Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

Tribuna

Arquibancada
16 Setembro 2016
316
1
Tribuna disse:
A vida de agente de jogadores às vezes é muito simples. Tomemos o caso do Português Alexandre Pinto da Costa. Alexandre é filho de Jorge Pinto da Costa, o presidente inamovível do FC Porto para trinta e quatro anos. Naturalmente, o agente Alexandre faz negócios com o clube de seu pai. E mesmo que os companheiros maus chorem pelo conflito de interesses. Alexandre assegura não ter influência sobre o clube, e corajosamente reivindicou seu status. "Estou muito feliz e honrado por ser o filho do maior presidente do clube que o mundo já conheceu", disse ele.

Só que os assuntos do agente com Alexandre Porto são altamente rentável para o filho do presidente e cheio de irregularidades. taxas escondidas, conflitos de interesse, facturas falsas: Futebol Leaks documentos permitem forma sem precedentes dissecar a seguir este negócio incestuosa.

Há primeiro os números. Entre 2012 e 2015, Porto pagou pelo menos € 1,5 milhões de comissão para o filho do presidente, 60% do volume de negócios combinado da empresa Energy Soccer. Por exemplo, à Energy tocou 123.000 euros na venda de ganês Christian Atsu ao Chelsea em 2013.

Ao contrário do que ele afirma, Alexandre Pinto da Costa  criou Energia Futebol em Julho de 2012. Dois meses depois, a empresa recebe 25 000 sobre a transferência do jogador Álvaro Pereira de Porto a Inter de Milão. Curiosamente, o clube optou por pagar comissão para uma agência chamada IG, que redistribuiu parte do dinheiro para Energy Soccer.

Mesmo cenário no ano seguinte, quando Porto oferece internacional Português Ricardo Quaresma. O clube pagou 500.000 euros de comissão à agência DNN, que doou metade da empresa para Alexandre Pinto da Costa. Contactado pela EIC, o chefe de DNN recusou-se a explicar por que ele pagou o filho do presidente do Porto.

Alexandre Pinto da Costa foi ainda mais forte: quando em negócios com Porto, numa transferência, ele consegue receber o pagamento pelo outro clube envolvido. Isso é totalmente contra a natureza, uma vez que o comprador e o vendedor têm interesses totalmente opostos. E é proibido por lei Português, que afirma que um agente "pode ??agir apenas uma parte de um contrato."

Isso não impediu Alexandre. Quando o Porto ofereceu o jogador Eduardo Carlos em junho de 2013, ele recebeu 100.000 euros do clube seu pai, e 68 400 € do clube vendedor Estoril Praia. dois meses depois com o empréstimo de Rolando para a Inter de Milão Energy Soccer apresenta factura de 60.000 euros ao Porto em 16 de agosto, e envia o mesmo dia uma factura de 75.000 euros para o clube italiano.

Mas tudo isso não é nada comparado com o caso Casemiro incrível que o médio por empréstimo do Real Madrid para o Porto para a temporada 2014/2015. Isto permitiu Alexandre para receber dois dois pagamentos do clube de seu pai para um total de 980.000 euros, através da emissão de facturas falsas e contratos retroactivos.

O caso é tão sensível que tinha que encontrar uma maneira de esconder o pagamento: Nélio Lucas, o chefe Português dos fundos de investimento Doyen Sports.

Lucas era o ideal, uma vez que é tanto uma financeira  do FC Porto e amigo pessoal de Alexandre Pinto da Costa. É responsável para recolher o dinheiro do clube em nome do Liechtenstein Vela, uma das suas empresas de fachada registradas em Malta. Ele, então, distribuída a maior parte dos fundos para o filho do presidente, tendo, naturalmente, seu corte.

Tudo começou em julho de 2014, quando o Real Casemiro pronto para Porto por um ano, com 1,2 milhões de euros. Obviamente, Alexandre Pinto da Costa desempenhou um papel neste negócio. Mas deve permanecer em segredo. "O FC Porto nos pediu para alterar a referência do projeto de lei. (...) É a de Casemiro não é? ", Escreveu um colaborador Nélio Lucas em um e-mail confidencial que aparece nos vazamentos de Futebol. "Sim, mas não podemos mencionar. Temos de esquecer o seu nome nas contas! "Diz o chefe Dean.

