Jorge Costa - #E2erno Capitão (1971 - 2025)

JorgeCosta23

Tribuna Presidencial
4 Janeiro 2019
8,810
16,466
Vamo-nos deixar de melancolias sem sentido.
Desculpa mas nao concordo. A melancolia faz sentido, a tristeza e a dor fazem parte e as pessoas devem poder fazer o seu luto como bem quiserem.

Se queres saber a opiniao do Jorge Costa vai ver a entrevista que deu ao Porto Canal ha 8 anos atras em que fala de como o plantel estava apatico quando teve que jogar apos a morte do Rui Filipe. E ate ganharam na altura, mas achas que a melancolia e a dor passaram? Impossivel.

Filipe Sá

Tribuna Presidencial
11 Julho 2012
5,604
4,901
Vamo-nos deixar de melancolias sem sentido.
Obviamente a maior homenagem que podemos fazer a este grande capitão e diretor desportivo desta época é competir à imagem dele e ganhar também à imagem dele.
Isto pode e deve ser usado como mote para a época.
E atrevo-me a dizer que no meio da miséria e desgraça desta morte que tanto nos toca estamos mais perto de ganhar do que estávamos antes.
E isso é tudo o que o Jorge Costa desportivamente quereria. E é em honra dele e a pensar nele que os jogadores, staff e administração têm que cerrar os dentes e rasgar os adversários todos....à Jorge Costa
Este post funciona sem a primeira frase.

JLTP

Bancada lateral
30 Março 2012
506
584
Sei que não é consensual mas para mim a camisola 2 era retirada.

Fazendo a justa homenagem a João Pinto (em vida que tb é necessário) e a Jorge Costa . Sempre com a concordância de João Pinto

Foram os capitaes que marcaram o clube , nunca haverá igual.

A retirada da mítica n2 serviria de exemplo para perpetuar a mística , algo a almejar , para que possamos um dia dizer , este jogador não é nem João Pinto nem Jorge Costa mas talvez fosse digno da camisola 2

Seria a mais bela homenagem , João Pinto e o presidente AVB, a depositarem duas camisolas n2 no dragão , para a eternidade .

• Love
Reações: pauloans

Villas 71

Superior
28 Julho 2025
95
432
Desculpa mas nao concordo. A melancolia faz sentido, a tristeza e a dor fazem parte e as pessoas devem poder fazer o seu luto como bem quiserem.

Se queres saber a opiniao do Jorge Costa vai ver a entrevista que deu ao Porto Canal ha 8 anos atras em que fala de como o plantel estava apatico quando teve que jogar apos a morte do Rui Filipe. E ate ganharam na altura, mas achas que a melancolia e a dor passaram? Impossivel.
Já expliquei o que queria dizer mais abaixo. Não era desvalorizar a tristeza das pessoas mas antes o exagero se dizer, indo até contra aquilo que seria a vontade do JC, de que estão completamente desmotivados para a época que aí vem.
É ver o que o Mourinho ontem disse e que eu concordo totalmente

JorgeCosta23

Tribuna Presidencial
4 Janeiro 2019
8,810
16,466
A 1ª frase pode estar ali a mais mas não tinha nenhum sentido de desvalorizar o que a malta sente. Queria referir-me ao exacerbar das consequências do tipo de já não quererem saber da época para nada e estarem totalmente desmotivados para o que aí vem.
Mas vou retirar-la
Eu falo por mim, quando ocorreu a tragedia do Diogo e do Andre nao consegui entrar nas redes sociais durante os dias seguintes. Agora estou aqui com voces companheiros porque sinto que estamos a homenagear e a fazer o luto juntos e para mim que vivo fora de Portugal e nao posso ir ao estadio ainda e mais importante este espaco.

E normal esse sentimento, ha coisas mais importantes que o futebol, eventualmente vamos voltar ao normal mas o normal nunca vai ser tao normal como era antes.

Villas 71

Superior
28 Julho 2025
95
432
Eu falo por mim, quando ocorreu a tragedia do Diogo e do Andre nao consegui entrar nas redes sociais durante os dias seguintes. Agora estou aqui com voces companheiros porque sinto que estamos a homenagear e a fazer o luto juntos e para mim que vivo fora de Portugal e nao posso ir ao estadio ainda e mais importante este espaco.

E normal esse sentimento, ha coisas mais importantes que o futebol, eventualmente vamos voltar ao normal mas o normal nunca vai ser tao normal como era antes.
Todos encaramos estas coisas de forma particular com os nossos contextos e idiossincrasias, mas tenho a certeza que a melhor forma de honrar o JC é competir no limite e ganhar.
E aponta aí. Vamos ser campeões!

JorgeCosta23

Tribuna Presidencial
4 Janeiro 2019
8,810
16,466
Todos encaramos estas coisas de forma particular com os nossos contextos e idiossincrasias, mas tenho a certeza que a melhor forma de honrar o JC é competir no limite e ganhar.
E aponta aí. Vamos ser campeões!
Eu sei, e acredito nisso, mas esta demasiado fresco, e normal que no imediato nao tenhamos a mesma alegria que tinhamos.

• Like
Reações: pauloans

JorgeCosta23

Tribuna Presidencial
4 Janeiro 2019
8,810
16,466
Vivo na Lituania, pais do Edgaras Jankauskas que escreveu estas belas palavras. Peco desculpa esta em ingles, mas espero que sirva para perceber.

“More than a captain,” E. Jankauskas began the post with these words. “The world football community has been hit by very sad news – we have lost Jorge Costa, the legendary Portuguese national football player and captain of FC Porto.”

It is difficult to find words to describe teammates who have left us too soon, and this person was more than just a teammate or a companion in a certain phase of life. Jorge Costa was a leader with a capital letter, who, like a true captain, was able to bring the team together like a family, both on and off the pitch. His strength, passion and care for each of us, and for the whole team, created a special atmosphere that helped us achieve incredible victories - winning the Champions League and the UEFA Cup.

There is still debate about what led to FC Porto's victories in European tournaments, where they defeated the European giants - skill or the atmosphere prevailing in the team. No one could and will not be able to give an exact answer, but no one can deny that the contribution of FC Porto captain Jorge Costa to these victories is enormous and cannot be estimated in words.

Another very important fact for me is that Jorge Costa was always sincerely interested in Lithuania - he asked a lot of questions about our country and we had a special, warm connection that did not end even after our football careers ended.

FC Porto has lost not only a legend, but also a part of its heart. Today my thoughts are with his family, loved ones and the entire FC Porto community.

Rest in peace, Captain.

Panda Azul e Branco

Bancada central
14 Janeiro 2025
1,761
2,917
Se os jogadores do Porto tiverem fibra e forem homenzinhos (e felizmente acho que há lá esta época vários jogadores com fibra e que são homens), a morte do Grande Capitão Jorge Costa vai ser um "doping" tremendo que vai fazer com que se transcendam todos os jogos e levem tudo à frente para lhe poderem dedicar o campeonato (e eventualmente outros títulos) no final da época.

Agora são alguns dias de tristeza, de abatimento, de mágoa, é normal, mas depois vão estar mais fortes que antes com o Jorge a guiá-los rumo às vitórias e aos títulos. Não pode ser de outra forma.

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
41,498
71,372
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Deixo aqui um poema do Walt Whitman a a ver se amansa um pouco a dor:

O Captain! My Captain!

O Captain! my Captain! our fearful trip is done,
The ship has weather’d every rack, the prize we sought is won,
The port is near, the bells I hear, the people all exulting,
While follow eyes the steady keel, the vessel grim and daring;
But O heart! heart! heart!
O the bleeding drops of red,
Where on the deck my Captain lies,
Fallen cold and dead.

O Captain! my Captain! rise up and hear the bells;
Rise up—for you the flag is flung—for you the bugle trills,
For you bouquets and ribbon’d wreaths—for you the shores a-crowding,
For you they call, the swaying mass, their eager faces turning;
Here Captain! dear father!
This arm beneath your head!
It is some dream that on the deck,
You’ve fallen cold and dead.

My Captain does not answer, his lips are pale and still,
My father does not feel my arm, he has no pulse nor will,
The ship is anchor’d safe and sound, its voyage closed and done,
From fearful trip the victor ship comes in with object won;
Exult O shores, and ring O bells!
But I with mournful tread,
Walk the deck my Captain lies,
Fallen cold and dead.

carmim

Tribuna
30 Julho 2018
3,109
3,408
Se os jogadores do Porto tiverem fibra e forem homenzinhos (e felizmente acho que há lá esta época vários jogadores com fibra e que são homens), a morte do Grande Capitão Jorge Costa vai ser um "doping" tremendo que vai fazer com que se transcendam todos os jogos e levem tudo à frente para lhe poderem dedicar o campeonato (e eventualmente outros títulos) no final da época.

Agora são alguns dias de tristeza, de abatimento, de mágoa, é normal, mas depois vão estar mais fortes que antes com o Jorge a guiá-los rumo às vitórias e aos títulos. Não pode ser de outra forma.
Felizmente acho que este ano temos e temos de fazer por isso a todo o custo...o Capitão merece tudo isso e ao menos há que deixar até á ultima gota de suor!!

• Like
Reações: Panda Azul e Branco

vitor oliveira

Tribuna Presidencial
26 Janeiro 2007
5,636
3,864
Conquistas
4
47
Gondomar
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Vítor Hugo
Não sou muito de idolatria mas fim de tarde estarei no dragao para prestar uma ultima homenagem ao nosso eterno capitão, não consigo fazer de outra maneira.
Penso como tu, num idolatrei ninguém, mas o Jorge Costa é outra História.
Ele representa o que é ser Porto.
Ele representa um amor incondicional ao Clube!
Ele representa o que eu quero no Clube!
Logo contra tudo que sou, lá estarei a despedir de parte do nosso 💙 .....

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,779
31,538
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Para mim, este é o momento que irei sempre recordar do Jorge.

Com uma exibição do outro mundo do Sr. do meu nick a seguir..
Este Simulão é o total contrário do que foi o Jorge Costa e o que é um capitão.

Um conas que chorou baba e ranho por não lhe darem a braçadeira de capitão, como se a liderança fosse dada e que fez a monstruosidade de roubar a mulher de um colega de plantel chamado Bruno Aguiar

Dos jogadores mais execráveis que passaram pelo regime.

Nesse lance só tenho pena do Jorge Costa não lher dado uma a sério.