Nutro grande admiração por JNPDC mas já está mais que na altura de se afastar. Vejo o título do ano passado e o apontamento do SC mais como uma excepção do que a regra dos últimos anos. Os planteis têm sido fraquissímos, as finanças demasiado pobres e não se vê uma estratégia sustentável a longo prazo.
Somos um clube com o monópolio da região norte do País. Qualquer puto que brilhe nos juvenis do Mirandela é nosso basta o querermos. E se quisermos podemos pescar no Algarve que eles vêm também. O potencial de desenvolvimento é assombroso dada a relevância do Futebol neste país, mais do que os nossos vizinhos Espanhois que têm uma envolvência com o desporto muito mais equilibrada e saudável. No entanto não vejo nenhum aproveitamento nesse sentido. Os verdadeiros craques perdem-se algures ou são pescados por rivais. Quem chega a profissional continuam a ser os afilhados. Já o era quando eu jogava no Padroense à 20 anos atrás e continua a o ser hoje.
Jovens nem sempre trazem titulos mas está mais que visto que este modelo de "comprar" e jogar só para o presente não funciona, sobretudo dada a disparidade cada vez maior entre as ligas principais e os campeonatos periféricos como o nosso. Apesar dos resultados não serem magníficos, vejo o Ajax, por exemplo, numa curva ascendente. Um clube que foi sempre fiel à sua filosofia que, com os seus defeitos, nomeadamente a inocência crónica do treinador Holandês, é capaz de se bater muito melhor com os grandes Europeus, devido excluvisavamente ao valor individual dos atletas.
Eu acho sinceramente que nós temos mais potencial de recrutamento do que um Ajax, devido às razões que escrevi acima mas infelizmente não vejo nada a ser aproveitado. Ok temos um dragon force na Colômbia mas não será isso mais uma praia para empresários e fundos? Posso estar a escrever uma calamidade mas nós não temos academia pois não? onde os putos podessem viver, treinar, estudar e serem orientados? um clube como o nosso já o devia ter à muito tempo e devia ser uma das prioridades.
Mas enfim, Pinto da Costa estará bem lançado para um novo mandato. Criticar é fácil, como alias estou aqui a fazer, mas na realidade, ninguém se chega à frente. No final, futebol é apenas futebol e não vale a pena chatiar-se com isso.