Jorge Costa - Eterno #2 (1971 - 2025)

anfreitas

Bancada central
16 Junho 2015
2,309
2,128
Ainda não acredito no que se passou com O Bicho, cada vez vemos que a vida é mesmo cruel e efémera... Depois de dar tanto por este clube, estava feliz neste início de época, e parecia-me que estava com boas sensações que iríamos ter sucesso desportivo. Nunca será esquecido o nosso eterno capitão, precisamos de voltar a formar estes Homens!

Descansa em paz Jorge.

• Like
Reações: roberto_sp71
D

DiogoRafaf

Tribuna
19 Abril 2018
4,890
10,126
“Fizeste-me tão feliz. . .💙

Nunca pensei que o meu regresso à página fosse motivado pelo inesperado falecimento do nosso Jorge Costa, mas não me sentiria bem comigo mesmo se nada aqui escrevesse sobre aquele que foi para mim uma referência do Porto à Porto que sempre defendi, e que cometeu a proeza de nunca me desiludir.

As minhas primeiras memórias de Portista têm Jorge Costa no relvado e nele via alguém que me representava na perfeição.

Logo a começar, era por demais evidente que para Jorge Costa cada jogo do nosso Porto não era encarado como mais um dia no escritório, e que uma derrota (ou até empate) do nosso clube lhe causava a mesma revolta que a nós.

Invejado/detestado pelos rivais, Jorge Costa não necessitava de qualquer mental coach para enfrentar os ambientes mais hostis e crescia na adversidade, tendo um particular prazer em marcar ao nosso maior adversário.

Aliás, toda a carreira futebolística de Jorge Costa é emblemática da sua capacidade de superação, e que nada lhe foi oferecido de mão beijada.

Numa altura em que as equipas B eram uma miragem, Jorge Costa foi emprestado ao Penafiel, depois ao Marítimo, e só gradualmente conquistou um lugar ao sol no seu clube do coração.

Aí chegado, fez parelhas de excelência com centrais como Aloísio, Fernando Couto, Zé Carlos, Jorge Andrade, Pedro Emanuel, Ricardo Carvalho ou Pepe.

De aluno a professor, o defesa central, que em boa hora pescamos no Futebol Clube da Foz, foi figura de proa num longo período em que o nosso FC Porto era famoso por ter uma defesa de betão.

Contudo, nem tudo foram rosas, e Jorge Costa não escapou a lesão graves, e polémicas.

Ultrapassou tudo isto com trabalho, e espírito lutador, negando viver numa realidade alternativa, num papel secundário, e remetido ao mundo dos ses.

"Ai se não fosse aquela lesão no joelho", "ai se não tivesse sido queimado pelo Octávio Machado", "ai se o Jorge Costa fosse mais rápido e mais novo".

A estes ses, Jorge Costa respondeu em campo e foi peça fulcral do Porto vencedor da Taça UEFA, da Champions League e da Taça Intercontinental.

O nosso Bicho atalhava caminho perante os avançados mais rápidos, sabia transformar faltas defensivas em faltas ofensivas, e até para dar "pau" tinha inteligência para saber como e onde o fazer (sim, tem que se lhe diga, e hoje não temos disso).

Jorge Costa sabia que durante os 90 minutos não haviam amigos, e não hesitava em entrar na mente do adversário.

Cometeu excessos? Chegou a errar?

Sim, e admitiu, nunca se preocupando minimamente em cultivar uma falsa imagem puritana (tão em moda hoje em dia).

Deliciosamente imperfeito, Jorge Costa não era anjola, tinha a escolinha toda e foi um capitão de eleição, elevando a mística do nosso Porto a um patamar que muito provavelmente não mais voltará ser alcançado (infelizmente).

Nortenho, tripeiro de gema, Jorge Costa transportava na sua braçadeira as nossas maiores virtudes e defeitos.

Brilho no olhar (até às 4 da manhã, nas Antas), sangue na guelra, e sempre preparado para toda e qualquer ocasião, por mais ríspida, perigosa ou injusta que pudesse ser.

Sem tangas, sem desculpas, sem medo, sem complexos, o nosso ADN em estado puro.

Muito mais teria para escrever, pois Jorge Costa é um ícone do nosso Porto para várias gerações, e carrega em si conteúdo capaz de alimentar uma página de homenagem a si, dia sim, dia sim.

Orgulho-me de, a dado momento, Jorge Costa ter sabido da minha existência, e ter lido em vida um dos vários textos que escrevi a celebrar a sua carreira de dragão ao peito.

Jorge Costa é a prova que o Homem é o Homem e suas circunstâncias, e não hesito em relacionar a sua postura mais apagada, no seu regresso enquanto dirigente, ao seu problema de coração.

