Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

Fonseca

Bancada lateral
1 Julho 2017
739
817
Dragao das Antas disse:
E acrescenta também o voleibol, com o Espinho, Guimarães, Maia e Leixões.

Além do Futebol Clube do Porto ser o clube, entre os três grandes, aquele que ganhou mais vezes o campeonato de voleibol, um pouco à semelhança do ciclismo que em boa hora voltou.

Não se pode renegar a história, mas é isso que se está a fazer no voleibol.

Quanto ao futebol feminino praticamente quase todos os grandes clubes por essa Europa fora já têm uma equipa de futebol. Em Portugal o sporting e o braga já têm, e o regime mais ano menos ano deverá ter. É um desporto em clara expansão que não estamos a saber aproveitar o momento de maior crescimento do futebol feminino em Portugal.
No voleibol, acrescento que a equipa que o Sporting criou este ano treina... em Santa Maria da Feira. Precisamente porque a larga maioria dos atletas deles são do Norte.

No futebol feminino, salvo erro o benfica vai criar equipa já esta época.

Fil disse:
(...) em tempos li diversas opiniões no sentido de que essas modalidades teriam de ser auto suficientes, e por essa razão haveria renitência em apostar nelas.

Não sei se corresponde à verdade, ou não.
Concordo plenamente. Qualquer modalidade em que possamos apostar terá de ser auto-suficiente. Mas se há modalidade de pavilhão que consegue ser auto-suficiente para um clube como o FC Porto, essa é sem dúvida nenhuma o futsal.

apocalypto disse:
Penso que também não temos atletismo masculino.

Estas modalidades + uma academia top e um upgrade no marketing, que melhore o site integrando a tv (porto canal) e uma rádio, é o que falta no clube
Saímos do atletismo há "meia dúzia" de anos em litígio com a Federação. Portanto aí já são "outros quinhentos".

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,672
99,243
Fonseca disse:
No voleibol, acrescento que a equipa que o Sporting criou este ano treina... em Santa Maria da Feira. Precisamente porque a larga maioria dos atletas deles são do Norte.

No futebol feminino, salvo erro o benfica vai criar equipa já esta época.

Concordo plenamente. Qualquer modalidade em que possamos apostar terá de ser auto-suficiente. Mas se há modalidade de pavilhão que consegue ser auto-suficiente para um clube como o FC Porto, essa é sem dúvida nenhuma o futsal.

Saímos do atletismo há "meia dúzia" de anos em litígio com a Federação. Portanto aí já são "outros quinhentos".
Mas ainda não voltamos, o que é lamentável.

Fonseca

Bancada lateral
1 Julho 2017
739
817
apocalypto disse:
Mas ainda não voltamos, o que é lamentável.
Se a direcção da Federação ainda não mudou, acho bem nós não termos voltado.

Na altura, saímos porque logo após nos termos sagrado campeões nacionais (femininos, salvo erro) com vários atletas estrangeiros, a Federação decidiu reduzir o número máximo de estrangeiros por equipa. Não me lembro de muitos mais pormenores, mas em linhas gerais foi isto e na altura achei muito bem nós termos saído da modalidade. E naturalmente não faz sentido regressar enquanto a direcção for a mesma (não sei se é o caso).

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,975
12,200
Um clube que tem uma SAD que gasta mais de 100M por ano, pode muito bem contribuir com uma parcela para as modalidades do clube.

Por outro lado, a criação de mais modalidades passa muito pela capacidade do clube ser dinâmico, ambicioso e trabalhar no sentido de conseguir trabalhar na área do marketing a um nível que lhe permita obter fundos.

Mas quando o clube nem a renovação de uma estrela mundial como Casillas consegue potenciar, tudo fica demonstrado.

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
8,318
5,804
Conquistas
16
  • José Maria Pedroto
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Pinto da Costa
  • Jorge Costa
Filipe01 disse:
Um clube que tem uma SAD que gasta mais de 100M por ano, pode muito bem contribuir com uma parcela para as modalidades do clube.
Os fundos da FC Porto, Futebol SAD, não são apenas para o futebol? Desse modo, o dinheiro não poderia ser desviado para as modalidades. Penso que é assim, ou estou enganado?

Filipe01 disse:
Por outro lado, a criação de mais modalidades passa muito pela capacidade do clube ser dinâmico, ambicioso e trabalhar no sentido de conseguir trabalhar na área do marketing a um nível que lhe permita obter fundos.

Mas quando o clube nem a renovação de uma estrela mundial como Casillas consegue potenciar, tudo fica demonstrado.
Aqui estou plenamente de acordo.

O Tripeiro

Bancada lateral
6 Junho 2017
684
0
Uma SAD bem gerida dá lucro. Desse lucro sai dividendos para os seus accionista, que são no caso maioritariamente o Clube.

Ora uma SAD bem gerida conseguia passar, através de dividendos, dinheiro para o clube poder investir nas modalidades.

2/3M ou melhor um Ghilas/Kayembe no futebol não dá para nada, mas nas modalidades dava para muito, muito.

Obviamente deveriamos ter futebol feminino. A nossa tradição como instituição pioneira e baluarte dos valores que devem ser praticados numa sociedade, não pode ignorar o papel da Mulher na mesma.

É uma questão de identidade apoiar e criar o futebol feminino.
Desporto é muito mais do que ganhar ou perder. Temos que ser um exemplo e um incentivo para as milhões de Dragonas que há em Portugal.

15 Março 2012
4,722
4,015
Fiz um levantamento das equipas que têm ao mesmo tempo a disputar na divisão principal as suas equipas de futebol sénior masculino e feminino.

Para os cinco principais campeonatos temos os seguintes:

Alemanha
Bayern Munique
Freiburg
Wolfsburg
FC Koln
Werder Bremen
Hoffenheim

Espanha
Real Sociedad
Athletic Bilbao
FC Barcelona
Espanyol
Valencia
Levante
Sevilla FC
Atletico Madrid
Betis Sevilla

França
Lyon
Montpellier
Guingamp
Paris SG
Bordeaux
Marseille
Lille

Inglaterra
Arsenal
Everton
Chelsea
Liverpool
Manchester City

Itália
Verona
Fiorentina
Juventus
AS Roma
Sassuolo

Em Portugal temos a disputar na 1ª divisão o Boavista, Estoril, Braga e o Sporting. No benfica já anunciaram a criação de uma equipa de futebol feminino.

E no Futebol Clube do Porto? Nem sequer projectos de criação há.
Ou será que o Boavista e o Estoril têm mais condições financeiras para ter futebol feminino que o Porto?

Já era tempo de criar uma equipa feminina, ainda para mais quando está em clara expansão em Portugal.

As portistas e os portistas merecem.

Ana Maria Albuquerque

Bancada lateral
12 Fevereiro 2017
845
63
Infelizmente a maior parte dos responsáveis que por lá param, ainda pensam que as mulheres servem para cozer meias, ser acompanhantes (no sentido lato e strictus) do termo e que o futebol não é para mulheres. E sei o que digo, pois já tentei sensibilizar para a importância do futebol feminino, há algum tempo atrás. Até nisso é necessário refrescar as mentalidades.

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,356
6,341
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
Eu aposto que durante o reinado deste senhor não abrimos nenhuma modalidade.

Até acho muito mais provável  que antes dele sair acabe uma das modalidades existentes.

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
34,170
16,158
Futebol Feminino, Futsal e Voleibol seriam modalidades que o Porto teria muita procura.

Centro de Estágio prometido e nada.

Bem queria confiar a 100% mas a imagem que passamos é de salve-se quem puder.

FCP 1893

Tribuna
26 Maio 2014
4,403
0
Temos um plantel fraco e ainda nos damos ao luxo de vendermos uma pérola como o Rúben Neves a preço de saldo. Não reforçamos o plantel. Vamos esperar que os lampiões ganhem o penta? ACORDA!

Nota de Moderação:
Comentário ligueiramente moderado por quebra (ligeira) da regra número 11.

Linkx

Tribuna Presidencial
11 Março 2012
6,633
7,565
FCP 1893 disse:
Temos um plantel fraco e ainda nós damos ao luxo de vendermos uma pérola como o Rúben Neves a preço de saldo. Não reforçamos o plantel. Vamos esperar que os lampiões ganhem o penta? ACORDA!
Claro que vamos...e infelizmente como nós estamos temo que a coisa não vá ficar por ai...

Aliás só nao vimos isso este ano gracas ao pontape do Kelvin, mas parece que a nossa "estrutura" / "direcção" estao a fazer tudo o que podem para corrigir isso este ano...

C

carlosteixeira1982

Guest
Filipe01 disse:

Pelas informações que tenho de amigo jogador da Liga de basquetebol, o slb faz isso, desvia dinheiro da Sad futebol para financiar orçamento de basquetebol, ao contrário do que acontece no NGC e pela última época o orçamento deles era o dobro do nosso!!! Isto foi o que me chegou de amigo jogador que curiosamente se dá muito bem com o nosso ex jogador José Silva.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,648
28,093
Gaia
carlosteixeira1982 disse:
Pelas informações que tenho de amigo jogador da Liga de basquetebol, o slb faz isso, desvia dinheiro da Sad futebol para financiar orçamento de basquetebol, ao contrário do que acontece no NGC e pela última época o orçamento deles era o dobro do nosso!!! Isto foi o que me chegou de amigo jogador que curiosamente se dá muito bem com o nosso ex jogador José Silva.
---------------------------------------------

Bastava cortar nos salarios e emolumentos dos administradores para se poder ter equipas muitos melhores.

Os ordenados de F Gomes, Caldeira, Paiva e outros nao se justificam.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,648
28,093
Gaia
Era bom que Pinto da Costa desse uma leitura nas ultimas páginas, e le se isto em voz alta na próxima reunião de administração.

Tenho a certeza que isso nao acontece numa Direção anquilosada e decadente, portanto esperar a inovação e a criatividade ou pelo menos seguir os outros na criação de modalidades como Voleibol, Futsal, Futebol feminino e outras é esperar por milagres.

Aliás o estupido do Antero foi apologista de acabar com o Basquete e com tendencia para acabar as modalidades.

A nossa sad faz lembrar uma parte da minha familia que viveu tempos aureos de aburguesamento, com muito dinheiro mas quando chegou o 25 de Abril, queriam manter as aparencias e entao passavam a vida a vender Quintas para manter as aparencias. Venderam venderam até aparecer uma nova geração que disse basta, é preciso estudar e trabalhar e não viver dos rendimentos.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,975
12,200
carlosteixeira1982 disse:
Concordo totalmente com essa politica.

Eu recordo um facto relevante, os Orgãos Sociais do clube ganham 2 Milhões de euros por ano!!!!!

Em salários o futebol gastou, somente no 1º semestre da época 2016/17, quase 39M! (um valor superior ao do periodo homologo do ano transato - o que diz muito acerca da nossa gestão desportiva)

Por isso, o que falta é VONTADE e COMPETÊNCIA da Direcção do FCP para fazer crescer o clube.

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
7,821
13,038
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
O salario que se calhar ainda estamos a pagar ao Walter ou ao raio que o parta dava para financiar uma ou duas modalidades a vontade...