Não importa, um contrato é elaborado pela Vela à atenção do FC Porto, sobre a suposta serviço "scouting" (detecção de jovens talentos). O clube pagou 300.000 euros à empresa offshore Nélio Lucas, que redistribui 280.000 euros para Alexandre Pinto da Costa. A preocupação é que o filho do presidente não tem contrato com Vela. Felizmente, um colega de Nélio Lucas propõe para fabricar uma justificação para o pagamento. "Eu tenho feito simples", escreveu ele. De fato: o documento afirma que as empresas Alexandre desde "serviços de consultoria em negócios e gestão", sem dar mais detalhes.

O segundo episódio, ainda mais louco, desempenha um ano mais tarde. Houve, na operação Casemiro, uma cláusula mínimo estranha. No final do empréstimo, se Porto não quer o jogador, o Real recupera livre. Porto também tem uma opção de compra de 13,8 milhões de euros. Se Porto exercer essa opção, o Real pode exercer contra-opção, um pagamento de 7,5 milhões no Porto. Isso é completamente absurdo: não está claro por que um clube deve pagar por um jogador que pertence a ele.

No entanto, isso é o que aconteceu: Porto disse que queria comprar Casemiro, o Real exerceu sua opção de contra e pagou 7,5 milhões para o clube Português. O que é ainda mais preocupante é que Porto doou no rescaldo 1,26 milhões de euros Nélio Lucas e Alexandre Pinto da Costa, sem entender o que poderia justificar tal pagamento.

Novamente, a questão para o clube pagar o dinheiro diretamente para o filho de seu presidente. Porto pagou 1,26 milhões de euros na conta em Liechtenstein Vela, a empresa offshore Nélio Lucas. Em um e-mail confidencial, um de seus colegas escreveram que é uma "comissão relacionada com o exercício da opção Real Madrid" na Casemiro. Desta vez, há, aparentemente, não é mesmo vestido para pagamento do contrato. Os funcionários da Pró-Reitoria de chefe exigiu várias vezes este documento sem conseguí-lo, de acordo com e-mails internos dos vazamentos de Futebol.

Nélio Lucas mantém 426.000 euros e 700.000 para reverter a favor da Energy Soccer. O contrato é para menos croquignolet. Dos 700 000, 500 000 são justificados pelo fato de que Alexandre Pinto da Costa terá direito a uma comissão "se o Real Madrid exerce a sua redenção opção de contra". Ele tinha certeza de obtê-lo, uma vez que a cláusula foi escrita após o exercício da opção! Quanto aos restantes 200.000 euros, oficialmente porque Nélio Lucas paga o filho do presidente do Porto para ser o oficial de Casemiro em seu lugar. um total absurdo, agentes deixando a ninguém além de si mesmos para garantir a sua protecção.

Questionado pelos EIC, Nélio Lucas não quis falar com a gente. Ele como porta-voz  na resposta disse que a relação com a Energy Soccer era "confidencial" e que "ambas as empresas cumprem com todas as obrigações, inclusive fiscais, que estão sujeitos." FC Porto e Alexandre Pinto da Costa não respondeu aos nossos pedidos.

Não há jornalistas, polícias, ninguém na judiciária, não há nada que perca uns minutos a ler isto?

Porque Portistas não parece que haja.
PAra lá da meia dúzia de "burros" habituais.

malaiko

Bancada lateral
29 Setembro 2016
976
261
500 000 são justificados pelo fato de que Alexandre Pinto da Costa terá direito a uma comissão "se o Real Madrid exerce a sua redenção opção de contra". Ele tinha certeza de obtê-lo, uma vez que a cláusula foi escrita após o exercício da opção! Quanto aos restantes 200.000 euros, oficialmente porque Nélio Lucas paga o filho do presidente do Porto para ser o oficial de Casemiro em seu lugar.
lolol isto é que é ganhar dinheiro...

Só gatunos...

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
34,147
16,137
Filipe01 disse:
Não vejo onde está a razão do Presidente.

Quando o Presidente ajudou a criar um forte clima de intimidação junto de quem ousa sequer criticar a sua gestão, não admira que os potenciais candidatos se resguardem.

Um candidatado sério e de qualidade, tem uma vida profissional e familiar estável.

Infelizmente o Presidente está unicamente a fazer um papel para defender o seu lugar.  Porque se o FCP tivesse em primeiro  lugar, PdC deveria ser o primeiro a verificar que a sua gestão está muito longe de estar ao nível do que o FCP necessita.

O clima que esta Direcção criou é um grave problema para o futuro do clube.
Tal como indiquei no comentário anterior...a única razão que o Presidente tem é de ninguém se chegar à frente.

Isso da "família" estável é indiferente, pois não é por ter um equilíbrio familiar que se tem sucesso profissional. Para se ter sucesso profissional, basta ser competente, saber antecipar situações, ser empreendedor e ter a capacidade de criar e delegar linhas de orientação para todos os elementos interno.

De resto, tenho que concordar que o discurso do Presidente é inútil e de divisão dos adeptos.

BlueHell

Tribuna
29 Abril 2012
2,605
49
Bem... dissipam-se as dúvidas, os negócios (todos eles) são executados com o critério da comissão... como eu pensava...

A qualidade futebolística, as necessidades da equipa de futebol... não interessam nem ao menino Jesus...

Só lá estão para se orientar€m...

Por mim, seria prisão com eles todos, presidente à cabeça pois rouba o clube/sad em prol do filho...

A maior parte dos adeptos e sócios não sabem disto... só sabem que "todos metem ao bolso", mas ler o detalhe das operações é bem diferente de "todos metem ao bolso"...

Infelizmente, se sair a sul é encomenda (eu ainda penso assim) do regime...

A norte não saiem estes artigos detalhadas pois os jornais estão controlados...

Passa por nós adeptos e sócios espalhar!!!

ps: Gostava de ver alguém a fazer perguntas sobre o tema nas ag's... Colocar certas questões complicadas de colocar pode ser uma encenação para não colocar outro tipo de questões piores...
      Sim, falo das claques...
      A encenação continua!!! O que interessa é encher os bolsos como uma verdadeiro portista...

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
miguel disse:
Tal como indiquei no comentário anterior...a única razão que o Presidente tem é de ninguém se chegar à frente.

Isso da "família" estável é indiferente, pois não é por ter um equilíbrio familiar que se tem sucesso profissional. Para se ter sucesso profissional, basta ser competente, saber antecipar situações, ser empreendedor e ter a capacidade de criar e delegar linhas de orientação para todos os elementos interno.

De resto, tenho que concordar que o discurso do Presidente é inútil e de divisão dos adeptos.
Quando ele estava a falar de vida familiar estável, acho que ele estava-se a referir ao clima de intimidação.

Não querem submeter a família a isso. Ao amor da equipa de canelas.

matias

Bancada central
4 Setembro 2015
1,577
752
slowboy disse:
Quando ele estava a falar de vida familiar estável, acho que ele estava-se a referir ao clima de intimidação.

Claro. Quem é que se quer sujeitar a isso?

D

DaniMontana

Guest
apostador87 disse:
Isto devia é dar despedimento a Pc e proibir Apdc a ter acesso a instalações do Fcp.
Noutros tempos os super vendidos já estavam a partir carros e a ameaçar alguém.... Nos bons velhos tempos!

I love Porto

BlueHell

Tribuna
29 Abril 2012
2,605
49
Isso era nos tempos de claque...
Agora já não são considerados claque, pelo menos para os mais informados...

Venderam a alma...
Uma das primeira coisas que gostaria que a nova direcção do FCPorto fizesse era afastar-se da claque... passaria a um negócio clandestino sem ligações ao FCPorto...

Gostaria igualmente de um cadastro dos seus dirigentes para que nunca pudessem pertencer a nenhuma claque...

São portistas? Tudo muito bem, têm os benefícios de um sócio normal...

Se fosse eu que estivesse à frente teria um cadastro dessas personagens e simplesmente interditava a sua entrada em qualquer instalação do FCPorto...

Quem rouba o FCPorto não merece outra sorte!!

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,508
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Draconem disse:
Querer o AVB para um cargo de treinador, percebo.

Querer o AVB para um cargo de administração, com acesso directo a dinheiro/empresários, para mim só quer dizer que não conhecem muito bem o AVB.
o lobo a administrar o galinheiro.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,944
12,177
miguel disse:

Miguel, não me consegui explicar ou tu não percebeste, mas não estava minimamente a falar do habitual equilíbrio família/trabalho que qualquer trabalhador tem que fazer. 

Quem nos dera que fosse um problema dessa magnitude e importância.

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
34,147
16,137
slowboy disse:

Pronto, não tinha sido essa a minha leitura.

Drag72

Tribuna
9 Março 2012
3,100
63
52
Lisboa
Uma pessoa lê os artigos que o Tribuna postou e só dá vontade de dizer que isto é de uma filha da putice do pior que existe, esta cambada de vigaristas e trafulhas deveria ir toda parar à prisão, todos, a começar pelo Paizinho do merdas.

Revolta-me, enoja-me ver o clube que todos nós amamos estar nas mãos destes parasitas!!

Eu volto a dizer que para mim não faz sentido o receio de haver candidatos à Presidência do Porto por causa de medo de represálias. Primeiro quem tem medo compra um cão e nunca na vida tem perfil para ser Presidente do Porto, segundo se sofrer represálias ou intimidações só tem que fazer uma queixa na Policia e vir revelar à CS o que está acontecer, factos vindos a publico tem 2 vantagens, primeiro mostra que não tem medo e não tem nada a esconder e segundo desmascara os macacos desta vida em publico o que faz com que estes já pensem duas vezes antes de voltar com as intimidações.

Fosse eu uma figura publica com história no Porto e era já hoje que me candidatava contra esta Administração de parasitas e os seus capangas, e dizia porque o fazia sem papas na língua, quando deixamos estes merdas intimidarem-nos estamos a dizer que a ilegalidade, corrupção, intimidação etc é válida e tem sucesso para quem os pratica.

O nosso clube F.C. Porto acima de tudo e de todos !!

Lobo1981

Tribuna
25 Maio 2014
2,647
1,838
Já deixou de ser a solução para o clube há muitos anos... agora com o avançar da idade só sai disparates.... o problema é que há partida ainda temos uma pena de quase mais 4 anos para cumprir

devil may cry

Tribuna
18 Julho 2006
4,678
820
Genebra
que isto se passe num clube de futebol nao da para entender, mas que isto se passe com uma instituiçao cotada na bolsa é simplesmente incrivel !

o senhor que é presidente do clube tem 2 hipoteses, ou reage as declaraçoes do Mediapart, vem um processo e vai preso... ou cala-se, mama mais uns tempos...e depois vai preso

vitor_silva

Tribuna Presidencial
9 Agosto 2006
5,570
4,826
40
Porto, Portugal
honestamente se o que esta descrito é verdade, nao pode ser so despedimento. Isto para mim devia dar direito a cadeia, por gestao danosa e dolo intencional. O "senhor" APDC fez transaccoes ilegais e como tal devia ir preso
Um dia que o pc saia do clube, com uma direccao diferente que fizesse uma auditoria exaustiva as contas passadas penso que seria entalado
Por muito menos milhoes o outro foi pra cadeia

Davidoff

Bancada lateral
21 Março 2012
996
896
Vitor Silva disse:
Por muito menos milhoes o outro foi pra cadeia
Se isto se provar não espero outra coisa que não seja apodrecerem lá dentro... de preferencia toda a familia comi$$ionista.

Mas enquanto isso quero mesmo é vê-los longe do meu clube.