCE é um indice que segue o mercado global. A longo prazo é o melhor, não podemos é tentar prever o mercado, é receber todos os meses, meter parte na ETF e não olhar mais para ela. O chamado DCA.

O meu fundo de emergencia foi todo metido em Certificados de Aforro visto que durante pelo menos 2 anos vão estar a níveis bons, apesar de ainda assim perder para a inflação, mas para um investimento de capital garantido, é o melhor que ha neste momento.
 
Última edição:
  • Like
Reações: BSilva e sirmister

pedromanuelmorei

Tribuna Presidencial
12 Dezembro 2016
10,821
12,615
Conquistas
1
  • Jardel
Eu não tenho a audácia de sugerir nada :) Estou só a dar-te a minha experiência pessoal.
Por exemplo, eu investi algum tempo num fundo que se chamava Nordea Stable Return. Quando veio os inícios do Brexit, e aquela trapalhado do referendo, eu ia ver aquilo todos os dias e quase morri do coração.. o dinheiro desaparecia literalmente.. A única solução que tive foi desligar-me daquele dinheiro e esquecer.. Quando lá voltei, passado meio ano ou um ano, já não me recordo bem, o meu coração tremia só de imaginar iniciar a sessão no banco e ver como estava.. Quando ganhei tomates para fazer vi que tinha recuperado o que tinha perdido e tinha ganho já 100 euros +/-.. Entretanto o mercado tinha lidado bem com aquilo e continuou a subir.. Mas eu fiquei assustado e ia começar a fazer a minha casa e acabei por levantar esse fundo.. Por curiosidade fui ver hoje o gráfico e vê o quão perigoso pode ser este tipo de investimentos. Imagina que entras ali no final de 2021.. Agora tens que decidir por ti próprio :)
Se queres um bocado mais que uma conta poupança metes num fundo de investimento de algo mais seguro ou de algo que acredites que no futuro renderá dividendos e deixas lá estacionado. Se queres algo mais agressivo o que não faltam são soluções. Mas nenhuma fácil :)

Visualizar anexo 10465
O mesmo aconteceu no início da pandemia. Foi uma queda abrupta mas a recuperação foi rápida após o surgimento da vacina.
Em 2022 após o começo da guerra foi mais lento mas ainda continuam a ser tempos cinzentos.
Recuperei a desvalorização dos meus investimentos nas apostas e vou aguardar que o mercado corrija.
Tranquilamente

Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk
 
  • Like
Reações: MiguelDeco

PDuarte

Tribuna Presidencial
16 Maio 2017
9,675
6,555
Eu não tenho a audácia de sugerir nada :) Estou só a dar-te a minha experiência pessoal.
Por exemplo, eu investi algum tempo num fundo que se chamava Nordea Stable Return. Quando veio os inícios do Brexit, e aquela trapalhado do referendo, eu ia ver aquilo todos os dias e quase morri do coração.. o dinheiro desaparecia literalmente.. A única solução que tive foi desligar-me daquele dinheiro e esquecer.. Quando lá voltei, passado meio ano ou um ano, já não me recordo bem, o meu coração tremia só de imaginar iniciar a sessão no banco e ver como estava.. Quando ganhei tomates para fazer vi que tinha recuperado o que tinha perdido e tinha ganho já 100 euros +/-.. Entretanto o mercado tinha lidado bem com aquilo e continuou a subir.. Mas eu fiquei assustado e ia começar a fazer a minha casa e acabei por levantar esse fundo.. Por curiosidade fui ver hoje o gráfico e vê o quão perigoso pode ser este tipo de investimentos. Imagina que entras ali no final de 2021.. Agora tens que decidir por ti próprio :)
Se queres um bocado mais que uma conta poupança metes num fundo de investimento de algo mais seguro ou de algo que acredites que no futuro renderá dividendos e deixas lá estacionado. Se queres algo mais agressivo o que não faltam são soluções. Mas nenhuma fácil :)

Visualizar anexo 10465
a mim foi a PIMCO Fixed Income... perdi ganhos de 4 anos, e ainda bem que saí, a exposição à Rússia era enorme e aquilo continua em queda livre.
 
  • Like
Reações: MiguelDeco

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,808
9,391
Continua a deixar os melhores no banco. Para insistir no mesmo modelo de jogo previsível cujo os adversários já toparam a léguas. Assim não vamos lá. É diria incompreensível ver Verón no banco para jogar o Bruno Costa. Não são as mesmas posições? Pois não. Por isso é que deveríamos mudar o sistema de jogo que se adapte para os nossos melhores jogadores jogarem
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,596
25,426
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
a mim foi a PIMCO Fixed Income... perdi ganhos de 4 anos, e ainda bem que saí, a exposição à Rússia era enorme e aquilo continua em queda livre.
Eu nunca quis meter-me nos fundos ligados à Rússia por isso mesmo. Na altura confiei no QE que decorria no Japão e naquilo que eu entendia que seria o desabrochar da Índia pelo fundo da GS (para além dos normais china usa e europa central). Mas depois como comecei a fazer a casa precisei do dinheiro todo e esqueci esse mundo.. mas em breve voltarei a ter fundos e talvez volte a investir.. mas só quando isto afundar mais um belo pedaço..
 
  • Like
Reações: BSilva e PDuarte