Jorge Costa partiu a servir o clube que amava, e só lamento que não tenha tido a oportunidade de te agradecer olhos nos olhos o quanto me fizeste feliz e serviste de inspiração para a minha forma de viver o nosso Futebol Clube do Porto e a vida no seu todo.

Obrigado, campeão, eterno camisola 2, fizeste a diferença e foste diferente, marcando a minha vida e de tantos outros Portistas! 🐉 2️⃣ 💙

#JorgeCosta2

#eternocapitão”

Gatão1983

"Estaremos sempre a teu lado, pelo nosso FCPorto"
14 Março 2023
3,249
9,433
Conquistas
3
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana

Muito obrigado à senhora que prontamente me chegou essas duas pedras para poder segurar a bandeira com a minha homenagem escrita ao nosso E2ERNO Capitão.

As gentes do Porto e do FCPorto são, sem sombra de dúvidas, as melhores do mundo.

Que nos possamos unir, finalmente, e que estejamos juntos em maio, nos aliados.

Tenho a certeza que era aquilo que o Jorge Costa tanto gostaria de ver.

madeirafcp

Tribuna Presidencial
20 Maio 2012
11,003
16,759
Dito o que disse atrás, o que dizer do comportamento de uma enorme franja de membros ou ex membros dos Super Dragões ou Curva PC ou lá o que quiserem chamar………

Não nos podemos esquecer que quase nem deixavam o Jorge Costa entrar no velório de Pinto da Costa…..E agora muitos estão ali como se não tivesse acontecido……

Que sejas sempre forte para aturar esta gente meu Presidente AVB

e2terno Capitão

Portista Azul

Tribuna Presidencial
5 Janeiro 2017
16,034
24,793
Conquistas
4
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
Lembro-me que o Catão, na altura em que fazia os diretos, fez acusações e insinuações muito graves sobre o nosso Jorge Costa.
Esta malta devia lavar a boca antes de falar do Bicho ou de medir o portismo dele...
Acho que não vale a pena revisitar o tópico do PdC... Eu próprio escrevi coisas horríveis e estive sábado e domingo no Porto quando ele morreu.

• Like
Reações: VisceraEater

dragoneye

Bancada central
3 Setembro 2012
1,253
632
Conquistas
3
Póvoa
  • André Villas-Boas
  • Deco
Ainda não sei o que pensar, o que dizer, no que acreditar.. partiu um dos nossos, partiu um exemplo! E isso é e2erno…

obrigado capitão!

• Like
Reações: marcometro

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
27,977
44,589
Conquistas
7
109
Foi uma cerimónia bonito para nos despedirmos. Tive pena de não ficar lá mais um bocadinho, mas era muita gente. Espero que os meios de comunicação sejam respeitadores e deixem o funeral para a família e amigos mais próximos e sem folclore.
respeitadores? nunca são, fazem disto um espectáculo para as audiências.

ainda há pouco tempo com o Jota andavam a filmar os "famosos" junto à igreja durante largos minutos, estilo red carpet.

• Like
  • Triste
Reações: Xabiote e Jaburú

fcporto1893

Bancada lateral
1 Julho 2018
517
515

Muito obrigado à senhora que prontamente me chegou essas duas pedras para poder segurar a bandeira com a minha homenagem escrita ao nosso E2ERNO Capitão.

As gentes do Porto e do FCPorto são, sem sombra de dúvidas, as melhores do mundo.

Que nos possamos unir, finalmente, e que estejamos juntos em maio, nos aliados.

Tenho a certeza que era aquilo que o Jorge Costa tanto gostaria de ver.
Essas duas senhoras estiveram lá desde a 13:30 ou 14 a arranjar tudo e a meter tudo direitinho e a fazer tudo para que nada voasse ou se perdesse! O Porto e os porristas são mesmo algo especial

Fcp Espinho

Superior
3 Agosto 2025
11
14
Sinceramente a fila estava ao nivel do museu quando cheguei mas nao esperei muito até porque optei por nao assinar o livro de condolencias passei chorei vi que estava la o presidente tambem estava o Bruno Alves mas foi tao rapido nao se podia parar muito mas foi o suficiente para agredecer ao bicho bem organizado e muitos portistas o que era o mais importante

• Like
Reações: SD_1995

Cubillas

Tribuna
9 Março 2012
3,492
4,600
48
Paris
gil-costa.wix.com
Penso como tu, num idolatrei ninguém, mas o Jorge Costa é outra História.
Ele representa o que é ser Porto.
Ele representa um amor incondicional ao Clube!
Ele representa o que eu quero no Clube!
Logo contra tudo que sou, lá estarei a despedir de parte do nosso 💙 .....
Momento de muito respeito e dignidade.
Eu estive lá uns minutos, depois nas escadas entre a porta 24 e 2 a beber uma cerveja e a brindar em homenagem ao nosso grande capitão.
Descanse em paz capitão !

Última edição: